Gabriel Galípolo, então Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, foi exonerado nesta terça-feira, 20 de junho, após ser indicado para assumir a posição de Diretor de Política Monetária no Banco Central (BC). Essa decisão foi publicada na edição mais recente do Diário Oficial da União.
Em substituição a Galípolo, o presidente Lula (PT) nomeou o advogado e ex-diretor da Meta, Dario Carnevalli Durigan. Com essa nomeação, Durigan se torna o "número dois" do Ministério comandado pelo ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).
O movimento já era aguardado, tendo em vista que a indicação oficial de Galípolo para o cargo no Banco Central ocorreu em maio. No entanto, para ser confirmado no BC, o economista precisará enfrentar uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o encontro com os parlamentares está marcado para a próxima terça-feira, 27 de junho.
Se Galípolo receber a anuência dos senadores, ele integrará o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central e entre outras funções, participará das discussões envolvendo a taxa básica de juros, a Selic, atualmente fixada em 13,75% e que é objeto de críticas ferrenhas do Executivo federal.
Quem é Dario Durigan?
O jovem executivo que assume o cargo de confiança na gestão Lula é formado pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Direito e Pesquisa Jurídica pela Universidade de Brasília (UNB). Antes de passar pela Meta, Durigan atuou por mais de 13 anos no setor público.
Já na Meta, o novo número dois da Fazenda atuou como Head de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil, o cargo foi criado para fortalecer o trabalho de combate às fake news no país, especialmente durante o pleito do ano passado.