Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 281 de 665MDB se reúne sexta: ajuda de W. Dias na chapa e meta de eleger 8
Por Arimatéa Carvalho
O MDB faz grande reunião na sexta-feira (19) pela manhã em Teresina para discutir a formação das chapas para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Estarão no encontro o senador Marcelo Castro, que preside o diretório regional, o presidente da Assembleia, Themístocles Filho, o futuro presidente do direitório de Teresina e presidente da Câmara, Jeová Alencar, além dos deputados estaduais e do deputado federal Marcos Aurélio. A presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, também é esperada.
Há insatisfação no partido hoje em relação à demora nessa articulação. O deputado estadual Henrique Pires disse ao blog que do jeito que está a situação não tem como ele ficar, mas afirma que confia que os líderes da agremiação irão colocar os vagões nos trilhos, começando por essa reunião.
O deputado estadual João Mádison é puro otimismo. Ele admite que a montagem da chapa poderia estar mais adiantada, mas afirma que agora vai engrenar. E lembra: o governador Wellington Dias tem de ajudar, reforçando os convites feitos pelos próprios emedebistas a nomes como Nerinho e Janaína Marques (PTB), Flávio Júnior (PDT) e Gessivaldo Isaías (Republicanos). "E tem mais, tem mais", afirma, se negando a revelar quem são.
O deputado Oliveira Neto é tido pelo MDB como já dentro do PT, por isso não aparece na lista.
Os deputados do partido acreditam que MDB, PT e Progressistas serão os grandes partidos com chapas mais competitivas. Só o MDB espera eleger oito nomes dos 30 da Alepi. Eles falam em aglutinação em torno dessas três siglas.
Chapa do Solidariedade: Marina Santos, Anamelka e ex-prefeita Patrícia
Por Arimatéa Carvalho
A deputada federal Marina Santos, a delegada de Polícia Civil Anamelka Cadena e a ex-prefeita de Altos Patrícia Leal serão candidatas à Câmara pelo Solidariedade. O presidente regional do partido, deputado estadual Evaldo Gomes, afirmou que está construindo a chapa com nomes fortes e competitivos e espera eleger pelo menos uma. Anamelka era do PL e Patrícia, do PT.
Já a chapa para a Assembleia Legislativa, que conta com seu próprio nome, também está sendo articulada, mas sobre essa ele guarda segredo parcial. Admite que o deputado estadual Warton Lacerda, marido de Patrícia e também do PT, é uma das surpresas, mas o restante não será divulgado agora.
"Tem outro nome do PT e de outros partidos também. Será uma chapa forte, para eleger três deputados estaduais", afirma Evaldo Gomes.
Uespi terá salas de cinema e deve abrir novo campus em Valença
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual e secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, se reuniu com o reitor da Uespi, Evandro Alberto de Sousa, para alinhar a abertura de salas de cinema nos campi de Teresina, Picos, Floriano, Parnaíba, Oeiras, Bom Jesus e Corrente. Outro pleito é a abertura de um campus da Uespi em Valença, levada pelo vereador Kássio Gomes.
"Valença faz parte do único território do Piauí que ainda não possui campus da universidade", comentou Fábio. "Será um marco importante na história do nosso município e de todo o Vale do Sambito e do Piaui", disse o vereador após a reunião com o deputado e o reitor.
Ítalo toma posse como presidente da Fundação Hospitalar na quinta (18)
Por Arimatéa Carvalho
O farmacêutico e funcionário de carreira da Sesapi, Ítalo Rodrigues, toma posse como novo presidente da Fundação Hospitalar na manhã de quinta-feira (18). Ele substitui o deputado estadual Pablo Santos (MDB), que retornou à Assembleia Legislativa para cuidar de seu mandato.
Ítalo já anunciou que pretende instalar mais 20 leitos de UTI no Hospital Getúlio Vargas e inaugurar a Casa de Parto Normal e Casa da Gestante do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, também da alçada da Fundação. Ele é conselheiro federal de farmácia e ex-presidente do CRF-PI.
Atletas pedem ajuda contra assaltos em reunião com secretário e Severo
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) acompanhou atletas profissionais e amadores em reunião na Secretaria de Segurança para pedir mais segurança ostensiva nas avenidas da capital. Os corredores, ciclistas e aqueles que fazem caminhadas nas avenidas Raul Lopes e Marechal Castelo Branco reclamam de assaltos diários.
O secretário Rubens Pereira recebeu as demandas e garantiu ação para reverter essa realidade. O deputado se comprometeu em acompanhar o andamento das demandas.
Evaldo Gomes e Robert Rios: sintonia total
Por Sávia Barreto
“Afinados e sintonizado pelo bem de Teresina”, afirmou o presidente estadual do Solidariedade, deputado Evaldo Gomes, após questionamento da coluna sobre o teor do encontro com o vice-prefeito e secretário de Finanças, Robert Rios. “Tratamos sobre questões administrativas da cidade”, completou Gomes.
O Solidariedade, através da vereadora Fernanda Gomes, participa da base de apoio de Dr.Pessoa e tem como indicação na gestão a Fundação Monsenhor Chaves, que cuida da área da Cultura com o presidente Scheyvan Lima.
Troca na Semduh e Planejamento: veja quem pode assumir
Por Sávia Barreto
A coluna apurou com fontes ligadas ao Legislativo e ao Executivo que algumas mudanças estão sendo gestadas no forno da Prefeitura de Teresina. Uma delas seria a troca de secretários de duas pastas importantes: Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Semduh).
No Planejamento, o ex-ministro João Henrique sairia e daria lugar a Eleonora Sampaio, que é servidora de carreira na PMT e já assumiu o cargo de secretária municipal de Planejamento em 2014. Eleonora, segundo apurou a coluna, é indicação do próprio Pessoa. A relação de João Henrique e o prefeito Dr.Pessoa já estaria desgastada e os dois nem despachariam mais juntos. O rompimento já é visto como questão de tempo nos bastidores. O ex-ministro é tido como um político de peso e de bom trânsito, mas ruídos na comunicação com Pessoa não foram equacionados.
Já na Semduh, o nome mais cotado seria o do advogado João Pessoa, o Pessoinha, filho do prefeito e atual gestor da secretaria de Juventude e presidente da Eturb. João integra o núcleo duro da administração, junto com o vice Robert Rios, o secretário de Governo, Adolfo Nunes e o sempre próximo secretário de Comunicação, Lucas Pereira. Dessa forma, Edimilson Ferreira, que é indicação pessoal do prefeito, sairia da pasta sem maiores traumas.
A escolha de Pessoinha seria vista como natural, já que ele tem acumulado funções fora da alçada das pastas em que ocupa hoje, oficializando assim sua posição no novo quadro da administração.
Ida de Pessoa à Câmara teve troca de farpas com Jeová por causa de UBS
Por Sávia Barreto
Climão é pouco para definir a interação entre o vereador Jeová Alencar e o prefeito Dr.Pessoa hoje na Câmara. Pessoa falou, com vários vereadores de testemunhas, que cada parlamentar teria uma UBS para indicar os cargos. E completou que o presidente da Câmara seria “guloso e queria duas”, segundo relatam à coluna pelo menos três parlamentares que ouviram o comentário.
Jeová não gostou. Pegou no ombro de Pessoa e teria dito: “Você tem que lembrar quem estava do seu lado pegando sol antes e durante a campanha. Não era nenhum desses aqui”. E saiu, seguido dos demais vereadores. Um deles quase bateu a cabeça na porta de vidro ao seguir Jeová.
Como já disse Nelson Rodrigues: “só os profetas enxergam o óbvio”. Não precisa nem ser um profeta para adivinhar que a agenda política de Pessoa pode encontrar dificuldades ao caminhar na Câmara em futuro breve. Os problemas podem vir através de demora na apreciação de projetos do Executivo, fiscalização e críticas em temas sensíveis ao prefeito. Como Dr.Pessoa tem a chave do cofre e popularidade alta pós-eleição, também possui margem de manobra para equacionar a questão. Resta observar o que ele fará daqui em diante.
Gracinha aparece como nome para vice de Ciro: “É possível”, diz Júlio
Por Arimatéa Carvalho
Em Parnaíba, circulou com força na terça-feira (16) a informação que a super secretária Gracinha Moraes Souza pode ser a vice de Ciro Nogueira (PP) na chapa majoritária de 2020.
Questionado pelo blog sobre essa possibilidade, o presidente estadual do Progressistas, Júlio Arcoverde, disse que é, sim, uma nome possível.
Já a própria Gracinha divulgou que permanece firme e forte na intenção de se tornar deputada federal. Ela já tem inclusive o apoio de lideranças fora da região de Parnaíba, onde seu pai, o prefeito Mão Santa (DEM), é o grande fiador de sua empreitada.
W. Dias volta dia 22 e lança plano para recuperar 4 mil km de rodovias
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias (PT) retorna ao batente na segunda-feira (22), após cirurgia oftalmológica. E lança o Plano Estadual de Recuperação de Estradas, uma ambiciosa iniciativa que pretende reconstruir, recuperar e reformar 4 mil quilômetros de rodovias de um total de 6 mil no Estado.
O governador também vai se reunir com a bancada federal para definir prioridades em relação aos recursos do Orçamento, via destinação de emendas. Em um segundo momento, vai conversar com a bancada aliada na Assembleia Legislativa também.