O Parque Nacional da Serra da Capivara recebeu nesta quinta-feira (10), através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), um aliado de peso no combate aos incêndios que tanto afligiram a região ano passado. Trata-se de um caminhão Auto Bomba Tanque Florestal, um veículo pensando e adaptado para combate a incêndios florestais em Unidades de Conservação.
O tanque tem capacidade de armazenamento de sete mil litros de água e mais de 600 metros de mangueiras para captação de água de lagos e rios. O secretário municipal do Meio Ambiente de São Raimundo Nonato-PI, André Landim, esteve presente no momento da entrega e acompanhou o treinamento operacional do caminhão.
O veículo foi desenvolvido por técnicos do ICMBio adaptado a realidade para combate a incêndios em Parques Nacionais e seu entorno. Segundo André Landim, o caminhão terá uma grande importância para a região.
"A conquista desse veículo para o Parque Nacional Serra da Capivara é de grande importância, pois fortalece as condições de combate aos incêndios que anualmente circundam o nosso Patrimônio Histórico e Natural. Então, parabenizo a aquisição e a gestão de Marrian Rodrigues a frente da Serra da Capivara e coloco a SEMAM sempre a disposição para auxiliar a gestão do mesmo", pontuou.
Governo Federal investiu R$ 18 milhões na aquisição dos caminhões
O Governo Federal anunciou, ainda no ano passado, o investimento de R$ 18 milhões na aquisição de caminhões no modelo Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF). O modelo dos caminhões foi projetado e customizado especialmente para atender as necessidades dos brigadistas no combate ao fogo. O tanque tem capacidade de armazenamento de sete mil litros de água e mais de 600 metros de mangueiras para captação de água de lagos e rios.
E para facilitar o deslocamento em terrenos acidentados, os veículos contam com tração nas quatro rodas. Na parte de cima, um esguicho canhão de longo alcance espalha a água nas chamas mais distantes.
A aquisição dos caminhões Auto Bomba Tanque Florestal faz parte de um trabalho de modernização e logística que será implementado ao longo do ano no combate a incêndios. A medida inclui a atuação de brigadistas.