Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 35 de 665Executiva do PT define nomes que ocuparão cargos na gestão Pessoa
Por Apoliana Oliveira
Em reunião nesta quarta-feira (01/02), o Partido dos Trabalhadores fechou questão quanto à participação na administração de Dr. Pessoa (Republicanos). Ao partido, foram oferecidos os comandos da Saad Sul, da Secretária Municipal de Produção Agropecuária (SEMP) e um terço dos cargos da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).
Já para a Secretária Municipal de Produção Agropecuária, foi confirmada a indicação de João Pereira, suplente de vereador e membro da executiva estadual do PT.
Na Semcaspi, o vereador Deolindo Moura deve indicar o secretário executivo da pasta. A ocupação do cargo servirá para alinhar as ações da secretaria com o ministério do Desenvolvimento Social, hoje sob o comando de Wellington Dias. Aliás, o ex-governador foi um dos incentivadores da aproximação entre PT e a gestão Pessoa.
Os nomes serão agora levados para o prefeito de Teresina, que deve confirmar nos próximos dias as mudanças na equipe.
Fortalecido com Rafael, Rubens toma posse e refaz compromisso de campanha
Por Arimatéa Carvalho
Eleito com mais de 28 mil votos em outubro de 2022 e estrela em ascensão do PT, o ex-prefeito de Cocal Rubens Vieira tomou posse na Assembleia Legislativa refazendo compromisso de campanha.
“Chegamos aqui para representar os servidores, os agricultores familiares, os estudantes, jovens e idosos, temos um plano para defender os direitos da população e contribuir com o governador Rafael Fonteles no desenvolvimento do nosso Estado”, disse.
Em 2021, Rubens assumiu a coordenação do PRO Piauí na Planície Litorânea e se aproximou muito do hoje governador Rafael Fonteles. O parlamentar indicou a Coordenadoria de Desenvolvimento de Territórios, que tem como missão dar atenção às 12 regiões do Piauí. Quem assumiu a pasta foi o vice-prefeito de Cocal, advogado Douglas Lima.
No processo de construção do acordo para os dois biênios da presidência da Assembleia Legislativa, Rubens firmou um compromisso de fidelidade à orientação do governador, ganhando mais pontos com Rafael. Para 2024, Rubens não descarta ser o candidato do PT à Prefeitura de Parnaíba.
Siec 2023 será lançado dia 3 com R$ 13 milhões para projetos culturais
Por Arimatéa Carvalho
O novo edital do Siec com R$ 13 milhões para projetos e iniciativas culturais em todo o Piauí será lançado no dia 3 de fevereiro. O anúncio foi feito na noite de terça-feira (31) pelo deputado estadual Fábio Novo ao lado do secretário estadual de Cultura, Carlos Anchieta, e do governador Rafael Fonteles, no Palácio de Karnak.
"Como deputado, tive a alegria de fazer modificações na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, ampliando o acesso ao Siec", comentou o deputado.
Desde 2015 foram mais de 1.300 projetos aprovados e financiados através da lei. "As empresas que apoiam a iniciativa ganham isenção fiscal", explica o parlamentar.
"Como secretário de Cultura, vi o Siec crescer e a cada ano, de 2015 até então, ampliar o número de contemplados. Fico feliz que essa política de incentivo à cultura tenha continuidade no governo de Rafael Fonteles", ponderou.
Saad Leste é oferecida a Enzo, mas ele de novo reluta em indicar algúem
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), preferiu não indicar nomes quando o G9 fechou parceria administrativa com o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). Saad Norte, Semest e Semdec foram divididas entre os parlamentares dessa base de apoio ao gestor, com a anuência de Enzo.
Agora, é a Saad Leste a bola da vez para Enzo indicar um nome. Mas ele reluta novamente. Prefere adorar uma postura de independência na Câmara de Teresina.
JAMES ENFRAQUECIDO
A sinalização de que Enzo pode indicar um novo nome para a Saad Leste mostra que a saída do delegado James Guerra no cargo é questão de tempo. Ele é indicação do vice-prefeito Robert Rios (que rompeu com o prefeito alegando irregularidades na gestão) e também tem o apoio do deputado estadual João Mádison (MDB).
Deputados fortalecem nome de Bárbara para PMT, mas Said avisa: “No PP né?”
Por Arimatéa Carvalho
Os deputados estaduais do PP Gustavo Neiva, Dr. Thales, Aldo Gil e Marden Menezes se reuniram na terça-feira (31) com a colega de partido Bárbara do Firmino, pré-candidata a prefeitura de Teresina. Mas pelo próprio PP ou pelo PSDB de seu pai, o ex-prefeito Firmino Filho?
Nos bastidores, a estratégia do grupo do senador Ciro Nogueira é que seja pelo PSDB, que tem no número 45 uma grife na capital.
Mas há resistências no ninho tucano: o ex-secretário municipal Fernando Said argumentou ao blog na tarde de terça-feira (31) que ela é do PP e para sair candidata pelo PSDB é preciso muita conversa. "O PSDB não será um partido de aluguel", avisa ele. Fernando acha que será uma eleição de comparação entre a atual gestão e a de Firmino.
Havia duas ausências no encontro de Bárbara: Gracinha Mão Santa alegou que não poderia ir e o decano Wilson Brandão, diz-se no PP, está com metade do corpo no governo já.
Erlan Bastos será candidato pelo Solidariedade, que pretende eleger 4
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Evaldo Gomes, presidente regional do Solidariedade, anunciou na terça-feira (31) a filiação ao partido do jornalista e apresentador de TV Erlan Bastos, que apresenta diariamente na Rede Meio Norte o "Programa da Tarde".
Erlan vem de recente temporada profissional em Fortaleza, onde comandava o Balanço Geral CE, programa da afiliada da Record que batia até a Globo na capital cearense.
EXPERIÊNCIA
Em Teresina, Erlan já tinha passado pela Rede Meio Norte, de onde se desligou para atender o convite da emissora do Ceará. Agora de volta, ele também resolveu ingressar na política. Lembrando: nas eleições de 2022, o apresentador disputou vaga de deputado federal pelo Republicanos no Ceará.
CHAPA FORTE
Erlan deve reforçar a chapa de vereadores do Solidariedade em Teresina, que terá a vereadora Fernanda Gomes como puxadora de votos (em 2020, ela foi a terceira mais votada, com 6.078 votos). O Solidariedade, cuja chapa está sendo montada de maneira discreta há algum tempo, com o auxílio do experiente montador Dilson Resende, tem a meta de eleger quatro nomes em 2024.
Nas redes sociais, onde é fortíssimo com informações exclusivas sobre famosos, a filiação de Erlan já repercutiu muito na terça-feira. E embora ele negue, a coluna apurou que o nome de Erlan pode até ser vice em uma chapa com participação do Solidariedade.
Dias antecipa como será o novo Bolsa Família: para além do “mero auxílio”
Por Arimatéa Carvalho
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse na segunda-feira (30) que a nova proposta do Bolsa Família carrega um apelo mais substancial do que um mero auxílio.
“Será um programa de resgate da dignidade das famílias, de compromisso com os mais pobres”, disse ele, ao afirmar que uma rede integrada, embasada pelo CadÚnico, prevê inclusão educacional e fortalecimento da saúde da família.
O blog havia antecipado, ainda em 2020, que o futuro ministro Wellington Dias iria implementar uma versão mais completo do Bolsa Família, para além do dinheiro para a compra de alimentos, garantindo qualificação de mão de obra e recursos para as famílias empreenderem, por exemplo. Para isso, haverá parceria com outras pastas.
A nova modelagem pretende não apenas "dar o peixe, mas ensinar a pescar", para usar um chavão antigo, mas apropriado ao caso.
PRESENÇA NO PIAUÍ
O ministro disse também que irá fortalecer as ações do Ministério no Piauí. A presença do Ministério no Estado terá a função de aproximar a população dos programas sociais do Governo Federal.
Assim como em outros entes da federação que necessitam de atenção imediata, a ideia do MDS é manter uma agenda de diálogo e contato com os sistemas de Assistência Social dos municípios, a redes SUAS, os CRAS, e CREAS, disse o ministro.
O primeiro passo é o resgate do cofinanciamento da Assistência Social, através da rede SUAS.
Veja como ficaram as duas mesas diretoras dos 2 biênios da Assembleia
Por Arimatéa Carvalho
Após acordo entre MDB e PT para os dois biênios da presidência da Assembleia Legislativa, as duas mesas diretoras também foram formadas e serão registradas na terça-feira (31). As duas eleições acontecem na quarta-feira (1), na abertura do ano legislativo.
O governador Rafael Fonteles fez o gesto derradeiro de paz ao unir as suas mãos às de Franzé e Severo. Todos eram só sorrisos. Os dois foram juntos comunicar ao governador que o acordo para os dois próximos biênios está mantido.
Após a reunião que selou o acordo, o deputado Nerinho e mais três colega já foram comemorar. Mas a grande festa será realizada na quarta-feira (1) em espaço de eventos próximo ao restaurante Labareda da Avenida Nossa de Fátima. Aí, sim, eles relaxam de fato.
As formações são as seguintes:
1 biênio
Franzé Silva PT - presidente
Evaldo Gomes Solidariedade - 1 vice
Georgiano Neto MDB - 2 vice
Gil Carlos PT - 3 vice
Bárbara do Firmino PP - 4 vice
Marden Menezes PP - 1 secretário
Dr Helio MDB - 2 secretário
Dr. Tales PP - 3 secretário
Hélio Isaías PT - 4 secretário
2 biênio
Severo Eulálio MDB - presidente
Lima PT - 1 vice
Vinicius PT - 2 vice
Ana Paula MDB - 3 vice
Gustavo Neiva PP - 4 vice
Wilson Brandão PP - 1 secretário
Evaldo Gomes - 2 secretário
Aldo Gil PP - 3 secretário
Felipe Sampaio MDB - 4 secretário
MDB e PT fecham acordo após promessa de não retaliar oposição no 2º biênio
Por Arimatéa Carvalho
Acordo fechado! Reunidos na tarde de segunda-feira (30), os deputados do MDB, PT e da oposição chegaram a um consenso sobre as chapas dos dois biênios para a presidência da Alepi.
Para o 1º biênio, o presidente será Franzé Silva (PT), tendo como vice o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade). No segundo biênio, ficou Severo Eulálio (MDB) presidente e o deputado Limma (PT) como vice.
Não foi fácil chegar a essa fórmula, mas a interferência do ministro Wellington Dias, a pressão do governador Rafael Fonteles e a disposição de Severo de firmar compromissos acabaram por permitir o desfecho.
Uma das exigências do PT para finalizar o acordo foi que, no segundo biênio, o MDB de Severo não faça retaliações aos deputados da oposição que fecharam apoio a Franzé desde o começo da construção da chapa dele. "Nem faria sentido retaliar a oposição daqui a dois anos, pois o secretário geral deles é o deputado Wilson Brandão", comentou um petista ao blog.
Pablo alinha ações com universidade para alavancar turismo no litoral
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Pablo Santos (MDB) está se articulando com especialistas e profissionais do turismo para estreitar laços e abrir o diálogo sobre questões que são de interesse do setor no Estado.
Uma destas instituições é a Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar – onde Pablo Santos esteve em reunião com professores do curso de Turismo para falar sobre projetos e parcerias que venham a contribuir com o fortalecimento do setor tanto na região litorânea como do estado como um todo.
“Sabemos das nossas potencialidades e da diversidade de opções que temos a explorar não só em Parnaíba, mas em todo o Estado. Por isso, mais do que nunca, essa abertura com as instituições ligadas ao setor turístico é necessária. E isso será uma constante”, afirmou.
Pablo Santos assumirá a pasta do Turismo no Estado a partir de fevereiro. Ele toma posse para mais um mandato na quarta-feira (1).