Em publicação no Diário Oficial, a governadora Regina Sousa (PT) sancionou lei de nº 7.912 que institui o piso salarial dos nutricionistas no Estado do Piauí. O dispositivo legal havia sido apresentado inicialmente na Assembleia Legislativa como um indicativo, através do deputado mdbista Pablo Santos, sendo aprovado e posteriormente encaminhado à líder do Executivo, que o devolveu como projeto de lei à Casa.
Com a sanção da governadora, fica, portanto, estabelecido o piso salarial de R$ 2 mil com jornada de até 4 horas diárias ou 20h semanais para os profissionais no Piauí.
Já para os nutricionistas que atuam em jornada de 6 horas diárias ou 30 horas semanais, o valor do piso é de R$ 2.500. Outras matérias que beneficiam categorias importantes também foram sancionadas por Regina Sousa, como a que garante os pisos para os profissionais de contabilidade e administração.
Em outra publicação no Diário Oficial, a petista também sancionou a lei que estabelece a jornada de trabalho de 30 horas para os psicólogos; a matéria foi aprovada inicialmente como indicativo e levada ao Executivo, que a devolveu como projeto de lei, aprovado na Assembleia Legislativa.
O Piauí é, inclusive, o primeiro Estado do Brasil a instituir a jornada de 30 horas para os psicólogos. A pauta tramita em âmbito nacional no Congresso, mas ainda não foi aprovada pelos parlamentares.