Em um incidente na última terça-feira, 07 de agosto, o deputado federal André Janones (Avante-MG) se envolveu em um briga com dois homens no Brasília Shopping, localizado na região central da capital federal. Segundo relatos, o parlamentar estava jantando na praça de alimentação do centro comercial quando foi alvo de “discurso fascista” por parte dos homens.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram parte do bate-boca acalorado entre Janones e os indivíduos, que, de acordo com o próprio deputado, seriam apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em determinado momento, Janones cospe no rosto de um dos homens e se afasta, enquanto um segurança do shopping tenta intervir e separar a briga.
Em declaração polêmica, Janones escreveu em seu perfil na rede social X (antigo Twitter):
“Acabei de sair no pau com dois bolsonaristas. Eu estava jantando, tentaram me intimidar, vieram filmando e com discurso fascista. Coloquei os dois vagabundos pra correr. Pensaram que eu ia abaixar a cabeça horrorizado e sair calado: quebraram a cara.”
Além disso, o deputado compartilhou uma postagem posterior de um usuário que sugere seu assassinato. O homem escreveu:
“Alguém devia metralhar esse Janones, matar ele e a família dele, junto com todos que têm contato com esse petista sub-humano do krl.” Janones, indignado, questionou: “É com esse tipo de gente que vocês esperam que eu debata em alto nível? Que eu abaixe a cabeça? É sério isso?”