Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 73 de 97Iracema pedirá licença do mandato na Câmara em abril; Paes Landim assume
A deputada Iracema Portella pedirá licença do mandato na Câmara dos Deputados para se dedicar à pré-campanha.
O afastamento, segundo a parlamentar, acontecerá no começo de abril. Iracema é pré-candidata a vice-governadora na chapa a ser encabeçada pelo ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes.
“Vou tirar licença sem vencimento, quero estar 100% presente na pré-campanha”, disse Iracema.
Com o afastamento, quem assume o mandato é Paes Landim, que em 2022 deve disputar a eleição para a Câmara Federal pelo Progressistas ou União Brasil.
Pré-candidata a deputada, Thanandra descarta disputar eleição pelo Patriota
A vereadora Thanandra Sarapatinhas confirmou que tentará sair do Patriota para disputar a eleição em 2022 pelo Republicanos, partido que no Piauí é liderado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa. A parlamentar é pré-candidata a deputada federal, mas por divergências internas rejeita entrar na disputa pela legenda na qual está filiada hoje.
"Todo mundo sabe que eu não tenho um relacionamento bom com o partido, desde antes de ganhar a eleição. Depois que eu ganhei ficaram em cima, tentando estar aqui dentro do meu gabinete e eu não deixei e assim, eu realmente quero sair, não tem motivo de eu ficar no partido. Se eles estão achando que eu vou sair para federal pelo Patriota eu não vou, não tem essa possibilidade, posso não ir também em outro partido, mas lhe garanto que não tem a possibilidade de ir pelo Patriota", enfatiza a vereadora.
Se conseguir a desfiliação, o caminho para o Republicanos está bem pavimentado. A vereadora comenta sobre seu último encontro com o prefeito Dr. Pessoa. "Escutei a proposta dele com muito carinho. É o povo da minha base, o Dr. Pessoa, Jeová [Alencar]... pessoas com quem tenho convivência. Escutei também outros partidos, mas o que eu me identifiquei mais foi o Republicanos", explica.
Mas conseguir a desfiliação não será tarefa fácil. Gustavo Henrique, que comanda o diretório do Patriota no Piauí, já sinalizou que não deve liberar Thanandra para disputar a eleição pelo Republicanos ou qualquer outra sigla.
E com a possibilidade de eventualmente perder o mandato, a vereadora dá sinais de que pode abrir mão da candidatura este ano. "Com certeza, aqui [a Câmara Municipal] é a minha prioridade", ressalta Thanandra, que no mandato foca sua atuação em programas e ações em defesa da causa animal.
Luis André fica no União Brasil; Sílvio deve presidir a sigla no Piauí
Após ser sondado pelo grupo do prefeito Dr. Pessoa para se filiar ao Republicanos, o vereador Luis André confirmou ao blog, em entrevista nesta terça-feira (08/03), que irá continuar no União Brasil. Disse ainda que está mantida sua pré-candidatura a deputado federal e que irá ajudar a legenda na composição da chapa a ser homologada em convenção.
Em razão da fusão entre Democratas e PSL, que deu origem ao União Brasil, o vereador tinha até esta terça para mudar de legenda. Mas, por estratégia política, entendeu que o melhor é seguir no partido.
"Essa questão da mudança de partido não é coisa fácil de você resolver. Tem que ouvir todo o grupo político, ver a situação jurídica, por que com a fusão que foi homologada no TSE dia 8 de fevereiro eu tinha um prazo até 8 de março, mas para não tomar uma decisão precipitada, a gente decidiu ficar mesmo no União Brasil", explica.
SÍLVIO NO UNIÃO BRASIL
André confirmou a tendência de que Sílvio Mendes, pré-candidato a governador pelas oposições, assuma o comando do diretório do União Brasil no Piauí. Anunciou ainda a data em que Sílvio deve assinar ficha de filiação à sigla.
"Ele é o líder maior, é o pré-candidato a governador, e vamos só esperar a homologação, a filiação dele. Eu soube que dia 21 vai vir a executiva nacional aqui para homologar o ato de filiação do ex-prefeito", explica.
Sobre um eventual espaço no diretório estadual, Luis André diz que seu foco é a pré-candidatura. "Não estou pensando nisso [cargo no diretório], pois você tem que ter tempo para andar nos municípios", diz o vereador.
Rafael Fonteles admite Antônio Luíz como alternativa para assumir a Sefaz
O secretário Rafael Fonteles admitiu a possibilidade de Antônio Luiz Soares, Superintendente de Gestão da Secretaria da Fazenda, assumir o comando da pasta a partir de 31 de março. Na data está previsto o afastamento de Rafael em razão de sua pré-candidatura ao governo do Piauí.
"É uma alternativa, ele já me substituiu em 2018 no momento em que me afastei para tratamento médico, mas a decisão é da governadora Regina Sousa", diz.
Em entrevista à imprensa, ele deixa claro que as indicações serão de Regina, que comandará o Karnak com o afastamento de Wellington Dias para a pré-campanha ao Senado Federal. Mas ressalta que a ideia é dar continuidade ao projeto de governo.
"A governadora Regina é quem deve anunciar os substitutos assim que ela assumir, obviamente como disse o governador Wellington Dias e ela mesma tem dito, a ideia é ter a continuidade do governo. Ela foi eleita junto com o governador Wellington Dias. Acredito que será uma transição muito tranquila, continuando os projetos que já estão em execução", explica.
Já Wellington Dias diz que na próxima semana o governo já terá as definições de quem irá se afastar do governo por conta da eleição. A previsão é de que pelo menos 15 gestores deixem o comando de suas pastas. A tendência, segundo o governador, é aproveitar nomes que já integram as equipes em cada secretaria.
Robert Rios nega distanciamento de Dr. Pessoa e fala em “fogo inimigo”
Em entrevista ao blog nesta sexta-feira (04/03), o vice-prefeito e secretário de Finanças de Teresina, Robert Rios, negou que haja estremecimento na sua relação com o prefeito Dr. Pessoa. Segundo ele, as especulações são boatos que nasceram na mídia e que podem estar vindo de "fogo inimigo".
"A minha amizade com o prefeito continua a mesma, o carinho que ele tem por mim e o carinho que eu tenho por ele continua cada vez mais. Eu estou aqui, passo o dia com ele, dentro do gabinete dele, ele às vezes no meu. Isso é um boato plantado. Agora, se é fogo amigo, eu não acredito em fogo amigo, é fogo inimigo", disse o vice-prefeito.
Na conversa, ele ressaltou ainda que vem ajudando o prefeito na definição da chapa proporcional do Republicanos, sigla que passa agora para o comando do grupo do prefeito. Robert aposta que a configuração da chapa permite eleger até quatro deputados estaduais.
Sobre o apoio na eleição majoritária, ele afirmou que vai aguardar a definição do prefeito, mas já antecipa veto.
"Vou aguardar o prefeito, mas votar no Sílvio é chance zero. Acho que já disse isso umas mil vezes, que no Silvio eu não voto. O Sílvio não tem as qualidades que eu acho que deve ter em um governador", explicou.
Wellington Dias diz estar “de braços abertos” para Teresa Britto
O governador Wellington Dias (PT) disse estar pronto para receber a deputada estadual Teresa Britto (PV) de "braços abertos" caso a deputada decida aderir à base governista.
A parlamentar terá que, nos próximos dias, definir seu futuro político em razão da federação partidária que reunirá o Partido Verde ao Partido dos Trabalhadores e ao PCdoB. Hoje Teresa integra a bancada de oposição ao governo na Assembleia Legislativa do Piauí. Se decidir manter-se nesta posição terá que buscar filiação em outra agremiação partidária.
"A decisão, não poderia ser diferente, em primeiro lugar é dela", diz Wellington manifestando ainda toda disposição em conversar com a deputada.
E completa: "Pra mim é um prazer muito grande a gente ter a presença do Partido Verde, partido ao qual ela pertence e foi eleita neste partido, agora tratando para o processo eleitoral de 2022. Compreendo em se tratando de uma parlamentar que atuou como oposição é uma medida que ela precisa refletir, mas tomando a decisão ela será recebida de braços abertos".
Jeová Alencar conta com Luis André na chapa do Republicanos
Um dos cabeças na articulação das chapas proporcionais do Republicanos, para a Eleição de 2022, o presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar - que deve concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa pela sigla - já conta com a filiação do vereador Luis André.
— Pode ter certeza que o Luis André virá para o Republicanos, ele confia no prefeito, confia no Jeová. Confio no Luis André, sei do seu potencial e será um grande nome, uma grande surpresa nesta eleição — diz Jeová Alencar, confirmando ainda que a tendência é de que o vereador dispute uma vaga na Câmara dos Deputados.
CRISE NO UNIÃO BRASIL
Até então, Luis André era cotado para assumir o comando do diretório do União Brasil - novo partido nascido da fusão entre Democratas e PSL, ao qual André é hoje filiado. Mas graças à influência do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, o posto será definido por indicação de Sílvio Mendes, pré-candidato a governador pela oposição.
O vereador não gostou e tratou logo de redefinir a rota. Tanto que, nesta quarta-feira (02/03), esteve reunido com o prefeito Dr. Pessoa e Jeová Alencar. Em entrevista, ele disse que vai esperar o desenrolar da disputa entre PSL e Democratas, mas que segue focado em sua pré-candidatura a deputado federal.
E mesmo sem janela, André tem a seu favor o prazo de 30 dias previsto na Legislação Eleitoral para deixar o PSL em razão da fusão, sem qualquer prejuízo ao mandato parlamentar.
— Estou em busca de um partido que eu tenha uma empatia, que eu tenha uma confiança na direção e que nós podemos fazer uma chapa com pé de igualdade — afirmou.
Dr. Pessoa já admite se filiar ao Republicanos: “Tendência forte”
Após meses expressando sua insatisfação com o MDB, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, pode agora deixar de vez a sigla comandada no Piauí pelo senador Marcelo Castro.
Aguardando apenas a emissão da certidão da comissão provisória do Republicanos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, o prefeito já admite a possibilidade de se filiar à sigla, que será presidida no estado pelo seu filho, o advogado e presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano, João Duarte Pessoinha.
"Se eu estou organizando, consequentemente, se estou organizando, é porque tem uma tendência forte de ir para o Republicanos", afirmou Dr. Pessoa em entrevista à imprensa na manhã desta quarta-feira (02/03).
Dr. Pessoa tem trabalhado bastante nos bastidores para a articulação do que ele chama de “terceira via”, que nada mais é do que a consolidação de seu grupo político na capital. Uma forma de fugir dos domínios de líderes como Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, e Wellington Dias, governador do Piauí, que lideram no estado os grupos de oposição e situação, respectivamente.
A principal tarefa do prefeito é eleger não só nomes na Assembleia Legislativa do Piauí, mas conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados.
“Vamos formar a terceira via, não para dizer para A, nem pra B, nem pra C, até porque estamos focados na administração pública, mas respeitando as leis divinas. É isso que você está vendo. A terceira via pode não ser completa, de governador a deputado estadual, mas ela pode ser parcial, que é o que estamos trabalhando fortemente”, explica o prefeito.
Marina Santos no Republicanos: “Uma proposta muito consistente”
A deputada federal Marina Santos saiu animada da reunião com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, na manhã desta quarta-feira (02/03), no Palácio da Cidade. E ela já dá quase como certa a sua filiação ao Republicanos, cujo diretório passará para o comando do grupo político do prefeito.
“Estou saindo daqui bem animada, com uma proposta muito consistente, então tem grandes chances de a gente vir para cá [Republicanos]”, afirmou ao blog.
O próximo passo de Marina será conversar com a direção nacional do PL, na figura do presidente Valdemar da Costa Neto, e explica que irá priorizar o projeto pela manutenção da sua cadeira na Câmara dos Deputados.
“A gente tem que enxergar a viabilidade política da manutenção da cadeira de deputado federal. Então, não tem como, isso é inclusive de conhecimento do presidente Valdemar, a gente já conversou sobre isso, não tem como eu ir simplesmente por amor partidário, porque acabei de chegar no partido, e ter que concorrer fora das regras do processo eleitoral. Então, estou buscando o que é viável para a manutenção da cadeira”, explica a parlamentar, que a partir desta quinta-feira (03/03) já poderá mudar de sigla, com a abertura da "janela partidária".
E a deputada avisa: também vai ajudar na composição da chapa do Republicanos. “A gente nunca vem sozinho, sempre vem um grupo que nos acompanha”, completa Marina.
Nixon Frota pede demissão e alega falta de estrutura da Guarda Municipal
Em reunião no Palácio da Cidade com o prefeito Dr. Pessoa, o coronel Nixon Frota entregou nesta quarta-feira (02/03) seu pedido de demissão da Coordenadoria de Segurança Pública e, consequentemente, do comando institucional da Guarda Municipal.
Ele alegou falta de estrutura para seguir com o trabalho do grupamento, que é responsável pela segurança dos aparelhos públicos da capital, como prédios e parques.
“Agradeci a oportunidade expliquei o motivo, após dois anos trabalhando com ele, contando o período da pré-campanha e campanha, e mais um ano e dois meses na prefeitura, nesta função, junto à Guarda Municipal, seja como comandante ou como coordenador municipal de segurança”, disse em entrevista à imprensa.
Nixon revelou ainda frustração com a não criação da Secretaria de Segurança Pública, que na campanha foi prometida pelo então candidato Dr. Pessoa.
“Sim, foi uma frustração não ter a secretaria. Mas muito mais pela falta de estrutura. Então, a guarda, no meu entender, e acompanhando o que acontece em outros estados e leis federais que estão sendo criadas, é uma estrutura importantíssima e necessária para a situação em que hoje se encontra Teresina”, completou.
PREFEITO COMENTA DECISÃO
Ao comentar a decisão de Nixon Frota, o prefeito Dr. Pessoa afirmou que não fará objeção.
“Aqui a porta de entrada é a porta também de saída. Quem quiser continuar na administração do Dr. Pessoa, da prefeitura de Teresina, sejam bem vindos. Quem quiser sair também, não tem nada de objeção”, declarou.