Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 244 de 665Karla Berger responde Montezuma após mudar nome de projeto
Por Sávia Barreto
A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Karla Berger, retrucou as críticas do ex-candidato a Prefeito de Teresina, Kleber Montezuma (PSDB), a respeito da atual gestão de Dr.Pessoa (MDB) que não estaria dando “créditos” as obras da administração anterior. Um dos questionamentos foi sobre a transição do nome do Serviço “Amor de Tia”, que foi modificado para “Florescer”. “A mudança deve-se à análise realizada pela equipe técnica desta Secretaria que considera que a denominação 'Amor de Tia' reforça papéis de gênero que colocam mulheres como exclusivas responsáveis pelo cuidado das crianças”, diz nota da SMPP.
Mais que tias
Segundo Karla Berger, o nome antigo termina contrariando o objetivo do serviço, que é desconstruir estereótipos de gênero e desenvolver ações que viabilizem o empoderamento dessas mulheres, promovendo a conscientização e a tomada de poder a fim de impulsionar mudanças sociais, culturais e econômicas. “Consideramos, ainda, que há a necessidade de um termo mais institucional para o Serviço, pois ‘tia’ remete a um grau de parentesco inexistente entre o público assistido e as colaboradoras do referido serviço”.
É do povo
“A SMPM ratifica que o objetivo desta gestão não é ‘dar créditos’ ou perseguir a administração anterior. O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, sempre nos coloca que sua missão é promover melhorias na vida das pessoas, principalmente do(a)s mais vulneráveis; e, as obras realizadas pela Prefeitura, não são de gestão A ou B, elas são do povo”, completa Karla Berger através de nota.
Deputado João Mádison toma vacina e fala em esperança
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB), de 58 anos, recebeu a primeira dose da vacina Pfizer contra a Covid-19 neste sábado (8) no Hospital da Primavera. O parlamentar já foi infectado pela doença em dezembro do ano passado, porém na forma leve. O deputado tem diabetes como comorbidade.
“Todos precisamos vacinar. Que Deus abençoe para que a população piauiense, do Brasil e do mundo seja vacinada o quanto antes. E não podemos esquecer da segunda dose, porque só tem eficácia se as duas doses forem tomadas. É um momento de esperança e fé em dias melhores que virão”, afirmou o deputado.
Rafael se reúne com Marcelo no apartamento do senador: veja teor
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual da Fazenda e coordenador do programa PRO Piauí, Rafael Fonteles, se reuniu com o senador Marcelo Castro (MDB) na noite de sexta-feira (7). Falaram sobre demandas administrativas do senador e, apenas os dois, trataram de 2022 durante dez longos minutos. O encontro foi no apartamento de Marcelo, onde ele passou o dia atendendo prefeitos e lideranças. Ele havia chegado de Brasília ao meio-dia.
O blog apurou o seguinte: Marcelo não vai romper com W. Dias nem brigar porque o escolhido como candidato a governador foi Rafael Fonteles. Por enquanto, ele vai focar na eleição de seu filho, Castro Neto, para deputado federal. No meio político, diz-se que Neto já pode comprar o terno da posse. Ou seja, Marcelo aceitou Rafael como O candidato. Este último saiu satisfeito do apartamento.
No entanto, se lá na frente Rafael não se viabilizar como candidato, Marcelo está disposto a assumir a função. E teria o presidente regional do PSD, Júlio César, como seu vice na chapa. A percepção é que o PSD de Júlio é valioso demais para ser perdido para o grupo do senador Ciro Nogueira (PP) na oposição.
THEMÍSTOCLES COMO VICE
Marcelistas ouvidos pelo blog acreditam que o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB), será escanteado pela segunda vez como vice na chapa governista. Eles apostam que, ao final e ao cabo, a vaga será dada a Júlio César. Caso Themístocles saia da presidência da Assembleia, eles dão isso como certo.
No PT, a candidatura de Rafael já é uma unanimidade. Primeiro por conta da força do PRO Piauí e depois pela volta do fenômeno Lula.
E O PP?
O senador Ciro Nogueira prefere disputar o governo estadual contra Rafael Fonteles. Ele avalia que tanto a vice-governadora Regina Sousa quanto o senador Marcelo Castro são mais perigosos. E, assim como Marcelo, quer Júlio César como seu vice.
FATOR W
O governador Wellington Dias já escolheu Rafael Fonteles e ele mesmo deve sair candidato ao Senado. Ele só sairia candidato a deputado federal se Lula pedisse esse sacrifício expressamente. Claro, casos pesquisas futuras mostrem que Rafael não desmanchou, ele pode reavaliar, mas ninguém acredita nisso no Palácio de Karnak.
Fábio Abreu entrega viatura: atuação se expande para todo o Piauí
Por Arimatéa Carvalho
Na sua primeira eleição para deputado federal, em 2014, Fábio Abreu (PL) concentrou a votação em Teresina, onde obteve a maioria dos seus 80.839 votos. Em 2018, ele ampliou a votação para 132.719 votos, já com capilaridade pelo Estado, mas ainda com resultado fortemente ancorado na capital. Em 2022, a expectativa é ele aumentar ainda mais o total, mas dessa vez com bom desempenho de Norte a Sul. Abreu criou uma rede de lideranças e prefeitos parceiros e tem dado atenção mais de perto desde que deixou o comando da Secretaria de Segurança.
O deputado esteve agora em São Raimundo Nonato, no Sul, entregou viatura e aproveitou para colher demandas da cidade e de outros municípios da macrorregião. "Também conversei com policiais civis e militares para ouvir suas necessidades", conta, mostrando que a segurança permanece como sua bandeira, embora ele destine muitos recursos para áreas como saúde, segurança e mobilidade.
Moradores do interior do PI buscam a capital por vacina da Pfizer
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, reafirmou à coluna que "todas as vacinas ofertadas no Brasil evitam mortes e hospitalizações". Ele explica que os três imunizantes disponíveis são eficazes, seguros e garantem proteção. Muitos piauienses, do interior do estado, estão pedindo para serem vacinados em Teresina por conta da chegada da vacina da Pfizer, que está sendo oferecida apenas nas capitais. Por isso, a Sesapi esclarece que todas as vacinas ofertadas no Programa Nacional de Imunização (PNI) – não somente a que previne a Covid-19 – possuem eficácia contra as doenças que são indicadas.
VÁ E SE VACINE
“Nossa recomendação é que, se chegou a sua hora de receber a vacina, vá até o local de vacinação e vacine com o imunizante disponível. Não é o momento de escolher qual vacina tomar e, sim, receber aquela que está sendo oferecida. O importante é se proteger”, enfatiza o secretário.
Miguel Alves recebe calçamento em ruas com problemas
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Oliveira Neto (Cidadania) acompanhou o andamento das obras de calçamento em Miguel Alves, especialmente no bairro São Miguel. Ele conta que Rua Pernambuco, em especial, vinha passando por sérios problemas com a falta de estrutura. "Na visita estive acompanhado da suplente de vereadora Teresa Moreira e demais lideranças", disse. Graças a emenda do parlamentar, mais de 30 ruas estão recebendo calçamento e asfalto na cidade.
Deputada Flora é vacinada e comenta: Luta da vida contra a morte
Por Arimatéa Carvalho
A deputada estadual Flora Izabel (PT) recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na sexta-feira (7) em Teresina. Ela tem 58 anos de idade e entrou na lista das pessoas com comorbidades, pois tem diabetes e hipertensão.
"Enfim chegou meu dia. Como foi esperado. A luta pela vida contra a morte. E Deus me trouxe até aqui com saúde para conduzir minha família e trabalhar muito para nesse momento ajudar as famílias que tanto estão sofrendo", comentou a parlamentar.
O encontro de Evaldo e Fernanda Gomes com Rafael e Fábio
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Evaldo Gomes, acompanhado da vereadora Fernanda Gomes (ambos do Solidariedade), se reuniram com o secretário estadual de Fazenda Rafael Fonteles e com o secretário estadual de Cultura Fabio Novo. Em pauta, demandas em torno do Pró-Piauí, programa do Governo do Estado em que Fonteles é o coordenador estadual e Novo é o coordenador em Teresina. “Solicitamos a recuperação de obras estruturantes para a capital e para outros municípios”, afirmou Evaldo Gomes.
Morro Cabeça no Tempo ganhará estradas e estádio de futebol
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual da Fazenda e coordenador do programa PRO Piauí, Rafael Fonteles, recebeu o deputado estadual João Mádison (MDB) e o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, e anunciou a conclusão da estrada entre os municípios de Morro Cabeça no Tempo e Curimatá, a construção de um estádio de futebol em Morro e ainda a recuperação da estrada vicinal entre o município e Avelino Lopes. Estavam no encontro o ex-prefeito Antônio Carlos Batista e o empresário Ramon Paulo.
"Também estivemos com o prefeito de Palmeira do Piauí, João da Cruz, para tratar de demandas do município. Ainda na Sefaz, recebemos o vice-prefeito de Redenção do Gurgueia, Arlei Borges", comentou João Mádison.
A paz no Palácio da Cidade e novo secretário favorito de Pessoa
Por Sávia Barreto
Por incrível que pareça, reinou a paz no Palácio da Cidade. Pelo menos na última semana, estabeceleceu-se uma rotina em que o prefeito Dr.Pessoa passou a receber diretamente os vereadores. Ou seja, a interlocução política tem agora maior protagonismo do próprio prefeito. Resultado: menos críticas dos vereadores, e isso é perceptível.
Roncallinho on
Com os secretários, Dr.Pessoa também tem sido curto e grosso. Passa as demandas e quem não cumpre no prazo ele retira a solicitação e passa a outro gestor, com o prazo mais curto. Funcionou com relação aos banheiros comunitários, que originalmente seriam da alçada da Semduh, mas demoraram para sair do papel.
Gangorra
Roncallinho, da Saad Centro - que era visto com desconfiança por ser muito jovem e ainda estudante de Engenharia - conseguiu solucionar a questão e tem sido visto com bons olhos por Pessoa. Segue a pleno valor a gangorra de avaliações de secretários e superintendentes municipais.