O incêndio na Serra dos Gringos, que fica localizada à 8 km do perímetro urbano da cidade de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí, está controlado após um intenso trabalho integrado de três dias. A região faz divisa com o Parque Nacional da Serra da Capivara, que era uma das principais preocupações das autoridades. Até o momento, não há mais riscos do fogo atingir o parque.
A informação foi anunciada nesta quinta-feira (09) pela PARNA Serra da Capivara, organização governamental que está atuando diretamente no controle e combate aos incêndios, junto com as equipes da Prefeitura de São Raimundo Nonato, Brigada do Prevfogo, guarnição do Corpo de Bombeiros estadual, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e outras entidades, que potencializaram o combate aos focos.
“Na noite de ontem a equipe de brigadistas do ICMBio, liderada pela Drª Marian Rodrigues, chefe do Parque, o coordenador de campo, servidor Expedito Mendes com apoio, em tempo real, da Coordenação de Combate de Incêndios Florestais -COIN de Brasília, passou a noite em combate, utilizando o método de contrafogo e rescaldo. O incêndio está controlado e sem riscos de chegar no Parque Nacional da Serra da Capivara”, pontuou.
Além disso, como medida preventiva, uma equipe está realizando rondas em todo perímetro das áreas atingidas, a fim de identificar possíveis focos ativos. “Em paralelo, o biólogo Drº Arnaldo, da Univasf e Conselheiro do Parque, está realizando um monitoramento nas áreas atingidas para verificar os danos à fauna e a necessidade de possíveis resgates. Ontem à noite a nossa equipe conseguiu resgatar várias apiários de pessoas da comunidade. Estamos em alerta máxima”, destacou.
Ao Meionorte.com, o secretário de Meio Ambiente de São Raimundo Nonato, André Landim, confirmou a informação, mas chamou atenção para a situação de alerta, que ainda não passou.
“Estou chegando agora da área do incêndio. A informação oficial repassada pelo PrevFogo é que o fogo está controlado, ou seja, vencemos a batalha, porém a guerra ainda não acabou, agora vem a hora mais quente do dia e com ventos mais fortes. Todas as equipes estão mobilizadas fazendo o rescaldo no local”, explicou.
Novos focos
Em nota, a Prefeitura de São Raimundo Nonato esclareceu que continua trabalhando para conter às chamas dos vários focos de incêndio no município e que outras regiões ainda estão sendo atingidas.
“O fogo avança sempre no turno da tarde, por conta da alta temperatura e mata seca. Os focos são de difíceis acesso para combate, considerando vegetação muito fechada. Já no início da tarde desta quinta-feira, 09 outro foco de incêndio surgiu na PI-140 próximo à localidade Novo Zabelê. Este último a equipe da Prefeitura já está no local para combater às chamas”, diz trecho do comunicado, divulgado nas redes sociais.