Equipes otimistas no combate ao incêndio na Serra da Capivara. Saiba como as barreiras naturais e acessos facilitam o controle das chamas. Mais de 70 profissionais mobilizados.
As autoridades locais já entraram em alerta para o combate dos fogos, que afligiram a região no ano passado e provocaram um grande impacto ambiental.
Um dos maiores focos de incêndio registrado na época foi na Serra dos Gringos, que fica na divisa com o Parque Nacional da Serra da Capivara.
O tanque tem capacidade de armazenamento de sete mil litros de água e mais de 600 metros de mangueiras para captação de água de lagos e rios.
A campanha visa arrecadar roupas, alimentos, materiais de higiene pessoal ou valores em dinheiro, que será utilizado para adquirir mais materiais de doações.
Ao Meionorte.com, o secretário de Meio Ambiente de São Raimundo Nonato, André Landim, confirmou a informação, mas alertou que a guerra ainda não acabou.
Brigadistas do município e do Instituto Chico Mendes (ICMBio) trabalham para controlar o fogo no local.
A situação gerou uma verdadeira operação dos moradores e da gestão local na contingência dos incêndios, que se espalharam com muita rapidez.
Uma reunião de contingência entre as secretarias municipais será realizada ainda hoje para traçar as estratégias no combate aos incêndios.
Incêndio no entorno da Serra da Capivara deixa região devastada.
O incêndio aconteceu no Baixão das Canoas, área da Serra Vermelha
O fogo iniciou na Serra do Gringo e se alastrou rapidamente.