Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 323 de 665Prefeito mais jovem do Piauí tem 22 anos e ganhou com 56,59% dos votos
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito mais jovem do Piauí a partir de 2021 é Manoel Portela, do PTB, que ganhou a eleição em Aroazes com 56,59%. Ele obteve 2.533 votos. Manoel é engenheiro e tem apenas 22 anos.
Manoel confirmou a aposta do atual prefeito de Aroazes, Tomé Portela (PTB), que é seu tio e ficou dois meses internado com Covid-19. O jovem disputou contra Talita Valle (MDB), que manteve o resultado de 43,41% dos votos, correspondente a 1.943 dos votos válidos.
Após o anúncio de sua vitória, Manoel afirmou que vai governar “para todos” e que vai “modernizar a cidade”. “A todos vocês que acreditaram em mim, muito obrigado. E aos que não votaram também quero agradecer, porque vou governar para todos. Quero muito o apoio das pessoas, o apoio dos jovens. Vamos fazer uma gestão com muita juventude, para modernizar a nossa cidade”, disse.
Saldo de reunião com WDias: o que falta para base apoiar Dr.Pessoa
Por Sávia Barreto
No encontro entre o governador Wellington Dias (PT) e a cúpula dos partidos da base ocorrida na noite desta segunda-feira, 16, foi proposto pelo governador que as siglas se unam para apoiar o candidato do MDB que foi ao segundo turno em Teresina, Dr. Pessoa, contra o tucano Kléber Montezuma. A coluna apurou com fonte presente na reunião que ainda não é prego batido e ponta virada. Ficou acertado que o MDB, através do presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio, irá costurar encontros individuais de Dr.Pessoa com os presidentes das legendas nesta terça-feira. Só no diálogo cara a cara com o candidato é que cada partido vai definir a posição e vai depender muito de como Pessoa levará essa articulação para acomodar as propostas e interesses de cada grupo.
Quem foi
Estavam presentes no encontro além de Themístocles e Wellington, o senador Marcelo Castro (MDB), o presidente do PT, Francisco Limma e Pedro Calixto representando a cúpula petista, o secretário de Governo Osmar Júnior e o presidente municipal do PC do B, Zé Carvalho, o deputado Evaldo Gomes e o vereador Fábio Dourado pelo Solidariedade e o deputado federal Flávio Nogueira e Flávio Jr, pelo Republicanos. Pelo PSDB, a favor de Kléber, é o senador do Progressistas, Ciro Nogueira, quem tem buscado conversar com os mesmos partidos em prol de uma aliança forte a favor de Kléber no segundo turno. Há partidos da base governista com bom diálogo aberto com o Palácio da Cidade. Até quarta-feira todo o cenário deve ser definido.
Jeová, Evandro, Venâncio e Aluísio: a disputa pela presidência da CMT
Por Sávia Barreto
Terminou a eleição de vereadores, começou a da presidência da Câmara Municipal. A coluna ouviu de alguns vereadores o cenário mais provável em cada contexto. Se Kléber Montezuma vencer, os tucanos vão querer remover Jeová Alencar, que é oposição, da presidência. São cotados para a função Venâncio Cardoso (da maior bancada, o PSDB), Aluísio Sampaio, do Progressistas e Evando Hidd, do PDT, o segundo mais votado.
Agora se Dr.Pessoa levar a eleição, já é dado como certo que o emedebista campeão de votos, Jeová Alencar, conseguirá manter-se à frente do Legislativo Municipal.
LEIA MAIS: Vereadores eleitos em Teresina; veja lista com resultado das eleições
Juventude do PSDB declara apoio à reeleição do vereador Evandro Hidd
Por Arimatéa Carvalho
Grande parte dos integrantes da Juventude do PSDB manifestou apoio ao vereador e candidato à reeleição Evandro Hidd (PDT). "É um candidato que já provou sua capacidade pelos trabalhos e projetos apresentados e que merece a confiança da juventude tucana", disse Danilo Mendes, integrante do movimento jovem do PSDB.
"Fico feliz pelo apoio recebido desses jovens aguerridos em lutar para nossa Teresina continuar seguindo em frente", completa Evandro Hidd.
Venâncio tem cabo eleitoral de respeito: “Minha vovozinha”
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Venâncio (PSDB) tem um cabo eleitoral de peso e respeito: sua avó Clésia, que pede voto com todo o carinho para o neto. "Reta final a gente liga para os familiares e amigos para reforçar o voto. Esta é uma liderança familiar de pesada que está em campo, minha vovozinha Clésia", comenta o vereador. Dona Clésia é mãe da deputada estadual Flora Izabel, mãe de Venâncio, e o pilar da família, além de ser conhecida pela alegria.
Venâncio deve ser o nome mais votado dentro do PSDB e, se Kleber Montezuma vencer a eleição no segundo turno, já é apontado como uma das opções do ninho tucano para a presidência da Câmara.
Patriota: 18 mil votos para vereador e um eleito no domingo, 15
Por Arimatéa Carvalho
A chapa de vereadores do Patriota deve fazer 18 mil votos em Teresina, garantindo uma vaga na Câmara de Vereadores. De quem será a vaga? Os dois nomes que a disputam são o vereador Dr. Lázaro e o maratonista Joaquim Saraiva, que tem o recorde de 14 disputas no Estado (de governador a vereador).
Com a adesão de candidatos da chapa que desistiram e apoio do presidente nacional da sigla, Adilson Barbosa, Joaquim deve levar a melhor.
PSD abre processo de infidelidade contra Júnior Macêdo em Teresina
Por Sávia Barreto
A candidata a prefeita do PSD, Simone Pereira, denunciou formalmente o candidato a vereador Júnior Macêdo por infidelidade partidária em Teresina. A direção municipal notificou ele na sexta-feira para apresentar defesa dentro do prazo. Na semana passada, Júnior fez uma grande reunião com a presença de lideranças de bairro e políticas, com direito a discurso do prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) a favor do ex-diretor de Desporto da FUNDESPI.
Veja onde candidatos a prefeito de Teresina vão votar no domingo (15)
No domingo, o candidato a prefeito pelo PT, Fábio Novo, vota no prédio da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, ao lado da igreja, às 10h.
Já o candidato Fábio Abreu, do PL, vota na Unidade Escolar Professor Odylo de Brito Ramos, no Dirceu Arcoverde I, também às 10h.
Kleber Montezuma, do PSDB, vota às 12h no Instituto Dom Barreto, no Centro de Teresina. Ele acompanhará a apuração dos votos na sede municipal do PSDB.
O candidato do MDB, Doutor Pessoa, vai votar às 8h, na Escola Municipal Professor Antilhon Ribeiro Soares, no bairro Lourival Parente.
Mário Rogério, candidato do Cidadania, vai votar na Unidade Escolar Polivalente Presidente Castelo Branco, no bairro Ilhotas.
A candidata do PSOL, Lucineide Barros, votará às 10h, na Escola Cristino Castelo Branco, no bairro Buenos Aires.
A candidata Simone Pereira, do PSD, irá votar na Escola Municipal Ministro Ruben Ludwig, no bairro Cidade Jardim, ao meio-dia.
As 10h , Lourdes Melo, candidata do PCO votará às 10h na Escola Sigefredo Pacheco, bairro Bela Vista I.
O canditato Gervásio Santos (PSTU) vai votar na Unidade Escolar Liceu Piauiense às 11h.
Pedro Laurentino, candidato da Unidade Popular votará no antigo colégio Notre Dame, rua General Lages, por volta das 07h30.
Gessy Fonseca (PSC) irá votar às 11 horas na Universidade Estadual do Piauí, no Campus Clóvis Moura.
Os candidatos Major Diego Melo (Patriota) e Fábio Sérvio (PROS) ainda não informaram o horário em que vão votar no próximo domingo dia 15.
Vinício Ferreira ganha adesão do empresário Fábio Fortes
Na reta final da campanha eleitoral, o candidato a vereador Vinício Ferreira ( Avante) ganhou uma importante adesão: o empresário Fábio Fortes, do setor de segurança privada. O Avante deve eleger dois vereadores e Vinicio é cotado para ser o primeiro da chapa.
Draga Alana aperta o passo para ficar entre os 2 primeiros no PSD
Por Arimatéa Carvalho
A chapa de vereador com maior concorrência interna é, seguramente, a do PSD. E o jovem empresário Eduardo Draga Alana desponta como um dos nomes mais fortes nessa briga que inclui desde novatos a ex-vereadores e vereadora. "Esse crescimento se deve à soma do desejo de mudança de uma sociedade com o meu desejo e vontade de trabalhar por Teresina, por uma população sem voz, sem esperança e sem perspectivas de futuro", comentou à coluna.
Eduardo Draga Alana reforçou a campanha com adesões de suplentes, candidatos que desistiram de suas campanhas, empresários e desportistas.
O PSD, que tem como candidata a prefeita a assistente social Simone Pereira, deve eleger dois vereadores, mas pode até fazer três. O empresário quer garantir sua vaga entre os dois primeiros.