Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 231 de 665Exército será parceiro do asfaltamento em Teresina com know-how na área
Por Sávia Barreto
O coordenador de Segurança Pública da Prefeitura de Teresina, coronel Nixon Frota, e o presidente da Eturb, Pessoinha, estiveram visitando o 2º Batalhão de Engenharia e Construção (2BEC). Eles foram recepcionados pelo coronel Florentino Borlina, e trocaram informações técnicas para a aplicação do asfalto em Teresina, levando em consideração que o Exército é referência no setor de engenharia em todo o país.
Também foi discutido no encontro entre Nixon, Pessoinha e o coronel Florentino o aproveitamento de militares que estão dando baixa do Exército para trabalharem na Empresa no setor de pavimentação asfáltica.
Zé Filho pede a Florentino vacinação para indústria e construção civil
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Fiepi, Zé Filho, solicitou ao Governo do Estado a vacinação dos trabalhadores da indústria e construção civil por se enquadrarem como grupo prioritário de acordo com o Plano Nacional de Imunização.
Em conversa com o secretário de Saúde, Florentino Neto, o presidente da FIEPI ressaltou que de acordo com o plano nacional, a imunização de grupos prioritários devem obedecer a uma ordem e que os trabalhadores da indústria já deveriam estar sendo contemplados com a vacinação.
Encaminhou também oficio ao governador Wellington Dias, solicitando o início da vacinação, destacando que a definição da atividade industrial, tida como essencial, demonstra por si só a importância das funções exercidas por essa categoria.
“Outro ponto que destacamos foi o viés econômico da imunização em massa dos trabalhadores deste setor. As empresas se fortalecem e ao recuperar sua capacidade produtiva haverá acréscimo de emprego e renda, resultando em benefícios para a sociedade”, pontua Zé Filho
Ciro faz vídeos sobre economia e destaca força da agricultura no Piauí
Por Sávia Barreto
A força do produtor piauiense foi destacada pelo senador Ciro Nogueira (Progressistas) em vídeo divulgado nesta quarta-feira (09). Na avaliação do senador, mesmo com a falta de apoio, a agricultura do Piauí tem avançado. Ciro analisou o desenvolvimento da agricultura no Piauí, que ocorreu graças ao pioneirismo de produtores que passaram a ocupar a região dos cerrados para o cultivo de grãos. “Produtores do Brasil inteiro vieram produzir no nosso Piauí. Ao ocupar a região do cerrado, o plantio de soja, por exemplo, subiu de 40 mil hectares para impressionantes 830 mil hectares em 20 anos”, ressaltou.
De acordo com o senador, foram mais de 5 milhões de toneladas de grãos produzidos ao longo do ano passado no Piauí. Ciro considerou o número impressionante, principalmente devido ao pouco suporte oferecido e pelos desafios, como a seca e a falta de mais apoio tecnológico.
O vídeo faz parte de uma série de análises sobre o estado baseadas no livro "Economia e Desenvolvimento do Piauí” escrito pelo pesquisador, ex-deputado federal e professor Felipe Mendes, que faz um estudo aprofundado sobre o histórico econômico do Piauí. No próximo vídeo, Ciro irá falar sobre as ações necessárias para ajudar os produtores e trazer mais crescimento para o setor.
Ministro e Ciro Nogueira discutem, em Washington, tecnologia 5G no Brasil
Por Arimatéa Carvalho
Ao lado do ministro das Comunicações, Fábio Faria, o senador Ciro Nogueira se encontrou com o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, e mais executivos da empresa: o presidente da Qualcomm América Latina, Luiz Tonis, e o vice-presidente de Assuntos Governamentais da Qualcomm América Latina, Francisco Giacomini. Em discussão, o sistema 5G no Brasil. O encontro aconteceu na Embaixada do Brasil em Washington (EUA). O senador Flávio Bolsonaro também participou do encontro.
O senador Flávio Bolsonaro comentou que as reuniões tanto com o governo norte-americano quanto com executivos de tecnologia foram produtivas e importantes para a implantação do 5G no Brasil.
REVOLUÇÃO
A tecnologia 5G é o passo seguinte da 4G, mas com muito mais eficiência, conectividade e rapidez. As operadoras Vivo, TIM e Claro já testam a tecnologia em algumas capitais e cidades brasileiras. No entanto, a implantação no país deve acontecer a partir do próximo ano. O Brasil é um dos maiores mercados mundiais para 5G.
Edvaldo Marques deve dar resposta na quarta sobre aceitar assumir Semgov
Por Sávia Barreto
O ex-vereador e ex-presidente da Arsete, Edvaldo Marques, deve responder nesta quarta-feira ao convite do prefeito Dr.Pessoa para assumir a secretaria municipal de Governo. O convite foi feito pelo vice-prefeito Robert Rios e reforçado por Dr.Pessoa em contato com Edvaldo, conforme apurado pela coluna com fonte do Palácio da Cidade. Caso aceite - e a tendência é essa - Marques fica no lugar de Adolfo Nunes, que será indicado para a Arsete.
Falta o Sim
A decisão já está tomada no Palácio da Cidade e só haverá mudança se Marques disser “não”. O objetivo é ter um “prefeito” da “prefeitura”, ou seja, alguém que filtre as demandas dos vereadores, que articule e oriente as metas para as pastas e resolva tudo isso antes que chegue a Pessoa e Robert, ambos já lotados de atribuições e com muitas delas mal distribuídas entre prioridades e superficialidades.
Evaldo Gomes propõe um “auxílio combustível” para motoristas de aplicativo
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) apresentou um indicativo de projeto de lei para garantir um auxílio combustível para os motoristas de aplicativo (app), para taxistas e para mototaxistas do Piauí. “Entendemos que passamos por um momento de crise econômica em todo o País, em todo o estado, e que se agravou ainda mais com a pandemia. É uma forma de incentivar a categoria”, afirmou o parlamentar. O projeto vai ser apreciado na Assembleia Legislativa e, depois de aprovado, levado até o governador Wellington Dias.
Dr. Pessoa e Evaldo anunciam que estarão juntos em 2022: apoio de peso
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), recebeu no Palácio da Cidade o deputado estadual Evaldo Gomes, presidente regional do Solidariedade, para tratar do cenário político em 2022. O partido, que tem a vereadora Fernanda Gomes na base de apoio a Pessoa na Câmara, segue com o gestor firme e forte.
Sobre 2022, Pessoa e Evaldo estarão juntos. Mas de que forma? Evaldo é candidado à reeleição e, como se sabe, o filho de Pessoa, o advogado Pessoinha, deve sair candidato a estadual. Pessoinha poderia disputar pelo Solidariedade, reforçando a chapa montada por Evaldo. Ou, o que é mais provável, Dr. Pessoa vota no filho para estadual e pode apoiar o candidato de Evaldo à Câmara Federal, ainda a ser definido (Floro Mauel deve fazer dobradinha com ele).
Júlio e Georgiano avisam a Rafael: Queremos uma das 3 vagas na majoritária
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual da Fazenda, coordenador do programa PRO Piauí e virtual candidato do governador Wellington Dias em 2020, Rafael Fonteles, teve encontro com o presidente regional do PSD, deputado federal Júlior César Lima, e seu filho, o deputado estadual Georgiano Neto, na noite de segunda-feira (7).
A conversa, considerada bastante produtiva, ocorreu no apartamento de Júlio e Georgiano em Teresina.
O deputado estadual Georgiano Neto comentou ao blog que a conversa foi "respeitosa e muito postiva". Tanto Júlio quanto Georgiano deixaram claro que o PSD quer uma das três vagas na chapa majoritária. Como o próprio Georgiano afirma que Rafael deve ser o candidato a governador, restam vice e senador.
A candidatura de Georgiano a deputado federal depende, inclusive, dessa vaga na chapa de Júlio. O blog avaliou, a partir da entrevista por telefone com Georgiano, que o PSD não pretende romper com W. Dias e migrar para a oposição, independente de qualquer coisa, mas quer ser reconhecido por sua força e tamanho.
Georgiano destaca o bom relacionamento e parceria com Rafael, assim como a presença forte na base do governador Wellington Dias.
PRO Piauí Municípios
Fora da política, os três trataram sobre o lançamento do PRO Piauí Municípios, que ocorrerá no final da manhã de terça-feira (8), no Palácio de Karnak. Trata-se do mais pujante braço do programa de investimentos do governo estadual e deve impactar todos os 224 municípios com obras que vão de praças esportivas a calçamentos.
Evaldo, Jeová e Dudu: encontro de 3 candidatos. Veja por qual partido!
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) se encontrou na Câmara, na segunda-feira (7), com o presidente Jeová Alencar (MDB) e com o vereador Dudu (PT). Os três são candidatos a deputado estadual no próximo ano. Evaldo tem montado uma chapa competitiva que pode eleger dois estaduais. Dudu vem na super chapa do PT. E Jeová? Em tese, está firme e forte no MDB, mas nos bastidores é cortejado por outras siglas, inclusive pelo Solidariedade.
Os três conversaram ainda sobre a CPI do Transporte Público, que está em curso na Câmara de Vereadores da capital, por iniciativa de Dudu.
DOBRADINHA
Sobre candidaturas, Evaldo Gomes afirmou que fará dobradinha com Floro Mauel, este último para federal. E a deputada Marina Santos, que disputa a reeleição? "Só depende dela", respondeu, enigmático, o presidente do Solidariedade.
Júlio Arcoverde e Kleber Montezuma se reúnem e tratam das eleições 2022
Por Sávia Barreto
Quem segue se movimentando é o ex-candidato a prefeito pelo PSDB, Kleber Montezuma. Ele esteve na manhã desta segunda-feira (07) com o presidente estadual do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde. Em pauta, articulações políticas para 2022. Discute-se a possibilidade de Kleber disputar uma cadeira no Senado na chapa da oposição organizada por Júlio e o senador Ciro Nogueira.
O contraponto
O fato é que Montezuma tem se colocado de modo constante como um contraponto ao prefeito da capital, Dr.Pessoa (MDB) e pode colher dividendos eleitorais por isso. Enquanto isso, o Progressistas segue numa posição de mais distanciamento do que proximidade com a gestão de Pessoa. O que também pode ser um sinal para 2024.