Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 495 de 665Ministro da Saúde vem conhecer obra de nova maternidade em novembro
Por Arimatéa Carvalho
A deputada federal Iracema Portella conversou com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, sobre a nova maternidade de Teresina. A parlamentar convidou o ministro para vir ao Piauí conhecer toda a estrutura que está sendo construída na Av Presidente Kennedy. Ele virá na primeira quinzena de novembro.
O quadro Jogo do Poder chegou a divulgar que o convite foi feito pelo senador Ciro Nogueira, mas na verdade foi a parlamentar que fez a ponte com o secretário e chamou o ministro. A obras é executada com recursos da deputada e do deputado federal Assis Carvalho, além de dinheiro do Tesouro Estadual.
Ciro, por sua vez, anunciou a liberação de recursos para estruturar e fortalecer 12 Apaes em funcionamento no Piauí. "Essas entidades realizam um trabalho extremamente importante na área de reabilitação e tem prestado um grande serviço ao Piauí. Por isso, faço questão de buscar os recursos que vão auxiliar na continuidade desse trabalho", explicou o senador.
Piauí mostra potencial para China, Rússia, Índica e África do Sul
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias falou a representantes da China, Rússia, Índia e África do Sul durante encontro de representantes da área jurídica dos Brics (siglas para esses países em desenvolvimento, além do Brasil). Ele foi convidado pelo ex-presidente e atual procurador constitucional da OAB nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que abriu o Fórum Jurídico dos Brics, no Rio de Janeiro.
Marcus destacou a importância do Nordeste e suas potencialidades. W. Dias ressaltou o Piauí, mostrando que o Estado é propício a receber investimentos e falou ainda de parcerias público-privadas (PPPs), um caminho que o governo estadual tem trilhado com sucesso.
Hugo nega intenção de disputar PMT pelo PSD: “Não quero atrapalhar”
Por Sávia Barreto
O ex-governador Hugo Napoleão, que lança o livro “Eu Fui Advogado de JK”, pode retornar à política. Ele nega a pretensão, já que o candidato do seu partido, o PSD, é o deputado estadual Georgiano Neto. Mas nos bastidores o que se diz é que Georgiano deve desistir e o PSD ou indica o vice de um nome da oposição ao prefeito Firmino Filho, ou apostará nos voos solos.
Na sigla, conta-se com o fato de que Hugo tem bom recall da população e quando é citado nas pesquisas, figura em posição ascendente. “Tenho sido tratado por onde ando nas ruas com muito carinho... isso massageia meu ego e meu coração. Mas não conto em ser candidato porque meu partido já tem candidato, não quero atrapalhar”, ponderou.
Kim do Caranguejo vai se filiar ao Progressistas no dia 03
Por Sávia Barreto
“Acabo de receber uma excelente notícia dada pelo prefeito Kim do Caranguejo: ele aceitou se filiar ao Progressistas. Agradeço também ao deputado Átila Lira, que com certeza contribuiu muito para essa decisão”, avisou o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, que vem encorpando ainda mais a sigla para a disputa eleitoral de 2020 e, principalmente, pensando em 2022. A festa de filiação acontece no próximo dia 3 de novembro em Luís Correia. “Todo o povo de Luís Correia pode ter certeza de que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade com o município”, completou Ciro.
Ítalo x Graça: discussão de vereadores da base no grupo de Whatsapp
Por Sávia Barreto
O grupo de Whatsapp dos vereadores da base de apoio do prefeito Firmino Filho foi o estopim para uma reclamação antiga da vereadora Graça Amorim, líder do prefeito na Câmara Municipal, a respeito da presença dos parlamentares na sessão. A votação do projeto de regularização fundiária enviado pela Prefeitura precisou do apoio de vereadores da oposição porque faltou vereador da situação. Ítalo Barros tentou se justificar no grupo, alegando estar na Strans resolvendo demandas da comunidade. Graça não aceitou e disse que o vereador deveria cumprir o horário das sessões e só depois visitar órgãos públicos.
“No horário da sessão não tem justificativa... a sessão é de 8h às 10h e são apenas três dias. Os eleitores tem que saber disso. Por que não cumprir o horário? “, questionou Graça. “Tenho plena consciência de que a fala da líder Graça Amorim não foi dirigida a mim, pois sou um dos que mais frequenta a Casa, inclusive, a lista de frequência pode ser atestada junto a Mesa Diretora ou à Presidência”, retrucou Ítalo, acrescentando que o importante é que os vereadores tenham consciência de seu papel, que não se limita somente a estar presente dentro da Câmara.
Jeová justifica
O presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar (PSDB), destacou que as ausências são justificadas. “Na realidade, o vereador é vereador 24h. O vereador Ítalo Barros estava na Strans buscando algo de interesse público. Quando um vereador falta, ele manda um atestado médico ou está representando a Câmara em algum evento ou solenidade”, pontuou Jeová. Ele também ressalta que o fato de a oposição ter contribuído para aprovar o projeto decorre de uma “consciência” que os parlamentares possuem a respeito daquilo que é de interesse coletivo. “Todos nós votamos conscientes... [Ter precisado da oposição] é sinal de que a base não está em sintonia”, avaliou.
Palácio tenta atrair Abreu mas Fábio Xavier garante candidatura no PL
Por Sávia Barreto
Uma ala do Palácio da Cidade ainda tem esperanças de que o deputado federal e secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, possa desistir de disputar a Prefeitura de Teresina. Mesmo que Dr.Pessoa (MDB) esteja liderando as pesquisas de intenção de votos, é Fábio quem preocupa pela possibilidade de crescer a médio prazo. Nos bastidores, fontes distintas falam sobre a proposta do grupo do Palácio que teria sido feita a Fábio para que ele aderisse ao grupo, tendo assim o comando da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), que cuida também da Guarda Municipal e hoje está sob direção do vereador tucano Samuel Silveira.
Caminho sem volta
Questionado pela coluna, Fábio Abreu disse que não recebeu convite para indicar a Semcaspi. Já o deputado estadual Fábio Xavier, presidente do PL, pontua ao blog Primeira Mão que a sigla tem avaliado o crescimento constante de Abreu nas pesquisas de intenção de votos – como a última publicada pelo Instituto Amostragem – um caminho sem volta, já que Fábio Abreu tem despontado mesmo sem ter sua pré-candidatura posta. Não há chance de desistência ou adesão à outras candidaturas, especialmente ao Palácio da Cidade. No PL, a avaliação é a de que chegou o momento de Abreu colocar-se efetivamente como opção eleitoral para a capital em 2020. E na oposição.
Pablo consegue emendas para HGV e Hospital de Picos
Por Arimatéa Carvalho
Os deputados federais Flávio Nogueira (PDT), Átila Lira (Progressistas), Marcos Aurélio (MDB), Marina Santos (SDD), Júlio César (PSD) e Fábio Abreu (PL) se comprometeram a destinar recursos para a Fundação Hospitalar investir no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e no Hospital de Picos.
O senador Marcelo Castro (MDB) também sinalizou positivamente ao pedido do deputado estadual Pablo Santos (MDB), que está em Brasília acompanhado do presidente da Fundação, Welton Bandeira.
Pablo conseguiu alterar a lei que regulamenta a Fundação e, com isso, o órgão agora pode receber dinheiro de emendas e instituições. A diversificação de fontes de recursos viabiliza o funcionamento da Fundação.
Patriota pode rachar para inflar o Podemos
Por Sávia Barreto
A chapa do Patriota, que está sendo formada com pelo menos oito nomes com mandato de vereador ou suplentes no exercício do mandato em Teresina, pode ser dividida para inflar o Podemos. A sigla presidida pelo senador Elmano Férrer não tem conseguido se articular para formar um grupo de pré-candidatos a vereador competitivos para a disputa de 2020. Já a chapa do Patriota, da base de apoio do prefeito Firmino Filho, é opção para nomes como Neto do Angelim, Gustavo de Carvalho e Nilson Cavalcante. Dessa forma, metade do grupo do Patriota poderia ficar no Podemos.
Mas além dessa opção, o suplente de deputado Sérgio Bandeira, que está no Podemos, pode migrar para o Solidariedade, ir para o PSDB e ainda se filiar ao PV. O blog apurou que Sérgio foi convidado por Teresa Britto, presidente do PV. Porém, um pequeno grupo de pré-candidatos do PV resiste ao nome de Bandeira, que é filho do vereador e secretário municipal de Economia Solidária, Ricardo Bandeira. A avaliação é que ele tenha cerca de 4 mil votos, o que desestimula alguns nomes a entrarem na disputa.
Firmino anuncia nome de seu candidato em janeiro
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), anuncia já no mês de janeiro o nome que irá apoiar para sua sucessão. Três secretários são os favoritos: Charles Silveira (FMS), Kléber Montezuma (Educação) e Fernando Said (Governo). O presidente do Solidariedade, deputado estadual Evaldo Gomes, já avisou ao tucano: gostaria de indicar a vice na chapa, que é uma mulher.
BOAS NOTÍCIAS
A Pesquisa Amostragem foi recebida com alegria no Palácio da Cidade. A principal leitura é que a força da candidatura de Fábio Novo vai impelir o governador Wellington Dias a mergulhar de cabeça na campanha, deixando Fábio Abreu (PL) no escanteio. Assim sendo, Abreu desiste de ser candidato e, quem sabe, pode até ficar do lado de Firmino e seu grupo.
Esposa do ex-vereador Urbano Eulálio será candidata
Por Arimatéa Carvalho
A esposa do ex-vereador Urbano Eulálio, Daniele, sairá candidata a vereadora pelo PDT. Assim, discretamente, o vereador Evandro Hidd vem costurando uma chapa competitiva para a Câmara de Teresina em 2020. A meta é obter 38 mil votos e conseguir 3 vagas.
Nomes como José Ferreira (ex-presidente da Câmara), Markim Costa, Vespasiano Carvalho e Luciana Sebim estão no time de Evandro Hidd, que já tem 17 pré-candidatos na chapa.