SEÇÕES

Zambelli continua presa em Roma sob alerta da Interpol e aguarda extradição

A Justiça italiana decidiu manter, nessa sexta (1º), a prisão da parlamentar após audiência de custódia no Tribunal de Roma

Deputada licenciada segue presa na Itália | Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Siga-nos no

deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) segue detida na penitenciária de Rebibbia, próxima a Roma, após ser presa pelas autoridades italianas na última terça (29). A parlamentar aparece na lista de alerta vermelho da Interpol, que reúne foragidos procurados internacionalmente por crimes graves. A inclusão foi confirmada em documento enviado pelo Ministério da Justiça ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Onde estava

Zambelli foi localizada em um apartamento na capital italiana após ter passado pela Argentina e pelos Estados Unidos. Ela fugiu do Brasil após ser condenada pelo STF por envolvimento no ataque hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo sua defesa, no momento da prisão, ela lavava o cabelo e pintava quando foi abordada, sem oferecer resistência.

Prisão mantida

A Justiça italiana decidiu manter, nessa sexta (1º), a prisão da parlamentar após audiência de custódia no Tribunal de Roma. Ela continuará detida enquanto aguarda a tramitação do pedido de extradição feito pelo governo brasileiro. A ficha da Interpol com os dados de Zambelli, incluindo nome, idade e nacionalidade, foi anexada ao processo que trata da execução de sua pena.

Extradição

O processo de extradição poderá se estender por até dois anos, conforme a legislação italiana. A tramitação inclui as cortes de Apelação e de Cassação, com decisão final a cargo do ministro da Justiça da Itália. Enquanto isso, a Câmara dos Deputados deve analisar, a partir de agosto, a possível cassação do mandato da parlamentar, com base na condenação do STF. (Com informações do g1)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também