Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 62 de 665Novo rosto da Alepi, Bárbara retoma atendimentos em UBS da Zona Norte
Por Arimatéa Carvalho
Após ser eleita com 35.276 votos, a deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) voltou na quinta-feira (6) ao trabalho. Bárbara está atendendo seus pacientes em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na zona Norte da capital.
Herdeira política do ex-prefeito Firmino Filho, a médica é um dos novos rostos que estarão na Assembleia Legislativa a partir de 2023 e já vem sendo citada para disputar a Prefeitura de Teresina em 2024.
Celso Barros pode deixar OAB e disputar vaga de desembargador pelo Quinto
A coluna apurou que ele pode ser um dos fortes candidatos a concorrer ao cargo deixado pelo desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, que se aposentou compulsoriamente. A cadeira do quinto constitucional da advocacia é escolhida pelo Conselho da Ordem, que indicará seis nomes.
Trâmite
A partir daí, o pleno do TJ-PI escolhe a lista tríplice, que é comunicada à governadora Regina Sousa. Ela deve nomear o novo desembargador. Há ainda mais duas vagas para desembargador do TJ-PI aprovadas pelo Tribunal de Justiça do Piauí, mas é necessário que sejam aprovadas na Alepi e sancionadas pelo governador em exercício.
Caso Celso Barros deixe mesmo a presidência da OAB-PI, uma eleição interna deve acontecer dentro do próprio Conselho da Ordem.
A favor
Celso foi reeleito e tem mais dois anos e meio de mandato. A seu favor, conta o fato de ter uma carreira consolidada na PGE, sendo Procurador do Estado concursado há mais de 20 anos, sem vínculos políticos e visto como alguém com bom acesso no TJ, além de estreita relação com Rafael Fonteles, o governador eleito, que fará a indicação.
“Vamos enfrentar a violência com pulso firme”, diz Rafael
Ananias Ribeiro
O governador eleito Rafael Fonteles (PT) afirmou nesta quinta-feira, dia 06, que a Segurança Pública será umas prioridades do seu governo. "Vamos enfrentar a questão da violência com a coragem e a determinação que o problema exige. Vamos cuidar pessoalmente disso, com pulso firme e ações integradas entre as Polícias, o Sistema Penitenciário e o Judiciário", escreveu no Twitter.
Rafael disse que criará nove Delegacias Especializadas de Combate às Facções Criminosas: quatro em Teresina e uma em Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, informação que já tinha divulgado durante a campanha. Disse ainda que contratará quatro mil novos policiais, além da ampliação do sistema de inteligência e de tecnologia da Segurança Pública.
Evandro Hidd confirma apoio a Lula, mas fica na oposição ao Governo Rafael
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Evandro Hidd, presidente estadual do PDT no Piauí, comentou com a coluna que o apoio a Lula se deu por determinação da Executiva Nacional do partido, que decidiu, por unanimidade, seguir este caminho no segundo turno das eleições presidenciais.
“E nós, aqui no Piauí, cumprimos essa determinação do partido. Permanecemos onde sempre estivemos durante o primeiro turno da eleição, na oposição, e continuaremos nos próximos anos”, destaca o vereador.
Daniel reassume Saad Norte e afasta nova investida de vereadores na pasta
Por Arimatéa Carvalho
O suplente de vereador Daniel Carvalho reassume o cargo de superintendente da Saad Norte na próxima semana. Ele tinha se afastado para cuidar da campanha de sua mãe, Ana Paula. A ex-deputada foi eleita pelo MDB e estará novamente na Assembleia Legislativa a partir de 2023.
Daniel esteve na quarta-feira (5) com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), junto com a ex-candidata a deputada federal Luana Barradas (Republicanos), indicada por Ana Paula para a chapa montada por Pessoa. Ao lado também a secretária imediata do prefeito, Andreia.
TODOS QUEREM
Na terça-feira, a própria deputada estadual eleita já tinha se encontrado com o prefeito no Palácio da Cidade. Ela se comprometeu a ajudar a gestão. Daniel, por sua vez, alinhou com o prefeito a aceleração de obras importantes na Zona Norte da capital.
A Saad Norte é cobiçada por diversos vereadores da capital, que tentam indicar um nome para a pasta desde o início da gestão.
Daniele Aita denuncia fake news: Não há nenhum reajuste no Plamta
Por Arimatéa Carvalho
A diretora-geral do Iaspi, médica Daniele Aita, informou que se trata de fake news uma postagem em grupos de whatsapp falando de um reajuste de 6,5% na contribuição dos servidores públicos estaduais para o plano de saúde, o Plamta. O último reajuste foi em 2019 e não há nenhum novo previsto para este ano.
Daniele Aita divulgou nota repudiando a informação falsa. "Os boatos espalhados visam única e exclusivamente disseminar a mentira e confundir a população usuária do Plamta", comentou a gestora.
As informações oficiais do Instituto são publicadas no site do Iaspi (www.iaspi.pi.gov.br).
Um boletim de ocorrência será resgistrado para que a polícia identifique o autor da fake news e os identificados sejam responsabilizados.
Pessoa começa a montar chapa de vereadores e quer Zé Nito no Republicanos
Por Arimatéa Carvalho
O superintendente da Saad Sudeste, vereador Zé Nito (MDB), vai ser convidado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, para deixar seu partido e ingressar no Republicanos quando a janela partidária permitir, em 2024, ano da eleição. Caso Zé Nito sinalize que permanecerá fiel ao vice-governador eleito Themístocles Sampaio (MDB), aí ele deve deixar a Saad.
Um dos nomes cotados para assumir a Saad é o empresário Thiago Duarte, que disputou vaga de deputado federal pelo Republicanos com o apoio de Pessoa.
MONTAGEM DA CHAPA LOGO
A votação de Thiago Duarte, superior a 19 mil votos, agradou ao prefeito Dr. Pessoa, inclusive porque ele usou recursos próprios e ainda ajudou três candidatos a estadual do Republicanos. E, além disso, o empresário está colaborando para montar a chapa de vereadores do partido para 2024. O prefeito já está tratando disso logo.
O suplente de vereador do PSD Júnior Macêdo, que ajudou na campanha de Thiago, deve ser um dos nomes a ingressarem na sigla para disputar a Câmara em Teresina.
ALINE SECRETÁRIA
A candidata a deputada estadual Aline Teixeira, que era secretária-executiva da Semcaspi, pode assumir a Secretaria das Mulheres no lugar da jornalista Karla Berger. O prefeito também gostou do desempenho dela no Republicanos e Karla tem a oposição da primeira-dama, dona Samara Conceição, que apoia o nome de Aline.
Nesse cenário, Aline também ganha força para uma candidatura a vereadora da capital em 2024, rivalizando com seu ex-chefe e quem a indicou para a chapa, o secretário Alan Cavalcante.
Suplente de federal do PT fratura ligamento do tornozelo e faz cirurgia
Por Arimatéa Carvalho
Na última semana de campanha, o candidato a deputado federal Antônio Félix (PT) torceu o pé e depois descobriu ao sentir fortes dores: ele fraturou o ligamento do tornozelo, o que o levou a fazer uma cirurgia nesta terça-feira (4).
"Informamos a todos que estamos bem e logo logo voltaremos às nossas atividades normais. Por enquanto seguirei as recomendações médicas e continuarei me cuidando daqui", comentou à coluna.
Cinthia Melo, esposa do agora suplente de deputado, foi quem assumiu os últimos compromissos de campanha.
A chapa da federação entre PT, PV e PCdoB elegeu cinco deputados federais (Francisco Costa, Rejane Dias, Florentino Neto, Flávio Nogueira e Jadyel Alencar). Antônio Félix é o terceiro suplente da coligação.
Enzo Samuel vira o jogo e leva Evandro e Alan para apoiar Lula
Por Sávia Barreto
O presidente eleito da Câmara de Teresina tem mostrado ação como articulador político. Enzo Samuel atuou junto aos vereadores Evandro Hidd e Alan Brandão para que ambos possam trabalhar em prol da campanha lulista no Piauí.
O fato ocorre após recomendação nacional do PDT de apoio a Lula contra Bolsonaro no segundo turno da eleição presidencial no país. A coluna mostra o registro dos parlamentares com Enzo, Rafael e outros membros da equipe do governador eleito do PT, entre eles, Mussoline Guedes e Chico Lucas.
Pós-eleição: Berger deve voltar à CMT e mudança na Semdec é prevista
Por Sávia Barreto
Após a eleição, o resultado das urnas deve medir a força de grupos políticos que orbitam na gestão da Prefeitura de Teresina. Uma reunião deve ocorrer ainda essa semana para uma avaliação geral do desempenho dos candidatos do Republicanos. O vice-prefeito Robert Rios confirmou à coluna que o encontro tratará de questões administrativas: “O prefeito fará reunião administrativa com a equipe para discutir vários assuntos”, frisou. Nos bastidores, algumas mudanças são especuladas no Palácio da Cidade e por membros da Câmara Municipal.
Volta!
Entre as informações está o retorno do secretário municipal de Esporte e Lazer, o vereador Renato Berger (PSD) à Câmara. Dessa forma, o suplente Antônio José Lira, que disputou pelo Republicanos uma vaga de deputado federal, deixaria a Casa. “A última vez que tive contato com a prefeitura foi ontem, onde me encaminharam o projeto do PDOT, projeto que foi aprovado hoje por unanimidade”, afirmou Lira à coluna.
Outras mudanças
Entre os nomes que podem deixar a PMT por conta do desempenho de indicados nas urnas estão Marcelo Eulalio, gestor da Semdec, indicado por Valdeci Cavalcante. O candidato apoiado por Valdeci na chapa do Republicanos, Zé Luís, teve 1225 votos. Há também possibilidade de mudanças na Saad Norte, que poderia ser indicada pelo presidente eleito da Câmara, Enzo Samuel (PDT) e na Semam, onde o vereador Luís André ocupa a secretaria. Neste último caso, a presença do suplente Zé Filho na Câmara seria um dos motivos que mantém André na Semam, já que a atuação de Zé Filho foi vista como positiva no Republicanos.