Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 64 de 97Republicanos homologa candidaturas proporcionais em convenção na capital
O Republicanos realizou nesta quinta-feira (04/08), no Clube do Gari, zona Norte de Teresina, convenção para homologar os nomes do partido para a disputa proporcional.
O presidente do diretório da sigla no Piauí, o advogado João Duarte Pessoinha, confirmou 11 candidaturas para deputado federal e 20 para deputado estadual. Em entrevista, ele comemorou e disse que o partido está organizado para a disputa.
Coordenador político do grupo, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, destacou o trabalho para estruturar o Republicanos em um tempo curto.
Presente na convenção, o vice-prefeito Robert Rios garante chapa forte da sigla. "Montamos uma chapa forte para federal, vamos eleger um federal fazendo a legenda, e vamos eleger três estaduais", avalia.
Um dos nomes fortes da legenda na disputa para estadual, o presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar, aposta em boa surpresas para o partido. "Primeiro muito feliz, com o calor da população, abraçando o Jeová. É muita felicidade e eu tenho certeza que o Republicanos vai fazer sua parte. Pelos nomes que estão aí, o Republicanos será uma surpresa agradável nesta eleição", diz o parlamentar.
De mãos dadas com Iracema, Ciro Nogueira diz: “Eles têm vergonha do vice”
Na convenção que homologou os nomes da coligação "Vamos Mudar o Piauí", o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), voltou a afirmar que a base governista esconde seu candidato a vice-governador, o deputado estadual Themístocles Filho (MDB).
De mãos dadas com Iracema Portella (Progressistas), homologada candidata a vice de Sílvio Mendes (UB), Ciro ainda alfinetou ao dizer que a oposição confia nas mulheres.
"Vocês sabem qual é o vice do outro lado? Themístocles Sampaio, o homem que eles mesmos têm vergonha. Alguém já viu o cartaz do Themístocles com o Rafael? Tenho certeza que não, porque eles têm vergonha do vice, nós temos orgulho da nossa vice. Nós confiamos nas mulheres do Piauí", disse.
COMPARAÇÃO
Ao longo do seu discurso, Ciro convidou a militância a fazer a comparação entre os nomes governistas e oposicionistas. Ao falar de Sílvio e Rafael, o ministro citou a experiência do ex-prefeito de Teresina no comando do Palácio da Cidade.
"Querem comparar Sílvio com Rafael Fonteles? É como comparar água e vinho, é incomparável. Não pudemos mais esperar mais quatro anos", falou Ciro.
Jair Bolsonaro “aparece” na convenção de Sílvio Mendes
Mesmo com todo o esforço da pré-campanha de Sílvio Mendes (União Brasil) em afastá-lo da associação com Jair Bolsonaro (PL), a imagem do presidente está presente na convenção que homologa as candidaturas de oposição no Piauí.
Nos fundos do espaço no Theresina Hall, a foto de Bolsonaro está estampada em um banner, junto com a imagem de Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil, e o símbolo do Progressistas, que nesta semana aprovou em convenção a coligação com o PL de Bolsonaro.
Prefeitura assina contrato de R$ 500 milhões com o BB na próxima semana
A prefeitura de Teresina assina na próxima semana o contrato da operação de crédito com o Banco do Brasil, no valor de R$ 500 milhões. A solenidade está prevista para a próxima terça-feira (02/07), no Palácio da Cidade.
Em entrevista à Rede Meio Norte, o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) comemorou a agilidade na tramitação do pedido, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 28 de junho.
– Andou na velocidade da luz. E não tem mimimi político, nem de um lado nem do outro – diz o gestor.
Ele destacou ainda o trabalho da equipe econômica do município que permitiu à prefeitura avançar na classificação junto à instituição financeira.
A operação de crédito tem prazo total de 120 meses e carência de 12 meses. A maior parte dos recursos será destinada para a conclusão de importantes obras de mobilidade na capital, incluindo o rebaixamento da Avenida Miguel Rosa, no trecho de cruzamento com a Avenida Frei Serafim.
Novo é o 1º partido a solicitar registros de candidatura no Piauí
A Justiça Eleitoral recebeu os primeiros pedidos de registro de candidatura no Estado do Piauí. São nove solicitações do Partido Novo, que homologou nomes para a disputa na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.
Para deputado federal, foram solicitados os registros de Alexandre Sampaio, Eudilene Silveira, Italo Bezerra, Professor Fabrício Fortaleza, Wallace Miranda e Wilderlane Nascimento. Apresentados ainda os pedidos de registros de candidatura para Analu, Artur Ramos e Petrus Evelyn, para disputa para deputado estadual. Conforme o site 'DivulgaCandContas', do Tribunal Superior Eleitoral, todos ainda aguardam julgamento do Tribunal Regional Eleitoral.
De acordo com o calendário Eleitoral, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais competentes.
Ciro Nogueira é recebido com gritos de “fora Bolsonaro” na convenção do PDT
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), foi recebido com gritos de "fora Bolsonaro" na convenção do PDT (vídeo abaixo), realizada na manhã deste sábado (30/07). Ele chegou acompanhado de Sílvio Mendes (UB) e Joel Rodrigues (Progressistas), pré-candidatos a governador e senador, cujo apoio do partido foi oficializado há alguns dias.
Além dos gritos de protesto, alguns pré-candidatos se retiraram do Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Teresina, onde acontecia a convenção. Outros retiraram seus cartazes. A vice-presidente do PDT, Amanda Costa, deixou a mesa de honra.
PDT NA CHAPA DE OPOSIÇÃO
Na convenção das oposições que acontece logo mais, o nome de Charles da Silveira será homologado na primeira suplência de Joel Rodrigues ao Senado Federal. O nome é de indicação do PDT. A segunda suplência ficará com Belê Medeiros (Progressistas).
ENZO É 'FORA BOLSONARO'
Assediado pela oposição e por membros do próprio partido, em busca do apoio para Joel, o presidente eleito da Câmara de Vereadores de Teresina, Enzo Samuel (PDT), esteve na convenção pouco antes da chegada da comitiva de Ciro. Em seu discurso, reforçou que acima de tudo é "fora Bolsonaro". Gesto que afasta Enzo ainda mais do palanque da oposição.
Jeová Alencar assegura chapas: “Republicanos fez o dever de casa”
O vereador Jeová Alencar, pré-candidato a deputado estadual pelo Republicanos, assegura que o partido conseguirá montar chapa não só para a disputa por vagas na Assembleia Legislativa, como para deputado federal.
– O Republicanos tem feito seu dever de casa nas chapas proporcionais para deputado federal e também para deputado estadual. Pode ter certeza que será uma surpresa agradável. Pelo menos um federal e três estaduais nós vamos fazer – afirma o parlamentar em entrevista.
Jeová contesta ainda informações de bastidores de que a chapa de federal estaria se esfacelando, em razão da desistência dos pré-candidatos sob a alegação de falta de estrutura para a pré-campanha.
– Problema tem em todo partido. Se não tivesse problema, se não tivesse divergência, o nome não seria partido, seria inteiro. E o Republicanos não fica fora – argumenta.
Segundo ele, na composição para a chapa de federal há sobra de nomes, demandando um “filtro” para acertar a composição final. Diz ainda que o prefeito Dr. Pessoa, “nosso maior líder”, tem conduzido pessoalmente o comando do partido e a formatação da chapa.
Charles vira trunfo de Joel com os vereadores; Enzo é 'alvo' preferencial
Confirmado na primeira suplência do pré-candidato a Senador, Joel Rodrigues (Progressistas), o professor Charles da Silveira (PDT) entrou em campo na Câmara de Vereadores de Teresina, com foco em Enzo Samuel (PDT), presidente eleito da Casa, cuja adesão é cobiçada pelo grupo oposicionista.
Nesta quinta-feira (28/07), ele se reuniu com Enzo, na presença do presidente do PDT, vereador Evandro Hidd, e do presidente da Câmara, Jeová Alencar (Republicanos). Ao blog, Charles disse que a conversa se resumiu a “amenidades”. Mas em entrevista, Joel admitiu a importância do professor na articulação com os vereadores de Teresina.
– É uma referência de homem público de Teresina, de um cidadão, de um grande professor-reitor, mas acima de tudo um grande político, de articulador. Ele fez isso muito bem em Teresina, tanto com Firmino, com o Sílvio Mendes. Naturalmente ele está fazendo essa articulação – disse o pré-candidato, mencionando a experiência de Silveira como secretário de Governo do Município, que demandava articulação direta com os vereadores.
Sílvio Mendes após Jorge Lopes pedir vaga ao Senado na chapa: “Não será”
Pré-candidato a governador pelo União Brasil, Sílvio Mendes reagiu às investidas do pré-candidato Jorge Lopes, que requereu junto à executiva estadual da sigla sua inscrição na votação que definirá o candidato ao Senado Federal pela oposição, na convenção do próximo sábado (30).
Descartado na composição proporcional, Jorge quer agora “bater chapa” com Joel Rodrigues (Progressistas), que tem o apoio irrestrito dos partidos de oposição, e foi lançado pelo próprio ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas).
– Agradecemos ao Jorge pela disponibilidade, mas essa discussão é interna, sequer falei com ele. Esse caminho está estabelecido com regras absolutamente claras, transparentes e públicas. O presidente [do União Brasil] é o Marcos Elvas, mas garanto para você, ninguém será candidato ao Senado concorrendo com o Joel, não será. O que é isso? Nós não estamos brincando de fazer política – afirmou Sílvio.
À imprensa, ele destacou ainda o esforço exitoso do partido na construção de uma chapa de candidatos a deputado federal.
– Quando disseram que nós não faríamos uma chapa, nós fizemos. Foi o primeiro partido que fez, aqui no Piauí – completa.
Mesmo tendo dito em comunicado à imprensa que aguardava por uma solução pacífica da situação, Jorge não descarta acionar a Justiça para dirimir o pleito.
– Estou na política por um ideal, e defendo a união do partido e fortalecimento da nossa chapa – pontua o pré-candidato.
Seu nome acabou sendo cortado da chapa de federal em razão do excesso de nomes. Até ontem, 8 homens e 4 mulheres estavam pré-candidatos. Contudo, a regra eleitoral permite aos partidos a homologação de chapas com apenas 11 nomes, no caso do Piauí. Assim, o União Brasil precisou descartar um homem e uma mulher da chapa. Sobrou para Jorge Lopes.
Nel Lopes desiste da disputa ao Senado: “Só interessava ao lado de lá”
Mais uma desistência na disputa para o Senado Federal. Nel Lopes, do PTB, confirmou na convenção do partido, que acontece nesta quinta-feira (28), que irá disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Movimento que faz parte da estratégia dos partidos de oposição em unificar as candidaturas em torno de Joel Rodrigues (Progressistas), principal adversário de Wellington Dias (PT).
“Foi uma das minhas reflexões depois de ouvir muitas pessoas. Eles trabalham com a divisão e política se faz somando. Interessava a quem minha candidatura a senador? Ao grupo de lá!”, avalia Nel.
O PTB está ainda de olho no potencial de votos de Nel na disputa proporcional, importante para o partido no objetivo de superar a cláusula de desempenho.