Ministro alinhado a Alexandre de Moraes será relator de cassação de Moro no TSE

O julgamento do senador já teve uma fase inicial na primeira instância, na qual Moro obteve uma vitória por 5 votos a 2

Sergio Moro, Alexandre de Moraes e Floriano Azevedo | Montagem/MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) designou o ministro Floriano Azevedo como relator do processo de cassação do ex-juiz Sergio Moro (União-PR). Esta decisão, anunciada recentemente, levanta expectativas quanto ao desfecho do caso, uma vez que Azevedo é conhecido por sua proximidade com o presidente da Corte, Alexandre de Moraes, cuja influência tem sido um fator importante nos bastidores.

MÁ NOTÍCIA: Para Moro e seus apoiadores, a notícia não é promissora, pois ministros associados a Moraes são vistos como inclinados a votar a favor da cassação do senador. O processo já teve uma fase inicial na primeira instância, na qual Moro obteve uma vitória por 5 votos a 2. Agora, o TSE será responsável pela decisão final.

ESCOLHA ESTRATÉGICA? A escolha de Azevedo como relator não foi por acaso. De acordo com o Código Eleitoral, quando um ministro já atuou como relator em um recurso originado no mesmo estado do processo em questão, ele é automaticamente designado para o novo caso. Este foi o caso de uma ação anterior relacionada a um candidato ao cargo de deputado estadual no Paraná, onde o processo de Moro está em curso.

JULGAMENTO DE SEIF: Além do caso de Moro, Floriano Azevedo também está encarregado do processo de cassação do senador Jorge Seif (PL-SC). Sinais indicam que a ala do tribunal alinhada a Moraes está inclinada a votar pela cassação de Seif, o que adiciona uma camada extra de complexidade e interesse político a essa dinâmica no TSE.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES