Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 293 de 665Mais 15 doentes chegam a Teresina no domingo; venezuelano não embarcou
Por Arimatéa Carvalho
O HU da UFPI informou que vai receber mais 15 pacientes de Manaus no domingo. A previsão de saída da capital amazonense é no sábado às 20h (21h em Teresina). A chegada ao Piauí deve ser já na madrugada de domingo. Os 15 pacientes têm a companhia de uma equipe médica com 6 profissionais.
VENEZUELANO FICOU
Dos 9 pacientes que já tinham vindo com Covid-19, cinco tiveram alta e saíram elogiando o alto nível do atendimento. O HU é conduzido pelo cardiologista Paulo Márcio, um dos mais brilhantes profissionais do Estado.
A propósito, o paciente venezuelano que teve alta não conseguiu embarcar para Manaus na sexta-feira (22) por falta de documentação. A Sesapi informou através de nota que ele embarca no sábado (23). Por enquanto, está hospedado em hotel da capital, sob cuidados da Secretaria.
Flora denuncia que escolas estão exigindo até material de expediente
Por Arimatéa Carvalho
A deputada estadual Flora Izabel (PT), autora da lei sobre material escolar no Piauí, afirmou que espera que o Procon amplie a fiscalização das listas de material exigidas pelas escolas particulares, já que está havendo a denúncia relacionada à exigência de itens indevidos. Ela ressaltou que neste momento de pandemia, as famílias estão enfrentando dificuldades financeiras e que não podem arcar com materiais além do que é devido.
LISTA VETADA
De acordo com a lei 5.871, de 20 de julho de 2009, aprovada pela deputada Flora, estão proibidos na lista itens de limpeza, de higiene, de expediente e outros que não fazem parte do uso individual do aluno e que não se vinculem diretamente às atividades escolares.
Franzé diz que emedebistas estão sendo pautados pela oposição
Por Sávia Barreto
O senador Marcelo Castro (MDB) tem reafirmado, publicamente e em conversas políticas, que considera “improvável” que o PT tenha dois nomes na chapa majoritária de 2022. Isso significa um recado muito claro ao governador Wellington Dias, que pode ser candidato ao Senado no próximo pleito, e cujo partido tem um virtual pré-candidato ao Governo, o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles. Castro também é tido como pré-candidato ao comando do Palácio de Karnak, o que repete a disputa interna PT versus MDB para saber quem vai encabeçar a chapa.
A coluna procurou o deputado Franzé Silva (PT), para repercutir a fala de Marcelo Castro. “O senador é uma pessoa muito querida e respeitada dentro do Partido dos Trabalhadores. Avalio que alguns Mdebistas, Ptistas e outros políticos experientes da base aliada começam a ser pautados pela oposição. Essa disputa está vindo de fora pra dentro e começamos a incluir na nossa agenda um tema que pode enfraquecer nossa maior fortaleza, que é a unidade da base aliada”, elencou Franzé.
Foi difícil, mas deu certo
Para o deputado, já está sendo demonstrada essa unidade na Assembleia Legislativa e na difícil convivência nessas eleições municipais, onde não houve acirramentos ou agressões entre MDB e PT, apesar da dificuldade que é o cenário de uma disputa local: “Vou trabalhar pra manter essa unidade da base do governo porque acredito que temos conduzido bem o destino dos piauienses, com um Estado crescendo acima da média dos outros Estados Nordestinos mesmo numa crise como a que atualmente atravessamos”, completou Franzé.
Calma aí
Franzé Silva é taxativo: “No início de 2022 veremos o nome mais forte e que mais agrega pra ganhar as eleições e não deixar o Piauí retroceder. Rafael tem nosso apoio dentro do PT e o senador Marcelo Castro tem o apoio dentro do MDB. São dois nomes com perspectivas de serem imbatíveis, desde que estejamos juntos. Não iremos entrar no jogo da oposição que quer o racha prematuro tentando fomentar a divisão. Seguiremos juntos”.
Pulga atrás da orelha
No subtexto da fala de Marcelo, leia-se a mensagem que o MDB, o PSD e outras siglas da base passam: a definição do candidato da base deve ter critérios estabelecidos desde já, para que as legendas que estão do lado do governo possam optar por um novo caminho com uma alguma margem de manobra antes de 2022. Ou seja, conversar e até mesmo fechar apoio ao grupo de oposição, hoje liderado pelo Progressistas. Já o Governo também passa sua posição de forma clara com a resposta de Franzé: tudo tem seu tempo - e não será agora que nada vai ser resolvido.
Elisângela Moura avisa sobre 2022: “Vou ficar no PC do B”
Por Sávia Barreto
A suplente de deputada estadual, que atualmente ocupa o mandato, Elisângela Moura, destaca à coluna que seguirá no PC do B em 2022, negando assim a informação que circula nos bastidores do PT de que ela poderá se filiar à sigla buscando maior viabilidade eleitoral. “Em relação às eleições de 2022 estou pessoalmente empenhada, junto com a direção estadual do PCdoB, na construção de nossa chapa própria para a Assembleia Legislativa e também para a Câmara Federal, orientação do Comitê Central do PCdoB, inclusive, temos dialogado com outras agremiações e também com lideranças políticas da capital e do interior. Esse é o nosso caminho”, frisou.
Com os justos
A parlamentar destaca ainda que as eleições de 2022 serão discutidas como um projeto de “pais democrático, soberano e justo, e o faremos com os partidos e forças políticas comprometidas com essas ideias”, completou Elisângela, que tem representatividade no setor de agricultura familiar e atua politicamente nessa área.
Allisson Bacelar em homenagem ao processo de independência do Piauí
Por Sávia Barreto
O secretário estadual de Comunicação, Allisson Bacelar, participou das solenidades em comemoração de uma das datas do processo de independência do Piauí. “Sim ‘processo’porque a nossa independência não se resume em uma data, mas momentos históricos diferentes, contudo interligados. Rememoramos o dia 22 de janeiro, em Piracuruca; o dia 24 de janeiro, em Oeiras e o 13 de março, em Campo Maior, com a Batalha do Jenipapo”, explicou o jornalista, que também participou com uma comitiva de deputados e secretários da visita a obras de mobilidade realizadas pelo Governo na cidade.
Pessoas com deficiência são incluídas em prioridade da vacina no PI
Por Arimatéa Carvalho
O Piauí é o primeiro estado brasileiro a incluir pessoas com deficiência nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19. A lei é do deputado Franzé Silva (PT), já sancionada pelo governador Wellington Dias, e entrará em prática na próxima etapa de vacinação, que deve ocorrer já na seman que vem.
Na noite de sexta-feira (22), Franzé se reuniu com o secretário de Saúde, Florentino Neto, deputada federal Rejane Dias (PT), secretário Mauro Eduardo (Seid), representantes da OAB, Ministério Público e Conede para traçar a logística do novo calendário. "Montamos uma equipe que vai traçar as diretrizes de regulamentação da lei de nossa autoria para atender essa demanda, obedecendo os critérios de vulnerabilidade em cada caso", explicou.
THE: Dr. Pessoa não vai mais criar a Secretaria Municipal de Segurança
Por Sávia Barreto
A coluna repercutiu a fala do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, para a imprensa na manhã desta sexta-feira, 22 de janeiro, em que o gestor afirma que não vai mais criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública que foi uma plataforma sua durante a campanha a qual seria destinada a ser ocupada pelo Coronel Nixon Frota, que hoje está na Guarda Municipal.
O prefeito alegou que o momento de crise que o país está vivendo dificulta a criação da pasta. Por conta disso, o foco é qualificar a Guarda Civil Municipal.
Procurado pelo blog, o coronel afirma que vai continuar no comando da Guarda Municipal de Teresina. “Estou focado em melhorar a guarda. Sobre criação de Secretaria, é atribuição do prefeito, não somos nós que escolhemos”, afirmou.
Vereador de Timon da linha de frente se emociona ao ser vacinado
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Dr. Torquato Neto foi o primeiro parlamentar da Câmara Municipal de Timon a receber a primeira dose da vacina de imunização contra a covid-19. O médico foi um dos primeiros beneficiados por estar na linha de frente, atuando na UPA do município.
Em relato através de suas redes sociais, o médico confessou estar emocionado com o avançar da ciência. “Esse é um momento de muita emoção. Com muita felicidade recebi a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Como profissional da linha de frente, ressalto a importância da imunização de médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde que estão envolvidos nessas batalha contra o vírus. Com os profissionais imunizados é possível criar uma barreira de contágio, diminuindo gradativamente os casos”, disse.
O médico avalia a necessidade de vacinar toda a população o quanto antes.
Portal de Cuiabá vem conhecer Metrô de Teresina; MT tenta implantar
Por Arimatéa Carvalho
A diretoria do Metrô de Teresina recebeu na quinta-feira uma equipe de reportagem do portal Isso É Notícia, de Cuiabá (MT), que veio conhecer o sistema na capital. Cuiabá tem um projeto ainda não concluído de Veículo Leve sob Trilhos (VLT) de 22 quilômetros que está ameaçado por uma decisão do governo local de mudar o projeto para BRT.
A equipe, liderada pelo jornalista Alexandre Aprá, ficou impressionado com a qualidade e a tarifa de apenas R$ 1,00. Lá, a tarifa do ônibus é de R$ 4,10. A diretora-presidente do Metrô, Josiene Marques, explicou o funcionamento e falou da retomada das viagens após o período de quarentena.
Roncallinho cobra recapeamento da avenida Maranhão
Por Sávia Barreto
O futuro superintendente da SDU Centro, o suplente de vereador Roncallinho, solicitou junto a Semduh o recapeamento da avenida Maranhão, no trecho em frente ao Troca-Troca. Ele recebeu o retorno positivo e a obra deve sair na semana que vem.
Falando em Roncallinho, a previsão é que a divisão da SDU Centro-Norte já saia na primeira semana de fevereiro e tudo está alinhado para a votação do projeto de reforma na Câmara Municipal.