Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 380 de 665CNB deve indicar substituto de Assis e PT está longe de consenso
Por Sávia Barreto
Sobre a disputa para a presidência do PT, o consenso está difícil. A ala majoritária, Construindo um Novo Brasil (CNB), que era a do deputado falecido Assis Carvalho, tem 50% das 60 cadeiras e ainda o apoio de outras correntes, somando 60% dos votos. São apenas os membros do diretório que votarão para escolher quem substitui Assis. Como o deputado Franzé Silva é de outra corrente, precisará fazer um amplo acordo para assumir.
Consenso difícil
Já Francisco Limma tem a seu favor o fato de ser da CNB e ter começado na política com uma atuação regionalizada, como era o foco de Assis Carvalho. Limma tem poucas arestas internas no PT e isso soma pontos. Assis Carvalho tinha muita força nos municípios e conduzia o processo eleitoral no interior. A ideia é que o sucessor de Assis no comando do PT siga nessa linha. O entendimento deve sair até a semana que vem.
Governo já apresentou plano para aplicar dinheiro do Fundef em 2019
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Marden Menezes e o presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes, estão reivindicando do Governo um plano de aplicação das verbas do Fundef, recebidas na última semana. O valor de R$ 1,6 bilhão já vinha sendo esperado pelo governo desde o ano passado. O que os deputados não observaram é que esse plano foi lançado ainda em outubro de 2019 em solenidade no Palácio de Karnak, inclusive com a participação da Assembleia Legislativa do Piauí.
Plano explicado
Para a execução do plano, o governador já anunciou que vai criar um grupo de trabalho com membros de órgãos de controle, sociedade e academia. Ele quer a máxima transparência na execução desse recurso. Em outubro do ano passado, o secretário de Educação, Ellen Gera, apresentou o plano Educar Piauí para representantes Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público de Contas (MPC), Ministério Público, Advocacia Geral da União e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Piauí).
Evaldo Gomes se reúne com WDias e diz que apoio ao PT está “90% certo”
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Evaldo Gomes reuniu-se com o governador Wellington Dias e discutiu obras para municípios do Piauí, como Caraúbas, além dos projetos do Metrô de Teresina, comandado por Josiene Marques, indicação de Evaldo. O foco é a interligação Teresina-Altos. Na pauta política, Dias espera a definição do Solidariedade em Teresina até agosto.
Há 90% de chance de o partido indicar o vice do PT na chapa de Fábio Novo, mas os 10% restantes são justificados pelo fato do Solidariedade manter bom diálogo com o PTB de João Vicente Claudino.
Boas notícias
Evaldo Gomes tem outros motivos para comemorar: sua filha, a advogada Fernanda Gomes, recebeu adesões de 13 suplentes de vereadores em Teresina, que desistiram das candidaturas para apoiar a jovem.
Ciro diz que após recuperação de Bolsonaro espera agenda no Piauí
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, não desistiu da presença do presidente Jair Bolsonaro no Piauí. A agenda prevista para o dia 10 foi cancelada já que Bolsonaro foi diagnosticado com coronavírus. “Estamos na expectativa para saber quando o presidente estará disponível, gostaria muito de ter uma agenda específica para o Piauí. Agora ele ia a Bahia e íamos aproveitar que ele ia posar em São Raimundo Nonato para ele fazer uma visita à nossa Serra da Capivara. Espero que o mais rápido possível ele possa estar em sua plenitude e ir ao nosso Piauí acompanhar diversas obras e investimentos que a gente quer pleitear”, afirmou Ciro.
Dr.Pessoa faz reunião com João Henrique e discute alianças
Por Sávia Barreto
“O coordenador geral João Henrique já está em conversação com a equipe do MDB, como também com o PSB e PRTB, ou seja, esse momento da pré-campanha estamos nos alinhando cada vez mais”, avaliou o pré-candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Dr. Pessoa, que registrou o encontro presencial com o ex-ministro e novo coordenador da campanha, João Henrique.
Franzé surge como nome de “consenso” para liderar PT em ano eleitoral
Por Arimatéa Carvalho
No PT e no Palácio de Karnak, a leitura é a seguinte: o nome certo para comandar o partido neste ano eleitoral é o deputado estadual Franzé Silva. Ele é próximo do governador Wellington Dias, tem a confiança da maioria dos petistas e habilidade política. A morte do presidente Assis Carvalho pegou a todos de surpresa e deixa uma lacuna perigosa. O único problema é que "consenso" e "PT" costumam não se dar muito bem.
A vice-governadora Regina Sousa não seria uma opção devido à idade e porque vem desempenhando bom papel junto a projetos sociais na Vice-governadoria.
Outros nomes também estão no páreo. A eleição para escolher o novo presidente regional deve acontecer em até 30 dias, com eleição indireta dos membros do diretório estadual.
Jeová recorre ao TCE para Câmara receber repasse da Prefeitura
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar (PSDB), vai recorrer ao TCE, TJ e "às instâncias que forem necessárias" para que o prefeito Firmino Filho (PSDB) repasse o incremento do duodécimo do Legislativo relativo a este ano, conforme previsão constitucional. "Temos acompanhado a arrecadação da prefeitura e houve incrementos, mas o correspondente não foi repassado à Câmara", denuncia.
AUMENTO E CONCURSO
Jeová Alencar argumenta que o Legislativo concedeu aumento salarial aos servidores e agora está realizando concurso público, ou seja, houve elevação de despesas, mas a gestão tucana não tem feito os repasses nos valores devidos.
"É um movimento político, lamentável, mas vamos recorrer, pois é lei e tem de ser cumprida", diz, lembrando que o repasse não tem relação com a pandemia, pois deixou de ser feito ainda em janeiro.
Ednei Amorim (MDB) agora tem apoios de PT, Progressistas e PDT
Por Arimatéa Carvalho
O diretório do PT se reuniu em São João do Piauí no final de semana e, oficialmente, manifestou apoio ao pré-candidato a prefeito e empresário Ednei Amorim (MDB). Aqui, Ednei com o prefeito Gil Carlos (PT).
O empresário acumula apoios: além de Gil Carlos e do presidente estadual do seu partido, o senador Marcelo Castro (MDB), tem ainda o ex-deputado Roncali Costa Paulo, do deputado estadual Firmino Paulo (Progressistas) e do PDT.
João de Deus, Limma e João Pereira devem disputar presidência do PT
Por Sávia Barreto
A substituição na presidência do PT do Piauí após a morte do deputado Assis Carvalho deve gerar uma disputa interna, pois pelo menos três nomes já se sobrepõem nesse momento: o secretário geral da sigla, João Pereira, braço direito de Assis, o deputado Francisco Limma e o suplente de deputado João de Deus.
Vai dar CNB
Segundo membro do diretório, o vice-presidente, prefeito de Hugo Napoleão, Hélio Rodrigues, assume por um mês e, em seguida, será convocada uma eleição que vai decidir quem é o presidente em definitivo. Só membros do diretório estadual do PT poderão votar para escolher o novo presidente e o edital interno ainda será lançado. São 60 votantes e a principal corrente interna é a de Assis, a Construindo um Novo Brasil (CNB).
Governador ainda não recebeu convite para visita de Bolsonaro ao PI
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias (PT) não foi convidado pelo Palácio do Planalto para a visita prevista do presidente Jair Bolsonaro ao Piauí. Fonte do Palácio de Karnak afirma que Dias só avaliará se irá após receber o convite, mas até agora não houve nenhuma comunicação do Planalto para o Karnak. O presidente desembarca no Piauí na próxima sexta-feira, dia 10 de julho. Ele participa de inauguração da adutora de Campo Alegre de Lourdes (BA). Bolsonaro desembarca na cidade de São Raimundo Nonato, ao sul do estado, e há articulação para que ele visite o Parque Nacional da Serra da Capivara.