Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 494 de 665Ciro e Júlio se reúnem com prefeitos em almoço
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira e o presidente estadual do Progressistas no Piauí, deputado Júlio Arcoverde, se reuniram nesta segunda-feira, 21, com prefeitos da sigla. Na pauta, o cardápio não poderia ser outro além de política. O partido já é o que conta com mais prefeitos filiados e tem fortalecido a estratégia de filiar gestores de cidades importantes economicamente, como Piripiri, com Luís Menezes e Luís Correia, com Kim do Caranguejo. No registro, além de Ciro e Júlio, está o deputado progressista Firmino Paulo e os prefeitos das cidades de Santo Inácio, Palmeirais, Demerval Lobão, Capitão Gervásio e Jacobina.
Luís André quer saber “quem fica” no PSL e fará reunião hoje
Por Sávia Barreto
Em meio a uma turbulenta crise nacional, o PSL do Piauí também busca definir os rumos. Mais especificamente do vereador do partido em Teresina, Ricardo Bandeira e a suplente em exercício Teresinha Medeiros, mas também dos pré-candidatos a prefeito, como a advogada Rubenita Lessa, muito ligada ao presidente Jair Bolsonaro. Nesta segunda-feira, 21, acontece reunião da Executiva partido: “Vamos discutir principalmente a chapa de vereadores, que é o alicerce de toda candidatura a prefeito. Temos de 18 a 20 nomes e queremos chegar a a 43. Alguns nomes vamos saber se vão continuar”, pontuou Luís André.
O vereador destaca que o PSL tem quer eleger três vereadores em Teresina, portanto precisa de cerca de 40 mil votos. Para isso, o partido estabeleceu “metas”. Cada vereador precisa trazer 7 mil votos entre os próprios é o de outros pré-candidatos, totalizando metade do coeficiente de legenda, ou seja, 14 mil votos.
Crise pode ajudar Luís André; ele vai a Brasília por dinheiro do PSL
Por Arimatéa Carvalho
A crise no PSL pode beneficiar o vereador Luís André, que preside o partido no Estado. É que ele está ligado ao presidente Luciano Bivar. Se Bivar ganhar a queda de braço com Jair Bolsonaro, Luís André fica fortalecido no Piauí e nem precisa mais lançar candidato a prefeito pelo PSL na capital. Só se quiser. Ele poderá apoiar diretamente o candidato do prefeito Firmino Filho (PSDB), seu aliado.
DE BOLSO VAZIO
Mas Luís André precisa resolver logo um problema: falta de dinheiro. O partido não manda verba nenhuma e, por enquanto, ele tem gasto até do próprio bolso. Luís André vai a Brasília nesta semana para tentar solucionar essa questão prática. Na Micarina Meio Norte, ele estava ao lado do vereador Joaquim do Arroz, que conversa com alguns partidos para sua reeleição em 2020. No registro, o vereador com sua esposa, Luana.
Dr. Pessoa e Jeová percorrem Teresina e esquentam pré-campanha
Por Arimatéa Carvalho
O final de semana foi de pré-campanha para o candidato do MDB à Prefeitura de Teresina, ex-deputado estadual Dr. Pessoa. Acompanhado do presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar, e de lideranças como o ex-vereador Antônio José Lira (PSD), Dr. Pessoa esteve na Avenida São Francisco, na Zona Sudeste, e na galeria do Mocambinho, na Zona Norte. Pessoa ouviu moradores e disse que, como prefeito, vai resolver de uma vez por todas o problema da galeria a céu aberto que divide o conjunto habitacional Santa Sofia do Mocambinho, local de dezenas de acidentes ao longo dos anos.
MONTAGEM DA CHAPA
Jeová prossegue ajudando a montar a chapa de pré-candidatos a vereado do MDB. Nesta semana, será definido se o diretor do Hospital Getúlio Vargas, Gilberto Albuquerquer, sairá candidato a vereador pelo MDB em 2020.
Ciro Nogueira nega fusão do Progressistas com PSL: “Fake News”
Por Sávia Barreto
Após as conversas de fusão do DEM com o PSL perderem força, a imprensa nacional noticiou que o presidente do PSL, Luciano Bivar sentou à mesa com outro cacique da política: o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas. A informação inicial era de que eles estariam negociando uma eventual fusão entre o Progressistas e o PSL, com Nogueira oferecendo a Bivar o domínio total da Fundação Milton Campos e o comando do diretório de Pernambuco, além de assento na Executiva nacional do partido a deputados que migrassem com ele do PSL para a nova sigla nascida da fusão.
Mas parece que tudo não passa de boato, ou melhor, fake news, segundo o próprio senador Ciro Nogueira informou à coluna: “Isso é uma fake news completa. Nunca na minha vida sentei com o Bivar, que é um grande amigo meu. É uma mentira completa, invenção absurda. Nunca trocamos nenhuma impressão sobre esse assunto”, disse Ciro, cujo partido tem crescido em importância no Congresso, principalmente por conta da já nítida relação difícil do presidente Jair Bolsonaro com os parlamentares, incluindo do próprio partido.
Governo ganhou na justiça pra antecipar o precatório do Fundef
Por Sávia Barreto
O Piauí conseguiu a antecipação de crédito proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), isso porque o Governo do Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE), entrou com recurso sobre a decisão negativa do Tribunal de Contas da União (TCU) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, decidiu por acatar o recurso. A decisão do STF foi proferida nesta sexta-feira (18).
O TCU havia suspendido a contratação de instituição financeira para antecipação do crédito proveniente do Fundef, que será aplicado exclusivamente na educação do estado. O recurso, na ordem de R$ 1,5 bilhão de reais, é devido pela União ao Piauí referente à sua participação no Fundef desde o ano de 1997, quando foi implantado.
O governador Wellington Dias afirmou ainda que o recurso do Fundef permitirá grandes investimentos na educação do Piauí. " Vamos aplicar 100% dos recursos em educação, seguindo a Constituição, as Leis e orientações do TCU, TCE e do próprio STF. Vamos fazer o maior Programa de Melhoria da Educação do Estado do Piauí. Investiremos na rede de educação básica, alfabetização de jovens e adultos, profissionalização técnica, além de melhorar nossas estruturas, alcançando em cada escola tudo que garante uma escola de boa qualidade. Vamos reduzir evasão escolar, reduzir repetência, ampliar as matrículas e, o principal, alcançar educação de muita qualidade no Piauí", ressalta o gestor.
W. Dias vai pra cima e quer vencer no 1º turno se candidato for Kléber
Por Arimatéa Carvalho
Deputado estadual da base aliada ligado pessoalmente ao governador Wellington Dias (PT) recebeu convite do petista para ir a seu sítio na zona rural de Teresina. Ele foi, claro. O parlamentar encontrou o governador sozinho, lendo. O governador então pediu a colaboração do deputado para alinhar um vice para o deputado federal Fábio Abreu (PL), mergulhando de cabeça na eleição na capital. Mas ele só fará isso se o candidato escolhido pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) for o secretário Kléber Montezuma, que atacou publicamente dona Rejane Dias. Isso enfureceu Wellington.
Caso o nome seja Kléber, o governador quer derrotar o grupo de Firmino ainda no primeiro turno em 2020. Já se o candidato tucano for outro, como por exemplo Charles Silveira (FMS), Fernando Said (Governo) ou Evandro Hidd (SDU Sudeste), aí W. Dias terá uma participação mais discreta na eleição em Teresina, embora apoiando preferencialmente Fábio Abreu ainda.
A candidatura própria do PT, nesse caso, sobe no telhado para fortalecer a de Fábio Abreu. Isso explica porque Abreu tem se mostrado tão calmo com as movimentações dos pré-candidatos próprios no PT. Esse movimento deve ser o seguinte: aos 49 minutos do segundo tempo, o PT abre mão da candidatura própria e apoia Fábio Abreu.
Evandro, Samuel e Kléber: os favoritos para disputar a PMT pela base
Por Sávia Barreto
E há mais um afunilamento na lista de pré-candidatos a prefeito de Teresina pela situação. Fonte próxima ao Palácio da Cidade aponta para os seguintes nomes na bolsa de apostas como favoritos na sucessão do prefeito Firmino Filho: Evandro Hidd – que deixaria o PDT para se filiar ao PSDB, Kléber Montezuma ou, correndo por fora, Samuel Silveira (PSDB). Evandro tem como vantagem o fato de ser ligado a Charles Silveira, da FMS, e ainda ter um nome tido como novidade na política. Já Kléber é de confiança de Firmino Filho. Samuel traz bons requisitos, mas tem resistência da própria base.
Impasse no PT continua sobre critério para definir candidato à PMT
Por Sávia Barreto
O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT precisa ter 2/3 do apoio do diretório municipal ou 10% das assinaturas dos votantes na última eleição interna da sigla. Caso contrário, não será referendado na reunião do partido marcada para o próximo dia 30 de outubro, explicou o vereador Deolindo Moura. Quem preenche os requisitos é o deputado Fábio Novo (PT), que além do apoio interno, figurou bem nas pesquisas de intenção de voto divulgadas recentemente.
O ativista social Júnior do MP3, que também concorre à vaga, traz uma acusação ao processo: “Eles contrataram vários militantes fakes para votar no último PED do PT”. E, para completar o imbróglio, Franzé Silva argumenta que uma pesquisa foi encomendada pelo PT para ver quem se sairá melhor. Ele, claro, aposta em si, e acredita que o levantamento deve ser o principal balizador do processo. Apesar das regras no estatuto do partido, petistas alegam que há brechas para mudanças a depender de quem mexer os pauzinhos.
Crise no Democracia Cristã: Gustavo Henrique disputa comando da sigla
Por Sávia Barreto
Após a saída do PTC em meio a polêmicas, Gustavo Henrique, o Gustavo Senador, tentou o comando do Democracia Cristã, o DC. O problema é que o partido já tem direção, sendo presidido em Teresina por Geraldo Jarques, que deixou o Podemos, e a nível estadual pelo ex-candidato a governador Romualdo Seno. Quem também ajuda a montar a chapa do DC é o presidente do Partido da Mulher Brasileira, Dilson Resende. Gustavo afirma ter o suporte da direção nacional do partido, mas a resistência no Piauí não o quer.