Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 63 de 665Campanha de Bolsonaro já tem coordenador no Piauí e quer trazer presidente
Por Sávia Barreto
A equipe de campanha do presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro ja definiu quem será o coordenador da campanha no Piauí. E não será o ministro Ciro Nogueira. O escolhido é o coronel Diego Melo, que foi o candidato do PL a governador e desistiu para apoiar Sílvio Mendes (União Brasil) na última semana de campanha.
Vem aí
Apesar disso, esse deve ser um trabalho com todo acompanhamento de Ciro e por parte de sua equipe. O coronel Diego Melo já iniciou inclusive reuniões para tratar das próximas estratégias pro Bolsonaro. Novidades serão anunciadas em breve pelo agora coordenador da campanha de Bolsonaro no Piauí.
Desafio
Para a coluna, Diego Melo demonstrou otimismo: “Estamos juntos ao ministro Ciro com várias ações em todo estado até o dia das eleições, com expectativa da vinda do próprio presidente a ser confirmada pelo ministro Ciro”,. O Piauí foi o estado onde Lula obteve maior vantagem sobre o candidato do PL, Jair Bolsonaro. O petista venceu nos 224 municípios piauienses e obteve a preferência de 74,25% do eleitorado, contra 19,9% de Bolsonaro.
Comissão do Lula: meta é subir para 80% dos votos no Piauí no 2º turno
Por Arimatéa Carvalho
O senador eleito Wellington Dias e o governador eleito Rafael Fonteles se reuniram na segunda-feira (3) com o ex-secretário estadual de Governo Osmar Júnior e o deputado estadual reeleito Evaldo Gomes (Solidariedade) para tratar da campanha de segundo turno para o ex-presidente Lula no Piauí. Foi a primeira reunião da comissão executiva da campanha.
Em vídeo nas redes sociais, tanto Dias quanto Rafael agradeceram aos piauienses pelas vitórias e aproveitaram para dizer que ela será completa com Lula vencendo o presidente Jair Bolsonaro no dia 30 de outubro. "Você ajudou a construir uma das mais belas vitórias do Time do Povo no Piauí", disse o ex-governador. O coordenador de Comunicação Social do Governo do Estado, jornalista Alisson Bacelar, também integrou a comissão.
80% NO SEGUNDO TURNO
"Se Deus quiser, no dia 30 de outubro nós vamos completar essa importante vitória com Lula vencendo no Piauí e no Brasil", disse W. Dias. Já Rafael Fonteles disse que no segundo turno o ex-presidente Lula terá 80% dos votos.
O governador eleito lembrou que no primeiro turno Lula obteve 74% dos votos no Estado, o maior percentual entre todos os Estados brasileiros. E haverá uma ampliação de mais 6 pontos percentuais, pelo menos.
Florentino reafirma compromisso com Parnaíba e destaca dobradinha com Hélio
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal eleito Florentino Neto (PT) visitou na segunda-feira (3) o Mercado da Caramuru, em Parnaíba, segundo maior colégio eleitoral do Estado, onde ele foi prefeito e no domingo teve a maior votação jamais alcançada por um deputado federal na cidade.
Acompanhado dos vereadores Assis Car e Ronaldo Prado, ele conversou com os vendedores e clientes. Florentino também ressaltou a importância da dobradinha em Parnaíba com o deputado estadual reeleito Dr. Hélio (MDB).
DEPUTADO DO LITORAL
Florentino Neto voltou a dizer que será o deputado federal de Parnaíba, com atenção especial ao litoral do Estado. Depois de 20 anos, Parnaíba terá novamente um deputado federal da terra no Congresso Nacional. "Vou honrar meus compromissos com os moradores", finalizou.
Secretariado de Rafael Fonteles: veja lista com os nomes mais cotados
Por Sávia Barreto
A coluna apurou os nomes que já são cotados para o secretariado de Rafael Fonteles. A primeira observação é a de que não serão gestões de “porteira fechada”, ou seja, o gestor escolhido não terá liberdade integral na montagem da equipe que vai administrar a pasta. Em geral, secretarias indicadas por partidos políticos em governos - sejam eles municipais, estaduais ou federais - podem ter essa autonomia maior, o que os políticos chamam de “porteira fechada”.
Chico Lucas
Para a secretaria de Governo, o ex-presidente da OAB-PI e ex-presidente do Interpi, Chico Lucas, deve ser o novo secretário. Ele estudou com Rafael Fonteles no Colégio Dom Barreto e a amizade se estendeu profissionalmente, com o apoio mútuo nas carreiras. Chico Lucas foi um dos coordenadores da campanha de Rafael e ativo inclusive ao rebater críticas da oposição nas redes sociais.
Vem aí
Ele ainda deve indicar o sucessor de Plinio Clerton na Procuradoria Geral do Estado. Chico Lucas é filiado ao PT e cotado para disputar a prefeitura de Teresina no pleito de 2024. Já na pasta de Planejamento, fontes apontam que o mais cotado é o ex-secretário de Planejamento nas gestões de Firmino Filho, Washington Bonfim, que atuou na coordenação de estratégias e articulação com lideranças na campanha petista.
Duelo
Na Saúde, há um duelo entre os dois deputados federais eleitos na federação do PT, Florentino Neto e Francisco Costa. Sendo que ambos podem assumir funções de secretariado e, dessa forma, abrir espaço na Câmara Federal para os suplentes da chapa da federação, Merlong Solano e Wilson Martins. Caso a indicação seja de Francisco Costa, o cotado é Dr. Vinicius, eleito deputado estadual no PT. Já Gil Carlos corre por fora, com propriedade de manter a esposa, Daniele Aita, no Iasp.
Mais disputada
A pasta de Educação pode continuar com Elen Gera - nome de confiança de Rejane e Wellington Dias. Há resistência por parte de deputados, que gostariam de ter maior ascendência na Seduc. O plano B seria Washington Bonfim, mas seria necessário mais força política para essa indicação, que é uma das de maior visibilidade de uma nova gestão, ficando na cota pessoal do governador eleito. Bonfim já foi gestor da educação na administração Firmino.
Quase certo
Na Secretaria Institucional, sairia Pedro Calixto e entraria Marcelo Noleto (analista do TRT). Na Sedet, Victor Hugo, economista e mestre em Desenvolvimento Econômico, ex-bolsista em Harvard e ex-secretário em Timon. Já na Comunicação, o jornalista Mussoline Guedes seria o mais cotado. Ele trabalhou na campanha com Rafael e tem acompanhado o governador eleito em agendas com a imprensa. É visto também como um nome técnico e de diálogo. Já foi secretário de Comunicação na gestão de Sílvio Mendes.
Fernanda Gomes faz dobradinha com Novo e deve ter grande votação na capital
Por Arimatéa Carvalho
Cotada para ser uma das candidatas a deputada federal mais votadas em Teresina, a vereadora da capital Fernanda Gomes (Solidariedade) tem uma dobradinha com o deputado estadual Fábio Novo (PT) na Zona Sul de Teresina, através da liderança Jardel, que vota nos dois. Fábio, por sua vez, deve ser o nome mais votado da federação entre PT, PV e PCdoB para a Assembleia Legislativa na cidade.
Jovens e articulados, não custa lembrar outro ponto de contato entre os dois: o partido de Fernanda, o Solidariedade, foi quem indicou o vice de Fábio quando ele disputou a Prefeitura de Teresina em 2020, Érico Luiz. Ele é nome forte para conquistar vaga pelo Solidariedade.
Abreu encerra campanha em Teresina confirmando que será um dos mais votados
Por Arimatéa Carvalho
O capitão Fábio Abreu foi recebido com muito entusiasmo por uma multidão em sua última reunião de campanha, na Zona Sudeste de Teresina. Cercado de apoiadores, o candidato à reeleição pelo PSD agradeceu o empenho da equipe e a presença da população, que lotou a rua Anselmo Peretti, no bairro Dirceu, onde fica localizada a casa da mãe do federal.
FAMÍLIA UNIDA
No palco do evento, familiares e lideranças se reuniram para homenagear e dirigir palavras de incentivo ao capitão. O irmão do deputado, Antônio Abreu, que é vice-prefeito de José de Freitas, destacou as lutas da família demonstrou confiança na reeleição de Fábio Abreu.
A esposa do capitão, Brenda Sipaúba, destacou o compromisso do candidato com o povo do Piauí.
Além de lideranças de várias regiões da capital, também estiveram presentes os candidatos a deputados estaduais coronel Carlos Augusto, major Elizete e sargento Mota.
Florentino encerra campanha em Parnaíba e se emociona: “Serei seu deputado”
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a deputado federal Florentino Neto (PT) realizou na noite de quinta-feira (29) o comício em sua cidade natal, Parnaíba, para marcar o encerramento oficial da sua campanha. Ele também começou a sua jornada na disputa por uma vaga na Câmara do Deputados no município, que já administrou como prefeito. O encontro político aconteceu no bairro Parque Piauí. O encontro foi marcado pela emoção.
VÁRIAS DOBRADINHAS
Forte candidato a uma cadeira na Câmara dos Deputados, Florentino faz “dobradinha” com vários candidatos, e conta também com o apoio de prefeitos, centenas de vereadores e suplentes em todas as regiões do Estado.
“Eu tenho uma história de amor e gratidão com Parnaíba. Aqui iniciei a minha vida política e tenho a convicção de ter feito muito por esta cidade. Mas, ainda não fiz o suficiente. Quero contribuir muito mais com o futuro da cidade e seu povo. É gratificante olhar a esperança no rosto de vocês e saber que serei um deputado que irá dar a atenção que merecem”, disse Florentino.
Oliveira Neto se reforça na reta final para garantir reeleição pelo PT
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Oliveira Neto (PT), candidato à reeleição na chapa da federação, cresceu com adesões e parcerias na reta final e termina a campanha confiante em fisgar uma das 11 vagas previstas. Em Miguel Alves, sua terra natal e onde seu pai foi prefeito, ele deve ser o mais votado e recebeu o carinho dos moradores ao visitar o mercado público para tomar um cafezinho.
O parlamentar expandiu suas bases eleitorais durante seu mandato e terminou se identificando com a causa do esporte, tendo construído estádios de futebol através da Fundespi e ginásios poliesportivos em diversas cidades.
Câmara vai votar projeto de Fábio Abreu que deduz gasto com pet no IR
Por Arimatéa Carvalho
O Brasil tem a terceira maior população de pets do mundo, com 139 milhões de animais vivendo nos lares (cães e gatos são a maioria). O mercado pet já representa 0,36% do PIB nacional, à frente dos setores de utilidades domésticas e automação industrial. Em um único ano, por exemplo, a indústria de produtos para animais de estimação faturou mais de R$ 20 bilhões. Ou seja, eles são membros das famílias. Agora, o deputado federal Fábio Abreu (PSD) quer que os gastos com os bichinhos sejam deduzidos na declaração do Imposto de Renda.
MEDO DA CONTA
“A gente percebe que muitas pessoas têm até interesse em ter um animal de estimação, mas ficam com receio por causa dos gastos, que na maioria das vezes são alto. Então, o presente Projeto de Lei visa conferir a sociedade de modo geral, e aos médicos veterinários a possibilidade de terem as despesas realizadas com seus animais de estimação deduzidas das suas declarações de imposto de renda pessoa física”, afirmou o parlamentar.
APROVAÇÃO LOGO
O projeto de lei de Fábio Abreu está apenas aguardando parecer da Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados e é conclusivo, ou seja, sendo aprovado nas comissões ele vai direto ao Senado para aprovação ou não. Nesse caso, ele não passa no plenário da Câmara. A expectativa é que a Comissão de Finanças aprecie o PF logo após às eleições.
Fábio Novo faz grande evento no Centro, região que ele revitalizou
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fábio Novo (PT), candidato à reeleição, encerrou os grandes eventos de sua campanha no Centro de Teresina. A escolheu do local faz todo o sentido. Como secretário estadual de Cultura, Novo revitalizou os equipamentos culturais da área, como o Museu do Piauí, Theatro 4 de Setembro, Centro de Artesanato Mestre Dezinho, Igreja São Benedito, Clube dos Diários e escolas de Dança e Música.
Além de reunir artistas, representantes de entidades sindicais e apoiadores, Fábio Novo sentiu a receptividade de quem passava pelo Centro na quarta-feira (28).