Cuiabá registra recorde de calor em 2024, com 42,6 °C e lidera ranking das cidades mais quentes do Brasil

No sábado (7), Cuiabá atingiu a marca de 42,6°C, se tornando a cidade mais quente do Brasil e registrando um novo recorde de temperatura em 2024.

Calor em Cuiabá: cidade foi a mais quente registrada neste sábado (7) | Wesllen Ortiz
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

No sábado (7), Cuiabá atingiu a marca de 42,6°C, se tornando a cidade mais quente do Brasil e registrando um novo recorde de temperatura em 2024. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o último recorde de calor na capital do Mato Grosso foi em agosto, com 41,8°C. A cidade lidera o ranking das mais quentes do país, seguida por Santo Antônio do Leverger  e São José do Rio Claro, ambas também localizadas em Mato Grosso. Confira o ranking completo abaixo:

Ranking das Cidades Mais Quentes do Brasil (7 de setembro de 2024):

  1. Cuiabá (MT): 42,6°C
  2. Santo Antônio do Leverger (MT): 41,6°C
  3. São José do Rio Claro (MT): 41,1°C
  4. Aquidauana (MS): 41,0°C
  5. Coxim (MS): 41,0°C
  6. Rosário Oeste (MT): 40,9°C
  7. Água Clara (MS): 40,9°C
  8. Rondonópolis (MT): 40,7°C
  9. Porto Nacional (TO): 40,6°C
  10. Nhumirim (MS): 40,4°C

Previsão para Domingo (8)

A previsão indica que Cuiabá terá mais um dia de calor extremo, com temperaturas que podem alcançar 40°C. A onda de calor que atinge o Brasil deve se intensificar ao longo da próxima semana. O Inmet emitiu um alerta vermelho para 80 cidades de Mato Grosso, alertando para a baixa umidade do ar, que pode ficar abaixo de 12%, aumentando o risco de incêndios florestais e problemas de saúde.

Riscos à Saúde e Alerta de Baixa Umidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade para a saúde humana deve estar entre 60% e 70%. A baixa umidade em regiões de Mato Grosso coloca a população em risco, com maior propensão a problemas respiratórios e desidratação. Além disso, a situação agrava o risco de queimadas, que já estão em alta em diversas partes do Brasil.

Previsão Climática para Setembro

Com a primeira semana de setembro marcada por uma forte onda de calor, a previsão aponta para um mês com tempo seco em grande parte do Brasil, além de temperaturas acima da média. No entanto, as chuvas devem se concentrar acima da média apenas em regiões como o norte da região Norte, sul de Mato Grosso do Sul e sul do país. Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, sul da região Norte e no interior do Nordeste, as chuvas serão abaixo da média, aumentando o risco de secas e queimadas.

Expectativa de Altas Temperaturas

A expectativa é de que setembro apresente temperaturas acima da média em todo o Brasil, com possibilidade de novas ondas de calor. Estados como Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Piauí podem registrar temperaturas médias acima dos 30°C.

Com informações do g1

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES