Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 243 de 665Vereadores avaliam nome cotado para secretaria de Governo de Dr.Pessoa
Por Sávia Barreto
Nos corredores da Câmara a especulação que ronda as conversas entre os vereadores é sobre quem pode vir a assumir a secretaria municipal de Governo caso Adolfo Nunes deixe a pasta. O prefeito, Dr.Pessoa, já avisou a aliados que fará mudanças, talvez trocando secretários de posições, sem necessariamente demitir. E já há nome sendo cotado para o lugar de Adolfo, que deixou de assinar o Diário Oficial junto com o prefeito, como era de praxe - o que acendeu o sinal amarelo de alerta a respeito da necessária relação de confiança entre secretário e prefeito.
Fica Adolfo
O ex-vereador Humberto Mariano, que ocupa a função de assessor especial da gestão, tem sido colocado por fontes do Palácio da Cidade como opção para a secretaria de Governo. Ele é da confiança de Pessoa e tem longo histórico de parceria política com o prefeito. O problema é que pelo menos três vereadores de partidos diferentes têm dito que a prefeitura segue errando ao tentar nomear pessoas que não possuem ponte estabelecida na articulação com a Câmara de Teresina. Se for assim, dizem os parlamentares, eles preferem que Adolfo Nunes fique.
Solidariedade nacional deve apoiar Lula, com costura de W. Dias
Por Arimatéa Carvalho
O presidente regional do Solidariedade, deputado estadual Evaldo Gomes, se reuniu com o governador Wellington Dias (PT) para marcar um encontro com presidente nacional da sigla, Paulinho da Força. Pauta: o apoio nacional do SDD ao ex-presidente Lula. Embora haja nomes no Solidariedade que defendam uma alinhamento a Jair Bolsonaro, Evaldo explica que hoje a ala Lulista é maioria.
No Piauí, Wellington Dias vai apoiar firmemente a chapa federal do Solidariedade, garantindo pelo menos a manutenção de uma vaga na Câmara. A deputada federal Marina Santos, única da sigla atualmente no Estado, tem se mostrado bolsonarista, então o blog avalia que ela terá dois caminhos: virar lulista ou sair.
Nixon Frota pode ser candidato a deputado pelo PL no próximo ano
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu (PL) se reuniu com o comandante-geral da Guarda Municipal de Teresina, coronel Nixon Frota, e acertou o envio de R$ 1 milhão para a compra de pistolas e viaturas. “Solicitei que a Prefeitura crie o Fundo Municipal de Segurança para evitar qualquer tipo de burocracia”, disse. A criação do Fundo já foi autorizada pelo prefeito Dr. Pessoa, segudo Nixon.
Na parte política do encontro, Nixon foi convidado por Abreu a ingressar no PL e sair candidato a deputado no próximo ano. Ele pode reforçar a chapa para a Assembleia Legislativa.
Atualmente o coronel comanda o PRTB, do vice Hamilton Mourão e para o qual se especula que Jair Bolsonaro pode ir, já com o nome de Aliança.
Picos deve ganhar IML: deputado Severo aprova pedido na Alepi
Por Arimatéa Carvalho
Picos, terceira maior cidade do Piauí, não tem uma unidade do Instituto Médico Legal (IML), mas isso vai mudar. O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) afirmou que o município precisa de IML logo, para "oferecer à população da região mais celeridade em serviços médicos legistas". Ele aprovou na Assembleia um ofício pedindo ao governo do Estado a instalação da unidade.
Precisar, precisa!
"A região de Picos tem um contingente e uma demanda populacional que precisa de instalações adequadas para atender as necessidades de serviços como a identificação de causa mortis, além da identificação e liberação de corpos de maneira mais célere", explicou o parlamentar.
Abiel faz nota e Robert responde sobre cancelamento de projetos
Por Sávia Barreto
Uma nova batalha se trava entre a atual gestão da capital e membros da anterior. Agora o palco é a cultura. “Em reunião no Palácio da Música, a FMC através do seu presidente Scheyvan Lima, cumprindo determinação dada pelo do vice-prefeito Robert Rios, informou o cancelamento do contrato de gestão com a OS da Orquestra Sinfonia de Teresina e OS dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina”, afirmou em nota o ex-superintendente da FCMC.
Dia triste
“Dia triste para a cultura de Teresina. São inúmeras crianças e adolescentes que ficarão desassistidos dos projetos sociais de música, dança e teatro. São patrimônios culturais como o Balé da Cidade, a Banda 16 de agosto e a Orquestra Sinfônica quem tem suas atividades descontinuadas e centenas de novos desempregados”, criticou Abiel.
Antes e depois
O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, disse que a história não é bem assim, muito pelo contrário. Segundo ele, durante muitos anos a cultura de Teresina foi “explorada por entidades privadas que ficavam com grande parte dos recursos, deixando os artistas com menor parte”. Robert afirmou ainda que “a contadora de uma dessas entidades, esposa do presidente, ganhava mais que o secretário de finanças do município”.
Vai mandar projeto
Segundo o secretário de Finanças, a nova administração encaminhará um projeto de lei para a câmara que promoverá a valorização de toda expressão de cultura da nossa cidade. “Chegou, finalmente, a hora dos músicos, dançarinos, pintores, artistas plásticos e todos que praticam a verdadeira cultura”, frisou Robert.
Pessoinha x Edmilson: projeto desidrata Semduh e turbina Eturb
Por Sávia Barreto
O prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, não demitiu nenhum secretário, mas tem tirado poder de vários gestares que não teriam, na visão dele, dado resolutividade às questões demandadas. Uma das mudanças que Pessoa deve fazer é a respeito das atribuições da Semduh, hoje gerida por Edmilson Ferreira.
Pessoinha x Edmilson: projeto vai desidratar Semduh e turbinar Eturb em THE
Sai mais forte
A coluna apurou que um projeto chegará à Câmara Municipal tirando cerca de 30% das responsabilidades da Semduh, principalmente na gestão do asfalto. As atribuições serão repassadas à Eturb, comandada pelo advogado João Pessoa, o Pessoinha, que termina tendo mais orçamento e atribuições. Sobre a Semjuv, ainda pairam dúvidas pois o nome de Victor Linhares, especulado como indicação do Progressistas, não prosperou. No Agronegócio, é certo que não será um nome político. Mas ainda não foi batido o martelo.
Serviço cardíaco do HGV é graças ao Ciro, afirma Paulo Márcio
Por Arimatéa Carvalho
O superintendente do HU da UFPI, professor e médico Paulo Márcio, disse que graças ao senador Ciro Nogueira o HGV implantou o serviço cardíaco agora nos seus 80 anos de fundação. A primeira cirurgia cardíaca foi realizada no sábado (8).
“Obrigado senador. Em nome do Piauí. O serviço cardíaco no HGV está acontecendo graças ao senhor”, disse o médico. As cirurgias ocorrem depois de um trabalho pelo menos três anos do senador e da deputada federal Iracema Portella. Eles conseguiram a liberação de recursos (R$ 4 milhões) que permitiram a compra de equipamentos para a sala de cirurgia cardíaca.
Timon vai instalar CPI da Covid após Ulysses obter 8 assinaturas
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Ulysses Waquim (PSD) conseguiu oito assinaturas e viabilizou a instalação da CPI da Covid-19 em Timon (MA), para investigar a conduta da gestão municipal no combate à pandemia (Luciano Leitoa e agora Dinair Veloso). Eram necessários sete assinaturas do total de 20 vereadores.
Em entrevista ao blog, Ulysses explicou é preciso esclarecer os gastos feitos pela prefeitura. O presidente da Câmara, Uilma Resende (PSB), disse que vai instalar a Comissão conforme previsão no regimento interno da Casa. Vem dor de cabeça pela frente para a prefeita.
Markim x Ronney:vereadores querem presidência do DEM em Teresina
Por Sávia Barreto
Duelo no Democratas! Os vereadores da sigla na capital, Markim Costa e Capitão Roberval, esperam desde o início do ano assumir a direção municipal da legenda em Teresina. Há conversas marcadas com o presidente estadual, o ex-vice-prefeito Ronney Lustosa. Nos bastidores, a bancada do DEM acredita que só é possível ter mais força nas negociações com o Palácio da Cidade se estiverem representando o partido e não apenas a si próprios. Resta aguardar de Ronney cederá espaço.
PSL e Progressistas: Luís André e o apoio de Ciro para chapinha
Por Sávia Barreto
Após encontro com o senador Ciro Nogueira, o vereador Luís André comentou à coluna sobre o alinhamento entre PSL e Progressistas para 2022. Ele lembra que o partido tem o maior tempo de TV e rádio, mas que sigla não faz questão de estar na chapa majoritária. O importante, segundo ele, é a formação da chapinha do PSL. Ou seja, Ciro deve ajudar a indicar nomes que sobram na chapa de federal do Progressistas. “Vamos focar em eleger um deputado federal e quem sabe dois estaduais aqui. O senador Ciro quer eleger uma chapinha, já que o Progressistas tem um número de votos maior e quem sabe o PSL pode ser uma opção dessas e vamos convidar as pessoas que queiram ser candidatos”.