Nos próximos dias, uma nova onda de calor vai atingir o Sudeste e parte do Nordeste, conforme previsão da Climatempo. O fenômeno começa nesta quarta-feira (12) e deve durar até o dia 18 de fevereiro, podendo elevar as temperaturas em diversas regiões.
No Sul do Brasil, onde a onda de calor já está intensa desde o último dia 5, as temperaturas podem ultrapassar os 40°C nesta semana. O calor extremo levou a Justiça do Rio Grande do Sul a suspender aulas em algumas cidades. No Sudeste, todas as capitais devem registrar temperaturas recordes para 2025 ao longo da semana.
E no Piauí? O que esperar?
Apesar das previsões para o Sudeste e parte do Nordeste, o climatologista Werton Costa esclarece que o Piauí não está sob uma “onda de calor clássica”. O que ocorre é uma elevação natural das temperaturas devido à baixa nebulosidade e à falta de chuvas.
"Na verdade, temos pouca nebulosidade e, com isso, uma maior entrada de energia radiante, de mais calor", frisou. Ou seja, o Piauí pode enfrentar temperaturas altas nos próximos dias, mas não pelo mesmo fenômeno que atinge outras regiões do país. O aumento do calor está relacionado ao tempo seco e à ausência de chuvas.
A recomendação é de hidratação constante e evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia.