Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 232 de 665Venâncio e Bruno Vilarinho pegam Covid e se afastam de sessões presenciais
Por Sávia Barreto
O vereador Venâncio Cardoso (PSDB) testou positivo para Covid-19. Com 10% dos pulmões já comprometidos, o vereador segue em isolamento social em casa, sob os cuidados da médica Luana Chaib, amiga de sua família. Pelos próximos 10 dias, o vereador deve realizar suas atividades parlamentares de forma online sempre que possível. “Tive febre, dor no corpo e cabeça e calafrios. Isso quinta e sexta. Hoje estou medicado, sem febre, sem dor e sem calafrios. Todo tempo em repouso, mas noto um cansaço maior que o normal”, relatou o vereador à coluna.
Bruno também
O vereador Bruno Vilarinho (PTB) também foi outro parlamentar que realizou exame para diagnóstico da Covid-19 na manhã desta segunda-feira (07), testando positivo. O parlamentar encontra-se assintomático e estava em viagem pessoal desde o dia 31 de maio, não comparecendo à Câmara durante a última semana. Bruno cumprirá os 14 dias recomendados de isolamento e fará sua participação na sessão desta quarta-feira de forma virtual.
Edvaldo Marques na Semgov ou Arsete surpreende no Palácio da Cidade
Por Sávia Barreto
O nome do ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Teresina, Edvaldo Marques, cotado para ser o novo secretário municipal de Governo ou retornar à função que exercia no comando da Arsete, pegou de surpresa alguns membros da gestão. Isso porque Edvaldo, que estava no PSB, era ligado à administração tucana. “Era melhor ter eleito o Kleber então”, desabafou um interlocutor do Palácio. No entanto, diplomático e com bom trânsito, Edvaldo Marques é visto como uma solução viável para uma gestão que ainda carece de bons quadros técnicos ao mesmo tempo em que também tem claras dificuldades de articulação política.
São Raimundo ganhará estádio: deputado Oliveira e Clemilton visitam obra
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Oliveira Neto e o presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz, foram a São Raimundo Nonato acompanhar a obra do estádio municipal da cidade. Eles estavam com o ex-vice-prefeito de São Lourenço, Munda, e as lideranças Elizete, Rayamberson e Hermim.
"Temos garantido a construção de praças esportivas por todo o Estado, pois o esporte é uma das bandeiras de nosso mandato", explicou o parlamentar.
Gessivaldo nega saída do Republicanos para o MDB: “me sinto em casa”
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos) negou em nota as especulações sobre sua saída do Republicanos. Nos bastidores, aponta-se que Gessivaldo poderia se filiar ao MDB por conta das maiores probabilidades de formação da chapa proporcional.
“Gostaria de esclarecer que venho escrevendo minha história no partido antes mesmo de sua fundação, ao ser convidado por colegas para colher no estado do Piauí as assinaturas que seriam primordiais para a criação de um novo partido com o qual sempre estive alinhado. Desde sempre acreditei, e continuo convicto dos ideais republicanos”, pontuou.
“Sinto-me em casa na condição de militante do meu partido. Acima de cargo de direção, de mandato eletivo ou de qualquer outra situação, sou e continuarei sendo um soldado de meu partido, carregando sempre comigo o dever de lutar por aqueles que confiam em mim e em todo o trabalho desenvolvido em minha atividade parlamentar”, completou Gessivaldo.
Deputado Gessivaldo Isaías diz que não vai sair do Republicanos: “Sou 10!”
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Gessivaldo Isaías negou que vá trocar o Republicanos pelo MDB para disputar a eleição do próximo ano. Em nota divulgada no sábado (5), o parlamentar diz que gostaria de esclarecer que "venho escrevendo minha história no partido antes mesmo de sua fundação, ao ser convidado por colegas para colher no estado do Piauí as assinaturas que seriam primordiais para a criação de um novo partido com o qual sempre estive alinhado".
Gessivaldo afirma que "desde sempre acreditei, e continuo convicto dos ideais republicanos. Sinto-me em casa na condição de militante do meu partido. Acima de cargo de direção, de mandato eletivo ou de qualquer outra situação, sou e continuarei sendo um soldado de meu partido, carregando sempre comigo o dever de lutar por aqueles que confiam em mim e em todo o trabalho desenvolvido em minha atividade parlamentar. Sou Republicanos, sou 10!".
As especulações sobre mudanças partidárias envolvem diversos deputados de partidos médios e pequenos no Piauí, que terão dificuldade de montar chapas competitivas devido ao fim das coligações proporcionais. Cada partido precisará de mais de 60 mil votos para eleger um deputado estadual através da nova fórmula.
As regras para as eleições do próximo ano ainda estão sendo discutidas no Congresso, e itens como "vagas por sobras" e número de candidatos por partido permanecem em aberto. Uma previsão é que o número de candidatos seja reduzido de 41 para 30, fato que dificulta ainda mais a vida dos partidos menores.
Evaldo alinha Caio Bucar na chapa e diz:Estou fechado com Rafael/Dias/Lula
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual e presidente do Solidariedade, Evaldo Gomes, está em negociação para a entrada do ex-vereador de Teresina Caio Bucar na chapa do partido em 2022, para estadual ou federal. Falta essa definição. Já Floro Mauel será candidato a deputado federal no ano que vem pela sigla.
Evaldo lembra ainda que, no Piauí, o Solidariedade está fechado com Rafael Fonteles, Wellington Dias e Lula. No plano nacional, ele admite que há uma divisão, com uma parte bolsonarista e outra petista.
CASO CURIOSO
Já o ex-candidato a senador Marcos Vinícius, ex-marido da deputada federal Marina Santos mas ainda parceiro político dela, afirma que o grupo deles está com Bolsonaro para presidente e Rafael Fonteles para governador, um contorcionismo bem curioso.
Ele explica que o partido permite essa flexibilidade, assim como outras siglas no plano nacional, como o MDB.
Júlio confirma Zé Filho candidato a estadual pelo PP e com apoio de Beto
Por Arimatéa Carvalho
O presidente regional do Progressista, deputado estadual Júlio Arcoverde, confirmou à coluna que o ex-governador Zé Filho (hoje no PSDB) será candidato a deputado estadual no próximo ano pelo PP. Para reforçar a posição de Zé Filho na chapa, o vice-prefeito de Parnaíba, Beto Teles, que é do Progressistas e votava com o próprio Júlio, apoiará o ex-governador e sobrinho do prefeito Mão Santa (DEM). "Fizemos um acordo e vamos potencializar Zé Filho, que vem forte na chapa do PP. Está tudo acertado lá e Beto votará nele", explicou Júlio sobre a estratégia.
APOIOS DIVULGADOS
O próprio ex-governador Zé Filho já divulgou em suas redes sociais que o vice Beto Teles votará nele. No mesmo registro, ele destacou o apoio do vereador David Soares, que é seu genro.
Doenças dos professores: Evandro quer programa para prevenir e tratar
Por Arimatéa Carvalho
Os profissionais da educação, submetidos a situações de estresse, angústia e ansiedade, terminam desenvolvendo doenças e problemas de coluna, alérgicos, oftalmológicos, de voz e síndrome de Burnout, além de outras síndromes. Por isso, o vereador Evandro Hidd (PDT) apresentou na Câmara de Teresina projeto de lei (123/2021) que institui uma política de prevenção às doenças ocupacionais do educador da rede municipal da capital. "O principal objetivo do projeto é informar e esclarecer os profissionais da educação sobre o risco de manifestação de doenças decorrentes do exercício profissional, para que as mesmas possam ser evitadas, ou recebam o tratamento adequado", conta.
CUIDAR MELHOR
“É necessário cuidar melhor de todos estes profissionais, pois contribuem sobremaneira para o sucesso de todas as atividades escolares e são decisivos para o sucesso de nossas crianças e jovens, uma vez que deles dependem o futuro e nossa sociedade", destacou o vereador Evandro Hidd, que aguarda a votação do projeto na câmara.
João Mádison se reforça para 2022 em S.R. Nonato com apoio dos Ferreira
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB) confirmou o apoio na região de São Raimundo Nonato do casal Heitor e Maria de Castro Ferreira, a Mariucha, da tradicional família Ferreira, além de Juscelino, casado uma irmã dela. Mariucha é irmã do ex-deputado estadual Edson Ferreira e do ex-prefeito Avelar Ferreira.
No registro, na fazenda de Mádison, estavam o casal Antônio Heitor Fernandes da Silva e Mariucha e o cunhado dela, Juscelino. "Vamos fazer mais por São Raimundo, essa terra querida", comentou, empolgado, o parlamentar.
Venâncio retira projeto sobre focinheira: “Respeito opiniões diversas”
Por Sávia Barreto
O vereador Venâncio Cardoso (PSDB) decidiu arquivar o polêmico Projeto de Lei Nº115/21, que obrigava o uso de focinheira em animais de grande porte em locais públicos de Teresina. Protetores e entidades de proteção animal reclamaram do projeto por alegarem que os animais iriam sofrer desconforto e danos à saúde com a focinheira. “Desde que a ideia foi anunciada um debate profundo se instalou nas redes sociais, fato que acompanhei de perto. Compreendo todas as posições e respeito as opiniões diversas, por isso tomamos essa decisão”, ponderou Venâncio.
Pensando melhor
“Acredito que a democracia se fortalece quando o povo participa ativamente. Não faço isso por questão de simplesmente ceder a uma pressão. Quem ocupa um cargo público representativa precisa saber lidar com essas questões. Não sinto vergonha em arquivar este PL, pois tenho muito trabalho proporcionado ao povo de Teresina”, completou Venâncio, que quando propôs o projeto visava atender à demanda de praticantes de atividade física em vias públicas, que temiam possíveis acidentes com ataques de animais de grande porte.