Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 294 de 665Anamelka deve se filiar na próxima semana ao Solidariedade
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que a delegada Anamelka Cadena deve se filiar ao Solidariedade na próxima semana. Ela deixa o PL, partido ao qual disputou as eleições municipais em 2020. O anúncio oficial da filiação deve ser comandado pelo deputado estadual Evaldo Gomes, que tem focado em costurar uma chapa competitiva da sigla para 2022, seja para deputado estadual, seja para federal. Ele tentou levar do PL o deputado federal Fábio Abreu, que preferiu permanecer na sigla por enquanto.
Nos bastidores, comenta-se que a delegada deve disputar uma cadeira de deputada estadual. Ela tem forte popularidade nas redes sociais e atua na defesa das mulheres contra a violência. No PL, a reclamação dos candidatos a vereador foi da pouca estrutura de campanha oferecida pela direção da sigla. Essa seria a motivação da mudança de partido.
Infraestrutura: Idepi realiza obras com emendas de Franzé Silva
O diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral, e o deputado Franzé Silva reuniram-se nesta quinta-feira (21) para tratar sobre obras de infraestrutura e mobilidade urbana que estão sendo realizadas em vários municípios piauienses com recursos de emenda parlamentar.
“Tratamos sobre obras nos municípios de Valença, Monte Alegre, Água Branca, Novo Oriente, Riacho Frio e Lagoa Alegre. O IDEPI já está com um cronograma de finalização das mesmas e, em breve, a população dessas cidades poderá usufruir de todos os benefícios que elas proporcionam”, destacou Franzé Silva, ressaltando o compromisso do órgão na condução dos trabalhos.
“O municipalismo é a nossa bandeira e sabemos que os benefícios proporcionados por estas obras à população vão além do aspecto urbano. Elas melhoram, significativamente, a qualidade de vida das pessoas e isto também impacta positivamente no desenvolvimento econômico e social das cidades”, pontua Leonardo Sobral.
Vinício Ferreira reforça: “quero ficar na Câmara”
Por Arimatea Carvalho
O vereador Vinício Ferreira, do Avante, permanecerá na Câmara dos Vereadores de Teresina e não irá para a secretaria de Defesa Civil, caso seja criada. O vereador está engajado em legislar e, além disso, é auditor do DNIT. A possível ida para uma secretaria o afastaria do órgão, o que não é de seu interesse. Vinício Ferreira pretende focar na educação em seu mandato na CMT.
Avenida Raul Lopes deve ser interditada sábado e domingo para carros
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Venâncio Cardoso (PSDB) entregou para o líder do prefeito Dr. Pessoa na Câmara, Renato Berger (PSD), um pedido junto a Semel para a interdição de uma das faixas da Avenida Raul Lopes, na zona leste de Teresina, para a prática de esportes aos fins de semana. A proposta é fechar aos sábados e domingos, das 16h30 às 20h30.
AGORA É COM A SEMEL
“A gente sabe que tem crescido muito o número de ciclistas, de corredores que usam o local para praticar esportes com suas famílias. Aquele fluxo de carros torna o local perigoso", explicou Venâncio a Berger. O líder do prefeito se somou ao tucano no pedido e vai repassar à Semel, ocupada pelo colega de PSD Eduardo Draga Alana.
Abreu se reúne com ministra e estações de tempo serão recuperadas
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu (PL) apresentou à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o problema da inoperância de metade das estações climatológicas automáticas do Piauí. Das 30 existentes no Estado, 15 não estão funcionando.
A audiência aconteceu de forma virtual e também contou com a participação do diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Miguel Ivan Lacerda. A situação impede a geração de dados sobre chuvas, ventos, umidade, temperatura e pressão, afetando diversas áreas.
"A agricultura é bastante prejudicada, além das Defesas Civis que precisam dessas informações tanto para atuar em casos de alagamentos como também em incêndios", informou o parlamentar. A reunião foi marcada após o pesquisador e professor da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa, apresentar uma denúncia oficial ao deputado.
"Esse problema se arrasta há anos e é resultado da falta de manuntenção em equipamentos, panes elétricas e outros fatores. Sem as informações reais, os computadores generalizam dados prejudicando também o sistema de previsão do tempo. Então, o problema vai mais longe porque teremos, por exemplo, previsões falhas de estiagem em regiões produtivas e isso afeta investimentos nas regiões", detalhou.
A ministra Tereza Cristina afirmou já ter conhecimento da situação e disse que esse não é um problema isolado do Piauí, mas sugeriu um convênio entre Governo Federal e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para solucionar a situação. "Após firmamos o convênio viabilizamos a forma de enviar os recursos para esse serviço de manuntenção", disse.
O diretor do Inmet, Miguel Lacerda, também anunciou o envio imediato de baterias para recuperar imediatamente o funcionamento de cinco estações. "Podemos capacitar profissionais da Uespi aqui no órgão para que eles realizem esse trabalho e em breve estaremos recuperando todas as estações", acrescentou.
A partir de agora, o deputado Fábio Abreu e o professor Werton Costa vão oficializar junto à Uespi a proposta de convênio.
Vereadores se reúnem e Jeová é bombeiro de queixas sobre espaço na PMT
Por Sávia Barreto
A coluna flagrou uma reunião discreta entre o presidente da Câmara de Teresina, vereador Jeová Alencar, o líder do prefeito, Renato Berger, e os demais vereadores da Casa. Na pauta, um recado do prefeito Dr.Pessoa: não tem resistência a nenhum nome. Foi sondado quem fica na base e quem será oposição (oficialmente, só o PDT de Evandro Hidd se coloca assim). Por outro lado, um recado dos vereadores a Pessoa: a gestão teve pouco tempo pra fazer muito, mas muito tempo pra não ter uma definição mínima de espaço. Jeová Alencar tem sido o bombeiro desse fogo.
Três deputados devem mudar de sigla e ir para o PT; Elisângela é uma
Por Sávia Barreto
Pelo menos três deputados com mandato devem deixar suas siglas para se filiar ao PT na disputa de 2022. Não chega nem a ser uma questão de afinidade ideológica, é apenas matemática e lógica eleitoral, já que as chapas precisão ser formadas sem coligação. O PT deve lançar 45 nomes e as conversas começam desde já, só que ocorrem em sigilo para evitar mal estar nos atuais partidos dos políticos. Um dos articuladores da chapa do PT é João Pereira, que cuida da parte institucional da sigla.
Elisângela é o nome
A coluna apurou que um dos parlamentares a mudar de legenda é a deputada Elisângela Moura, do PC do B, que é suplente, mas está no exercício do mandato. O problema é que o PC do B não conseguiu eleger vereador na capital e há a preocupação de que possa não ter nenhum deputado eleito em 2022.
Gessy se reúne com Tiago Vasconcelos e Georgiano e pode ir para PSD
Por Sávia Barreto
O PSD quer Gessy Fonseca na sigla e as conversas estão indo de vento em popa. Prova disso foi um encontro da secretária municipal de Economia Solidária com o presidente municipal do PSD na capital e superintendente do Incra, Tiago Vasconcelos, e o deputado estadual Georgiano Neto. Na pauta, primeiro a parte institucional, com projetos de empreendedorismo sendo debatidos. E, segundo, a questão política. Gessy foi convidada para ingressar na chapa, que está montando uma forte estratégia, articulada por Tiago e Georgiano, para 2022. Deve ser candidata a deputada federal. Ela ficou de avaliar, mas vale lembrar que em 2020 ela esteve perto de se filiar ao PSD antes de se decidir pelo PSC.
Estádio de Amarante começará a ser construído; obra custa R$ 720 mil
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Oliveira Neto (Cidadania) e o presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz, anunciaram ao lado do prefeito de Amarante, Diego Teixeira (PP), a assinatura da ordem de execução para a construção do estádio de futebol do município.
"A obra vai custar R$ 720.530,13 e os recursos são oriundos de emenda do deputado estadual Oliveira Neto. O prazo para execução da obra é de 120 dias", explica Clemilton Queiroz. "Quero agradecer essa parceria entre o Governo do Estado, através da Fundespi, com nossa gestão em Amarante", falou o prefeito Diego Teixeira.
"Nosso grupo político tem compromisso com Amarante. Essa parceria com nosso presidente Clemilton Queiroz e o prefeito Diego é importante, além, é claro, do governador Wellington Dias", finalizou o parlamentar.
Prefeito de Altos visita IDEPI para tratar sobre projetos
O diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral, recebeu a visita do prefeito de Altos, Maxwell Pires, e do deputado Zé Santana para tratar sobre a elaboração de projetos e obras a serem executadas pelo IDEPI no município. “O IDEPI é parceiro de todos os municípios e tem um papel social que vai além da execução de obras. Essa responsabilidade está nos benefícios, na melhoria da qualidade de vida que estas obras proporcionam à população e no desenvolvimento econômico e social das cidades”, diz Leonardo Sobral.
Para o prefeito Maxwell Pires, que está no seu primeiro mandato, a visita foi positiva e fortalece o início de uma gestão que está trabalhando para levar melhorias para todo o município de Altos”, disse.
O deputado Zé Santana também participou da reunião e destacou a visita como “um importante início de ano e de nova gestão, especialmente pela receptividade do governo do Estado e do IDEPI, uma solicitação nossa prontamente atendida”, disse.