Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 78 de 104Empresas de ônibus pedem R$ 1,2 milhão em aporte da Prefeitura
Empresários que operam o serviço de transporte coletivo em Teresina tiveram uma nova rodada de negociação com membros da prefeitura, na manhã desta quinta-feira (07/04), e apresentaram uma nova proposta solicitando mais R$ 1.250.000,00 milhão em aporte financeiro para garantir a operacionalização do sistema.
De acordo com o major Cláudio Pessoa, chefe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, a prefeitura já havia proposto aporte de R$ 800 mil, somados a R$ 1,2 milhão pago às empresas.
"A prefeitura já havia proposto um valor e a gente também está vendo com a secretaria de Finanças, e com todo o sistema de controle do município, se é possível fazer esse aporte, se existe legalidade para que isso aconteça. A prefeitura já havia proposto R$ 800 mil. E como hoje a prefeitura já dá um aporte de R$ 1,2 milhão, chegaríamos a R$ 2 milhões", explica o superintendente
Em entrevista, o superintendente avaliou como positiva a reunião pela abertura de um novo canal de diálogo. "E esperamos que também esteja envolvido neste processo o sindicato laboral. No momento, conversamos com o patronal, e esperamos que ao final a gente tenha uma série de possibilidades para que a gente chegue ao final desta crise", disse.
ROMPIMENTO
Questionado sobre possibilidade de distrato, Cláudio Pessoa explicou que um processo instaurado contra as empresas prevê sanções, dentre elas, a rescisão contratual. Contudo, a possibilidade não está na mesa para a prefeitura, no momento.
"A prefeitura não está focada numa sanção específica, até porque o processo ainda tramita. É necessário que a gente tenha prudência na análise deste processo e isso aí está sendo constituído por uma comissão de técnicos da prefeitura", comentou o superintendente.
GREVE
Motoristas e cobradores de ônibus estão em greve desde o dia 21 de março. A categoria reclama da defasagem salarial e da irregularidade no pagamento. Pede ainda melhores condições de trabalho e a garantia do pagamento do ticket alimentação e auxílio saúde.
Lista: chapa do Progressistas para Federal tem 8 nomes confirmados
O Progressistas ainda trabalha na composição da chapa de candidatos a deputado federal pela sigla, no Piauí. Até o momento, o diretório tem oito pré-candidatos confirmados. São eles?
1 Margarete Coelho
2 Júlio Arcoverde
3 Elmano Ferrer
4 Samuel Silveira
5 Kleber Montezuma
6 Átila Filho
7 Graça Amorim
8 Júnior Nobre
De acordo com o deputado estadual Júlio Arcoverde, presidente do diretório estadual do partido, os três últimos nomes serão anunciados pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, incluindo duas mulheres e um homem.
Um dos nomes deve vir de Parnaíba - ou da Planície Litorânea. Diretriz que faz parte da estratégia para eleger Gracinha Mão Santa, filha do prefeito Mão Santa. A ideia é que a ex-secretária faça dobradinha com um nome da região.
Se tirar as obras do PT em Teresina, sobra “pouca coisa”, avalia Rafael
Pré-candidato ao governo, o ex-secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, defende que o Partido dos Trabalhadores tem muito trabalho para mostrar em Teresina. Prestes a encarar o ex-prefeito da capital, Sílvio Mendes, nas urnas, ele diz não temer a comparação dos modelos de gestão.
"O governo Wellington Dias fez muito pela capital Teresina, junto com o presidente Lula. Na verdade, se você tirar o que foi feito pelo presidente Lula, a presidente Dilma e o governador Wellington Dias, em Teresina, fica pouca coisa de obras significativas", disse em entrevista à Rede Meio Norte, nesta quarta-feira (06/04).
Rafael cita obras recentes, como a duplicação das BRs 316 e 343, a construção da Nova Maternidade e o novo hospital infantil, e completa: "A gente poderia falar de diversas ações do governo aqui em Teresina. Claro, outras questões são de natureza municipal, quem tem que fazer é a prefeitura, mas acho que a gente tem muito serviço prestado".
Sobre comparação dos modelos de gestão, o pré-candidato encara como "natural" e diz que o povo quem julgará "qual grupo mais tem prestado serviço para o estado do Piauí e, também, para a capital".
RESPOSTA À OPOSIÇÃO
Rafael comentou ainda as declarações do presidente do Progressistas no Piauí, deputado Júlio Arcoverde, que à Meio Norte disse que o PT lotou o evento da pré-candidatura do ex-secretário, no último sábado (02), só com "comissionados" e "terceirizados".
"A gente vê as manifestações da oposição como muito desesperadas. É inconteste o evento. Foi o maior evento político da história do nosso estado. A diversidade de lideranças. E foi um início muito promissor da nossa caminhada", comentou o petista.
PLANO DE GOVERNO
O pré-candidato diz que está agora focado na elaboração do Plano de governo petista para o Piauí. Os dois pilares do plano, segundo ele, passam pela geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados à população.
Júlio diz que PT lotou evento com comissionados e base reage: “Aflição”
O presidente do Progressistas no Piauí e um dos líderes da oposição no estado, o deputado estadual Júlio Arcoverde, falou nesta terça-feira (05/04) sobre o evento realizado no fim de semana pelo Partido dos Trabalhadores, para o lançamento da pré-candidatura de Rafael Fonteles.
Para Júlio, o espaço só estava lotado graças à presença de "comissionados" e "terceirizados" do governo do Estado.
"Quando se faz um evento do governo é muito fácil. A gente consegue encher rapidamente qualquer evento. É só chamar os comissionados e os terceirizados, como estava acontecendo", diz Júlio, fazendo ainda referência à época em que fazia parte do governo "Vida Nova", no lançamento da pré-candidatura, foi essa a estratégia usada para lotar o evento no Verdão.
"Oito mil pessoas presentes no Verdão. E no final, na eleição, nós perdendo no primeiro turno. Então, não é parâmetro para nada fazer evento convocando comissionado e terceirizado", completou o deputado.
PETISTAS REAGEM
Ao comentar as declarações de Júlio, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Costa, disse que a oposição tenta descaracterizar o evento da base aliada. "Foi na verdade um evento com a militância petista. Nós tivemos pessoas de diversos municípios, filiados ao partido dos trabalhadores e outros simpatizantes. A gente fica até lisonjeado, por que percebe a aflição, a angústia da oposição, com o impacto que causou o evento", disse.
Já Franzé Silva disse que a fala do deputado de oposição é "desconexa" com a realidade, argumentando que o número de pessoas presentes é, por si só, bem maior que o total de comissionados que tem hoje o governo.
Sem conseguir deixar sigla, Thanandra recua da pré-candidatura a Federal
A vereadora Thanandra Sarapatinhas confirmou, nesta terça-feira (05/04), que não disputará a eleição para a Câmara Federal, no pleito de outubro. Ela não conseguiu do Patriota a liberação para sua desfiliação e se recusa a disputar pela legenda, na qual diz ser perseguida.
"Eu dei entrada numa ação para conseguir uma liminar, para ver se eu conseguia me filiar ao Republicanos, para tentar sair para [Deputada] Federal, mas não foi a tempo", explica a parlamentar.
Contudo, ela decidiu seguir com a ação ajuizada contra membros do partido por suposta perseguição.
"Tenho como provar que eu sofri perseguição das pessoas lá de dentro [do Partido]. E não tem sentido [em ficar na sigla]. E dizer que eu não vou sair [candidata] pelo partido como Federal. Eles estavam achando que iam me segurar, para no fim das contas eu sair a federal por lá. Eu não vou. Vou ser só uma pedra no sapato deles esse ano", diz Thanandra.
Na entrevista concedida à imprensa, a vereadora conta que uma das ações movidas contra membros do Patriota busca reparar a falsa acusação de que ela teria matado animais resgatados no seu trabalho como protetora para se projetar na campanha.
"Falaram da minha vida pessoal, inventaram um monte de coisa. E eu não tinha como ficar calada. Se em 2022 eu não quiser mais estar nisso aqui [no mandato], a imagem desgastada é a minha. Então, eu tenho que provar. Fazer esse povo pagar pelo que estavam falando de mim", completou.
Ao se posicionar, o presidente do Patriota no Piauí, Gustavo Henrique, disse que o diretório nunca perseguiu a vereadora. "O partido, em momento algum, pelo que vi na imprensa e li nas matérias jornalísticas, não a perseguiu. O partido, como instituição, não! Algum filiado? Ela já tomou as providências, nas devidas ações competentes. Agora, deixar claro que o partido ele norteia também o comportamento do parlamentar em posicionamento a determinadas matérias. Em relação, inclusive, ao poder executivo. Só que o partido está deixando-a bem à vontade para exercer o mandato", explicou.
Rafael vê oposição “arrogante” ao projetar vitória de Sílvio em Teresina
Agora ex-secretário de Fazenda e pré-candidato ao governo do Piauí, Rafael Fonteles (PT) comentou declarações de líderes da oposição que apostam na derrota do Partido dos Trabalhadores, em Teresina, nas eleições de 2022. Os posicionistas acreditam que a liderança do ex-prefeito Sílvio Mendes na capital - que deve encabeçar chapa majoritária - pode garantir larga vantagem ao grupo no maior colégio eleitoral do estado.
“O time do Bolsonaro tem, às vezes, a mania de achar que manda no povo. Nós temos que aguardar o julgamento, a análise do povo. Ainda está muito cedo para fazer qualquer tipo de prognóstico”, avalia Rafael.
O petista diz ainda que comentários como esse são “um desrespeito com a população que sequer conhece os candidatos”. “Vejo com muita arrogância, prepotência”, completa.
ADESÕES
Rafael, que nesta sexta-feira (01/04) participou da filiação do prefeito de Riacho Frio, Jabes Júnior (ex-Progressistas), ao PSD, comemorou as adesões à base governista. "É cada vez mais gente querendo estar ao lado do time do Lula, e cada vez menos gente querendo estar do lado do time do Bolsonaro”, alfinetou.
Após desistência de Moro, Ciro chama ex-juiz de “aproveitador”
Ao comentar a desistência de Sérgio Moro em disputar a presidência da República, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, classificou o ex-juiz como um “aproveitador”.
“Ele trocou de partido sem nem avisar o partido. Um comportamento muito feio. Moro, pra mim, não passa de um aproveitador, uma pessoa que não diz a que veio na questão política”, afirmou o ministro em entrevista exclusiva à Rede Meio Norte.
Com a desistência da disputa majoritária, Ciro avalia ainda que Moro deve ser eleito deputado federal. Mas diz que o ex-juiz será brevemente esquecido no cenário político.
“Moro nunca ficou desempregado na vida. Era juiz, depois pegou aquela consultoria fantástica e muito mal explicada, e vai ser candidato a deputado federal, vai ser eleito. Agora, anote uma coisa, vai ser deputado de um mandato. Uma pessoa completamente inconsistente e vai ser em pouco tempo esquecida”, completou.
Ciro crê em menor vantagem para Lula e admite que Bolsonaro perde no Piauí
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, avalia que o presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição, pode até dobrar o seu desempenho nas urnas em 2022, no Piauí, em relação ao pleito de 2018. Em entrevista exclusiva à Rede Meio Norte, ele disse ainda que irá sim fazer palanque para Bolsonaro no estado e que estará ao lado daqueles que historicamente defendem o presidente.
“Nós vamos montar um palanque para o presidente. Eu estarei comandando o palanque do presidente Bolsonaro aqui, com os bolsonaristas, que querem que o nosso país não retroceda (...) Bolsonaro vai ganhar a eleição no Piauí? Eu acho que não, mas o presidente vai ter pelo menos o dobro de votos que teve nas últimas eleições. E a diferença do Bolsonaro para o Lula não vai ser tão grande”, diz o ministro.
No Piauí, o Partido Liberal - sigla na qual está filiado o presidente - tem como pré-candidato Major Diego Melo, com quem Ciro deve estar no palanque durante a campanha.
SÍLVIO MENDES X BOLSONARO
Questionado sobre as constantes críticas à oposição de que o pré-candidato Sílvio Mendes e o grupo do ministro estariam “escondendo” a ligação com Bolsonaro, Ciro destacou que o ex-prefeito tem uma visão diferente do processo eleitoral.
“O Sílvio tem uma visão diferente. O Sílvio acha, e eu tenho que respeitar, que quem vai comandar o Piauí não é Lula nem Bolsonaro. Ou é ele ou o Rafael, ou o Major Diego, Então, os piauienses é que têm que tomar conta do Piauí. As pessoas que às vezes querem levar para o debate nacional é para esconder os problemas do estado do Piauí, que são gravíssimos. Então, o Sílvio vai tocar a campanha [dele], mas quem vai comandar a campanha do presidente Bolsonaro aqui sou eu e as pessoas que historicamente sempre lutaram pelo presidente. Nós Progressistas estaremos focados na eleição do presidente”, explica Ciro Nogueira.
CAMPANHA X CHEFIA DA CASA CIVIL
Sobre conciliar a campanha no Piauí com as atribuições da chefia da Casa Civil, o ministro explicou que sua presença no estado terá que ficar restrita aos fins de semana.
“Vamos participar da campanha, esse sentimento de mudança no estado nunca aconteceu como está acontecendo agora. E irei participar ativamente, com a minha liderança, o meu discurso, com a minha atuação. Lógico, ficarei restrito aos finais de semana, mas eu quero com todas as minhas forças, com toda minha esperança, participar deste momento fundamental para o futuro do Piauí”, afirma.
DESEMPENHO DE BOLSONARO
Ciro Nogueira avaliou ainda a situação do presidente no Piauí e no Nordeste, que nas últimas eleições têm dado votações expressivas ao PT de Luís Inácio Lula da Silva. A posição do ministro é de que, com uma melhor divulgação das ações de Bolsonaro nos últimos anos, é possível sim tornar a região um pouco mais “bolsonarista”.
“Quando as pessoas tomarem conhecimento de tudo que foi feito no país pelo presidente Bolsonaro nos últimos anos, que quem cuidou do Nordeste, quem fez as grandes obras e, principalmente, quem cuidou da população, foi o presidente Bolsonaro. E o exemplo mais claro disso foi que nós ajudamos a população no momento mais difícil da humanidade, com 15 anos de Bolsa Família, que foi distribuído através do Auxílio Brasil”, avalia.
Sem convite para agenda com Bolsonaro, prefeito culpa cerimonial e tucanada
No dia em que o presidente Jair Bolsonaro visita o estado do Piauí, para a inauguração da primeira antena 5G Agro do Brasil, em Baixa Grande do Ribeiro, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, demonstrou insatisfação por não ter sido convidado para a solenidade.
— Novamente não fui convidado. Provavelmente agora com um descaso e uma falta de percepção do cerimonial do senador [Ciro Nogueira], recheado com os amigos dele, a tucanada. Provavelmente tenha sido isso — disse o gestor em entrevista à TV Meio Norte.
O prefeito ressaltou ainda seu interesse de, como prefeito da capital, participar de uma agenda ao lado do presidente. Contudo, disse que não chegaria no evento de "penetra" sem ser convidado.
Ele garantiu que compareceria se tivesse sido convidado, e ainda alfinetou políticos que, no estado, são beneficiados com recursos destinados pelo Governo Federal, mas não compareceram à agenda.
— Se tivesse sido convidado eu estaria lá, como não foi... E quero repetir novamente, os que foram beneficiados pelo Governo Federal não irem receber o presidente da República... isso é lamentável — completou.
Dr. Pessoa sobre pré-candidatura de Lucas Pereira: “É mentira”
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, negou que o secretário de Comunicação do Município, Lucas Pereira, vá se desincompatibilizar para disputar uma vaga na Câmara Federal, pelo Republicanos. Em entrevista concedida no fim da manhã desta quarta-feira (30/03), o gestor descartou a possibilidade e aproveitou para elogiar o trabalho de Lucas à frente da secretaria.
— Não vou falar americanizado. É mentira. Nunca se cogitou aqui na prefeitura. O doutor Lucas, secretário de Comunicação, preparado ele é, mas nunca nem se falou nem por alto que ele fosse candidato nestas eleições — afirmou o prefeito.
Lucas, que acompanhava a entrevista, reforçou a informação colocada por Dr. Pessoa e disse que pretende continuar colaborando com a gestão.
— O prefeito já disse tudo, sou candidato a continuar do lado do prefeito Dr. Pessoa, divulgando as ações dele, fazendo um bom trabalho. É a isso que eu sou candidato — pontuou.