Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 36 de 66512 do PT têm reunião definitiva segunda e pressão de Rafael produz efeitos
Por Arimatéa Carvalho
Os 12 deputados estaduais do PT se reúnem no início da noite de segunda-feira (30) para definir se cedem à pressão do governador Rafael Fonteles para manter o acordo com o MDB e eleger Severo Eulálio para o segundo biênio da Alepi ou se peitam Rafael registrando uma chapa na terça-feira para disputar com o parlamentar do MDB.
Antes, havia coesão total entre os 12 deputados do PT em torno de lançar uma chapa. Vários nomes se lançaram (Flávio Jr., Janaína Marques, Nerinho...e Firmino Paulo e Fábio Novo também eram citados, sendo este último o mais forte). No entanto, após conversas individuais do governador com os petistas, hoje o grupo está dividido e a questão será colocada em votação aberta entre eles.
Os três novatos do PT (Rubens Vieira, Gil Carlos e Dr. Vinícius) foram chamados e devem acompanhar a orientação de Rafael. Fábio Xavier já disse publicamente que fará o que o governador orientar a ele. E Firmino Paulo também caminha para esse campo. Diante disso, restariam apenas 7 com a defesa da chapa para o segundo biênio.
Fábio Novo teria esses 7 do PT e mais 7 da oposição (cinco do PP, um do Republicanos e um do Solidariedade). Ou seja, ainda faltaria um para ele derrotar Severo. Mas como o voto é secreto...o resultado poderia surpreender a todos, inclusive ao governador.
Flaviana se filia ao PT dia 10 de fevereiro em Parnaíba e é pré-candidata
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal eleito Florentino Neto participou da reunião do Diretório Municipal do PT de Parnaíba, no final de semana, na qual se fez uma análise da conjuntura política atual. Na reunião, foi definida a programação de aniversário do PT da cidade, que terá como ponto importante a filiação da pedagoga e assistente social Flaviana Veras, dia 10 de fevereiro. Mulher de Florentino, ela é forte pré-candidata à Prefeitura de Parnaíba.
IDENTIFICAÇÃO
“O nome de Flaviana está sendo projetado, com boa aceitação, com vistas às eleições de 2024”, diz Florentino, que já foi prefeito municipal e nas últimas eleições obteve a maior votação que Parnaíba deu a um candidato a deputado federal.
Segundo Florentino Neto, Flaviana tem uma identificação muito forte com Parnaíba, nasceu em um dos bairros mais antigos e conhece profundamente os problemas da cidade.
Dias se reúne com vereadores, MDB e PT: resultados diferentes em cada caso
Por Arimatéa Carvalho
O ministro do Desenvolvimento Social, senador Wellington Dias (PT), passou o sábado (28) em Teresina protagonizando encontros políticos com 17 vereadores da capital, com o grupo do MDB que apoia Severo Eulálio (MDB) na Alepi e também com os deputados petistas que defendem o partido no comando da Casa durante os quatro anos.
A conversa com os 17 vereadores, no sítio do vereador Venâncio (PSDB), foi muito proveitosa e animou os parlamentares. Wellington Dias prometeu parceria com eles através dos projetos do Ministério, para ajudar Teresina. "Muito bom ouvir do ministro que Teresina terá essa atenção especial", comentou Gustavo de Carvalho, também do PSDB.
Estavam com W. Dias, além de Venâncio e Gustavo, os três parlamentares do PT (Dudu, Deolindo e Elzuíla), o presidente Enzo Samuel (PDT), Markim Costa (Republicanos), Luís André (UB), Luiz Lobão (MDB), Zé Nito (MDB), Roberval Queiroz (Republicanos), Leonardo Eulálio (PL), Renato Berger (PSD), Poliana Rocha (PV), Bruno Vilarinho (PTB) e Valdemir Virgino (ex-PP, sem partido), e ainda Zé Filho. Os suplentes Marquinhos Monteiro e Ítalo Barros também integraram o grupo.
CONFUSÃO NA ALEPI
No encontro com deputados do MDB, com os três novatos do PT (Rubens Vieira, Gil Carlos e Dr. Vinícius) e o presidente do PT, João de Deus, o ministro pediu empenho para ajudá-lo a implementar os projetos do MDS.
Na conversa com os deputados do PT na casa da deputada Janaína Marques o assunto foi a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa. Ele ouviu que os parlamentares pretendem eleger um nome petista para os dois anos do segundo biênio. O futuro vice-presidente Evaldo Gomes, do Solidariedade, participou do diálogo.
O governador Rafael Fonteles quer manter o acordo com o MDB: dois anos para Franzé Silva (PT) e dois anos para Severo Eulálio (MDB). Com o reforço de Wellington para a obtenção desse acerto, a expectativa é que até segunda-feira (30) se chegue a um consenso ou se confirme o confronto.
O MDB quer o deputado Limma (PT) como vice de Severo e manter Wilson Brandão (PP) na Secretaria-geral. A leitura é que um confronto entre Severo e um nome do PT para o segundo biênio iria fortalecer a oposição (PP), pois ficariam rancores e mágoas na base de Rafael.
Oeiras: Dr. Hailton Alves será o candidato da base de Rafael em 2024
Por Apoliana Oliveira
A base de Rafael Fonteles já tem nome definido para disputar a prefeitura de Oeiras (PI) em 2024. Trata-se do médico Hailton Alves Filho, que recentemente posou ao lado do governador e do secretário de Governo, Marcelo Nolleto. Nas últimas eleições, Hailton disputou a prefeitura com as bênçãos do então deputado federal e presidente do PT, Assis Carvalho. Acabou derrotado em uma disputa apertada contra o atual prefeito, José Raimundo (Progressistas), por apenas 43 votos de diferença.
Em tempo
Apesar de fontes relatarem queda de braço com os Tapetys, na definição do candidato, o blog foi procurado por Vanessa Tapety (MDB), que negou descontentamento do grupo. "Sempre o apoiamos desde a eleição passada. E continuamos apoiando, ele é o nosso nome", afirmou, dizendo ainda que Hailton "é tupamaro" raiz.
Fábio Xavier: “orientação de Rafael para mim é lei, sou 100% fiel”
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fábio Xavier (PT) foi procurado pelo blog na tarde deste sábado (28) para saber sua posição sobre a eleição na Assembleia Legislativa que vai acontecer no dia 1 de fevereiro. "Sou 100% fiel ao que o governador Rafael Fonteles me orientar. Comigo ele pode contar. O que ele disser será feito", resumiu, enfático.
O parlamentar riu quando o blog comentou que ele é chamado nos bastidores de Sexto Rafaboy ou Rafadeputado. "Estão falando isso de mim? Pois pode confirmar", falou.
O governador está chamando os deputados da base para orientar sobre a eleição do dia 1 de fevereiro na Assembleia. Uns declaram fidelidade, outros argumentam e uma minoria reluta.
A orientação é que o acordo seja mantido: dois anos para Franzé Silva (PT) e dois anos para Severo Eulálio (MDB).
Dr. Pessoa revoga decreto que concentrava obras na Eturb
Ananias Ribeiro
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, revogou o decreto que concentrava na Eturb o planejamento, acompanhamento e supervisão das obras de responsabilidade da Prefeitura. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município.
"Fica revogado o Decreto nº 23.540, de 18.01.2023, que "Institui Comissão Municipal, vinculada e subordinada à Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano - Eturb, para o planejamento, acompanhamento e supervisão das obras de responsabilidade da Prefeitura de Teresina, e dá outras providências", diz o texto do documento assinado por Dr. Pessoa.
Jadyel assume a dianteira no PV nacional: 10 espaços e comando no Piauí
Por Arimatéa Carvalho
Deputado de primeiro mandato, o empresário Jadyel Alencar (PV) mostra talento para articulação. Ele e os colegas de partido Luciano Amaral (Alagoas) e Aliel Machado (Paraná) estão responsáveis pela indicação dos cargos federais do PV em nível nacional.
São pelo menos dez espaços para o PV a serem finalizados nas próximas semanas, incluindo Iphan, ICMBio, SPU, diretorias no Meio Ambiente e uma vice-presidência de banco público (BB ou Caixa).
Jadyel e os outros dois deputados verdes já se reuniram com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e falta apenas o presidente Lula bater o martelo.
PV NO PIAUÍ
No Piauí, o deputado Jadyel deve assumir o comando da sigla no segundo semestre. A direção atual é provisória, findando em setembro. Inclusive a deputada estadual Teresa Brito foi reconduzida ao cargo de vice-presidente nacional.
Teresa Brito continuará com protagonismo, mas Jadyel (até pelo mandato que tem) será o líder maior. Em Brasília, ele tem surpreendido pela movimentação estratégica. O PV forma federação com PT e PCdoB.
Atualmente, o partido tem uma vereadora na capital, Poliana Rocha, que apoiou Jadyel na eleição do ano passado. Ela tem sido sondada pelo PT e pelo PDT de Enzo Samuel.
Ator e diretor Francisco Pellé deve comandar Iphan no Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O diretor de eventos e de teatro, produtor, curador e ator Francisco Pellé está cotado para assumir a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Piauí, que tem indicação do deputado federal Merlong Solano (PT). Pellé é servidor do Estado na pasta de cultura há muitos anos. Ele realiza um dos maiores eventos internacionais de países falantes da língua portuguesa, o FestLuso.
CURRÍCULO NA CULTURA
Pellé também é defensor das causas dos movimentos negros no Piauí e atuante na defesa do patrimônio cultural do Estado. Já recebeu prêmios nacionais atuando como ator e já levou espetáculos do Piauí para fora do Brasil, como Portugal.
Leonardo Sobral articula recursos para o DER com a bancada federal
Por Arimatéa Carvalho
O diretor-geral do DER-PI, Leonardo Sobral, recebeu a visita do deputado federal Castro Neto (PSD) na sexta-feira, na sede do órgão. Castro Neto já esteve à frente do DER e foi desejar sucesso ao novo gestor. Já Leonardo Sobral retribuiu a cortesia e disse que a visita do parlamentar representa um apoio importante na defesa de recursos para a infraestrutura rodoviária do Estado.
BOAS RELAÇÕES
Leonardo Sobral já havia se reunido nesta semana com o também deputado federal Francisco Costa (PT), e no último final de semana esteve com o senador Marcelo Castro (MDB). Sem dúvida, essa relação com a bancada do Piauí no Congresso fortalece a gestão de Sobral e abre o diálogo para investimentos no Estado.
Vereadores do PL e UB recebem convite do PT, enquanto PP flerta nome do PSD
Por Apoliana Oliveira
Depois de fazer campanha para deputado federal no palanque bolsonarista no Piauí, o vereador Leonardo Eulálio admite a possibilidade de migrar para o Partido dos Trabalhadores, a convite do vereador Dudu. Ele também já foi procurado pelo Republicanos.
Outra vereadora procurada pelo PT foi Teresinha Medeiros, hoje no União Brasil. Ela diz que seu partido ainda não a procurou para tratar de articulação em 2024, mas avalia que é cedo para decidir por qual legenda disputará a reeleição.
CONTATO
Enquanto o PSD reitera os convites a Dr. Pessoa (Republicanos), o vereador Ismael Silva (PSD), que faz oposição ao prefeito de Teresina, tem se aproximado dos grupos que irão lançar candidatura na capital. Nesta sexta (27), teve uma longa conversa com Ciro Nogueira, do Progressistas, tratando sobre 2024.