Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 78 de 97Fonteles sobre Bolsonaro: “Temos um presidente que não sabe o que fazer”
O secretário de Fazenda do Piauí e presidente do Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Rafael Fonteles (PT), voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que declarou ser um "zero à esquerda" no controle da inflação no país.
"Temos um presidente que não sabe o que fazer", publicou Rafael em sua conta no Twitter.
Para o petista, a declaração de Bolsonaro "dá uma dimensão da grandeza do problema que temos no nosso país".
"É essa incapacidade e incompetência, admitida pelo próprio presidente, que produz instabilidades, gera aumentos de preços dos alimentos e dos combustíveis e traz de volta a inflação, um mal que reduz o poder de compra de todos e corrói os salários dos trabalhadores", completou.
Inflação e fome
Na entrevista que concedeu a uma rádio, Bolsonaro afirmou que deposita sua confiança no presidente do Banco Central, Roberto Campos, para controlar a inflação. "Se o remédio para combater é só aumentar a taxa de juros qualquer um pode ocupar o Banco Central. Ele sabe o que fazer", disse.
Ciro Nogueira sobre filiação de Bolsonaro ao Progressistas: “90% de chance”
Em um grupo de WhatsApp, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, admitiu a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), se filiar ao Progressistas.
"90% de chance", escreveu.
Nogueira está licenciado da presidência do Progressistas, mas ainda dita as regras no partido, o mais proeminente do Centrão.
Para 2022, quando tentará a reeleição, um dos principais desafios de Bolsonaro é de fato encontrar uma legenda. A ficha de filiação precisa ser assinada até abril, prazo mínimo previsto na Legislação Eleitoral.
Ao menos 9 partidos já negociaram com o presidente. Os mais recentes convites vieram do Patriota e do PTB de Roberto Jefferson.
Caravana de oposição: Iracema vai visitar 12 cidades no fim de semana
O grupo de oposição no Piauí visitará doze municípios neste final de semana. A caravana, liderada pela deputada federal Iracema Portella (Progressistas), percorrerá São João do Piauí, João Costa, Capitão Gervásio, Campo Alegre do Fidalgo, São Francisco de Assis do Piauí, Pedro Laurentino, Nova Santa Rita, Bela Vista do Piauí, Simplício Mendes, Isaías Coelho, Conceição do Canindé e Paes Landim.
O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, que deve compor chapa majoritária com Iracema em 2022, também acompanha a agenda.
A primeira parada, já na manhã desta sexta-feira (24), foi em São João do Piauí, onde foi recebida pelo Dr. Eduardo Moura, liderança no município. Os prefeitos da região vão seguir a caravana, incluindo: Dr Thales Coelho, de Paquetá; Léo Leite, de Pedro Laurentino; Zé Neto, de João Costa; Heli, de Nova Santa Rita e Thalles Marques, de Paes Landim.
Até domingo (26), Iracema fará entrega de kits de irrigação, assinará ordens de serviço, além da entrega de ônibus escolares e reformas.
Mágoas passadas! W.Dias devolve Secretaria dos Transportes a Hélio Isaías
O deputado estadual Hélio Isaías (Progressistas) está de volta à Secretaria dos Transportes. A portaria de nomeação, assinada pelo governador Wellington Dias, está publicada na edição desta segunda-feira (20/09) do Diário Oficial do Estado.
Isaías deixou a pasta na semana passada para votar em Zé Santana (MDB), na eleição para vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.
O movimento gerou a insatisfação do governador Wellington Dias (PT), que chamou o parlamentar, às vésperas da votação na Assembleia Legislativa, em busca do apoio de Isaías e da bancada do MDB em favor de Flora Izabel (PT), que acabou sendo eleita com os votos do "G5".
Um acordo que envolve a sucessão na presidência da Alepi.
Mas e Wilson Brandão? O deputado, que se afastou da pasta da Mineração para concorrer à vaga de conselheiro, ainda não retornou ao espaço no governo.
Um movimento que, de fato, pode não ocorrer. Afinal, Brandão - que chegou a ser considerado favorito na semana da eleição - ficou bastante chateado com a investida do Palácio de Karnak para assegurar a vitória de Flora. Mágoa que não será superada tão facilmente.
Iracema critica envolvimento de W.Dias na eleição do TCE: “É um insulto”
Pré-candidata ao governo do Piauí pela oposição, a deputada federal Iracema Portella (Progressistas) criticou o envolvimento do governador Wellington Dias (PT) nos bastidores da eleição do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, que acontece nesta quinta-feira (16/09), na Assembleia Legislativa.
"O Piauí não deve ter nenhum problema, porque só isso justifica o tempo e a energia gastos pelo governador Wellington Dias na eleição do TCE, da qual ele não é parte legalmente interessada", escreveu a parlamentar em publicação no Twitter, no início da manhã.
"Com tantos problemas a serem enfrentados, é lamentável que o governador pense mais em política pequena que em ações que mudem de verdade a vida das pessoas", completou.
A eleição
O Progressistas de Iracema têm candidato na eleição do TCE. É o deputado Wilson Brandão, que até então fazia parte do time de secretários de Wellington.
As bancas de apostas colocam Wilson no segundo turno com Flora Izabel, candidata do Partido dos Trabalhadores, considerada favorita por ter o apoio de Wellington.
Ainda entre os parlamentares, disputam os deputados Zé Santana (MDB) e Flávio Nogueira Júnior (PDT). Nas últimas horas, foi grande a movimentação nos bastidores em busca do "vira voto".
De um lado, o governo tentando a vitória de Flora ainda no primeiro turno. Do outro, o empenho para impedir essa empreitada.
A eleição para escolha do novo conselheiro do TCE inicia às 11h, no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí.
“Plano C” de Dr. Pessoa entra em ação e costura acordo com consórcios
Após passar por Robert Rios e João Henrique Sousa, o abacaxi do transporte público de Teresina está agora nas mãos do major Cláudio Pessoa, o Plano C do prefeito Dr. Pessoa. Ontem, numa reunião com o SITT e os 4 consórcios que operam o sistema, Cláudio ganhou certa simpatia dos empresários, que se comprometeram em encerrar as conversas com deputados e vereadores em busca de alternativas e pressões outras para fazer “a coisa andar”.
Após o encontro, Strans e SITT alinharam os discursos. Acertaram um auxílio gratuidade e concordaram que o aporte não significa dinheiro no bolso dos empresários, mas uma forma de restabelecer o equilíbrio financeiro do sistema. O valor será definido com um cruzamento de planilhas até a próxima sexta-feira.
O Plano de Cláudio é chegar a uma solução e, o mais importante, ter ônibus nas ruas já na próxima semana. Se não conseguir, o prefeito pode seguir para a próxima letra do alfabeto.
Dudu sobre possibilidade de acordo com empresas: “Por que só agora?”
Tem gerado incômodo a sinalização da prefeitura de Teresina, de que pode manter o contrato com as empresas de ônibus que operam o transporte público. Com mediação do secretário de Planejamento, João Henrique Souza, a ideia é chegar a um acordo, que coloque nas mãos do município o controle sobre a bilhetagem eletrônica.
Dentre as reações, a do vereador Dudu (PT), presidente da CPI do Transporte Público, que concluiu seus trabalhos recomendando a rescisão do contrato, enumerando indícios de irregularidades, que serão inclusive levados ao Ministério Público.
Marden e Samuel Silveira ensaiam dobradinha para 2022
O deputado estadual Marden Menezes (PSDB), que pretende disputar a reeleição em 2022, pode fazer dobradinha com o delegado Samuel Silveira, que não descarta a candidatura a deputado federal.
E a dobradinha tem as bençãos de Silvio Mendes (PSDB), com quem Marden e Samuel estiveram reunidos nesta segunda-feira (30/08).
W.Dias conta como apresentou Rafael a Lula: “Meirelles do Piauí”
Em vídeo gravado durante a recente visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Piauí, o governador Wellington Dias conta que apresentou o Rafael Fonteles, ainda em 2015, como o "Meirelles do Piauí".
Na época, aos 29 anos, Fonteles assumia a secretaria de Fazenda do Piauí com o desafio de reestruturar as finanças do estado. W.Dias usou então como referência o economista Henrique Meirelles, que chefiou o Banco Central no governo Lula.
O líder petista contou ainda sobre o primeiro encontro que teve com Rafael, que também participou da gravação publicada nas redes sociais neste fim de semana.
— Eu tive o prazer de conhecer o Rafael. Você o levou na casa de um companheiro em São Paulo, nós almoçamos juntos. E eu fiquei feliz de saber do prazer e a satisfação, e o grau de confiança que você deposita no Rafael — diz Lula a W.Dias.
Apesar de não admitir, Rafael é o principal pré-candidato do Palácio de Karnak na sucessão. O apoio de Lula é primordial na estratégia petista.
Washington Bonfim deixa cargo na prefeitura de Timon
Washington Bonfim pediu exoneração da Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais para Infraestrutura Produtiva (SEPEIP) de Timon (MA).
Professor da Universidade Federal do Piauí, Bonfim informou ao blog que não conseguiu, ao fim do processo administrativo, sua disposição para permanecer no cargo na administração de Dinair Veloso (PSB).