Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 322 de 665Prefeito fala em tirar “couro de gente” e comerciante passa mal
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho (PSD), contratou uma banda de música, reuniu apoiadores e foi discursar na frente do comércio do casal Maria Luiza Aguiar e Terete, que apoiou o candidato opositor Eduardo Lima (MDB) na cidade este ano.
No vídeo que viralizou na cidade, o gestor diz que "meu vizinho aqui do lado, pode escutar e gravar: tirador de couro de bode aprendeu a tirar couro de gente", e cita o vice-prefeito eleito (Valter) na chapa de seu candidato, Assis Mãozinha (PSD).
O comerciante Terete passou mal diante do discurso agressivo e teve de ser socorrido. Sua esposa, Maria Luiza Aguiar, acionou a polícia horas depois, pois a banda não parava de tocar, e o ato foi finalizado com a intervenção.
A comerciante conversou com o blog, está muito abalada e já acionou um advogado. Ela explica que durante mais de 20 anos apoiou o grupo do prefeito, mas resolveu mudar e ficar com Eduardo Lima. Maria Luiza Aguiar conta que não esperava o gesto do prefeito.
"Jamais ofenderia o candidato e nem o vice, até porque na nossa cidade somos todos amigos. É triste, muito lamentável", comentou. Ela disse que somente porque decidiu trocar de lado ela e o marido receberam o ataque, mesmo após a vitória do candidato do prefeito.
Nas redes sociais, o vídeo tem provocado uma enxurrada de comentários.
Deputado conquista vitória derrotando última oligarquia do Maranhão
Por Arimatéa Carvalho
Cidade localizada a 372 km de São Luís (MA), Tuntum abriga aquela que é considerada a última oligarquia do interior do Maranhão. Aliás, abrigava. O deputado estadual e empresário Fernando Pessoa derrotou Cleomar Tema (PSB), que há 30 anos domina a política local.
Com apenas 29 anos de idade, Fernando Pessoa foi eleito prefeito pelo Solidariedade com 11.676 votos (55,14%), derrotando Dida do Tio Luiz, o último trunfo usado pela família Tema para tentar permanecer no comando do município que acabara de completar 65 anos de emancipação política.
Fernando teve que se ausentar da cidade como forma de garantir segurança física durante a campanha. Sua família e apoiadores também sofrem ameaças. Ele apostou nas estratégias de marketing para dialogar com a população de Tuntum. Para tanto, Cyntia Freitas, empresária e marqueteira experiente no Piauí e outros Estados, assumiu o propósito de mudar os rumos da campanha.
O trabalho de Cyntia e sua equipe consistiu na exploração do potencial do candidato para levar proposta à população por meio de dispositivos eletrônicos, redes sociais, dentre outras estratégias. ”Fernando é um político nato, inteligente, destemido, forte e é disciplinado. Sua equipe seguiu à risca as coordenadas e manteve-se unida em um único propósito. Eu diria que Fernando é o que chamamos de prodígio. Tem um futuro lindo pela frente e ainda vai ajudar muito o Maranhão”, diz a Cyntia Freitas.
Os padrinhos: Themístocles, Evaldo, Tiago e Pablo se destacam em THE
Por Sávia Barreto
Nessa eleição municipal há os vencedores, que conseguiram mandatos de vereador ou prefeito, e há um outro tipo de vitorioso. Estamos falando dos articuladores, ou “padrinhos”. Em Teresina, quatro nomes surpreenderam por atuarem discretamente nos bastidores apresentando resultados consistentes e elegendo seus “afilhados” políticos em Teresina. São eles o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio (MDB), o deputado estadual Pablo Santos (MDB), o superintentende do Incra, Tiago Vasconcelos (PSD) e o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade).
Themístocles Sampaio, além do sucesso em Esperantina, com a eleição da esposa Ivanária Sampaio, articulou a ida de Dr.Pessoa ao MDB e costurou uma chapa forte, com o campeão de votos, Jeová Alencar e o vereador Zé Nito, para quem fez campanha e que foi reeleito com expressiva votação. O presidente da Assembleia é reconhecido pelos pares por seu poder de articulação nos bastidores, contemplando grupos diversos e desviando de polêmicas desnecessárias.
O superintendente do Incra e presidente municipal do PSD, Tiago Vasconcelos, conseguiu articular uma chapa competitiva no PSD com nomes do segmento evangélico, empreendedores, ex-vereadores já experientes e dissidentes do grupo da Prefeitura de Teresina. O resultado disso é que o partido saiu de zero para duas vagas na capital, ultrapassando outras siglas com histórico de eleger maiores bancadas. Renato Berger, ex-tucano, foi apadrinhado por Tiago, que também contribuiu para eleger Ismael Silva e colocar Eduardo Draga Alana na primeira suplência.
Já o deputado Evaldo Gomes confirmou mais uma vez sua fama de bom articulador de chapas proporcionais, que vem desde o PTC. A disputa no Solidariedade deixou bem lembrados nas urnas nomes como Gustavo Gaioso, Fábio Dourado e Karine Barros Canabrava, mas o sucesso de fato foi a campanha da filha, a advogada Fernanda Gomes. Não apenas eleita, mas entre os três mais votados na capital. Evaldo esteve ao seu lado em toda a campanha e costurou apoios importantes à Fernanda.
Outro emedebista com perfil também discreto, Pablo Santos, teve como afilhados políticos na capital Elzuíla Calixto (PT), estreando na concorrida chapa petista; o vereador reeleito Luís André (PSL) e o novato pelo PTB, Bruno Vilarinho. Os três contaram com o apoio decisivo de Pablo.
Áudio de Teresa Britto vaza: “Medalhões esbanjaram cargos e dinheiro”
Por Sávia Barreto
Um áudio da deputada estadual Teresa Britto, presidente do PV em Teresina, direcionado aos membros do PV no grupo interno da sigla no Whatsapp, vazou no início da tarde desta terça-feira, 17, e já causou rebuliço entre os nomes citados. Na fala, a parlamentar avalia positivamente o desempenho da sigla – que reelegeu a vereadora Pollyana Rocha na capital – e termina citando outros vereadores, comparando a estrutura de cada um na disputa municipal. Na avaliação da parlamentar, o partido fez uma campanha sem máquina pública e obteve um bom resultado nas urnas.
“Tentamos fazer dois (vereadores), não foi possível dessa vez. Fomos vitoriosos, não tínhamos máquina pública, poder econômico e conseguimos manter nossa vaga na Câmara Municipal. Principalmente num cenário em que vimos gente gastando um dinheiro absurdo e medalhões como Graça Amorim e Ítalo Barros esbanjando cargos que tinham e dinheiro, buscando fazer terror mesmo na política, Zé Filho e outros mais e não conseguiram...”, disse Teresa no áudio.
Vereadores e ex-presidentes do PT são procurados para apoiar Kléber
Por Sávia Barreto
Os vereadores eleitos do PT estão sendo procurados pelo grupo de Kleber Montezuma para manifestarem apoio a ele no segundo turno em Teresina. A coluna apurou a informação com fonte petista e até ex-presidentes do PT já foram procurados pelos articuladores de Montezuma para pedir apoio ao tucano contra Dr.Pessoa. Fato curioso é que durante a reunião do governador Wellington Dias com os partidos da base na noite de segunda-feira, teve representante de partido recebendo ligação de pessoas próximas aos tucanos para agendar encontros. Vale lembrar que o primeiro turno da campanha foi marcado por muitas críticas e comparações do PSDB em relação ao Governo do Estado.
Enquanto Gessy não decide, chapa do PSC fecha apoio a Dr.Pessoa
Por Sávia Barreto
Enquanto a candidata revelação deste pleito em Teresina, Gessy Fonseca (PSC), ainda não definiu para onde vai indicar aos seus eleitores que depositem os mais de 50 mil votos obtidos no primeiro turno, a chapa proporcional do PSC bateu o martelo em apoiar o candidato do MDB em Teresina, Dr.Pessoa, no segundo turno. Como a coluna já adiantou, houve uma série conflitos internos no PSC, com candidatos reclamando de falta de estrutura para a campanha e suposto privilégio de uns em detrimento de outros. Mas isso não impediu que os candidatos da sigla fizessem campanha e abraçassem a candidatura de Gessy.
Um grupo de 20 candidatos a vereadores do PSC, além de alguns outros do Avante, PMN e PRTB, conversou com o ex-ministro João Henrique, coordenador de campanha do Dr. Pessoa, na noite desta segunda-feira, 16, e decidiu apoiar o emedebista no segundo turno. João Henrique recomendou a elaboração de um documento para formalizar o apoio, que será entregue na terça. A articulação foi feita pelo cientista político Wesley Demes, que saiu do PSL para o PSC mas optou por abrir mão da candidatura após desentendimentos internos com os rumos do partido.
Deolindo sobre apoio no 2º turno: “Vou avaliar de forma individual”
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Fábio Novo (PT) chamou os três vereadores eleitos do partido para conversar na tarde de segunda-feira, após o resultado das eleições na capital, que deixou o PT em quarto lugar. Questionado sobre a tendência do partido nesse momento: apoio a Kléber Montezuma ou a Dr.Pessoa, o vereador reeleito Deolindo Moura respondeu à coluna.
Vou ouvir os lados
“Acho que está todo mundo conversando. É jogo duro para os dois lados”. Ele deixa claro que ainda não decidiu sua posição: “Minha decisão de apoio está aberta e vou avaliar de forma individual com meu grupo”, destacou o petista, que já recebeu ligações dos dois lados.
Vereadores já reiniciam maratona de eventos com Kleber atrás de virada
Por Arimatéa Carvalho
Em um segundo turno de apenas duas semanas, os tucanos têm pressa em anular a vantagem de Dr. Pessoa (MDB) sobre o candidato a prefeito Kleber Montezuma em Teresina. Na noite de segunda-feira, o vereador reeleito Venâncio já participou de grande evento em apoio a Kleber Montezuma. Os tucanos, reeleitos ou não, já mergulharam para chegar ao dia 29 na frente de Dr. Pessoa, que terminou o primeiro turno em primeiro lugar.
ADESÃO DE LEVINO
O vereador reeleito Levino, do Republicanos, divulgou que apoiará no segundo turno o candidato tucano Kleber Montezuma em Teresina. O partido dele indicou a vice do candidato Fábio Abreu (PL), a pastora Diana. Levino foi o quarto mais votado dos 29 da capital.
Florentino surge como força no PT e deve disputar Câmara em 2022
Por Arimatéa Carvalho
O secretário de Saúde, Florentino Neto, sai das eleições de 2020 fortalecido, apesar de não ter disputado nenhum cargo eletivo. Ele comemora a vitória de muitos prefeitos e vereadores e amplia a sua liderança para além dos limites de Parnaíba. Junto com o pleito, nasce uma liderança petista regional. Aqui, Florentino com o prefeito eleito de Caxingó, Magnum Cardoso, o vereador eleito, Carlinhos Maricota, e o assessor Neris Júnior.
Em 2022, seguramente Florentino será candidato a deputado e ele tem cacife para tentar logo a Câmara. Esse caminho está sendo construído gradativamente, desde que ele abriu mão de tentar novamente disputar a Prefeitura de Parnaíba em nome de um projeto político maior. A correta gestão durante a pandemia deu um gás extra, em forma de aprovação popular.
Ao fisgar uma das 3 vagas do PP, Neto do Angelim ganha peso político
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Neto do Angelim ganhou peso nesta eleição: peso eleitoral. Mesmo disputando vaga na concorrida chapa do Progressistas, o ex-líder comunitário conseguiu uma das três cadeiras da sigla, obtendo 4.103 votos (em 2016, pela DC, ele obteve 2.262 votos).
O parlamentar atribui seu bom desempenho nas urnas ao fato de ter dado atenção às comunidades e ter destinado mais de R$ 1 milhão em emendas para o esporte, saúde e lazer. Na zona rural sul, área em que Neto ampliou o abastecimento de água, solucionando um problema histórico na região, ele teve votação expressiva, a exemplo da Chapadinha Sul.