Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 381 de 665OAB emite nota em defesa da advogada Andreia Araújo
Por Arimatéa Carvalho
A Ordem dos Advogados do Brasil- OAB-PI, subseção de São Raimundo Nonato, publicou uma nota de repúdio contra um vídeo que circula nas redes sociais, o qual mostra um contrato da advogada Andreia Araújo com o município de São Raimundo Nonato.
Na nota, a OAB-PI argumenta que a advogada está no uso de suas atribuições conferidas pela lei 8.906 e que, por ser uma profissional liberal, os honorários advocatícios devem ser pagos conforme o que for estipulado livremente entre as partes.
“A produção do vídeo presta um desserviço à sociedade quando, no afá de contestar o ato do gestor público, atinge a honra da advogada e de toda a advocacia fazendo inferências a corrupção e ilegalidade sem qualquer prova”, diz a nota
Merlong Solano ficará na Sead e abre espaço para suplente Paes Landim
Por Sávia Barreto
O deputado federal Merlong Solano (PT) deve permanecer como secretário de Administração do Piauí, possibilitando o retorno do suplente Paes Landim para a Câmara Federal, segundo apurado pela coluna com fonte da cúpula petista. Antes disso, no entanto, Merlong permanecerá cerca de 20 dias no mandato para dar encaminhamento em alguns projetos.
Havia expectativa de que Solano ficasse na Câmara Federal, mas além de dar espaço a Paes Landim, ele também tem papel considerado importante na gestão do Estado neste momento crítico de pandemia, que soma a crise sanitária com a econômica. Merlong Solano assume o mandato após a morte do deputado federal Assis Carvalho, que sofreu infarto aos 58 anos neste domingo, 05.
Comitiva com 40 pessoas chega para preparar vinda de Bolsonaro ao PI
Por Arimatéa Carvalho
Um avião desembarcou no Aeroporto Serra da Capivara às 11h desta segunda-feira (6) para preparar a visita do presidente Jair Bolsonaro à Serra da Capivara e à Bahia na sexta-feira, dia 10 de julho. O avião trazia consigo 40 membros das áreas de logística e segurança da Presidência da República. Anteriormente, uma vistoria foi realizada no Aeroporto antecipando a chegada do Presidente.
Segundo o jornalista Cristóvão Braga, de São Raimundo Nonato, os membros da comitiva preparam o seguinte roteiro: desembarque no Piauí às 10h de sexta, em seguida ele se desloca à Bahia para a inauguração de uma adutora que levará água do Rio São Francisco à cidade de Campo Alegre de Lourdes e, depois, ele visita de helicóptero o trecho da ferrovia Transnordestina e encerra a agenda na Serra da Capivara, no Piauí.
Os senadores Elmano Férrer (Podemos) e Ciro Nogueira (Progressistas) estarão na visita.
Câmara reabre com 1 sessão presencial por semana, testagem e máscaras
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar (MDB), anunciou a retomada do trabalho presencial na Casa a partir desta segunda-feira (6), de forma gradativa e com restrições.
Neste primeiro momento, a volta será realizada com quantidade mínima de servidores que garanta o funcionamento do Legislativo Municipal, observando cuidados para evitar aglomerações e com obrigação de uso de máscaras nas dependências.
A partir de quarta-feira (08), haverá uma sessão ordinária presencial por semana, e duas sessões no mesmo dia sempre que possível, obedecendo o regramento contido no Regimento Interno da Câmara Municipal de Teresina, em especial os dispositivos que tratam de proposições legislativas com tramitação em regime de urgência simples ou especial.
Transmissão ao Vivo
As transmissões das Sessões Ordinárias acontecerão ao vivo pelo Canal no YouTube da Câmara Municipal de Teresina.
Prevenção
A Câmara Municipal de Teresina fez um convênio com o Governo do Estado para disponibilização de testes aos funcionários e imprensa que irão trabalhar em regime presencial. Os testes irão acontecer a partir desta segunda-feira (06), no Plenarinho.
Durante os testes terá uma equipe realizando o controle regular da temperatura de todos os parlamentares e servidores; além do encaminhamento de casos suspeitos e orientações para higienização pessoal.
O acesso às dependências do prédio da Câmara é permitido apenas aos vereadores, profissionais de veículos de imprensa, assessores e órgãos públicos municipais, fornecedores e empregados que prestam serviços no Legislativo e, em escala mínima.
Fábio Novo se emociona ao falar de Assis e relembra trajetória juntos
Por Arimatéa Carvalho
"Conheci o Assis ainda adolescente, no movimento das rádios comunitárias. Ele era muito decidido, sabia onde queria chegar e cumpria o que prometia", comentou o pré-candidato ao PT a prefeito de Teresina, deputado estadual Fábio Novo, sobre a morte do ex-deputado federal Assis Carvalho, presidente do PT, após cinco paradas cardíacas.
Assis foi a primeira pessoa a lançar Fábio para a Prefeitura neste ano e pretendia fortalececer o PT em todo o Piauí. No final da tarde, numa espécie de homenagem ao ex-presidente do PT, Fábio foi à Avenida Frei Serafim regar os girassóis e que ele voluntários plantaram e começaram a florescer na capital. "Fique com Deus, Assis", diz Fábio.
Assis tinha 59 anos e não resistiu às sucessivas paradas, mesmo já tendo recebido atendimento médico. Ele morreu em sua cidade natal, Oeiras.
Landim lamenta perda: Era amigo leal de Wellington e ajudou o Piauí
Por Arimateá Carvalho
O suplente de deputado federal Paes Landim (PTB) lamentou a morte do deputado federal e presidente do PT do Piauí, Assis Carvalho: "Consternado, lamento o falecimento do deputado Assis Carvalho. Líder atuante, admirado por sua lealdade, fez história no parlamento. Batalhador incansável, muito contribuiu para as causas de interesse do Piauí", disse.
AMIGO LEAL
Segundo Landim, Assis era um amigo leal do govenador Wellington Dias, um grande aliado de seu Governo e presidiu com competência o Partido dos Trabalhadores. "Expresso minha solidariedade à sua família, aos seus amigos e a todos os que admiravam o seu trabalho em favor do Piauí", finalizou.
Morte de Assis deixa vácuo no PT e sigla pode não efetivar o vice
Por Sávia Barreto
Além do luto e surpresa que a morte do deputado federal Assis Carvalho causou no PT, onde ele tinha liderança firme e guiava os rumos da sigla no Piauí, o falecimento do deputado ocorrido neste domingo, 05, tem repercussões imediatas na política local. Na cadeira de Assis na Câmara Federal assumirá o suplente Merlong Solano, atual secretário de Administração do Estado. Já no comando do PT, cuja cadeira de presidente Assis obteve com larga folga após disputa com o vereador da capital Dudu em eleição ocorrida em setembro do ano passado, assume, a princípio, o vice-presidente, prefeito da cidade de Hugo Napoleão, Hélio Rodrigues. Assis era da tendência "Construindo um novo Brasil".
A coluna conversou com dois petistas com cadeira no diretório estadual do PT e confirmou que haverá ainda um entendimento para efetivar Hélio ou substitui-lo. "Nesse caso a uma outra eleição ou entendimento para a tendência que ganhou assumir a presidência, porque no PT o presidente é eleito em separado da chapa", disse fonte no PT. Ou seja, o vice só é indicado depois, sendo os votos no presidente e na chapa de cada instância (municipal, estadual e nacional). "Se o diretório não oficializar o Hélio, no encontro mesmo se escolhe outro nome", informou petista com assento no diretório.
Recentemente o prefeito de Hugo Napoleão fez elogios ao senador Ciro Nogueira (Progressistas) com quem Assis tinha tido desentendimentos políticos considerando o afastamento entre os dois partidos. Cabe agora ao PT, após o momento de choque com a morte de Assis, definir como a sigla irá marchar nas eleições municipais deste ano. Firme na direção do partido, Assis Carvalho era conhecido por colocar o PT e as bandeiras ideológicas da sigla sempre em primeiro lugar, fazendo frente até mesmo ao governador Wellington Dias internamente - mas nunca em público.
Não há uma liderança natural que possa substituir Assis nesse momento e o entendimento sobre o novo presidente da legenda deve ser construído coletivamente, tendo o próprio governador nesse momento de fragilidade entre os membros do PT, uma preponderância maior na decisão.
Vice-presidente do PT prefeito de Hugo Napoleão lamenta morte de Assis
Por Sávia Barreto
"Uma perda irreparável, perdemos um grande líder político, partidário, uma pessoa simples, amigo e guerreiro", lamentou à coluna o vice-presidente estadual do PT e prefeito da cidade de Hugo Napoleão, Hélio Rodrigues. Questionado se assumirá agora o comando do partido após o falecimento neste domingo, 05, do deputado federal e presidente da legenda, Assis Carvalho, Rodrigues respondeu que "é para ser, mas, vamos aguardar o entendimento do partido que é formado por tendências".
WDias decreto luto oficial de três dias após morte de Assis Carvalho
Por Sávia Barreto
O Governo do Estado do Piauí manifestou em nota o pesar pelo falecimento do deputado federal Assis Carvalho, ocorrido na tarde deste domingo (5) e decretou luto oficial de três dias.
Assis Carvalho foi também deputado estadual, presidente da Agespisa, diretor geral do Detran e secretário de Estado da Saúde. Atuante no movimento sindicalista, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e era uma das principais lideranças da legenda no Piauí e atual presidente do diretório estadual.
"Neste momento de dor, em nome dos piauienses, o governador Wellington Dias se solidariza com os familiares e amigos de Assis Carvalho e decreta luto oficial de três dias", diz a nota do Governo do Estado.
O governador do Piauí, Wellington Dias, grande amigo de Assis e companheiro de partido, declarou que a morte do deputado foi um golpe duro e muito lamentável.
"Foi inacreditável receber esta notícia. Na verdade, foi um golpe duro e muito lamentável: Assis Carvalho, meu companheiro, meu colega, meu amigo da vida inteira. Meu irmão. Um combatente guerreiro, mas alegre e cheio de energia. No âmbito pessoal, um homem cheio de virtudes, das quais, destaco a receptividade: o melhor anfitrião que já conheci. Chegar na casa dele, em Oeiras, era sempre uma festa, fosse em qualquer hora ou qual época do ano. Vivemos incontáveis momentos juntos. Começamos nossa experiência pública juntos no movimento sindical e oriundos da mesma Caixa Econômica Federal. No Sindicato dos Bancários, lutamos e dividimos conquistas impensáveis para aquele tempo em que atuamos. Na política, nas lutas do nosso Partido dos Trabalhadores, na gestão pública, na vida real. Ele era sempre o primeiro a me defender, em público ou não, e o primeiro a dizer que eu estava errado, se a ocasião pedisse. Que falta você vai fazer ao nosso Piauí, Assis. Obrigado por tantos serviços prestados à nossa gente. O seu legado estará sempre em nossos corações e em cada obra e ação que você realizou enquanto esteve aqui. À família, todo o meu carinho. O Wellington, o amigo de vocês, está aqui para o que precisarem. Vá em paz, meu líder!"
Ciro Nogueira lamenta morte de Assis Carvalho: “Uma perda irreparável”
Por Sávia Barreto
"Um dia muito triste para todos nós do estado, um homem apaixonado pelo estado, pelas suas ideias", afirmou à coluna o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, a respeito da morte do deputado federal e presidente estadual do PT, Assis Carvalho, neste domingo, 05.
"Tem uma história muito bonita, uma figura que tive discussões com ele, divergências, mas sempre com muito respeito pela história de vida e suas convicções. Vai deixar muita saudade, uma perda irreparável", completou Ciro.
Assis faleceu em Oeiras aos 59 anos após sofrer um infarto.