Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 74 de 97Dr. Pessoa define composição do diretório do Republicanos no Piauí; lista!
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), aprovou na manhã desta quarta-feira (23/02) a lista com a composição da comissão provisória do Republicanos.
O presidente da Eturb, João Duarte Pessoinha, foi confirmado no comando da comissão. Andréia Pessoa, secretaria do prefeito, será a vice-presidente.
A lista traz ainda o deputado Gessivaldo Isaías como líder do partido na Assembleia.
De acordo com Pessoinha, a lista será encaminhada ainda nesta quarta-feira para o diretório nacional.
"A gente vai encaminhar hoje os nomes para Brasília e tudo indica que alteração do diretório estadual deve ser feito na quinta-feira. A gente recebe os nomes, referendado pelo Republicanos nacional e damos prosseguimento no planejamento do partido", disse Pessoinha.
Onyx Lorenzoni vem ao Piauí apresentar programa nacional a prefeitos
O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, participa nesta quinta-feira (24/02), na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), da solenidade de apresentação do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário, do Governo Federal. O evento contará ainda com a presença do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
A ação, realizada em conjunto com os municípios, visa amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho causados pela pandemia da Covid-19.
O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário é centrado em cursos de qualificação para trabalhadores desempregados combinado com a execução de atividades de interesse público nos municípios participantes. Priorizando os jovens entre 18 e 29 anos, e também os trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos, o programa pretende aumentar a empregabilidade desses trabalhadores e transferir renda por meio da bolsa qualificação.
Com informações de gov.br
Júlio Arcoverde confirma Gracinha Mão Santa na chapa do Progressistas
O presidente do diretório do Progressistas no Piauí, deputado estadual Júlio Arcoverde, confirmou: Gracinha Mão Santa vai mesmo se filiar à sigla para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí.
"Nós estamos montando a nossa chapa de deputados estaduais e ela será uma pessoa muito importante, pois vai representar toda aquela região Norte do estado. Está fechado, vamos agora só marcar o dia da sua filiação", afirmou em entrevista ao blog nesta segunda-feira (21/02).
E a chegada da filha do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, ao partido do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, será com festa e tudo que se tem direito.
APOIO A SÍLVIO MENDES
No fim de semana, a pré-candidata realizou uma reunião com lideranças políticas da cidade de Parnaíba para anunciar não só sua pré-candidatura, como para ratificar o apoio ao pré-candidato ao governo, Sílvio Mendes, pela oposição ao PT no estado. Além de Gracinha, o próprio prefeito Mão Santa e a primeira-dama, Adalgisa Moraes Sousa, afirmaram que seguirão com o grupo de Ciro Nogueira.
Jeová Alencar vai recrutar vereadores para a 3ª via: “Jogo zerou”
Depois de anunciar sua saída do MDB e de recuar do apoio à pré-candidatura de Rafael Fonteles ao governo do Piauí, o presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar, afirmou à imprensa que irá conversar com colegas de parlamento em busca de apoio à terceira via defendida pelo prefeito Dr. Pessoa.
"O jogo zerou e vamos conversar com todo mundo de novo. Aquele que quiser acompanhar será bem vindo", explicou Jeová.
Um movimento que preocupa a base petista, já que Jeová tem forte liderança com os demais vereadores. As investidas do líder podem minar a base de apoio a Rafael, que hoje tem o compromisso da maioria dos parlamentares da capital.
Ele justificou ainda sua saída do MDB. "Diante de uma conversa que tive com o nosso prefeito, ele me convenceu que nós devemos marchar juntos e iremos fazer isso. Recuamos e iremos trabalhar com Dr. Pessoa", completou.
Jeová irá trabalhar para montar não só a chapa de pré-candidatos a deputado estadual, como também a chapa de federal. Sobre composição majoritária, ele diz que o prefeito segue conversando com lideranças e que, em breve, estes nomes serão anunciados pelo prefeito.
Após Jeová deixar o MDB, Júlio aposta em novas defecções na base de W.Dias
O presidente estadual do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde, comentou nesta segunda-feira (07/02) sobre a decisão do presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar, de deixar o MDB e declinar do apoio à pré-candidatura de Rafael Fonteles (PT).
Júlio apostou que a base governista de Wellington Dias sofrerá novas baixas.
"É o que eu disse, e venho dizendo desde o ano passado. Até abril, a base do governo ainda vai sofrer muitas defecções. Não é uma porteira só do Jeová. Vai ter outros candidatos que vão sair da base do governo e se abrigar na oposição", disse à imprensa.
O parlamentar justificou sua posição ao mencionar que acordos da base do governo com os pré-candidatos não estariam sendo cumpridos.
Jeová era considerado nome estratégico não só para a chapa proporcional do MDB, como também para a consolidação de uma base para Rafael na capital. O presidente da Câmara afirmou que irá apoiar quem o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, indicar.
W.Dias responde Ciro: “Jamais vamos entrar nesta onda do Bolsonaro”
O governador Wellington Dias (PT) rebateu declarações do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), que apontou o fim do "reinado" do petista no Piauí.
"Diga-me com quem tu andas, e direi-te quem és. O fato é que, da nossa parte, vamos seguir trabalhando. Primeiro, de forma respeitosa, jamais vamos entrar nesta onda do presidente Bolsonaro, da agressividade, do ataque, da baixaria, porque eu acho que não interessa ao povo nada disso", declarou o governador.
Ainda no sábado (05/02), quando a oposição anunciou Sílvio Mendes (PSDB) como pré-candidato ao governo, Ciro declarou à imprensa que Wellington "é um homem que se acostumou a mentir". E completou: "A mentira para ele se tornou coisa natural".
"O que está em jogo é o que podemos trabalhar para melhorar a vida das pessoas", rebateu Wellington, defendendo que o momento é de "serenidade e muito trabalho".
Ciro Nogueira diz que “reinado” de Wellington Dias está “chegando ao fim
Em entrevista concedida à imprensa neste sábado (05/02), Ciro Nogueira (Progressistas) também rebateu declarações de Wellington Dias (PT), que cobrou do ministro maturidade política, ao endossar as críticas de Marcelo Castro (MDB) sobre veto a emendas para o Piauí.
Ciro afirmou que o governador do Piauí “não está no seu estado normal” e que “seu reinado no Piauí está chegando ao fim”. “Espero que ele saiba sair, porque ele vai sair da vida pública. É um homem que se acostumou a mentir. A mentira para ele se tornou coisa natural”, completou o ministro.
Também no evento, em discurso a prefeitos e lideranças progressistas, Ciro rebateu ainda declarações do senador Marcelo Castro. “Você sabe que você foi leviano, você sabe que nunca na história do Piauí, da minha vida, da minha trajetória, eu iria trabalhar contra a minha gente”, declarou.
- Sílvio Mendes é lançado oficialmente como pré-candidato ao Governo
- Marcelo critica Ciro por barrar emendas destinadas ao Piauí; ministro reage
Em evento com prefeitos, Ciro rebate Marcelo: 'Facada pelas costas'
Durante o "Encontro das Oposições", realizado neste sábado (05/02) na Zona Leste de Teresina, Ciro Nogueira (Progressistas) rebateu a acusação feita pelo senador Marcelo Castro (MDB), de que o ministro da Casa Civil estaria vetando, de forma deliberada, emendas com recursos destinados ao estado do Piauí.
"Você sabe que você foi leviano, você sabe que nunca na história do Piauí, da minha vida, da minha trajetória, eu iria trabalhar contra a minha gente. E eu pergunto a vocês, ele falou que eu barrei os recursos para Teresina, quer dizer que os recursos para a família dele eu não barrei, não é, pensem", disse à plateia lotada de prefeitos e lideranças da capital e do interior.
Ciro disse ainda que, na campanha, irá se dedicar ao máximo para a eleição de Joel Rodrigues (Progressistas), oficializado pré-candidato ao Senado Federal. E lembrou que, no pleito passado, sua ajuda foi de extrema importância para a vitória de Marcelo Castro nas urnas, apontando ingratidão do emedebista.
"Todos viram a facada que eu recebi pelas costas do senador Marcelo Castro. Quantos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, eu conversei na campanha passada, cheguei ao ponto de pedir para prefeitos não votarem em mim, que eu estava com a campanha tranquila, para votar neste cidadão. Mas, Deus lhe proteja, como diz o Wellington, não é (...) Mas vamos em frente, a história nunca perdoa o traidor", disse Ciro.
Wellington cobra do ministro Ciro “maturidade política” e defende Marcelo
O governador Wellington Dias (PT) comentou, nesta sexta-feira (04/02), as declarações do senador Marcelo Castro (MDB) em entrevista exclusiva ao Jogo do Poder, da Rede Meio Norte, em que acusou o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, de barrar emendas de sua autoria destinadas ao estado do Piauí.
"Logo o senador Marcelo Castro, que também foi ministro, e quando foi ministro, eu quero aqui dar o meu testemunho, mas acho que o Piauí inteiro sabe, ele colocou recursos para todos os municípios do Piauí, para o Estado, independente de quem era governo e quem era oposição. Eu não acredito que ninguém queira ficar na história como o ministro do Piauí que atrapalhou a vinda de dinheiro para o Piauí", afirmou o petista.
Wellington cobrou ainda "maturidade" para trabalhar a favor do estado, independente da questão política. "Quando se coloca a política, fica pequeno, quando se coloca a política em primeiro lugar. Em primeiro lugar é o povo, sempre", completa.
Na sequência, ele destacou uma série de projetos e ações que estariam sendo travadas pelo governo federal, forçando a judicialização. "Veja o exemplo da emenda da deputada Rejane Dias, impositiva e ela teve de ir na Justiça para obter a liberação. Veja o contrato do Finisa, tive que ir ao Supremo para ter liberação, veja o contrato do Banco do Brasil, da operação de crédito, de que ir ao Supremo para obter a liberação, o contrato do Banco Itaú, tive que ir ao Supremo para obter a liberação, o contrato do BRB, tive que ir ao Supremo para obter a liberação", elencou.
E citou ainda tentativa de atrasar o processo de liberação para o alfandegamento da Zona de Processamento de Exportação, anunciada a alguns dias. Segundo Wellington, há tentativa de mudança nas regras para atrasar o andamento. "Não vamos aceitar isso. Não é adequado, não é coincidência, que todas essas coisas estejam acontecendo", completou.
Rafael sobre bloqueio de verbas: “Até onde irá essa turma do Bolsonaro?”
O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, repercutiu no Twitter as declarações do senador Marcelo Castro (MDB), em entrevista concedida ao Jogo do Poder, nesta quinta-feira (03/02). O congressista afirmou que o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, estaria barrando emendas de sua indicação destinadas ao Piauí.
“Muito grave a denúncia do senador Marcelo Castro de que o ministro da Casa Civil mais uma vez atuou para impedir recursos para o Piauí. Dessa vez, foram bloqueados R$ 44 milhões”, escreveu o secretário.
Na entrevista, Marcelo destacou o bloqueio de R$ 22 milhões destinados para obras de asfaltamento em Teresina e mais R$ 22 milhões para obras na PI-392, além de R$ 17 milhões, ainda no ano passado, para a obra de construção do pier do Rio Parnaíba, em Teresina.
"Até onde irá essa turma do Bolsonaro para prejudicar o povo piauiense?!", completou Rafael.