A insônia atinge cerca de 73 milhões de brasileiros, o que representa 70% da população. O problema é recorrente e tira a tranquilidade daqueles que só querem uma boa noite de sono. No entanto, existem truques que podem mudar complementarmente a qualidade de vida daqueles afetados pela questão, fornecendo um sono reparador.
Uma das estratégias é controlar a temperatura do ambiente. Esse fator desempenha um papel fundamental na regulação do ciclo circadiano e na indução do relaxamento de maneira espontânea. Por isso, é preciso conservar a temperatura o mais fresca possível, já que essa atitude sinaliza ao cérebro que já é hora de dormir.
Utilizar sons de baixa frequência também é benéfico já que este mecanismo produz influência direta no sistema nervoso o que deixa o corpo em um estado de relaxamento profundo facilitando a transição para o estágio de sono.
Além de, é claro, afastar ruídos externos que podem afastar o sono e reduzir a atividade mental acelerada que costuma ocorrer logo após o momento de deitar na cama.
DICAS DE “OURO”
Além dessas recomendações citadas acima, existem outras técnicas que também são válidas:
Desligar aparelhos eletrônicos 30 minutos antes.
Manter o quarto em silêncio absoluto ou som suave.
Realizar alongamentos leves para soltar a musculatura.
Evitar refeições pesadas próximas ao horário de deitar.