Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 79 de 97W.Dias conta como apresentou Rafael a Lula: “Meirelles do Piauí”
Em vídeo gravado durante a recente visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Piauí, o governador Wellington Dias conta que apresentou o Rafael Fonteles, ainda em 2015, como o "Meirelles do Piauí".
Na época, aos 29 anos, Fonteles assumia a secretaria de Fazenda do Piauí com o desafio de reestruturar as finanças do estado. W.Dias usou então como referência o economista Henrique Meirelles, que chefiou o Banco Central no governo Lula.
O líder petista contou ainda sobre o primeiro encontro que teve com Rafael, que também participou da gravação publicada nas redes sociais neste fim de semana.
— Eu tive o prazer de conhecer o Rafael. Você o levou na casa de um companheiro em São Paulo, nós almoçamos juntos. E eu fiquei feliz de saber do prazer e a satisfação, e o grau de confiança que você deposita no Rafael — diz Lula a W.Dias.
Apesar de não admitir, Rafael é o principal pré-candidato do Palácio de Karnak na sucessão. O apoio de Lula é primordial na estratégia petista.
Washington Bonfim deixa cargo na prefeitura de Timon
Washington Bonfim pediu exoneração da Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais para Infraestrutura Produtiva (SEPEIP) de Timon (MA).
Professor da Universidade Federal do Piauí, Bonfim informou ao blog que não conseguiu, ao fim do processo administrativo, sua disposição para permanecer no cargo na administração de Dinair Veloso (PSB).
Contra Bolsonaro e Lula, surge mais um nome para a 3ª via
Surge mais um nome para a terceira via na corrida pelo Palácio do Planalto, em 2022. O senador Alessandro Vieira, de Sergipe, enviou nota ao Cidadania se colocando à disposição para disputar a presidência da República.
Vieira diz que não é representado pela permanência de Bolsonaro no poder, nem pelo retorno de Lula ao comando do país.
— Sei que milhões de brasileiros têm o mesmo sentimento — diz o congressista, que tem ganhado destaque na mídia nacional por sua atuação na CPI da Pandemia.
Contudo, a intenção do senador depende da disposição do Cidadania em apresentar candidatura própria.
CRC-PI aciona a Justiça Federal para vacinar classe contra a Covid-19
A classe contábil acionou a Justiça Federal para garantir a vacinação da categoria, contra a Covid-19. O mandado de segurança impetrado na Justiça Federal pelo Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) visa assegurar o cumprimento da Lei Estadual nº 7.538, de 29 de julho de 2021, e pede que a Fundação Municipal de Saúde de Teresina inclua os contabilistas no plano de vacinação.
"A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está descumprindo a Lei editada pelo governador Wellington Dias reconhecendo a importância da imunização dos contadores e a essencialidade da profissão. Uma Lei que está em vigor há mais de um mês e ainda não foi cumprida. E hoje tivemos o pedido absurdo do Ministério Público que solicita a não inclusão dos profissionais da Contabilidade, Advocacia e Telecomunicações no grupo prioritário da campanha de vacinação contra a covid-19 em Teresina. Tivemos em reunião com o Ministério Público e fomos orientados por ele a enviar um oficio para o SIB [Sistema de Informações de Beneficiários], solicitando a programação da aplicação das vacinas para a categoria e agora parece querer violar um direito", argumenta Regina Pacheco, presidente do CRC-PI.
Luciano Nunes: sinalização de Sílvio reforça aliança com Progressistas
O presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes, afirmou que a sinalização de Sílvio Mendes, de que pretende disputar o governo do Piauí em 2022, reforça a aliança tucana com o Progressistas. A posição do líder partidário afasta a possibilidade de o PSDB lançar uma chapa pura ao governo.
Questionado pelo blog, Luciano afirmou ainda que o diretório nacional está acompanhando as movimentações do partido no Piauí, que pela atual conjuntura subirá, em 2022, num palanque de apoio a Jair Bolsonaro.
Vale lembrar que o PSDB busca, no plano nacional, lançar candidatura para fazer oposição ao atual presidente da República. São cotados os nomes de João Doria, Eduardo Leite, além de Tasso Jereissati.
"No plano nacional será respeitada a posição de cada um", enfatiza Luciano.
Silvio Mendes anuncia: “Decidi botar meu nome na mesa”
O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, confirmou que decidiu colocar seu nome "na mesa" para uma candidatura ao governo em 2022, pelas oposições. Decisão tomada, segundo informou o tucano ao blog, após conversa com amigos, aliados e lideres de partidos políticos.
Um dos nomes mais cotados para encabeçar o grupo, do qual também faz parte o progressistas de Ciro Nogueira, Sílvio era ainda uma incógnita, em especial para a classe política.
A sinalização de Sílvio dá gás para os oposicionistas, que têm ainda como pré-candidata a deputada Iracema Portella, do Progressistas.
"Não tem disputa com a Iracema", garante. Segundo ele, a decisão de quem irá encabeçar a chapa oposicionista não sairá agora.
O escolhido será aquele que, próximo ao pleito, estiver melhor avaliado.
Comunicado ao PSDB
Sílvio já comunicou sua decisão à cúpula do PSDB no Piauí e ao comando nacional, na pessoa do presidente Bruno Araújo, que sinalizou bem para a decisão do ex-prefeito.
Reveja a cerimônia de posse de Ciro Nogueira na Casa Civil
O congressista piauiense Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, toma posse na tarde desta quarta-feira (04/08) como ministro-chefe da Casa Civil, em cerimônia transmitida ao vivo pela TV Brasil, no Youtube.
Ciro foi nomeado ministro no último dia 27 de julho, conforme portaria assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, publicada no Diário Oficial da União.
A cerimônia de posse conta com a presença de diversos políticos piauienses, a exemplo dos senadores Elmano Férrer (Progressistas) e Marcelo Castro (MDB), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), além de deputados e prefeitos progressistas.
Diário Oficial traz nomeação de Ciro Nogueira para a chefia da Casa Civil
Saiu na edição desta quarta-feira (28/07) do Diário Oficial da União, o decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmando a nomeação de Ciro Nogueira para a chefia da Casa Civil.
Ainda ontem, o congressista piauiense confirmou, em publicação no Twitter, que aceitara o convite de Bolsonaro para o cargo.
Ciro, atual presidente do Progressistas, assume a vaga do general Luiz Eduardo Ramos, que em portaria também publicada hoje, foi nomeado ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.
A edição do DOU traz ainda a nomeação de Onyx Lorenzoni para o ministério do Trabalho e Previdência, pasta recém criada para acomodar o aliado do presidente, que até então chefiava a Secretaria-Geral.
Chegada do Centrão
O movimento de Jair Bolsoanro, em nomear um dos caciques do Centrão para o seu mais importante ministério, é mais um esforço para tentar frear o desgaste enfrentado pelo governo, em especial com a CPI da Pandemia, que tramita no Senado Federal, Casa Legislativa de onde vem Ciro.
O presidente acredita que o piauiense é o nome ideal para dialogar com a classe política, em busca de apoio para pautas por demais caras ao Planalto, como a confirmação de André Mendoça para uma vaga no Supremo Tribunal Federal.
Internado, Bolsonaro posta: “Consequência da tentativa de assassinato”
Pouco antes de ser transferido para um hospital em São Paulo, Jair Bolsonaro publicou em sua conta oficial no Twitter, agradecendo pelo apoio e orações por sua recuperação. O presidente foi hospitalizado nesta quarta-feira (14), após sentir fortes dores abdominais. Nas suas redes sociais, ele postou ainda uma foto no leito do hospital.
" Agradeço a todos pelo apoio e pelas orações. É isso que nos motiva a seguir em frente e enfrentar tudo que for preciso para tirar o país de vez das garras da corrupção, da inversão de valores, do crime organizado, e para garantir e proteger a liberdade do nosso povo", publicou.
Bolsonaro deu entrada no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, ainda durante a madrugada.
Após exames, os médicos identificaram uma obstrução intestinal decorrente do atentado a faca ocorrido ainda na campanha de 2018. O cirurgião gástrico do presidente, Antônio Luiz Macedo, apontou a necessidade de transferência de Bolsonaro para a capital paulista. Ele deixou a unidade de saúde em Brasília por volta de 16h50, em uma ambulância.
Em nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social informou que o presidente passará por "exames complementares para definição da necessidade, ou não, de uma cirurgia de emergência".
"Mais um desafio, consequência da tentativa de assassinato promovida por antigo filiado ao PSOL, braço esquerdo do PT, para impedir a vitória de milhões de brasileiros que queriam mudanças para o Brasil. Um atentado cruel não só contra mim, mas contra a nossa democracia", escreveu o presidente noutra publicação.
Bolsonaro diz ainda que recebeu de Deus "uma nova oportunidade" de "colocarmos o Brasil no caminho da prosperidade". E completou: "Mesmo com todas as adversidades, inclusive uma pandemia que levou muito de nossos irmãos no Brasil e no mundo, continuamos seguindo por este caminho".
Vice-presidente da OAB/PI é removida de grupo da Comissão de Prerrogativas
Em meio ao acirramento da pré-campanha para a eleição do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, a advogada Alynne Patrício, vice-presidente da entidade, foi removida dos grupos no WhatsApp da Comissão de Prerrogativas, da qual é coordenadora.
Ela conta que tudo ocorreu após uma visita à Secretaria de Justiça (Sejus), para debater a retomada gradual dos atendimentos da advocacia no sistema prisional, afetados por conta da pandemia da Covid-19.
A visita, ela conta, gerou incômodo entre os membros da Comissão de Prerrogativas, e levou a uma discussão nos grupos de WhatsApp, do qual ela fazia parte até a noite de ontem.
“Me supreendeu muito alguns ataques que sofri em virtude desta visita (...) não vou permitir nenhum ataque misógino, machista e covarde contra a minha atuação profissional”, diz a advogada, em vídeo publicado nas redes sociais.
Na mesma publicação, Alynne reafirma seu rompimento com a atual presidência da OAB, que tem à frente o advogado Celso Barros. Há alguns dias, ela confirmou apoio à pré-candidatura de Raimundo Júnior, que encabeça o movimento “OAB que chega junto”.
Ao blog, ele contou ainda que vem sofrendo pressão para renunciar ao mandato de vice-presidente. “Fui eleita e não vou renunciar”, ela garante.
Contato
(86) 98103-7243