Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 280 de 665Mestres da cultura vão receber auxílio mensal, em dinheiro, do governo
Por Arimatéa Carvalho
A governadora em exercício Regina Souza regulamentou a lei estadual de autoria da deputada estadual Flora Izabel (PT) que destina ajuda mensal em dinheiro para os mestres da cultura piauiense. Trata-se da Lei do Patrimônio Vivo. A parlamentar comentou que a lei vai beneficiar os mestres da cultura e grupos da cultura popular. Além de auxiliar os representantes da cultura nessa época de pandemia, ajuda a manter vivas as próprias manifestaões.
O deputado estadual e secretário estadual de Cultura, Fábio Novo (PT), comemorou a regulamentação da lei. "Uma ótima notícia em meio à pandemia em que vivemos. A lei vai ajudar financeiramente esses artistas e ainda manter viva essa tradição, tão importante para nossa cultura", comentou.
Sobe e desce dos secretários de Teresina: Eliana Lago sendo “fritada”
Por Sávia Barreto
Na gangorra da Prefeitura de Teresina, o prestígio de auxiliares sobe e desce de acordo com as ações apresentadas e também sua relação com o prefeito Dr.Pessoa e o vice Robert Rios. Hoje, estão em escala descendente os secretários João Henrique (Planejamento), Eliana Lago (Semcaspi) e Zé Nito (SDU Sul). No caso de João Henrique e Zé Nito, a questão envolve o MDB, sigla a qual o prefeito é filiado, mas tem se distanciado politicamente cada vez mais. A saída de Zé Nito descolaria da Câmara de Teresina o suplente Joaquim do Arroz, aliado de primeira hora de Pessoa. Por isso, é mais complicada.
Gangorra
Já João Henrique tem uma substituta engatilhada, conforme anunciado pela coluna, a servidora da PMT, Eleonora Sampaio. Há um trabalho político pela manutenção do secretário, que é visto como alguém experiente e de peso na gestão, apesar de estar isolado hoje.
Eliana Lago, na avaliação de ala do Palácio da Cidade e de políticos da base ouvidos pela coluna, não tem apresentado um bom trato político, especialmente na maneira como levou a relação com as ONGs. O trabalho histórico de parceria do Poder Público municipal e da Igreja Católica em prol dos desfavorecidos está em vias de rompimento pois questões políticas individuais foram confundidas com a instituição, que tem grande alcance na capital mais católica do país. O nome de Eliana é alvo de críticas de vereadores e de outros secretários de primeiro escalão, mas ela tem o apoio do prefeito Dr.Pessoa.
Dr.Pessoa mais perto de sair do MDB e caminho seria Patriota
Por Sávia Barreto
Um vereador que esteve recentemente com o prefeito Dr.Pessoa teria compartilhado com colegas algo curioso. Ele relatou que ouviu do gestor um convite: “Se eu for para o Patriota, você vai também?”, teria questionado Dr.Pessoa ao vereador, que também anunciou ao prefeito o desejo de mudar de partido. Da mesma forma que Dr.Pessoa anunciou que seguiria Bolsonaro para o partido que o presidente da República fosse, ele estaria sondando o terreno para formar uma sigla, formalizando sua saída do MDB, sigla a qual o gestor está cada vez mais distante.
Listão de comissionados bota fogo na relação de vereadores com Palácio
Por Sávia Barreto
A divulgação de uma lista de indicações de vereadores na Prefeitura de Teresina na gestão de Firmino Filho, feita pelo secretário de Finanças e vice-prefeito Robert Rios, foi recebida com perplexidade por vereadores e demais políticos, algo inédito na política local. O resultado foi de constrangimento por parte dos vereadores e ao mesmo tempo em que se sentiram expostos, também colocaram os dois pés atrás a respeito de qualquer diálogo ou espaços a serem preenchidos no Executivo municipal na atual gestão.
Tiro ao alvo
Para parlamentares ouvidos pela coluna, e que preferiram resguardar a identidade para evitar atritos públicos com o Palácio da Cidade, o argumento é o de que se o alvo era a deputada estadual Lucy Silveira, esposa do ex-prefeito Firmino Filho, a munição terminou acertando todos os vereadores, inclusive aqueles que declararam e tiveram seus apoios aceitos por Dr.Pessoa no segundo turno da campanha. Outros acreditam que foi estratégia para tirar o foco dos problemas enfrentados hoje pela PMT, como a questão do transporte público.
Irregulares e regulares
Além disso, os vereadores que tiveram seus nomes citados argumentam que, tirando os casos de pessoas que moram em outras cidades, recebem pagamentos sem trabalhar ou foram contratados em período eleitoral – irregularidades que devem ser devidamente encaminhadas para investigação e punição pelos órgãos competentes – a maioria dos comissionados e terceirizados são de funcionários de limpeza, merendeiras e demais categorias com rendimento menor e que efetivamente prestam serviços à cidade. E, caso esses sejam demitidos, outras indicações políticas seriam feitas para o lugar, mudando assim apenas o autor da indicação.
Fio de lógica
No dia anterior a essa divulgação da lista dos comissionados e terceirizados indicados por parlamentares, o próprio prefeito Dr.Pessoa falou aos vereadores que caberia a cada um deles fazer indicações nas Unidades Básicas de Saúde. Ou seja, é com a ocupação de cargos disponíveis – enquanto não há dotação orçamentária ou vontade política para concurso público – que os aliados de uma gestão participam da administração da cidade, destacam os vereadores, que ainda acreditam que essa possa também ser uma forma de criar um conflito político e gestar uma oposição na Câmara. Mesmo assim, o cenário é confuso.
Defesa
Há também quem defenda a estratégia de divulgação avaliando que a meta é imputar ao ex-prefeito Firmino e a deputada Lucy a autoria de crime eleitoral, tirando os dois de uma possível disputa em 2024. Nesse caso, seria uma jogada de xadrez pensando a longo prazo.
Roncalinho pede a Nixon reforço da Guarda nos mercados Central e Mafuá
Por Sávia Barreto
"Hoje nos reunimos com o Coronel Nixon Frota, chefe da Guarda Municipal e solicitamos um efetivo mais ostensivo nos mercados da área central, dentre eles o Mercado Central e do Mafuá", destacou o superintendente da SDU Centro, Roncalli Filho, o Roncallinho, que tem recebido da população o feedback a respeito da preocupação com a segurança pessoal e de seus estabelecimentos na região central da cidade. "E parabenizamos também pelo efetivo de 24 horas na ponte Estaiada", completou o superintendente, que assume a frente da pasta após a aprovação do desmembramento da SDU Centro-Norte.
Gustavo Henrique diz que Carlos Ribeiro é o indicado para Defesa Civil
Por Sávia Barreto
O suplente do Avante Carlos Ribeiro será o novo secretário municipal de Defesa Civil. A informação foi confirmada pelo presidente da sigla, Gustavo Henrique, após encontro com Carlos Ribeiro, o vereador Vinício Ferreira, o suplente Pantikão e o senador Marcelo Castro. Essa será a indicação da sigla ao Palácio da Cidade, que deve ser confirmada por Dr.Pessoa.
“Nós mostramos ao Carlos Ribeiro que ele será o secretário porque o partido quer, dentro dessa construção para cumprimento do que foi acordado politicamente. Vamos trabalhar para contribuir pela melhoria da cidade”, explicou Gustavo Henrique, minimizando qualquer mal-estar com o Palácio da Cidade.
Por ser servidor federal no DNIT, acumulando a função com a de vereador - o que é legalmente permitido - o vereador Vinício Ferreira declinou da possibilidade de assumir a pasta.
Jeová: “Questão de cargo é secundária, queremos que o prefeito acerte”
Por Sávia Barreto
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Jeová Alencar, recebeu na quarta-feira uma ligação do prefeito Dr.Pessoa após a aprovação pelo Legislativo da reforma administrativa, diminuindo a tensão entre os Poderes. O vereador comentou a polêmica sobre a ocupação de espaços na gestão municipal por parte dos vereadores e minimizou qualquer problema com Pessoa. “Dr.Pessoa se mostrou disponível a estar ajudando os vereadores e ofereceu uma UBS para que cada um pudesse estar indicando. Cabe aos vereadores ver as suas necessidades e conversar com o prefeito e o secretário de Governo”, destacou Jeová, acrescentando que no momento tem focado sua preocupação com a situação do transporte público e da saúde.
Questão secundária
“Essa questão de cargos é secundária. É natural de quem foi para o sol, foi para as ruas, esteve lutando lado a lado e esse time ganha, é natural que se queira espaço, até porque somos cobrados. O que nós queremos mesmo é que o prefeito acerte e possa ajudar as pessoas, principalmente nesse momento em que temos um transporte público falido, filas de espera na saúde e tenho certeza que o Dr.Pessoa com sua boa vontade, sentimento de justiça, vai melhorar a vida das pessoas”, argumentou Jeová Alencar.
PRF vai combater venda de produtos clandestinos junto com a Seagro
Por Arimatéa Carvalho
A secretária do Agronegócio, Simone Pereira, deu mais um passo no combate ao comércio clandestino de produtos agroindustriais no Estado. Desta vez, ela esteve reunida com o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Stênio Pires, e o chefe do Policiamento do Estado da PRF, inspetor Cendon.
A pauta foi a implementação de um termo de cooperação técnica para intensificar ações da PRF no combate ao comércio irregular pelas vias federais. O proprietário da Fazenda Monte Santos, Antônio Carlos, participou do encontro, representando os produtores de laticínios do Estado.
UFPI vai turbinar transferência de embriões para alavancar pecuária
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB) e a direção da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ) se reuniram com o reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes, além de diretores da instituição.
Do encontro saiu uma notícia positiva para o setor agropecuário: a revitalização do Laboratório de Biotecnologia da UFPI vai turbinar a tecnologia de transferência de embriões. "Isso vai revolucionar a nossa pecuária", diz Mádison. Graças a um convênio entre criadores e a universidade, será possível fomentar essa tecnologia.
Vereadora anuncia projeto de agricultura sustentável na zona rural
Por Arimatéa Carvalho
A vereadora Elzuila Calisto (PT) anunciou a implantação de um projeto de agricultura sustentável na zona rural de Teresina. Ela se reuniu com o presidente da Agespisa, Genival Sales, para tratar sobre perfurações de poços na Comunidade Angolar, zona rural de Teresina.
“Queremos realizar essa perfuração do poço na Comunidade Angolar para darmos início ao projeto agrícola que beneficiará 25 famílias. Fico feliz em poder firmar parceria com a Agespisa para tirar esse projeto do papel”, disse Elzuila.
Segundo a vereadora, uma parceria com o Emater também já foi firmada para a concretização do projeto. “É um passo importante para aquela comunidade. Com isso pretendemos garantir às famílias as condições para a agricultura de subsistência e o Emater se comprometeu a capacitá-las”, explicou.