Fiel às suas raízes, carrega na memória as marcas de um período difícil, em que os obstáculos eram imensuráveis, mas que não a impediram de sonhar; sonhos que a alçaram à lugares nunca imaginados. Sob uma trajetória calcada na humildade, foi de quebradeira de coco a governadora. Nesta quinta-feira, 31 de março, torna-se a primeira mulher a assumir efetivamente o Governo do Piauí.
Com uma gestão focada na continuidade, terá a defesa pelo social como o grande foco, provando que o conhecimento in loco das barreiras enfrentadas pelos mais vulneráveis, construíram sua identidade e norteiam os seus caminhos até os dias atuais.
Menina, pobre, da 'roça', a Regina do presente ao olhar para o passado traz consigo a certeza de que foi uma 'exceção', ao ocupar postos de Poder tão importantes, acredita que foi 'além do que havia pensado', assumindo a missão de conferir aos mais pobres a oportunidade de romper o 'ciclo', de alcançar as oportunidades, de eliminar as desigualdades. "A expectativa é que dê tudo certo. É claro que dá um frio na barriga", disse, enfatizando que há o desafio de enfrentar o preconceito. "Mas faz parte, já sofri muito preconceito", disse em entrevista ao Jornal Meio Norte.
CERIMÔNIA DE POSSE INICIA ÀS 9H30
Para marcar a posse da primeira mulher governadora efetiva do Piauí, a programação de investidura de Regina Sousa ao cargo será iniciada com uma sessão solene de posse, nesta quinta-feira (31) às 9h30, na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), seguida de cerimônia de transmissão do cargo, às 10h30, no Palácio de Karnak.
O evento contará com homenagens, ressaltando toda a trajetória de luta de Regina na militância pela garantia dos direitos sociais, à sua entrada na vida pública pelo Partido dos Trabalhadores, até a sua atuação em postos de destaque, como no Senado Federal e mais recentemente na Vice-Governadoria.
O então governador sinalizou conhecer Regina Sousa há 40 anos e terá a felicidade de transmitir o cargo de governadora para a primeira mulher, que efetivamente, vai comandar o Estado. Com relação as agressões que Regina Sousa vem sofrendo, Wellington diz que infelizmente quem faz ataques à vice-governadora é porque não a conhece ou tem uma conduta de falta de ética e compromisso. "Já falei para Regina que quem está no Governo tem que estar preparado para trabalhar e apanhar muito, mas sempre estar animado. Aliás, ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto e Regina Sousa tem seus méritos", comenta, declarando que ela é forte, já enfrentou muitas dificuldades na vida, foi quebradeira de coco babaçu para ajudar no sustento da família e, através de estudo, chegou ao Banco do Brasil e também se tornou professora.