Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 65 de 97Nel Lopes 'balança' e não descarta disputar eleição para deputado federal
Desde sempre convicto de sua pré-candidatura ao Senado Federal, Nel Lopes “balançou” em entrevista nesta quarta-feira (27) e não descartou a possibilidade de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Um dos fatores que pesam na mudança de estratégia é o interesse do PTB no potencial de votos de Nel, como forma de ajudar o partido com a cláusula de desempenho.
“Se dependesse de mim [ele sairia para deputado], com certeza”, disse em entrevista o presidente do diretório estadual do PTB, Venício do Ó. Contudo, ele explica que a palavra final será a de Nel. “A gente confia muito no trabalho que ele fez para senador, um trabalho independente, sem político, sem apoio, sem nada, inclusive sem recursos. Ele tem feito tudo cavando com as próprias unhas. Então, é decisão dele”, explica.
Com a convenção do partido marcada para esta quinta-feira (28/07), Nel evita antecipar sua decisão. “Não decidi nada ainda, estou neste momento difícil, ouvindo muitas pessoas que eu conheço, que eu confio”, diz o pré-candidato, garantindo uma escolha pelo bem do Piauí.
Caso Nel desista, a tendência do PTB é apoiar a pré-candidatura de Joel Rodrigues (Progressistas). Movimento bom para estratégia da oposição em reduzir o número de candidatos ao Senado Federal, o que - em tese - beneficiaria Joel.
PDT trabalha para ter Enzo Samuel no palanque de Joel Rodrigues
Indicando a primeira suplência na chapa majoritária oposicionista, o PDT trabalha para que o vereador Enzo Samuel suba no palanque de Joel Rodrigues (Progressistas), pré-candidato ao Senado Federal. Ao blog, o presidente do partido, vereador Evandro Hidd, admite conversas com o colega de parlamento, mas deixa claro que não há pressão, considerando que Enzo já manifestou apoio à candidatura de Rafael Fonteles (PT).
"A gente sabe da posição do vereador Enzo Samuel, mas sabe também que de sexta-feira para cá, com esse anúncio [da suplência para o PDT], já mexe um pouco com o jogo de xadrez. É lógico que o partido deseja ter o apoio de Enzo, mas só o vereador que pode falar", diz Evandro.
O ponto de convergência entre Enzo e Joel seria o próprio professor Charles da Silveira, indicado pelo PDT para a suplência. "Seria natural que ele pudesse dar esse apoio a Joel", avalia Evandro, mencionando a boa relação do vereador com Silveira.
A articulação não incluiria apoio do presidente eleito da Câmara de Teresina a Sílvio Mendes (União Brasil). Enzo continuaria com Rafael.
VAI TER MATCH?
As chances de êxito do PDT são grandes, mas ainda há um caminho a percorrer. Além da ligação do vereador com Charles da Silveira, uma fonte próxima a Enzo relata que ainda há insatisfação com relação ao grupo governista.
Rafael Fonteles e Wellington Dias seguem usando o nome de Enzo como aliado forte em Teresina. Mas é uma via de sentido único. O vereador não teve seus pleitos atendidos como imaginava, mesmo após subir no palanque petista.
Mas do lado governista a situação é a mesma: para ter o apoio de Enzo, Ciro Nogueira, Joel e companhia terão de tratar o vereador como ele espera: como o futuro presidente da Câmara de Teresina.
E uma fonte lembra: "Ele nunca declarou apoio a Wellington. Além disso, ele poderia ser acusado de infidelidade partidária se não apoiasse Charles. E mesmo estando com Rafael, não quer dizer que vá trabalhar para ele".
Ciro Nogueira convoca caravanas para convenção de Sílvio e pede empolgação
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), gravou vídeo direcionado à militância da oposição no Piauí, convidando lideranças e prefeitos a organizarem caravanas para a convenção que irá homologar a candidatura de Sílvio Mendes (União Brasil) ao governo do Piauí.
– Temos feito uma grande pré-campanha, vocês têm acompanhado, o sentimento de mudança está por todo Piauí, mas nós temos que iniciar a nossa campanha efetivamente com o pé direito, com uma belíssima convenção – diz Nogueira.
Na gravação, ele lança ainda o desafio aos aliados, para que a convenção de Sílvio seja mais animada que a do Partido dos Trabalhadores, realizada no último sábado (22), para a oficialização do nome de Rafael Fonteles.
– Vamos montar as nossas caravanas, fazer uma convenção com muita empolgação, muito diferente daquela convenção fria do Rafael, do Wellington e do Themístocles, muita frieza e sem empolgação. A nossa tem que ser muito diferente, vamos levar esse sentimento de mudança – completa Ciro.
A convenção da oposição liderada por Sílvio Mendes está marcada para o próximo sábado (30). O ato deve homologar ainda os nomes de Iracema Portella (Progressistas), para vice de Silvio, e de Joel Rodrigues (Progressistas) para a disputa ao Senado Federal.
“Nem Sílvio, nem Ciro, sou do lado da turma do Dom Barreto”, diz Robert
Questionado sobre a sua presença na convenção do Partido dos Trabalhadores, que homologou a candidatura de Rafael Fonteles ao governo do Piauí, o vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (Republicanos), disse que escolheu ficar do lado da “juventude” nas eleições de 2022.
– Não estou nem do lado do Sílvio [Mendes], nem do lado do Ciro [Nogueira], nem do lado do PT. Hoje sou do lado do Dom Barreto, da juventude, esse bando de gente do Dom Barreto, inteligente, e eu tenho certeza que quem vai administrar o Piauí vai ser a turma do Dom Barreto – disse em entrevista.
Mesmo com a insistência do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, em seguir no que chama de “terceira via”, sem declarar apoio seja ao candidato do PT ou a Sílvio Mendes (União Brasil), os membros do Republicanos têm escolhido de que lado irão ficar. Robert havia declarado que iria esperar a manifestação do prefeito, mas não esconde mais sua preferência por Rafael, a quem rasga elogios.
– Acho que o Piauí vai ter uma cara nova,vai tirar toda essa velharia e se aposentar. O mundo é de quem se preparou, de quem estudou, esse povo do Dom Barreto é um povo preparadíssimo. E conheço poucas pessoas mais inteligentes do que o Rafael – completa.
Republicanos reúne pré-candidatos e Dr. Pessoa avisa: “Arrumamos o partido”
O Republicanos reuniu nesta segunda-feira (25/07) os pré-candidatos a deputado estadual da sigla, em encontro preparatório para a convenção que acontece nesta quarta-feira (27).
Ao blog, o prefeito Dr. Pessoa demonstrou otimismo com as metas do partido em eleger três deputados estaduais e também um deputado federal.
– Pegar um partido para arrumar, para chegar a ter um proporcional competitivo, tanto no campo estadual como federal, é difícil. Mas graças a Deus nós arrumamos o partido – afirmou.
Já o vice-prefeito Robert Rios enfatizou que a chapa de federal do partido - desacreditada nos bastidores - será fechada até amanhã (26).
– A chapa esquentou, a chapa ficou muito boa. Hoje nós temos 14 pré-candidatos, vamos ter que escolher ainda, até amanhã, quem são os três que irão sair da chapa, porque iremos ter uma chapa muito forte. Aqueles que diziam que não íamos fazer um federal, quebrou a cara. Hoje está preocupado que a gente faça o segundo – desafia Robert.
Dr. Pessoa recrimina ida de Pessoinha à convenção petista: “Ele escorregou”
O prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, desaprovou a presença do filho, João Duarte Pessoinha, na convenção do Partido dos Trabalhadores, que no último sábado (23) homologou a candidatura de Rafael Fonteles ao governo do Piauí.
“O João Pessoinha escorregou. O Pessoão, que sou eu, só irei definir, se tiver segundo turno”, disse em entrevista ao blog.
A avaliação do prefeito é de que João deveria ter esperado a convenção do Republicanos e a própria manifestação dele, como maior líder do Republicanos na capital, antes de subir no palanque petista. “O João Pessoinha se excedeu um pouco. Ele depende ainda da identidade do pai”, completou.
VICE TAMBÉM FOI
Já ao avaliar a presença do seu vice, Robert Rios, o prefeito considerou que o político tem autonomia para declarar apoio.
“O Robert Rios é vice, tem sua identidade própria”, pontuou.
Demora na definição deixa 2º suplente 'de fora' do material da convenção
A demora na definição da segunda suplência de Wellington Dias (PT) acabou deixando José Amauri (Solidariedade) de fora do material produzido para a convenção governista. Seu nome foi anunciado na tarde de sexta-feira (22), véspera da convenção do “Time do Povo”.
No telão do palco principal, imagens apenas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e dos candidatos homologados, Rafael Fonteles (PT), Themístocles Filho (MDB), do próprio W.Dias, e da primeira suplente dele, Jussara Lima (PSD).
Vale destacar que Jussara é a única mulher na chapa. Sua presença no material da convenção é também parte da estratégia para evidenciar a presença feminina no quadro majoritário.
Dr. Pessoa não escolhe lado, mas filho e vice sobem no palanque petista
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, ainda não orientou o voto majoritário do Republicanos na eleição para governador do Piauí. Mas boa parte dos membros do partido já tomaram sua decisão política e estão subindo nos palanques, seja do "lado A" ou do "lado B", como ele mesmo gosta de se referir aos grupos liderados por Rafael Fonteles (PT) e Sílvio Mendes (UB).
E na noite que homologou os nomes de Rafael e Wellington Dias (PT) para o governo e o Senado, respectivamente, diversos nomes do Republicanos foram vistos no palanque petista. A surpresa - nem tanto assim - ficou para João Duarte Pessoinha, presidente estadual do Republicanos e filho do prefeito Dr. Pessoa.
Presença ainda de Robert Rios (Republicanos). Menos surpreendente, considerando que o vice-prefeito de Teresina já foi visto outras vezes com Rafael na pré-campanha. Ele promete ainda atuar firmemente contra a oposição. "Sílvio nunca", repetiu diversas vezes à imprensa.
Ciro Nogueira vê reação de Bolsonaro: “Pessoas vão reconhecer o trabalho”
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), acredita na melhora do desempenho do presidente Jair Bolsonaro (PL), nas pesquisas de intenção de voto, até o fim do mês de agosto. Em entrevista ao blog, durante agenda em Teresina nesta sexta-feira (22/07), ele avaliou que as recentes medidas aprovadas em benefício da população vão ter sim reflexo na avaliação do chefe do Planalto.
"Com a economia retomando, as pessoas sendo melhor tratadas, o Auxílio Emergencial, o Vale Gás, a inflação sendo reduzida, e o emprego voltando, as pessoas vão reconhecer esse trabalho que foi feito", diz Ciro.
"Tivemos a coragem de enfrentar a esquerda, que não queria dar o Auxílio Emergencial. Tivemos a coragem de cuidar das pessoas", enfatizou.
DOIS PALANQUES NO PIAUÍ?
Escalado para coordenar a campanha de Bolsonaro à reeleição, no Piauí, Ciro Nogueira - líder da oposição estado e maior incentivador da pré-candidatura de Sílvio Mendes (União Brasil) - esteve mais cedo ao lado do Coronel Diego Melo, candidato a governador homologado pelo PL.
Nogueira tem a tarefa de conciliar a missão dada pelo presidente junto à direita conservadora no Piauí, e ainda assim ajudar Sílvio - que publicamente afasta qualquer ligação com Bolsonaro.
Mas se equilibrar entre os dois palanques não é encarado por Ciro como sendo um grande problema. "Meu grande desafio é mudar o Piauí. Darmos esperança. Seja como Diego, seja com o Sílvio, que é o [pré]candidato mais viável. Temos agora que concretizar esse desejo de mudança, as pessoas vão saber [diferenciar]. Se eu quisesse me acomodar teria ficado com o governo, já fui ao lado do [ex]governador Wellington Dias. Saí porque optei ficar do lado do povo do Piauí", pontuou.
Wellington Dias anuncia José Amauri como 2º suplente ao Senado
Nem Caio Bucar, nem Daniel Jackson. O último nome da chapa majoritária governista confirmado na tarde desta sexta-feira (22) foi o de José Amauri. Por indicação do Solidariedade, ele ocupará a segunda suplência de Wellington Dias, pré-candidato ao Senado Federal pelo Partido dos Trabalhadores.
A definição sai na véspera da convenção que irá homologar as candidaturas governistas, após dias de impasse sobre a escolha do nome. De um lado o Solidariedade pedindo independência para a indicação, como ocorreu no caso do PSD com a primeira suplência, e do outro a vontade de Wellington em somar eleitoralmente com a indicação do vereador de Parnaíba, Daniel Jackson, colégio onde o pré-candidato a governador Rafael Fonteles (PT) precisa de reforço.
"Depois de muita conversa da direção do nosso partido, juntamente com os pré-candidatos, chegamos ao entendimento que o melhor nome para representar, nesse momento, a construção da chapa do nosso pré-candidato a senador Wellington Dias, é o nosso amigo já suplente de senador, Amauri", declarou Evaldo após a reunião que definiu a indicação.
Wellington Dias ressaltou a "confiança da direção do Solidariedade por este entendimento". "Ele já conhece a realidade do nosso estado e já contribui com seu desenvolvimento, tanto na condição de empreendedor, como também na vivência política. Amauri já tem um bom diálogo com esse time de muitos anos, além da experiência anterior como senador e suplente de senador", completou o ex-governador, que terá Jussara Lima (PSD) como sua primeira suplente.