Nova onda de calor deve elevar temperaturas em 17 capitais brasileiras

Algumas capitais brasileiras devem registrar temperaturas máximas superiores a 30°C durante o fim de semana

Algumas capitais brasileiras devem registrar temperaturas máximas superiores a 30°C durante o fim de semana | Divulgação/Educa SC
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma nova onda de calor está prevista para se intensificar nos próximos dias, elevando as temperaturas em toda a região Centro-Sul do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais da metade das capitais brasileiras devem registrar temperaturas máximas superiores a 30°C durante o fim de semana.

massa de ar quente

Uma massa de ar quente e seco se estabeleceu na região central, trazendo de volta o calor após um início de semana marcado por recordes de frio em algumas capitais. Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que a massa polar responsável pelas temperaturas extremamente baixas nos últimos dias já se afastou para o oceano.

O fenômeno previsto será semelhante às recentes ondas de calor que atingiram o país, com um sistema que intensifica a circulação de ventos quentes no interior, bloqueando a chegada de frentes frias. De acordo com a Climatempo, o calor deverá se intensificar a partir de sábado (17), com temperaturas aumentando gradualmente ao longo dos dias. A expectativa é que a onda de calor se consolide no domingo (18) e dure até a próxima quinta-feira (22).

Massa de ar quente e seco deve elevae temperatura no Brasil (Foto: Inmet)

primavera se aproximando

Luengo também destaca que, por agosto estar próximo do fim do inverno, já começa a apresentar características da primavera, como um aquecimento mais intenso durante a tarde. Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar, que já estava em níveis baixos, pode atingir patamares preocupantes.

Todos os estados do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e grande parte do Centro-Oeste também devem experimentar temperaturas acima da média para o período. A previsão é que, nessas regiões, os termômetros registrem até 3°C acima da média histórica.

Em São Paulo, espera-se que a temperatura máxima atinja 31°C no domingo (18), enquanto no Rio de Janeiro os termômetros podem chegar a 34°C. Meteorologistas alertam ainda para a possibilidade de novos recordes pontuais de temperatura nos próximos dias, desta vez com marcas recordes de calor para o mês de agosto. Algumas cidades do Centro-Oeste e norte de Minas Gerais podem registrar temperaturas superiores a 40°C.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES