Segundo o C3S, outubro de 2024 foi o segundo mais quente de todos os tempos, com uma média de 0,80°C acima de outubro de 1991-2020.
Seluchi alerta para a cautela na previsão de grandes tempestades, afirmando ser cedo para afirmar que haverá chuvas torrenciais no fim da primavera.
Algumas capitais do Sudeste devem registrar novos recordes de calor ainda nesta semana. No Centro-Oeste, máximas podem superar os 40°C.
Sétima onda de calor do ano deve se estender até a próxima sexta-feira (27). Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser a regiões mais afetadas
Lula ainda criticou a guerra no Oriente Médio: "o direito de defesa transformou-se no direito de vingança".
O Centro de Pesquisa Vostok, na Antártida, tem temperatura média de −44 °C no verão e de −66 °C no inverno
Presidente vai receber da Aneel e do ONS um estudo sobre os impactos e benefícios da medida. Decisão de Lula vai levar em conta também aspectos políticos.
Alta das temperaturas e seca intensa afetam quase todo o país, porem há alerta de tempestade para o Sul e ventos fortes no Nordeste
Em Teresina (PI), a máxima prevista é de 39°C.
Período de estiagem chegou mais cedo e afeta regiões como a Amazônia e o Pantanal. Mudança no clima é causada por uma série de fatores, começando pelo aquecimento global.
No sábado (7), Cuiabá atingiu a marca de 42,6°C, se tornando a cidade mais quente do Brasil e registrando um novo recorde de temperatura em 2024.
Algumas capitais brasileiras devem registrar temperaturas máximas superiores a 30°C durante o fim de semana
Mais um recorde foi atingido! Além dos 12 meses consecutivos de temperatura média global acima de 1,64°C, agora temos o dia mais quente da história da Terra.
Nunca o mês de junho foi tão quente na história da humanidade. Nem em 2023, quando o período já havia pedido o recorde
Temperatura global anual deve ultrapassar 1,5°C, especialistas fazem alerta
Apesar do enfraquecimento do El Niño, os primeiros meses de 2024 continuaram quebrando recordes de calor
Essa nova onda de calor está relacionada à atuação de um sistema de alta pressão na média atmosfera, que funciona como um bloqueio atmosférico
Teresina não deve sentir o impacto da onda de calor, com sua temperatura máxima chegando a 32°C
Período entre abril de 2023 e março de 2024 é o mais quente da história, com temperatura 1,58ºC acima da média da era pré-industrial
Nos mares, o calor na superfície do mar atingiu um novo máximo absoluto de 21,09°C no final do mês
A média anual era de 1°C acima do nível pré-industrial de 1850 a 1900 - sendo que, em metade de 2023, os termômetros chegaram a ultrapassar 1,5°C.
A previsão é de calor intenso e chuvas, prometendo um verão mais quente do que o experimentado em 2023
Ao todo, os brasileiros foram afetados por nove ondas de calor no decorrer do ano de 2023.
Várias regiões ao redor do mundo estão enfrentando condições climáticas extremas, destacando extremos opostos de temperatura.
Chamados de "pontos de inflexão," esses cinco sistemas críticos representam uma ameaça de magnitude sem precedentes para a humanidade