Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 275 de 665Colapso na rede de saúde do PI já começou, alerta pesquisador da UFPI
Por Arimatéa Carvalho
O professor Emídio Matos, do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI (NESP), comentou ao blog que o colapso no sistema de saúde pública do Piauí já começou e pacientes precisarão ser transferidos para Teresina. Da capital até Parnaíba, no Norte do Estado, o estado é crítico na rede hospitalar. O Hospital Regional Chagas Rodrigues, de Piripiri, por exemplo, está com 100% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados, apesar de ter expandido a estrutura recentemente. E os doentes continuam a chegar.
O NESPI divulgou a nota técnica de número 18 nesta terça-feira (2), que vai subsidiar o Centro de Operação Emergenciais (COE) estadual sobre que novas medidas restritivas devem ser tomadas a partir de agora. A nota é enfática: se a circulação de pessoas não for restringida, com uso correto da máscara e aceleração da vacinação, o Piauí terá 31 mortes, em média, no mês de maio. Na terça-feira (2), foram 22 mortos no Piauí em 24h.
Segundo a nota, o Piauí pode chegar a 4.763 mortos em 1º de junho. Hoje são 3.387. Um agravante é que a taxa de hospitalizações tem sido maior que a taxa média de casos. Ou seja, as pessoas têm adoecido mais gravemente da Covid-19. Isso sinaliza que novas cepas já devem estar circulando no Estadol.
O governador Wellington Dias (PT) deve adotar medidas mais restritivas na quarta-feira (3), quando chegar de viagem a Brasília para tratar de conseguir mais vacinas para o Estado. O COE se reunirá com o governador e vai apontar a necessidade de agir com mais rigor ainda.
O professor lembra outro fato: não será possível transferir doentes com Covid-19 para outros Estados, como fez o Amazonas, porque as demais unidades da federação também estão colapsadas ou perto disso.
Ciro comemora após Supremo rejeitar e arquivar denúncias contra ele
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) obteve duas vitórias de peso na Justiça. A segunda turma do Supremo Tribunal Federal rejeitou uma denúncia contra o senador, além do ministro Edson Fachin, que determinou o arquivamento de outra denúncia que tramitava no Supremo.
Em nota, Ciro Nogueira afirma que sempre acreditou na lucidez do Supremo e reitera que nunca houve elemento que sustentasse qualquer acusação contra ele, “somente a palavra de um criminoso confesso em busca de uma redução de pena”.
O senador ressalta, ainda, que embora sua imagem tenha sido prejudicada por denúncias falsas, a rejeição de abertura de inquérito faz justiça a sua honra, especialmente diante do povo do Piauí. Segundo Ciro, trabalhar “com retidão, transparência e honestidade não é favor do homem público, e, sim, uma obrigação”.
Base pode lançar mais de uma candidatura, mas MDB se divide no Piauí
Por Sávia Barreto
Há, de fato, uma conversa incipiente sobre a possibilidade de serem lançados vários nomes para a disputa de 2022 na base governista. Ou mais especificamente: Rafael Fonteles pelo PT, com vice de outro partido da base, e Marcelo Castro pelo MDB, com vice que poderia ser do PSD, por exemplo. Já estaria claro para os “marcelistas” que o governador Wellington Dias trabalha para viabilizar Rafael Fonteles.
O racha
Só que o MDB fica dividido, mais do que nunca, pois o grupo que defende Themístocles Filho como vice de Rafael acha que chegou a vez do presidente da Assembleia Legislativa ter espaço proporcional a seu peso político. Marcelo tem maioria no diretório estadual. Themístocles, no diretório de Teresina. O racha das duas maiores forças do MDB poder consequências imprevisíveis.
Fernanda Gomes quer auxílio de até 2 mil reais para artistas de THE
Por Sávia Barreto
A vereadora Fernanda Gomes (SDD) protocolou um Indicativo de Projeto de Lei na Câmara Municipal de Teresina com o objetivo dos artistas de Teresina se beneficiarem com um auxílio emergencial, devido ao COVID-19. “Entregarei ao nosso prefeito Dr.Pessoa. A classe artística vem passando por grandes dificuldades devido a situação que estamos vivendo, é preciso nos solidarizarmos com essa classe e suas famílias. Artistas, contem com o nosso apoio”, destacou Gomes.
Até 2 mil reais
Fernanda Gomes propõe no indicativo que cada artista possa receber por parte da Prefeitura Municipal de Teresina, uma bolsa auxílio com valores que podem variar de R$ 1,2 mil a R$ 2,2 mil. E sugere que seja feito através de um cadastro pela Fundação Monsenhor Chaves (FCMC). Para a vereadora é hora de o Poder Público dar uma maior importância à cultura, à classe artística local e, consequentemente, a todos os profissionais envolvidos deste setor. A parlamentar pretende buscar um diálogo com o chefe do Poder Executivo, o Prefeito Dr Pessoa, nos próximos dias, no sentido de sensibilizá-lo.
Piauí terá Escola de Audiovisual para 900 alunos e Museu do Sertão
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual e secretário de Cultura, Fábio Novo (PT), se reuniu com o governador Wellington Dias na segunda-feira (1) para tratar de três obras culturais: a criação da Escola de Audiovisual, que vai atender 900 alunos; do Museu do Sertão, um museu escola que exibirá a riqueza da região que vai do Nordeste ao Norte de Minas Gerais, e ainda o a revitalização do Monumento do Jenipapo, em Campo Maior. "Logo teremos novidades", comentou Fábio Novo.
Vereadora Elzuila vai revitalizar lavanderia da Ladeira do Uruguai
Por Arimatéa Carvalho
A vereadora Elzuila Calisto (PT) esteve na SDU-Leste, conversando com o superintendente James Guerra, para protocolar o pedido de revitalização da lavanderia comunitária da Ladeira Uruguai. “A comunidade me chamou pra resolver essa situação da lavanderia, que foi desativada e está praticamente abandonada, mas agora vamos revitalizar e oferecer um serviço de qualidade para a população”, diz a vereadora.
MAIS CONFORTO
A revitalização da lavanderia será estrutural, como explica James Guerra. “Vou entrar com o pedido de revitalização e limpeza da lavanderia, serão mudanças simples mas que já resultarão em mais conforto e qualidade para a comunidade”, afirma o superintendente.
Vereador de Timon diz que teresinenses “levam doença” para cidade
Por Sávia Barreto
Uma fala polêmica do líder da prefeitura na Câmara de Timon, vereador Ivan Saborear, reacendeu a discussão sobre as políticas integradas de combate à COVID-19 entre as duas cidades. “Teresina decreta fechamento de tudo e o que acontece? As pessoas de Teresina vem para Timon aglomerar aqui e trazer doença para nossa população, por isso a prefeita Dinair decidiu fechar para evitar aglomerações de gente de Teresina trazendo doença”, afirmou o vereador no plenário.
Venâncio faz vistoria e cobra mais limpeza na região do Monte Castelo
Por Sávia Barreto
O vereador Venâncio Cardoso reservou a manhã de segunda-feira para caminhada no bairro Monte Castelo. Ele esteve na companhia de um morador antigo do bairro, Cícero, e conversou com outros moradores. O tucano cobra por mais atuação do município na limpeza do bairro: “Conhecendo os problemas e recebendo demandas para melhoria de vários cantos da região. Em muitos pontos do bairro precisa de limpeza, sinalização para destarte de lixo no local correto, melhorias no calçamento, entre outros. Logo depois ainda fomos ao Centro de Teresina, visitar o senhor Raimundo dos Pássaros”, destacou Venâncio, ao lado do assistente social Justino Ivo. Raimundo dos Pássaros acompanha a família do vereador há gerações e sempre quis conhecer o jovem político.
Quem fala e quem cala no novo duelo Ciro Nogueira x Wellington Dias
Por Sávia Barreto
Há uma máxima na política de que o debate só deve ser feito com um interlocutor que esteja no mesmo nível ou acima em relação ao cargo. Um prefeito, por exemplo, não pode ficar batendo boca com um vereador. E o governador Wellington Dias parece segui-la. Ao tomar a frente não apenas do Piauí, mas dos demais governadores do país ao rebater as informações de Bolsonaro a respeito de repasses aos estados no combate à COVID-19, Wellington se dirigiu diretamente ao presidente da República.
Vou seguir falando
O senador Ciro Nogueira, por sua vez, replicou as informações de Bolsonaro e criticou a gestão que o governo local fez do montante. Dias ignorou Ciro, dando mostras de que não vai colocar as luvas para entrar no ringue com o senador, só com o presidente. Já Ciro, também deixa claro que vai seguir demarcando seu território de oposição com o adversário do Executivo, pois é nessa esfera que ele almeja operar. Aguardemos quem responde antes ou quem cala primeiro.
W. Dias endurece com Bolsonaro: Confunde, engana e distorce dados
Por Arimatéa Carvalho
Sempre muito paciente em relação às declarações e ataques do presidente Jair Bolsonaro aos governadores, Wellington Dias (PT) deu o troco em sua conta na rede social Twitter: "O presidente da República confunde e engana a população ao informar dados distorcidos. Ele cita como auxílio aos estados valores que, em sua grande maioria, são transferências constitucionais obrigatórias para estados e municípios (FPE, FPM, FUNDEB e SUS), bem como benefícios previdenciários obrigatórios. Uma inverdade", detonou.
NÃO ME VENHA COM ESSA
O governador Wellington Dias prossegue as tuitadas: "As transferências constitucionais obrigatórias e os benefícios previdenciários não podem ser vistos ou divulgados como ação extraordinária do governo federal. São recursos que cada estado e município tem direito pelo pacto federativo. Não é favor algum!", finalizou.
ENTREVISTA À CNN
No sábado (27), em entrevista à CNN Brasil, o governador já havia adotado um tom mais duro: “O que queremos são medidas nacionais. Estamos em vias de um colapso nacional na rede hospitalar e, é necessário, então, uma ação nacional. Se um estado faz e o outro não faz, a gente vai estar enxugando gelo. Então, há necessidade de medidas em relação aos aeroportos, portos, ferrovias, pra gente ter uma condição de controle maior da entrada do vírus”. Ele também pediu agilidade na aprovação de vacinas contra a Covid-19 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).