Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 314 de 665O foco de Arnaldo Ribeiro na Comunicação de Dr.Pessoa: “Simplificar”
Por Sávia Barreto
Confirmado como futuro secretário municipal de Comunicação de Teresina, o jornalista Arnaldo Ribeiro conversou com a coluna e destacou que iria se reunir à tarde com o prefeito eleito, Dr.Pessoa, para tratar das diretrizes da nova gestão na pasta. Formado em Letras e professor de Português com quase 30 anos de experiência, Arnaldo estava na TV Antena 10 no momento da conversa com a coluna, de onde iria acertar seu desligamento após confirmar o convite feito por Dr.Pessoa a ele.
Simplificando
Arnaldo também tem experiência na gestão pública, pois já foi secretário de Comunicação nas cidades de Campo Maior e Altos, além de ter chefiado a assessoria de comunicação de diversas prefeituras. “Espero uma convivência harmoniosa com todos os meios, portais, rádios comunitárias, grandes meios... Nossa ideia é fazer uma comunicação popular, com o intuito de facilitar o entendimento, sendo realmente uma comunicação social”, frisou o novo secretário.
Ronney sobre DEM e Dr.Pessoa: “Posição de liberdade e vigilância”
Por Sávia Barreto
“O DEM não tem intenção de fazer oposição sistemática ao prefeito eleito. As ações que o prefeito tomar vamos apoiar ou criticar de acordo com o que ele fizer, é uma posição de liberdade e vigilância”, destacou à coluna o presidente do Democratas no Piauí, Ronney Lustosa, a respeito do direcionamento do partido, que elegeu dois vereadores, na Câmara de Teresina. O DEM compôs com o prefeito Firmino Filho e o candidato Kléber Montezuma (PSDB) e é aliado histórico dos tucanos. Há dúvidas se os vereadores eleitos irão compor em alguma momento a base de Pessoa no Legislativo.
Oposição, vírgula
“Não conversamos com o prefeito ainda, não sabemos o que ele está pensando e ainda nem nos reunimos. Somos a verdadeira oposição no Piauí, mas temos agora pessoas que representam o partido”, ponderou Ronney, lembrando que a sigla saiu maior dessas eleições e precisa ponderar o desejo dos filiados. Ou seja, não se coloca automaticamente na oposição a Dr.Pessoa.
Em quarentena, Themístocles será reeleito terça; Júlio chega de SP
Por Arimatéa Carvalho
Na ausência do deputado Themístocles Filho (MDB), o vice-presidente da Assembleia vai assumir a função e conduzir os trabalhos na Casa. O blog conversou com o deputado Júlio Arcoverde (Progressistas) e ele está em São Paulo, mas contou que chega ainda no domingo (6) a Teresina.
Em nota, a Assembleia explicou que como um dos três testes feitos pelo presidente deu positivo, por precaução e para manter as medidas determinadas pelos protocolos de saúde ele seguirá em quarentena. Estão sendo feitos exames de monitoramento.
"Mesmo com o afastamento do deputado para cumprir a quarentena, a agenda de funcionamento da Assembleia Legislativa do Piauí está mantida com a reunião conjunta das comissões confirmada para esta segunda-feira (7) e a eleição da Mesa Diretora para a terça-feira (8), bem como as votações em plenário de todas as matérias de interesse do Piauí e que já tenham sido aprovadas nas comissões", diz a nota.
Na terça-feira, dia 8, Themístocles será reeleito de forma consensual para continuar presidindo a Casa. A vice-presidente será a deputada estadual Flora Izabel (PT) e Júlio vai ser primeiro-secretário da Mesa Diretora.
Themístocles testa positivo para Covid-19 e está em SP fazendo exames
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio (MDB), fez três testes para Covid-19 e um deles deu positivo para a doença provocada pelo novo coronavírus. Ele não tem sintomas.
Preventivamente, o deputado foi a São Paulo para fazer exames completos e confirmou ou descartar a doença. Themístocles vai completar 63 anos de idade no dia 30 de dezembro. Ele sempre tomou todos os cuidados para se prevenir contra a doença, inclusive face shield.
Na noite de domingo (6), o presidente da Alepi está em hospital particular fazendo uma bateria de exames para saber sua real situação.
Mais nomes do secretariado e bastidores da futura gestão de Dr.Pessoa
Por Sávia Barreto
A definição de parte do secretariado de Dr.Pessoa deixa claro dois pontos: o prefeito eleito da capital manterá controle sobre as principais áreas da gestão, com indicações suas, e contemplará mais os grupos políticos que o ajudaram na campanha do que, necessariamente, os partidos. O caso do PT, em específico, já gera alguma especulação, pois a sigla tem três vereadores eleitos, fora os deputados e demais parlamentares que apoiaram Pessoa na campanha em Teresina. Ainda não há definição sobre que espaço caberá à legenda.
Cada um no seu quadrado
Das novidades apuradas pela coluna está a de que o vereador Joaquim do Arroz pode assumir um espaço na gestão, além do vereador Zé Nito, o que abre caminho para mais suplentes do MDB acomodados na Câmara de Teresina. Uma das possibilidades é que a SDU Leste fique com James Guerra e a Sudeste com Zé Nito. O escritório de Teresina em Brasília seria indicação do deputado federal Marcos Aurélio e a Semel seria da cota do PSD, com o retorno provável de Renato Berger à função (o que também abre vaga para um suplente da legenda).
Sai todo mundo
A Fundação Wall Ferraz pode virar secretaria e ficar sob comando de Gessy Fonseca, numa parceria com o PTB de João Vicente Claudino. Aos comissionados da gestão tucana, não é demais lembrar que sairá na virada da gestão um decreto – conhecido nos bastidores como “decretão” - tirando todos que são indicações do PSDB. O secretariado final, com segundo e terceiro escalão, será montado e divulgado até o dia 26 de dezembro.
Não basta querer
Muita gente quer aderir a Dr.Pessoa, mas tem que saber se o prefeito eleito quer, alerta aliado do emedebista ouvido pela coluna. Segundo esse político, há muitos vereadores e candidatos que “engrossaram o pescoço” nas críticas ao prefeito eleito durante a campanha e na defesa de Kléber Montezuma. Dessa forma, é necessário aguardar quem Pessoa vai querer acolher.
Mádison, Rafael e Leonardo Sobral recebem títulos de cidadania
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB), o diretor-presidente do Idepi, Leonardo Sobral, e o secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, receberam no final de seman título de cidadania em Monsenhor Gil. A proposição foi do vereador Flávio Henrique. Um ônibus escolar e um caminhão foram entregues à cidade no mesmo dia. Eles são frutos de emendas dos deputados federais Fábio Abreu (PL) e Rejane Dias (PT).
Ex-ministro quer mobilização da sociedade por estátua de Alberto
Por Arimatéa Carvalho
O ex-ministro da Defesa e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, está indignado com a recomendação do Ministério Público do Piauí de demolir a estátua do ex-governador Alberto Silva do canteiro da Avenida Frei Serafim. Em áudio enviado a Paulo Silva, filho de Alberto, ele pede a mobilização da sociedade piauiense para evitar o ato.
Aldo Rebelo está impressionado com a falta de atitude dos poderes públicos do Piauí. Ele lembra que o Alberto Silva é um nome nacional, conselheiro da República. Um homem do Piauí para o Brasil.
Rede Meio Norte · Ex-ministro quer mobilização da sociedade por estátua de Alberto
Para Aldo, deixar de se posicionar de maneira contundente será aceitar uma submissão que diminui a história do Piauí. O ex-ministro critica a atitude da promotora de Justiça que quer a demolição. A escultura foi colocada pela Prefeitura de Teresina e ainda não foi inaugurada.
Morre o diretor da Fundação Antares Humberto Coelho por Covid-19
Por Ari Carvalho
Depois de mais de 40 dias internado, morreu por complicações da Covid-19, o diretor da Fundação Antares, padre e jornalista Humberto Coelho. Ainda esperançosos, amigos e familiares realizaram uma corrente de oração pelo restabelecimento de sua saúde por volta das 18 horas de hoje. No entanto, infelizmente uma hora depois ele viria a falecer, na noite deste sábado (05).
Humberto estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Prontomed, em Teresina. O deputado estadual João de Deus, do PT, amigo de Humberto, lamentou a morte do jornalista. Foi João de Deus quem indicou Humberto para presidir a Fundação Antares e foi Humberto que coordenou a campanha do deputado em 2018 na capital.
Humberto tinha 60 anos de idade e era cuidadoso com sua saúde, por isso, o agravamento de sua doença foi surpresa para muitos conhecidos. O Blog lamenta o falecimento do jornalista e se solidariza com os familiares neste momento de luto.
O Governador Wellington Dias usou suas redes sociais para prestar suas homenagens à Humberto Coelho. “Uma pessoa singular, um profissional de confiança, uma alma iluminada. Ele era atualmente o presidente da Fundação Antares, tinha minha inteira confiança e era adorado pelos colegas”, disse o líder estadual, em texto publicado em sua conta oficial no Instagram. “Só me resta pedir que guardem as melhores lembranças. Ele nos deixou hoje, mas a sua voz serena, os seus gestos calmos e a sua presença acolhedora estarão pra sempre em nossos corações. Humberto Coelho, presente!”, completou.
Governo do Piauí decreta luto oficial de 3 dias
Em nota, o Governo do Piauí lamentou o falecimento de Humberto Coelho e decretou luto oficial de três dias em respeito à memória do jornalista. “O Governo do Estado do Piauí lamenta profundamente o falecimento do jornalista e presidente da Fundação Antares, Humberto Coelho, ocorrido neste sábado (5). O governador Wellington Dias decretou luto oficial de três dias em respeito à memória do jornalista. Humberto Coelho sempre foi atuante nos movimentos sociais e era uma referência na luta pela democratização da comunicação. Neste momento de dor, em nome dos piauienses, o Governo do Piauí se solidariza com os familiares e amigos de Humberto Coelho”, diz a nota.
O perfil no Instagram da TV Antares também divulgou uma nota informando e lamentando a morte do diretor Humberto Coelho. “Estamos de luto! É com imenso pesar que a Fundação Antares comunica o falecimento de nosso presidente, Humberto Coelho Silva. Neste momento de dor, prestamos os mais sinceros sentimentos de solidariedade à família, amigos e companheiros de caminhada”, diz a postagem.
Secretários de Saúde alertam: não se pode descartar nenhuma vacina
Por Arimatéa Carvalho
Os secretários estaduais e municipais de Saúde do Brasil divulgaram nota conjunta no sábado (5) alertando que o Ministério da Saúde não deve descartar nenhuma vacina contra a Covid-19, uma vez confirmadas sua eficácia e segurança. Aquelas que já vem sendo testadas no Brasil precisam ter prioridade.
Eles lembram que o aumento dos casos de Covid-19 no mundo e no Brasil requer que toda a população brasileira seja vacinada o mais breve possível.
O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, que participou da definição da nota, comentou ao blog que os gestores estaduais discutiram a necessidade de divulgação do texto e depois ele foi endossado pelas secretarias municipais. Os secretários explicam que é necessário que o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde assuma a coordenação nacional da avaliação das vacinas, compra os insumos, elaboração da logística e definição de grupos prioritários para receber as doses. Os gestores temem que a adoção de diferentes cronogramas prejudique as populações dos Estados.
Novo secretariado: Nouga na Educação e Arnaldo Ribeiro na Comunicação
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito eleito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), está convidando nomes para o secretariado. Os secretários de Pessoa já definidos seriam, segundo o blog apurou, os seguinte:
Governo - o ex-deputado Adolfo Nunes
Planejamento - o ex-ministro João Henrique
Finanças - o vice-prefeito eleito Robert Rios
Administração - o ex-secretário Admilson Brasil (pode mudar)
Comunicação - apresentador Arnaldo Ribeiro
Educação - reitor Nouga Cardoso (Uespi)
Saúde - o diretor do Hospital Getúlio Vargas, Gilberto Albuquerque
SDU Leste ou Sudeste - o vereador Zé Nito
As novidades são o apresentador Arnaldo Ribeiro e o reitor Nouga. O primeiro tem a seu favor o bom relacionamento com o restante da mídia e o professor larga experiência educacional. Arnaldo ficou de dar a resposta na próxima semana.