Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 276 de 665Posse de Jeová tem coro pelo Karnak e disputa Themístocles x Marcelo
Por Sávia Barreto
Alçado agora à posição oficial de articulador de um grande partido no estado, o vereador e presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar assumiu neste sábado a presidência municipal do MDB na capital e tem como desafio principal ajudar a montar a chapa proporcional da sigla e garantir um bom espaço na chapa majoritária em 2022. “Primeiro, o MDB tem que se fortalecer ainda mais, porque é um partido forte na capital, no interior e no país. Não tenho nem dúvidas de que o MDB será protagonista na chapa majoritária de 2022”, pontuou Jeová à coluna.
Chegou a vez do Karnak
Durante a posse de Jeová como o novo presidente do diretório do MDB em Teresina o coro dos emedebistas foi uníssono: agora é o Governo do Estado. Membros do diretório e apoiadores declararam que o desafio agora é a candidatura para governador, alguns até colocaram como a maior missão de Jeová Alencar "o partido que elegeu Dr. Pessoa agora vai em busca do governo do Estado".
Teté X Marcelo
Falta decidir quem vai ser o candidato a representar a legenda. Enquanto aliados de Marcelo Castro lançaram o nome dele para o Palácio de Karnak, apoiadores de Themístocles Filho, presidente da Assembleia e articulador do nome de Jeová no comando do diretório, também declararam apoio a ele na disputa para governador. Nos bastidores, também se fala na posição de vice-governador, com Themístocles na função. O coro em favor de Marcelo Castro é forte, mas não tem apoio integral da sigla - curiosamente o diretório de Teresina talvez seja um dos mais difíceis para o senador Marcelo Castro.
Pelas falas de emedebistas e aliados, a base de Themístocles parece ainda não ter assimilado a indicação do parlamentar para o governo do estado. Defensores do presidente da Assembleia querem ele em um cargo majoritário em uma eventual composição com o PT. Promessa de muita disputa nos corredores do MDB.
“Saudades, desculpa”: perfis nas redes sociais pedem volta de Firmino
Por Sávia Barreto
Não se sabe se de forma espontânea ou não, mas perfis em redes sociais já começam a surgir com imagens e referências ao ex-prefeito da capital, Firmino Filho. Eles aludem à “saudade” que o gestor teria deixado em eleitores que não estariam satisfeitos com a atual administração da capital encabeçada por Dr.Pessoa. No Twitter, também são contabilizadas referências ao ex-gestor e ele chegou a responder uma das internautas que o marcou: "Tô sempre por aqui, mais ouvindo do que falando, agora". Após deixar o cargo, o tucano fez apenas uma postagem sobre a Covid-19. Firmino, por enquanto, segue discreto e longe de qualquer holofote político. Por enquanto.
Joaquim do Arroz nega disputa com Berger: “Bem articulado”
Por Sávia Barreto
Cotado para assumir a liderança do prefeito Dr.Pessoa na Câmara Municipal de Teresina, o vereador Joaquim Caldas (MDB), se disse lisonjeado pela lembrança de alguns colegas, mas defende que o líder permaneça sendo Renato Berger (PSD). “Vejo a Prefeitura muito bem representada através do vereador Renato Berger, muito bem articulado com o secretário de Governo, doutor Adolfo, e eu acho que eles têm condições de fazer um trabalho melhor de líder”, pontuou Joaquim.
O presidente da Casa, vereador Jeová Alencar, foi outro que defendeu Berger e disse que o vereador é experiente e não enxerga motivos para a troca do líder.
Dr.Pessoa recebe manifestantes e manda pagar atrasado dos estagiários
Por Sávia Barreto
“Hoje tomei conhecimento da presença dos estagiários aqui na Prefeitura em protesto, chamei alguns manifestantes em meu gabinete e determinei o pagamento ainda hoje dos débitos da Semec com os estagiários. Esses débitos foram deixados pra gestão anterior e entendo que os estudantes estagiários não devem ser prejudicados. A prefeitura está revendo a relação com professores estagiários, através de seletivo”, explicou à coluna o prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, sobre os protestos de estagiários em frente ao Palácio da Cidade.
Metrô recorre à Segurança e PM contra vândalos e anuncia mais um VLT
Por Arimatéa Carvalho
Vândalos têm atacado as estações de Metrô de Teresina e a diretora-presidente Josiene Marques procurou o secretário estadual de Segurança, coronel Rubens Pereira, acompanhada do deputado estadual Evaldo Gomes (SDD), para pedir rondas mais ostensivas. Na próxima semana, ela se reúne com o comandante geral da PM, coronel Lindomar Castilho, pedindo também um reforço na segurança.
Josiene lembrou ao blog que, devido à greve dos motoristas e cobradores de ônibus, o Metrô está funcionando com mais um VLT, de modo a amenizar a falta de transporte. A passagem custa apenas R$ 1,00, enquanto a dos ônibus é R$ 4,00.
Bolsonaro quebra protocolo, ganha revista de Mão Santa e promete obras
Por Arimatéa Carvalho
Na volta de Tianguá (CE), o presidente Jair Bolsonaro quebrou o protocolo e voltou a conversar com o prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), no aeroporto da cidade. O prefeito entregou uma revista com as realizações de sua gestão e depois entregou aos ministros Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral da Presidência) e Tarcísio de Freitas (Infra-estrutura) demandas como recursos para o Piscinão (escoamento de águas pluviais) e obras de mobilidade urbana.
A secretária Gracinha Moraes Souza já havia conversado com o ministro Tarcísio sobre a liberação de recursos quando houve o desembarque no aeroporto, mais cedo, antes do presidente ir a Tianguá visitar obras viárias.
Disque denúncia vai receber queixas contra maus-tratos a animais no PI
Por Arimatéa Carvalho
A deputada estadual Teresa Britto (PV) apresentou um projeto de lei que cria um Disque Denúncia contra maus-tratos aos animais. De acordo com o projeto, que ainda vai tramitar nas comissões técnicas, será disponibilizado um número gratuito para que a população possa fazer denúncias anônimas de maus-tratos aos animais.
“Qualquer cidadão ou cidadã poderá denunciar com toda a segurança. Infelizmente, ainda são muitas as ocorrências de maus-tratos em todo o Piauí e esperamos, com esse projeto, combater esses atos”, conclui a parlamentar.
Dr. Pessoa nega que esteja cogitando disputar o Karnak em 2022
Por Sávia Barreto
O prefeito da capital, Dr.Pessoa, disse à coluna que não está cogitando ser candidato a governador e que essas discussões de cunho eleitoral não partem dele. Nos bastidores, conforme adiantado pela coluna, se articula a possibilidade de que Dr.Pessoa dispute o Governo do Estado em 2022.
O vice-prefeito Robert Rios tem defendido a viabilidade de uma “terceira via” entre a ala governista e de oposição, encarnadas por Wellington Dias e Ciro Nogueira. Dr.Pessoa destaca que seu foco é a gestão da capital e " as dívidas e problemas da administração anterior estão sendo sanados sempre com equilíbrio fiscal e priorizando a folha de pagamento do servidor e os gastos com a pandemia”.
Nos bastidores, vereadores pressionam troca de líder e Joaquim é opção
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que a série de derrotas da Prefeitura de Teresina na Câmara Municipal tem um motivo bem particular, além da insatisfação com divisão de espaços na gestão: os vereadores querem a mudança do líder do prefeito na Casa, Renato Berger (PSD). Entre os nomes advogados pelos parlamentares estão o de Dudu (PT) e o de Joaquim Caldas (MDB). O problema é que Dudu é membro da Mesa Diretora - e teria que abrir mão da função - e Joaquim é suplente, o que o coloca numa posição mais instável.
Joaquim é o nome
Mesmo assim, Joaquim é bem próximo ao vice-prefeito Robert Rios e teria sido apoiado por ele também na eleição - o que contaria pontos a favor. “Me parece que o problema da escolha do Renato é porque ele mesmo já tendo sido vereador várias vezes, é novato nessa legislatura. Não tem laços com quem já estava lá”, afirmou um vereador ouvido pela coluna, acrescentando que Berger “está tentando”.
Robert Rios reforça João Henrique e grupos se rearticulam no Palácio
Por Sávia Barreto
Há três núcleos em embate velado nos corredores do Palácio da Cidade: o de Pessoinha e o de Robert Rios e um terceiro, mais isolado e protegido pelo prefeito Dr.Pessoa, o de Adolfo Nunes. No caso de Robert, ele conseguiu agregar para o seu lado os secretários de Planejamento, João Henrique (que foi fortalecido por Robert e, até agora, fica no cargo), de Educação, Nouga Cardoso e Edmilson Ferreira (que ganhou sobrevida na Semduh, pasta que seria ocupada justo por Pessoinha em uma troca que estava sendo articulada no Palácio).
Quem tem voz
Já Pessoinha, tem uma série de indicações em cargos chaves, como a Procuradoria do Município e a secretaria de Administração, além de ser ouvido pelo pai. Ele incorpora a postura de "protetor" do prefeito, mas teve uma derrota quando seu indicado à Arsete não teve a votação aprovada em sabatina na Câmara Municipal. O grupo do deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Themistocles Sampaio, tem atuação mais discreta e não se alia nem a um lado nem a outro lado, pelo menos por enquanto. Mas ontem, na reunião com Dr.Pessoa, já dá mostras de que segue inteligentemente fazendo política.