Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 66 de 972ª suplência indefinida: Rafael nega impasse entre W.Dias e Solidariedade
Rafael Fonteles (PT) negou impasse na definição do último nome da chapa majoritária governista. Trata-se da segunda suplência de Wellington Dias (PT), pré-candidato ao Senado Federal. A vaga é do Solidariedade, partido presidido pelo deputado estadual Evaldo Gomes, que ainda não bateu o martelo sobre o indicado.
A demora, avalia Rafael, é fruto de discussão para que seja tomada uma decisão democrática.
Entre os nomes cotados para a segunda suplência de Wellington estão o ex-vereador de Teresina, Caio Bucar, o ex-senador José Amauri e o vereador de Parnaíba, Daniel Jackson.
A primeira suplência do petista foi indicada pelo PSD, com a escolha de Jussara Lima, esposa o deputado federal Júlio César.
Sílvio Mendes rejeita embate após Rafael acusar oposição de criar “fuxicos”
Pré-candidato a governador pelo União Brasil, Sílvio Mendes preferiu não responder às declarações de Rafael Fonteles (PT) de que a oposição tenta criar "fuxicos" sobre supostos rompimentos dentro da base petista. Ele disse que sua pré-campanha "é propositiva" e que repudia qualquer tipo de "agressão".
"Não quero disputar uma eleição por qualquer caminho, agressão eu repudio, venha de onde vier, não terá resposta. A nossa pré-campanha é propositiva, é de construir um estado que todos merecem e não têm, esse é o nosso caminho, eu não vou responder esse tipo de agressão. Não cabe, nunca fiz isso", disse à imprensa.
O pré-candidato comemorou ainda a adesão do PDT, que será oficializada nesta sexta-feira (22). Mesmo com o partido ficando com a vaga de 1ª suplência ao Senado, Sílvio diz que a parceria não é condicionada. "Não foi tratado disso, temos o apoio pelos objetivos, pela experiência que a gente teve como prefeito de Teresina, a gente dizendo o que pode ser feito no interior, a gente oferece a nossa experiência", explica.
RUMOR SOBRE IRACEMA
Aos jornalistas, ele ainda afastou rumores sobre a suposta saída de Iracema Portella (Progressistas) da chapa majoritária a ser confirmada em convenção. Disse ainda que seu grupo não esconde nomes dentro da chapa, diferente da ala governista. "Isso é rumor de mau gosto, que eles aumentem a sua inspiração para dizer menos bobagem. E nós mostramos a chapa inteira, a chapa do governo não mostra. Eles têm vergonha do vice, a gente mostra, e a gente não tem dúvida e nem esconde nada", completou.
Júlio aposta em reação petista na capital: “Tempo está a favor de Rafael”
O deputado federal Júlio César, presidente do PSD no Piauí, acredita que Rafael Fonteles (PT) tem chances de alcançar vantagem em Teresina. O parlamentar avalia que "o tempo está a favor" do petista, se considerado o fato de que a vantagem de Sílvio Mendes (União Brasil), pré-candidato de oposição, já foi bem maior.
"Silvio sempre foi uma pessoa que eu tenho uma admiração muito grande, mas quem cresce no Piauí todo e em Teresina é o Rafael, pela estrutura de campanha, com os 10 partidos que são da nossa coligação, mas acima de tudo, pela sua disponibilidade, de trabalhar 12, 15, 18, se for necessário 24 horas por dia. Então, o povo faz esta avaliação. Em relação a Teresina, eu admito que seu concorrente está um pouco na frente, mas já esteve muito mais, e o tempo está a favor do Rafael", avalia Júlio.
E Júlio lembra que dos 11 prefeitos que aderiram à Rafael na pré-campanha, três se filiaram ao PSD. "Três que vieram do PP", diz o parlamentar, reforçando a baixa na base oposicionista.
Iracema Portella fora da chapa? “fake news para desestabilizar”
A pré-candidata a vice-governadora pela oposição, Iracema Portella (Progressistas), rebateu o que chamou de "fake news" sobre sua suposta saída da chapa majoritária encabeçada por Sílvio Mendes (União Brasil). Para ela, tudo não passa de tentativa de desestabilizar o grupo oposicionista.
"Eu nunca ouvi falar nessa possibilidade, isso não existe", disse Iracema quando questionada sobre a chance de Adalgisa Moraes Sousa, primeira-dama de Parnaíba (PI), compor a chapa em seu lugar.
Iracema disse ainda que a oposição confia em um bom resultado nas urnas e deixa claro que as "fake news" não irão abalar sua pré-candidatura.
"A gente fica impressionado, com a capacidade que tem a situação, de elaborar e fazer fake news com a gente, para desestabilizar essa campanha. Mas nada vai nos desestabilizar. Nós estamos muito bem, extremamente confiantes", concluiu.
Enzo Samuel cumpre agenda com Rafael Fonteles e reforça tendência de apoio
Afastando rumores sobre rompimento com a base governista, o vereador e presidente eleito da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), cumpriu agenda nesta quinta-feira (21/07) ao lado de Rafael Fonteles (PT), em visita à Associação Down The Amo. Em entrevista, ele reforçou a tendência de apoiar o pré-candidato petista, mesmo com a decisão do seu partido em apoiar a pré-candidatura de Sílvio Mendes (UB), pela oposição.
"O PDT tem uma posição, mas lá nós chegamos a um consenso, embora o partido siga para um lado, os municípios têm sua autonomia, e em Teresina não seria diferente. E como eu sempre disse, a nossa tendência é estar marchando aqui com o Time do Povo", diz Enzo, se referindo à chapa petista.
Já Rafael aponta Enzo como um dos vereadores que manifestou apoio ao seu nome desde o primeiro momento. "E com relação à chapa majoritária não há dúvidas, a posição dele tem sido sempre muito firme, e cada vez mais a gente tem contado com Enzo para ampliar nosso trabalho em Teresina", diz o petista, destacando ainda o trabalho de "coordenação" do vereador no Legislativo Municipal.
Joel sinaliza 1ª suplência para o PDT e Charles da Silveira é o nome da vez
O pré-candidato ao Senado Federal pelo Progressistas, Joel Rodrigues, sinalizou, nesta quinta-feira (21/07), que o PDT ficará com a vaga de primeira suplência na chapa majoritária de oposição.
O nome, que deve ser o de Charles da Silveira, pode ser oficializado já nesta sexta-feira (21), quando o PDT formaliza apoio à pré-candidatura de Sílvio Mendes (União Brasil) e de Joel.
Quanto à vaga de segunda suplência, Joel explica que ainda há tempo até a convenção, marcada para 30 de julho.
Robert Rios “reaparece” na PMT e fala sobre doença que causa perda da visão
Após dias ausente, o vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, esteve nesta terça-feira (19/07) no Palácio da Cidade e se reuniu com o prefeito Dr. Pessoa, que embarca nas próximas horas para agenda na cidade de Brasília. Em um clima amistoso, reforçou a parceria com o chefe do Executivo municipal e garantiu "pique" para ajudar o Republicanos na campanha proporcional.
Com problema de saúde que vem provocando a perda da visão, Robert tem reduzido o ritmo de trabalho, até em razão das sucessivas cirurgias, que demandam tempo de recuperação. O próximo procedimento está marcado para o fim do mês.
"Eu ainda tenho um longo tratamento pela frente. Vou ser submetido a outra cirurgia em Brasília no dia 28 de julho, já tem outra programada para o dia 28 de agosto. Mas eu consegui montar um time de técnicos para ajudar o Dr. Pessoa na parte de Finanças, chefiado pela Dra. Odimirtes, uma técnica extraordinária. Não vai haver nenhum problema de continuidade aqui. E no que eu puder, vou estar sempre ao lado do meu prefeito", explicou Robert.
Quanto à participação na campanha do Republicanos, o sempre espirituoso vice-prefeito deixou claro que fora o problema na visão, sua saúde está perfeita. "Ontem mesmo dei uma caminhada grande, hoje acordei e fiz meu exercício, não tenho nenhum problema de saúde fora esse de vista, que é herança do tempo que eu tive um problema grave de diabetes", concluiu.
Com suplência de W.Dias a definir, Evaldo aponta “coringa” do Solidariedade
Prestes a definir o indicado para a segunda suplência de Wellington Dias, na pré-candidatura ao Senado Federal, o presidente do Solidariedade, deputado estadual Evaldo Gomes, apontou o ex-vereador Caio Bucar como o "coringa" do partido.
Em entrevista, Evaldo negou que Caio teria sido retirado da lista de cotados da sigla para a vaga de suplência. "É um amigo, um parceiro, tem ajudado inclusive a construir o Solidariedade. Tem o meu carinho e o meu respeito, não é meu amigo de hoje, e como todos aqueles também que estão dentro do Solidariedade. E diga-se de passagem, o Caio é um coringa: tanto pode ser candidato a deputado federal, como pode ser suplente de senador, como pode coordenar a campanha do partido", apontou.
"Tenho certeza que eu vou encontrar uma saída para esse nosso time sair unido", completou Evaldo.
E de fato é este o desafio do Solidariedade: dirimir as divergências entre a preferência de Wellington Dias dentro da estratégia da chapa, a posição dos membros da chapa do partido e a própria posição de Evaldo, que ao reivindicar autonomia para a indicação do nome chegou a cogitar não participar da convenção da chapa governista. E Caio Bucar pode ser a saída para o impasse!
Ciro busca diálogo para tentar reverter apoio de vereadores do PP a Rafael
Enquanto o pré-candidato a governador pelo União Brasil, Sílvio Mendes, disse ter ficado "decepcionado" com a adesão de Neto do Angelim e Valdemir Virgino à pré-campanha de Rafael Fonteles (PT), o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, demonstrou interesse em reverter a posição dos vereadores do Progressistas, de Teresina.
Ao blog, Ciro disse não acreditar que os parlamentares ficarão "contra a população do Piauí".
"Vamos conversar com eles. Eu tenho certeza que a gente vai, na conversa e no diálogo, ver o que é melhor para a capital", diz o ministro, apostando na vitória de Sílvio por ampla maioria na capital.
Deputados protocolam pedido para abertura da CPI dos Combustíveis no Piauí
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) protocolou, nesta quarta-feira (06/07), requerimento na Assembleia Legislativa do Piauí solicitando a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito com a finalidade de investigar o aumento descontrolado e o preço dos combustíveis ao consumidor no Estado do Piauí, já apelidada de "CPI dos Combustíveis".
O documento foi assinado por dez parlamentares, incluindo nomes da base do governo estadual. Além de Henrique, assinaram Teresa Britto (PV), Gessivaldo Isaías (Republicanos), Wilson Brandão (Progressistas), Gustavo Neiva (Progressistas), Firmino Paulo (PT), Carlos Augusto (MDB), Ziza Carvalho (MDB), Evaldo Gomes (Solidariedade) e B. Sá (Progressistas).
Após ser lido em Plenário, cabe à Mesa Diretora da Assembleia a decisão sobre a instalação ou não da comissão.
Para Henrique Pires, a comissão deseja apurar as razões pelas quais o Piauí tem os maiores valores de combustíveis praticados no país. "Não tem lógica, Teresina ter um preço mais alto do que Parnaíba. Então, nós estamos prontos para investigar a fundo esses motivos, de um problema que tem maltratado demais o povo do Piauí. A Assembleia não pode aceitar isso", disse em comunicado à imprensa.