Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 73 de 97Wellington Dias diz estar “de braços abertos” para Teresa Britto
O governador Wellington Dias (PT) disse estar pronto para receber a deputada estadual Teresa Britto (PV) de "braços abertos" caso a deputada decida aderir à base governista.
A parlamentar terá que, nos próximos dias, definir seu futuro político em razão da federação partidária que reunirá o Partido Verde ao Partido dos Trabalhadores e ao PCdoB. Hoje Teresa integra a bancada de oposição ao governo na Assembleia Legislativa do Piauí. Se decidir manter-se nesta posição terá que buscar filiação em outra agremiação partidária.
"A decisão, não poderia ser diferente, em primeiro lugar é dela", diz Wellington manifestando ainda toda disposição em conversar com a deputada.
E completa: "Pra mim é um prazer muito grande a gente ter a presença do Partido Verde, partido ao qual ela pertence e foi eleita neste partido, agora tratando para o processo eleitoral de 2022. Compreendo em se tratando de uma parlamentar que atuou como oposição é uma medida que ela precisa refletir, mas tomando a decisão ela será recebida de braços abertos".
Jeová Alencar conta com Luis André na chapa do Republicanos
Um dos cabeças na articulação das chapas proporcionais do Republicanos, para a Eleição de 2022, o presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar - que deve concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa pela sigla - já conta com a filiação do vereador Luis André.
— Pode ter certeza que o Luis André virá para o Republicanos, ele confia no prefeito, confia no Jeová. Confio no Luis André, sei do seu potencial e será um grande nome, uma grande surpresa nesta eleição — diz Jeová Alencar, confirmando ainda que a tendência é de que o vereador dispute uma vaga na Câmara dos Deputados.
CRISE NO UNIÃO BRASIL
Até então, Luis André era cotado para assumir o comando do diretório do União Brasil - novo partido nascido da fusão entre Democratas e PSL, ao qual André é hoje filiado. Mas graças à influência do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, o posto será definido por indicação de Sílvio Mendes, pré-candidato a governador pela oposição.
O vereador não gostou e tratou logo de redefinir a rota. Tanto que, nesta quarta-feira (02/03), esteve reunido com o prefeito Dr. Pessoa e Jeová Alencar. Em entrevista, ele disse que vai esperar o desenrolar da disputa entre PSL e Democratas, mas que segue focado em sua pré-candidatura a deputado federal.
E mesmo sem janela, André tem a seu favor o prazo de 30 dias previsto na Legislação Eleitoral para deixar o PSL em razão da fusão, sem qualquer prejuízo ao mandato parlamentar.
— Estou em busca de um partido que eu tenha uma empatia, que eu tenha uma confiança na direção e que nós podemos fazer uma chapa com pé de igualdade — afirmou.
Dr. Pessoa já admite se filiar ao Republicanos: “Tendência forte”
Após meses expressando sua insatisfação com o MDB, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, pode agora deixar de vez a sigla comandada no Piauí pelo senador Marcelo Castro.
Aguardando apenas a emissão da certidão da comissão provisória do Republicanos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, o prefeito já admite a possibilidade de se filiar à sigla, que será presidida no estado pelo seu filho, o advogado e presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano, João Duarte Pessoinha.
"Se eu estou organizando, consequentemente, se estou organizando, é porque tem uma tendência forte de ir para o Republicanos", afirmou Dr. Pessoa em entrevista à imprensa na manhã desta quarta-feira (02/03).
Dr. Pessoa tem trabalhado bastante nos bastidores para a articulação do que ele chama de “terceira via”, que nada mais é do que a consolidação de seu grupo político na capital. Uma forma de fugir dos domínios de líderes como Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, e Wellington Dias, governador do Piauí, que lideram no estado os grupos de oposição e situação, respectivamente.
A principal tarefa do prefeito é eleger não só nomes na Assembleia Legislativa do Piauí, mas conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados.
“Vamos formar a terceira via, não para dizer para A, nem pra B, nem pra C, até porque estamos focados na administração pública, mas respeitando as leis divinas. É isso que você está vendo. A terceira via pode não ser completa, de governador a deputado estadual, mas ela pode ser parcial, que é o que estamos trabalhando fortemente”, explica o prefeito.
Marina Santos no Republicanos: “Uma proposta muito consistente”
A deputada federal Marina Santos saiu animada da reunião com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, na manhã desta quarta-feira (02/03), no Palácio da Cidade. E ela já dá quase como certa a sua filiação ao Republicanos, cujo diretório passará para o comando do grupo político do prefeito.
“Estou saindo daqui bem animada, com uma proposta muito consistente, então tem grandes chances de a gente vir para cá [Republicanos]”, afirmou ao blog.
O próximo passo de Marina será conversar com a direção nacional do PL, na figura do presidente Valdemar da Costa Neto, e explica que irá priorizar o projeto pela manutenção da sua cadeira na Câmara dos Deputados.
“A gente tem que enxergar a viabilidade política da manutenção da cadeira de deputado federal. Então, não tem como, isso é inclusive de conhecimento do presidente Valdemar, a gente já conversou sobre isso, não tem como eu ir simplesmente por amor partidário, porque acabei de chegar no partido, e ter que concorrer fora das regras do processo eleitoral. Então, estou buscando o que é viável para a manutenção da cadeira”, explica a parlamentar, que a partir desta quinta-feira (03/03) já poderá mudar de sigla, com a abertura da "janela partidária".
E a deputada avisa: também vai ajudar na composição da chapa do Republicanos. “A gente nunca vem sozinho, sempre vem um grupo que nos acompanha”, completa Marina.
Nixon Frota pede demissão e alega falta de estrutura da Guarda Municipal
Em reunião no Palácio da Cidade com o prefeito Dr. Pessoa, o coronel Nixon Frota entregou nesta quarta-feira (02/03) seu pedido de demissão da Coordenadoria de Segurança Pública e, consequentemente, do comando institucional da Guarda Municipal.
Ele alegou falta de estrutura para seguir com o trabalho do grupamento, que é responsável pela segurança dos aparelhos públicos da capital, como prédios e parques.
“Agradeci a oportunidade expliquei o motivo, após dois anos trabalhando com ele, contando o período da pré-campanha e campanha, e mais um ano e dois meses na prefeitura, nesta função, junto à Guarda Municipal, seja como comandante ou como coordenador municipal de segurança”, disse em entrevista à imprensa.
Nixon revelou ainda frustração com a não criação da Secretaria de Segurança Pública, que na campanha foi prometida pelo então candidato Dr. Pessoa.
“Sim, foi uma frustração não ter a secretaria. Mas muito mais pela falta de estrutura. Então, a guarda, no meu entender, e acompanhando o que acontece em outros estados e leis federais que estão sendo criadas, é uma estrutura importantíssima e necessária para a situação em que hoje se encontra Teresina”, completou.
PREFEITO COMENTA DECISÃO
Ao comentar a decisão de Nixon Frota, o prefeito Dr. Pessoa afirmou que não fará objeção.
“Aqui a porta de entrada é a porta também de saída. Quem quiser continuar na administração do Dr. Pessoa, da prefeitura de Teresina, sejam bem vindos. Quem quiser sair também, não tem nada de objeção”, declarou.
Dr. Pessoa confirma reforma administrativa “mais forte” em março
A gestão Dr. Pessoa terá mais uma reforma administrativa pela frente. A nova formatação da equipe do prefeito de Teresina será desenhada neste mês de março. Em entrevista, ele afirma que a mudança que vem por aí será "mais forte" do que as efetivadas desde o início do mandato.
— No início do ano passado teve uma reforma, vamos chamar de minirreforma. Agora no início do ano foi a continuidade desta minirreforma. E parece que essa que vem é mais forte do que as que estão acontecendo — disse Dr. Pessoa.
As mudanças serão determinantes para a Câmara de Vereadores de Teresina, que desde o início do governo Pessoa se queixa da pouca participação na gestão. Quase nenhum espaço oferecido.
E desde que Jeová Alencar, presidente da Casa Legislativa, vestiu a camisa "amarela" do prefeito, a expectativa dos parlamentares é de que finalmente os espaços almejados sejam concedidos. Caso contrário, avisa um vereador, “a paciência acabou”.
Mas para mexer as peças, Dr. Pessoa terá de se indispor com deputados emedebistas, que têm indicações na sua gestão. O mau sinal é que, mesmo com as repetidas reclamações ao MDB, o prefeito não pretende deixar o partido. Vai então comprar a briga com os parlamentares da sigla?
O bom sinal (para a Câmara) será a desocupação de cadeiras em razão de candidaturas. O prefeito deve aproveitar peças do seu secretariado para compor a chapa proporcional do Republicanos e o vácuo precisará ser preenchido.
No saldo final, restará ao prefeito mais aliados ou desafetos? A conferir!
Sílvio responde seguidor que cobrou apoio a Bolsonaro: “CPFs diferentes”
Pré-candidato ao governo do Piauí, Sílvio Mendes foi cobrado nas redes sociais a apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro, em razão de sua ligação com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
"Como é que o Ciro Nogueira é ministro do governo federal e lança um candidato a governador e não fala se apoia o presidente Bolsonaro", escreveu o seguidor que no Instagram se identifica como @franciscoabreu.22.
Sílvio respondeu e disse que ele e Ciro possuem "CPFs diferentes".
Mas não será fácil para Sílvio "descolar" da imagem do presidente. E se depender da base petista, o pré-candidato da oposição será sempre associado ao nome de Bolsonaro. Qual narrativa irá prevalece?
Dr. Pessoa nega veto a nomes do PT no Republicanos: “Venham”
Mesmo não sinalizando sua filiação ao Republicanos neste primeiro momento, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e o seu grupo político irão assumir o comando da sigla no Estado do Piauí. E na articulação para a montagem das chapas proporcionais, o partido tem sido procurado por pré-candidatos de outras siglas, inclusive do PT.
E mesmo rejeitando aliança política com Wellington Dias e Rafael Fonteles, no campo eleitoral, o prefeito nega veto a petistas no que diz respeito à disputa proporcional.
“Venham, venham”, afirmou o prefeito em entrevista ao blog, na manhã desta segunda-feira (28/02).
Pessoa diz ainda que não só do PT, mas pré-candidatos do MDB e do Progressistas, querem conversar com o Republicanos.
COMANDO DA SIGLA
A consolidação do novo comando do Republicanos no Piauí depende agora da confirmação do Tribunal Regional Eleitoral a respeito da comissão provisória, que será presidida por João Duarte Pessoinha, filho do prefeito e presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb).
Segundo o prefeito, a previsão é que até quinta-feira (03) este trâmite seja concluído.
Desembargador manda remover do Instagram propaganda de Sílvio Mendes
Em decisão liminar, o desembargador Hilo de Almeida Sousa, do Tribunal Regional Eleitoral, determinou a retirada de conteúdo das redes sociais do pré-candidato ao governo do Piauí, Sílvio Mendes, por propaganda eleitoral antecipada.
Foi dado prazo de 24 horas para cumprimento da decisão judicial, concedida em representação movida pelo Partido dos Trabalhadores, e determinada multa diária no valor de R$ 1 mil em caso de descumprimento.
O conteúdo denunciado pelo PT foi publicado no dia 19 de fevereiro. Trata-se de um vídeo publicado no Instagram, com a frase: "Estamos na esperança de poder contar com todos os piauienses por esse caminho diferente, um caminho de mudar o Estado do Piauí".
Para o desembargador, "esta frase implicitamente solicita apoio aos piauienses, que no caso em apreço seria dado por meio de voto. O que infringe o regramento A Resolução nº 23.671 de 23/12/2021".
"Tendo em vista que a conduta do representado se amolda aos parâmetros traçados pelo TSE e pelo TRE/PI que proíbem a utilização de palavras e expressões que implicitamente configurem pedidos de votos, DEFIRO o pedido de Tutela antecipada para determinar a retirada da supramencionada postagem das redes sociais do representado no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) por dia, até o limite de R$ 30.000,00", conclui o julgador. Sílvio Mendes tem prazo de 48 horas para apresentar defesa.
Ao se manifestar, a equipe jurídica do pré-candidato afirmou que Silvio Mendes não foi oficialmente intimado da decisão proferida pelo TRE e que recebeu a decisão com espanto.
“Tendo em vista que no conteúdo do vídeo não há que se falar em pedido explicito de voto, nem menção à pretensa candidatura a que cargo seja. O que se afigura, olhando a postagem, que o que causou incomodo no Partido do Trabalhadores - autor da representação - é o conteúdo da pesquisa eleitoral publicada no vídeo. Dr. Silvio já encaminhou para o jurídico para as providências legais cabível”, completa.
Themístocles alfineta: “Rafael não esconde seu pré-candidato a presidente”
Alfinetando a oposição, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Themístocles Filho (MDB), disse que na base governista, ninguém esconde o pré-candidato a presidente da República apoiado pelo grupo, se referindo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Aos jornalistas, disse ainda que o líder petista é um excelente cabo eleitoral para o pré-candidato do PT no Piauí, Rafael Fonteles.
— É um general eleitoral para o Rafael, que é amigo dele, era menino de 10 anos de idade e o presidente Lula frequentou a casa do Rafael. Então ninguém pode negar. Infelizmente, aqui no Piauí, tem gente que até quer esconder [pré]candidato a presidente, aqui é diferente, nós não escondemos, o Rafael não esconde o seu [pré]candidato a presidente, que é o presidente — explicou.
Questionado por jornalistas se era possível dissociar a eleição majoritária no âmbito estadual da disputa presidencial, ele comparou a um casamento.
— Eu não posso negar que eu sou casado, se você é casado, você nega? — disse Themístocles, que é pré-candidato a vice-governador na chapa a ser encabeçada por Rafael.