Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 315 de 665Só falta conversar com Paulo Lopes para Jeová ter unanimidade
Por Arimatéa Carvalho
Dos 29 vereadores da Câmara de Teresina, 27 já fecharam apoio à reeleição de Jeová Alencar para mais dois anos no comando do Legislativo. Falta conversar apenas com o tucano Paulo Lopes, de primeiro mandato, mas que tem bom relacionamento com Jeová. Ou seja, o campeão de votos do MDB deve ser reconduzido por unanimidade.
De estilo calmo e dado ao diálogo, Jeová era forte mesmo que Kleber Montezuma (PSDB) tivesse vencido a eleição. Ele é também um dos nomes mais próximos do prefeito eleito da capital, Dr. Pessoa.
Bancada do PP deve ser aliada de Dr. Pessoa na Câmara de Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do PP de Teresina, vereador reeleito Aluísio Sampaio, não descartou que a bancada de três vereadores do partido siga alinhada com o futuro prefeito Dr. Pessoa (MDB). O discurso está em sintonia com o do senador Ciro Nogueira, que falou em entrevista à correspondente do Grupo Meio Norte em Brasília, Ranyelle Veloso, que Dr. Pessoa é "independente" (do Governo do PT) e pode, sim, haver essa parceria.
Além de Aluísio, Neto do Angelim e Valdemir Virgino foram reeleitos no PP (ambos já sinalizavam ficar com Pessoa).
Direita planeja se unir para eleger 1 federal e 2 estaduais em 2022
Por Arimatéa Carvalho
A direita começou a se organizar para 2022. O presidente do Patriotas, Major Diego, se reuniu com ex-candidato a vereador de Teresina pelo PSL, Daniel Pereira. "Somos oposição ao Governo Wellington Dias e já falei isso para o vereador Luís André", conta Daniel, explicando que foi visitar Diego para tentar uma aproximação e união da direita.
"A meta da direita é eleger um deputado federal e dois estaduais, pode ser no PSL, Patriotas ou outro. Vamos estar juntos", afirma, finalizando que ex-candidatos do Pros, PSC, PSL e Patriotas já estão falando em se agrupar.
Prego batido: Chapa completa de consenso na reeleição de Themístocles
Por Sávia Barreto
A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí já está definida, com nomes confirmados na manhã desta sexta-feira, 04 em documento obtido pela coluna. A chapa é de consenso, ou seja, não haverá disputa e o atual presidente, Themístocles Sampaio (MDB), será reeleito tendo como vice a deputada petista Flora Izabel. Na primeira-secretaria, espaço importante na gestão administrativa da Casa, o deputado Júlio Arcoverde, do Progressistas, ocupa o cargo.
O coronel Carlos Augusto é o segundo vice-presidente, o deputado Evaldo Gomes é o terceiro vice-presidente, e o deputado B.Sá é o quarto. Ainda há espaço para Gustavo Neiva, Franzé Silva e Oliveira Neto nas demais secretarias.
A votação, mesmo sem disputa, acontece na terça-feira, 08, para confirmação dos nomes.
Confira a lista completa da Mesa Diretora abaixo:
PL foca em novas filiações para 2022 e faz 1º balanço das eleições
Por Arimatéa Carvalho
Os três deputados estaduais, o deputado federal e o vereador eleito de Teresina pelo PL se reuniram pela primeira vez após as eleições municipais no Piauí para avaliar o desempenho do partido e planejar 2022. Estavam no encontro o presidente regional e deputado Fábio Xavier, Dr. Hélio, Coronel Carlos Augusto, o ex-candidato a prefeito de Teresina e deputado federal Fábio Abreu e o vereador eleito Leonardo Eulálio.
Eles concordaram que é preciso reforçar o partido para 2022 com boas filiações, pois as eleições serão duras para os legislativos. "Tivemos quase 100 mil votos para prefeito em todo o Piauí (eleitos e não eleitos) e 80 mil para vereadores", comentou Coronel Carlos Augusto. Sete prefeitos foram eleitos (em 2016 foram também sete).
GRANDE DESAFIO
O deputado Coronel Carlos Augusto comenta que é preciso promover filiações para montar chapas competitivas. "Temos de dar oportunidade, inclusive, para pessoas de fora da política, lembrando que o PL é um partido de centro muito aberto", ponderou.
Fábio Novo inaugura decoração natalina no Centro de Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fábio Novo (PT), que reassumiu esta semana como secretário estadual de Cultura, inaugurou na noite de quinta-feira (3) a decoração natalina do Centro da capital, que compreende o Palácio de Karnak, a Avenida Antonino Freire, a Praça Pedro II e seu entorno. "Ah, também vai ter programação cultural realizada por meio de lives", comentou.
Bancada do DEM fecha com Jeová; apoia a Pessoa ainda está em aberto
Por Arimatéa Carvalho
O vereador eleito Markim Costa afirmou ao blog que a bancada de dois parlamentares do DEM (ele e Capitão Roberval Queiroz) decidiram votar em Jeová Alencar (MDB) para a presidência da Câmara de Teresina. Jeová caminha para ser reeleito com a quase totalidade dos 29 parlamentares.
Sobre apoiar a gestão de Dr. Pessoa (MDB) ou ficar na oposição, Markim Costa falou que a bancada ainda vai se reunir com o presidente do partido, ex-vereador Ronney Lustosa, para tratar do assunto, mas em consenso. "Vamos fortalecer nosso partido", comenta.
Ligado à deputada estadual Lucy (PP), primeira-dama da capital, ele avisa: "Minha deputada é Lucy e conversarei com ela a respeito".
Gracinha pode ser candidata a deputada federal pelo Progressistas
Por Arimatéa Carvalho
Já certo que será candidata a deputada federal em 2022, a secretária municipal Gracinha Moraes Souza pode disputar a vaga pelo Progressistas do senador Ciro Nogueira, que a convidou e botou pilha para que ela encare a parada. No entorno da gestora, a pré-candidatura já é comemorada e ela própria está empolgada.
A escolha do PP, ao invés do partido do pai dela, o prefeito reeleito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), seria por um motivo prático: o DEM precisaria montar uma chapa muito competitiva para conquistar uma das 10 vagas do Piauí na Câmara, enquanto no PP ela teria mais chances.
Purgatório x céu: quem fará oposição a Dr.Pessoa na Câmara de Teresina
Por Sávia Barreto
A coluna ouviu nos bastidores vereadores de ambos os lados e atualiza a lista de quem deve apoiar quem na nova composição da Câmara de Vereadores em 2021. A questão se resume a dois momentos políticos: o primeiro, quando a oposição - formada por vereadores que apoiaram Kléber Montezuma (PSDB) - será mais numerosa. E o segundo momento, quando aos poucos os oposicionistas tendem a aderir à gestão emedebista (isso, naturalmente, a depender da popularidade e das medidas tomadas por Dr.Pessoa como prefeito de Teresina).
Purgatório e céu
Resumindo: “Primeiro, o purgatório (ficar na oposição). Depois, o céu (ir pra situação)”, sintetizou um profundo conhecedor de como funciona a Câmara. Um exemplo de quem não esperou o ano começar para se posicionar foi o do vereador Levino (Republicanos), que no primeiro turno apoiou Fábio Abreu, seguindo a direção da sigla, que indicou a vice do deputado federal do PL. No segundo turno, Levino ficou com Kléber Montezuma e já informou à coluna que agora está firme com Pessoa. “Eleição passou, é um novo tempo e vamos dar esse apoio ao Dr.Pessoa, que é um cidadão de bem”, pontuou Levino.
Início do ano x Final do ano
Quem vai começar o ano com os pés fincados na oposição, segundo apuração da coluna: Evandro Hidd (PDT), Enzo Samuel (PDT), Alan Brandão (PDT), Gustavo de Carvalho (PSDB), Paulo Lopes (PSDB), Edson Melo (PSDB), Aluísio Sampaio (Progressistas), Luís André (PSL), Teresinha Medeiros (PSL), Venâncio Cardoso (PSDB), Pollyana Rocha (PV), Markim Costa (DEM) e Roberval Queiroz (DEM). Já quem vai terminar o ano na oposição... ainda não é possível cravar. Ou, como costuma dizer o prefeito eleito Dr.Pessoa: “Vai depender das conversações”.
No Piauí, Onyx destaca trabalho do Incra e de Tiago com agricultores
Por Sávia Barreto
O superintendente do Incra no Piauí, Tiago Vasconcelos, destacou a assinatura do termo de adesão de repasses federais para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) feita nessa quinta-feira, 03, pelo ministro Onyx Lorenzoni, presente em solenidade na capital piauiense. Serão mais de 3 mil agricultores familiares locais beneficiados e cerca de 328 mil pessoais que se encontram em situação de vulnerabilidade social, com um repasse de mais de R$ 2.8 milhões e as doações de 8.3 mil toneladas de alimentos.
Agradecimento ao presidente
"A política do Governo Federal e da nossa gestão é contribuir para melhorar, cada vez mais, a qualidade de vida das pessoas. Fico orgulhoso por decisões tão acertadas realizadas pelo nosso Governo e, em especial, pelo nosso presidente Jair Bolsonaro", agradeceu Tiago, que foi lembrado por Onyx no discurso. O ministro elogiou o trabalho de Tiago à frente da superintendência.
Vai vir mais
No Assentamento Santana Nossa Esperança, na zona rural de Teresina, Tiago fez a assinatura de crédito subsidiado de R$6,4 mil para fomentar a produção de alimentos da região. Ao todo, 66 famílias foram beneficiadas nesta etapa e em breve terão novos repasses.