Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 72 de 97Jeová se filia ao Republicanos ainda nesta semana e leva 5 vereadores
O presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar, comemorou a decisão do MDB pela sua liberação da sigla. O parlamentar, que irá se filiar ao Republicanos ainda nesta semana, disse à imprensa que deixa o partido sem desavenças.
“É uma questão de civilidade, de projeto político. Eu tenho o meu, eles lá têm os deles. Mas agradeço a todos, saio sem nenhum problema com ninguém. Seguir agora minha vida no Republicanos”, diz.
Junto com Jeová, que é pré-candidato a deputado estadual, outros cinco vereadores devem assinar ficha de filiação ao Republicanos.
O parlamentar dá como certo os nomes de Markim Costa e Roberval Queiroz. Ambos foram eleitos pelo Democratas. O primeiro foi expulso da legenda, e o segundo conseguiu na Justiça liberação para deixar o partido.
Jadyel Alencar escolhe a base governista e sinaliza filiação ao PV
Um dos nomes mais assediados pelos partidos em 2022, o empresário Jadyel Alencar sinalizou que deve disputar uma vaga na Câmara Federal pelo Partido Verde. O anúncio oficial de sua filiação sai ainda essa semana, ele avisa.
“Estamos com nossas definições praticamente certas, já conversamos com todo nosso grupo, avaliamos todas as situações e já estaremos fazendo o anúncio de nossa sigla partidária. Vamos caminhar na base do governo”, avisa.
Nesta configuração, Jadyel deve fazer dobradinha na capital com a deputada estadual Teresa Britto, pré-candidata à reeleição. Ela ainda não bateu o martelo, mas nos bastidores é dada como certa sua permanência no PV. Movimento que, em razão da federação entre PV, PCdoB e PT, tira Teresa da oposição.
Secretariado de Regina não terá “mudança drástica”, diz Antônio Neto
O ex-secretário Antônio Neto confirmou o convite feito por Regina Sousa para assumir a Secretaria de Governo a partir de abril, quando a vice-governadora assumirá o mandato como chefe do Executivo Estadual, diante do afastamento de Wellington Dias para a pré-campanha.
“A tendência é a gente trabalha juntos. Temos uma relação de quase 40 anos, fundamos o PT, e neste momento a gente tem que pensar no coletivo, na sociedade e no bem comum. A Regina é uma pessoa muito bem intencionada.
Ao blog, ele confirmou que já teve uma primeira reunião com Regina para definições sobre a nova equipe de governo. Ele afirma que será um processo de continuidade.
“A tendência é seguir o projeto do governador Wellington. Não vamos ter nenhuma mudança drástica, temos algumas coisas pontuais. De um modo geral [a intenção] é procurar dar continuidade ao projeto e ao programa de governo que foi aprovado pelo povo”, explica.
Freire reafirma pré-candidatura de Bonfim, que diz: Não apoio bolsonarista
O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, afirmou ao blog na tarde desta quinta-feira (17), em conversa por telefone, que a pré-candidatura de Washington Bonfim ao governo do Piauí está mantida.
Mais cedo, em grupos de WhatsApp, o pré-candidato Sílvio Mendes divulgou que o PSDB - através de seu presidente, Bruno Araújo - iria apoiar seu nome na eleição estadual. Acontece que Sílvio está de saída do ninho tucano e deve se filiar, já na segunda-feira (21), ao União Brasil.
Freire lembra que o estatuto da federação - a ser referendado - prevê que na ocorrência de dois ou mais pré-candidatos entre os partidos federados, apenas um nome prevalece com o apoio dos demais. “Neste caso um teria que desistir. Se não for assim, não faria sentido ter federação”, explica.
Logo, ele argumenta, o apoio do Cidadania a Sílvio só seria possível de se discutir se o ex-prefeito estiver filiado a um dos partidos federados. Mas ressalva que, ainda assim, seria difícil compor palanque com o ex-prefeito em razão de sua ligação com a base bolsonarista no Piauí.
BONFIM: "NÃO VOTO EM BOLSONARISTA"
A mesma ressalva foi feita por Bonfim, que disse não apoiar bolsonarista.
Sobre a mensagem compartilhada por Sílvio, o presidente do Cidadania disse apenas que este tipo de estratégia "só funciona com coronéis".
Avante quer expulsar Vinício Ferreira; vereador alega “perseguição”
O vereador de Teresina, Vinício Ferreira, foi comunicado pelo seu partido, o Avante, sobre a abertura de um processo de expulsão da legenda por suposta “infidelidade partidária”. Ao blog, o parlamentar diz que o diretório não apresenta provas e questiona o presidente municipal Edu Aguiar.
“O presidente nunca aceitou o resultado das urnas, ele acha que cassando o mandato do vereador e do primeiro suplente [Carlos Ribeiro], que é só a quem ele se dirigiu, ele vai conseguir obter uma cadeira aqui neste parlamento”, disse em entrevista concedida nesta quarta-feira (16).
Vinício diz que vai apresentar sua defesa e espera que as considerações sejam acatadas. “Até oriento para que ele tenha paciência, espere mais um pouquinho (...) eleição de vereador tem daqui a dois anos e meio, ele se candidata e pleiteia uma vaga, quem sabe dá certo. Eu já fui derrotado nas urnas e eu soube esperar o meu tempo e eu sugiro que ele faça a mesma coisa, não fique com esse tipo de perseguição, isso é ruim, isso é feio, é ruim para o processo democratico como um todo”, completou.
Sobre destino partidário em caso de expulsão, Vinício afirma que ainda vai avaliar, mas manifesta a pretensão de seguir no Avante, “até porque não tenho motivos para sair”.
Questionado sobre o processo de expulsão, Edu Aguiar disse que irá tratar da questão apenas após a conclusão do trâmite administrativo. “Ao final daremos publicidade a tudo, de acordo com o estatuto do Avante e a legislação eleitoral”, pontuou.
Iracema pedirá licença do mandato na Câmara em abril; Paes Landim assume
A deputada Iracema Portella pedirá licença do mandato na Câmara dos Deputados para se dedicar à pré-campanha.
O afastamento, segundo a parlamentar, acontecerá no começo de abril. Iracema é pré-candidata a vice-governadora na chapa a ser encabeçada pelo ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes.
“Vou tirar licença sem vencimento, quero estar 100% presente na pré-campanha”, disse Iracema.
Com o afastamento, quem assume o mandato é Paes Landim, que em 2022 deve disputar a eleição para a Câmara Federal pelo Progressistas ou União Brasil.
Pré-candidata a deputada, Thanandra descarta disputar eleição pelo Patriota
A vereadora Thanandra Sarapatinhas confirmou que tentará sair do Patriota para disputar a eleição em 2022 pelo Republicanos, partido que no Piauí é liderado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa. A parlamentar é pré-candidata a deputada federal, mas por divergências internas rejeita entrar na disputa pela legenda na qual está filiada hoje.
"Todo mundo sabe que eu não tenho um relacionamento bom com o partido, desde antes de ganhar a eleição. Depois que eu ganhei ficaram em cima, tentando estar aqui dentro do meu gabinete e eu não deixei e assim, eu realmente quero sair, não tem motivo de eu ficar no partido. Se eles estão achando que eu vou sair para federal pelo Patriota eu não vou, não tem essa possibilidade, posso não ir também em outro partido, mas lhe garanto que não tem a possibilidade de ir pelo Patriota", enfatiza a vereadora.
Se conseguir a desfiliação, o caminho para o Republicanos está bem pavimentado. A vereadora comenta sobre seu último encontro com o prefeito Dr. Pessoa. "Escutei a proposta dele com muito carinho. É o povo da minha base, o Dr. Pessoa, Jeová [Alencar]... pessoas com quem tenho convivência. Escutei também outros partidos, mas o que eu me identifiquei mais foi o Republicanos", explica.
Mas conseguir a desfiliação não será tarefa fácil. Gustavo Henrique, que comanda o diretório do Patriota no Piauí, já sinalizou que não deve liberar Thanandra para disputar a eleição pelo Republicanos ou qualquer outra sigla.
E com a possibilidade de eventualmente perder o mandato, a vereadora dá sinais de que pode abrir mão da candidatura este ano. "Com certeza, aqui [a Câmara Municipal] é a minha prioridade", ressalta Thanandra, que no mandato foca sua atuação em programas e ações em defesa da causa animal.
Luis André fica no União Brasil; Sílvio deve presidir a sigla no Piauí
Após ser sondado pelo grupo do prefeito Dr. Pessoa para se filiar ao Republicanos, o vereador Luis André confirmou ao blog, em entrevista nesta terça-feira (08/03), que irá continuar no União Brasil. Disse ainda que está mantida sua pré-candidatura a deputado federal e que irá ajudar a legenda na composição da chapa a ser homologada em convenção.
Em razão da fusão entre Democratas e PSL, que deu origem ao União Brasil, o vereador tinha até esta terça para mudar de legenda. Mas, por estratégia política, entendeu que o melhor é seguir no partido.
"Essa questão da mudança de partido não é coisa fácil de você resolver. Tem que ouvir todo o grupo político, ver a situação jurídica, por que com a fusão que foi homologada no TSE dia 8 de fevereiro eu tinha um prazo até 8 de março, mas para não tomar uma decisão precipitada, a gente decidiu ficar mesmo no União Brasil", explica.
SÍLVIO NO UNIÃO BRASIL
André confirmou a tendência de que Sílvio Mendes, pré-candidato a governador pelas oposições, assuma o comando do diretório do União Brasil no Piauí. Anunciou ainda a data em que Sílvio deve assinar ficha de filiação à sigla.
"Ele é o líder maior, é o pré-candidato a governador, e vamos só esperar a homologação, a filiação dele. Eu soube que dia 21 vai vir a executiva nacional aqui para homologar o ato de filiação do ex-prefeito", explica.
Sobre um eventual espaço no diretório estadual, Luis André diz que seu foco é a pré-candidatura. "Não estou pensando nisso [cargo no diretório], pois você tem que ter tempo para andar nos municípios", diz o vereador.
Rafael Fonteles admite Antônio Luíz como alternativa para assumir a Sefaz
O secretário Rafael Fonteles admitiu a possibilidade de Antônio Luiz Soares, Superintendente de Gestão da Secretaria da Fazenda, assumir o comando da pasta a partir de 31 de março. Na data está previsto o afastamento de Rafael em razão de sua pré-candidatura ao governo do Piauí.
"É uma alternativa, ele já me substituiu em 2018 no momento em que me afastei para tratamento médico, mas a decisão é da governadora Regina Sousa", diz.
Em entrevista à imprensa, ele deixa claro que as indicações serão de Regina, que comandará o Karnak com o afastamento de Wellington Dias para a pré-campanha ao Senado Federal. Mas ressalta que a ideia é dar continuidade ao projeto de governo.
"A governadora Regina é quem deve anunciar os substitutos assim que ela assumir, obviamente como disse o governador Wellington Dias e ela mesma tem dito, a ideia é ter a continuidade do governo. Ela foi eleita junto com o governador Wellington Dias. Acredito que será uma transição muito tranquila, continuando os projetos que já estão em execução", explica.
Já Wellington Dias diz que na próxima semana o governo já terá as definições de quem irá se afastar do governo por conta da eleição. A previsão é de que pelo menos 15 gestores deixem o comando de suas pastas. A tendência, segundo o governador, é aproveitar nomes que já integram as equipes em cada secretaria.
Robert Rios nega distanciamento de Dr. Pessoa e fala em “fogo inimigo”
Em entrevista ao blog nesta sexta-feira (04/03), o vice-prefeito e secretário de Finanças de Teresina, Robert Rios, negou que haja estremecimento na sua relação com o prefeito Dr. Pessoa. Segundo ele, as especulações são boatos que nasceram na mídia e que podem estar vindo de "fogo inimigo".
"A minha amizade com o prefeito continua a mesma, o carinho que ele tem por mim e o carinho que eu tenho por ele continua cada vez mais. Eu estou aqui, passo o dia com ele, dentro do gabinete dele, ele às vezes no meu. Isso é um boato plantado. Agora, se é fogo amigo, eu não acredito em fogo amigo, é fogo inimigo", disse o vice-prefeito.
Na conversa, ele ressaltou ainda que vem ajudando o prefeito na definição da chapa proporcional do Republicanos, sigla que passa agora para o comando do grupo do prefeito. Robert aposta que a configuração da chapa permite eleger até quatro deputados estaduais.
Sobre o apoio na eleição majoritária, ele afirmou que vai aguardar a definição do prefeito, mas já antecipa veto.
"Vou aguardar o prefeito, mas votar no Sílvio é chance zero. Acho que já disse isso umas mil vezes, que no Silvio eu não voto. O Sílvio não tem as qualidades que eu acho que deve ter em um governador", explicou.