Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 50 de 104Em Brasília, Dr. Pessoa vai defender troca no comando do Republicanos
Na semana em que se reúne com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, em Brasília, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, reforçou seu desejo de que o diretório estadual da sigla fique sob o comando do deputado estadual Jeová Alencar.
“Se é de dar ao de fora, dá ao de casa a presidência do partido”, ressalta o prefeito, que não ficou nada satisfeito com a escolha de Maia Filho para comandar o partido. Ele foi indicado por Jadyel Alencar (PV), que detém agora o comando do Republicanos no estado, num revés para o Palácio da Cidade.
Acontece que o nome de Jeová não está no topo da lista da Jadyel. Os dois, que foram grandes parceiros na campanha de 2022, fazendo dobradinha, andam agora se estranhando. A alternativa, dizem interlocutores do parlamentar federal, seria o hoje superintendente da Saad Leste, Gustavo Gayoso.
Ter Jeová no comando é, para o prefeito, uma carta de seguro em relação ao processo eleitoral de 2024. Aliados temem que, sob o comando de Jadyel e Mainha, Pessoa possa perder a sigla para concorrer à reeleição.
O impasse, espera-se, deve ser solucionado no encontro que acontece em Brasília, nesta quarta-feira (20). O prefeito terá ainda agenda em instituições financeiras, para o acompanhamento dos processos de operação de crédito contratados pela prefeitura de Teresina.
Dr. Pessoa quer reunião com deputados estaduais para pedir emendas para THE
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), se reuniu na manhã desta terça-feira (19/09), com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual, Franzé Silva (PT). No encontro, os dois debateram a realização uma reunião com a presença, dos deputados estaduais, para que o prefeito possa apresentar uma carta de investimentos para a capital.
A ideia, explica o prefeito, é sensibilizar a bancada sobre obras e projetos importantes. A previsão, informa Franzé, é que a reunião aconteça já na próxima semana.
“Sabemos que muitos, como disse aqui o presidente da Assembleia, muitos são votados aqui, mas mesmo que não fosse votado, têm a sensibilidade que Teresina é a capital do estado do Piauí. É saudável ter esse diálogo democrático para que os deputados coloquem emenda para melhorar as tratativas. Esse foi o objetivo número um, essa integração dos poderes”, afirma o prefeito.
A visita, lembra o presidente Franzé, acontece oportunamente às vésperas da discussão sobre a proposta orçamentária para 2024.
“E ele [prefeito], preocupado com o volume de investimentos que a cidade precisa ter, veio solicitar aqui da presidência que eu articule uma reunião com os deputados e deputadas que são votados especialmente aqui na capital para que possa haver uma articulação em cima do que a prefeitura de Teresina, do que a cidade precisa de investimentos. Então, ele vai apresentar uma carteira de investimentos prioritárias para a Teresina e vai solicitar o apoio dos deputados e deputadas no aporte de emendas”, explica Franzé.
Os técnicos da prefeitura que acompanharam o encontro com o presidente da Assembleia Legislativa também abordaram a possibilidade de que a Casa debata uma flexibilização da nova norma de distribuição do ICMS. A prefeitura quer que seja criada uma regra de transição para amenizar os efeitos da perda de receita que a capital vem sofrendo, desde que a nova lei foi aprovada. Sobre o tema, Franzé disse que é preciso abrir o diálogo com a inclusão da Associação Piauiense de Municípios (APPM), a fim de que as regras a serem debatidas não prejudiquem outros municípios.
Franzé Silva rompe silêncio e anuncia agenda conjunta com Fábio Novo
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, rompeu o silêncio sobre a pré-candidatura do Partido dos Trabalhadores em Teresina. Nesta sexta-feira (15), confirmou que estará no palanque de Fábio Novo em 2024. Disse ainda que já prepara uma agenda conjunta, a partir deste fim de semana, na articulação com lideranças da capital. Contudo, dispensou a necessidade de um ato formal para declaração de apoio ao colega de partido.
“Eu disse, o que o partido resolvesse eu acataria, e estou acatando. Não existe necessidade [de declaração formal]. Já tiramos foto juntos, marcando reuniões com lideranças de forma conjunta. Agora pela manhã ele esteve na minha casa, já fizemos uma agenda do final de semana. Agora é cair em campo para fazer a articulação e, em seguida, apresentar um grande programa de governo [para Teresina]”, afirmou o deputado.
Franzé, que tinha maioria no PT, viu o jogo virar em favor de Fábio Novo, não só em razão da desistência de Dr. Vinícius e Merlong Solano, mas também por conta da influência do Palácio de Karnak, na pessoa do próprio governador Rafael Fonteles (PT). Ele garante que o processo não deixou marcas e que a discussão é natural no partido.
“Dizia em toda entrevista minha, que sendo eu, sendo o Fábio, sendo o Vinícius, sendo o Merlong, no final todo o PT estaria unido e vai estar. Agora é unificar o PT e os partidos aliados”, segue o petista.
Disse mais, que está pronto para ajudar Fábio Novo no diálogo com as lideranças de pelo menos cinco partidos, que ele Franzé arregimentou em sua pré-campanha. Compromisso esse, diz o deputado, feito não só com Novo, mas com o próprio governador Rafael Fonteles. “Não existe outro caminho a não ser trabalhar pela reconstrução de Teresina”, completa.
FEDERAL EM 2026
Nos bastidores, fontes dão conta de que um dos compromissos de Fábio e Rafael com Franzé, é justamente o apoio ao nome do hoje presidente da Assembleia Legislativa do Piauí na disputa por uma vaga na Câmara Federal, em 2026. Questionado, ele desconversa, ao dizer que o projeto “agora é Fábio” e que cada eleição se discute “na sua época”.
Bárbara e Luciano visitam obra da Ponte da Água Mineral e cobram retomada
A deputada estadual Bárbara do Firmino (PP) e o presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes, visitaram na manhã desta quinta-feira (14) o local onde deveria funcionar o canteiro de obra para a construção da Ponte João Claudino, que ligará as Zonas Leste e Norte de Teresina. A obra foi parada ainda na gestão do ex-prefeito Firmino Filho, em razão das medidas de enfrentamento à Covid-19 e, desde então, não fora retomada pela administração de Dr. Pessoa (Republicanos).
Bárbara e Luciano são cotados para a disputa majoritária em 2024, assim como o ex-prefeito Sílvio Mendes (UB), que não participou da visita, que faz parte da agenda de pré-campanha do grupo que reúne PSDB, PP, União Brasil e PL. A ideia é comparar o modelo de administração do passado com a atual gestão, com foco nos projetos e obras que foram descontinuados.
O presidente do Progressistas no Piauí, Joel Rodrigues, os vereadores Edson Melo (PSDB) e Aluísio Sampaio (PP), além de outros ex-gestores das gestões tucanas, também participaram da visita.
Bárbara do Firmino, Sílvio Mendes, Luciano e o “manifesto da esperança”
"Teresina, cidade feliz". É o título do manifesto lançado pelo grupo de oposição ao prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), que reúne Progressistas, União Brasil, Partido Liberal e PSDB/Cidadania. O documento, apelidado de "manifesto da esperança", foi assinado em ato na manhã desta terça-feira (12), na sede do diretório do União Brasil, localizado no edifício Manhattan River Center, Zona Leste da capital.
"Um manifesto não baseado em críticas, e sim baseado no que nós queremos reconstruir, no que nós queremos implementar, no que queremos fazer no projeto de reconstrução da nossa capital. Queremos realmente propor para os teresinenses uma capital onde nós somos felizes em viver, e não uma capital que nós sempre estamos a lamentar da administração pública", afirmou Bárbara em entrevista.
Já Sílvio Mendes rebateu as especulações sobre divisão no grupo e recorreu a Winston Churchill, citando o ex-primeiro-ministro do Reino Unido em seu discurso inaugural, ao dizer que a oposição tem muito trabalho, "sangue, suor e lágrimas" a oferecer por Teresina.
"Foi que nós fizemos, essa é a nossa prática. E a [pré]campanha eleitoral serve pra isso, para lembrar a população do que nós fomos capazes de fazer, nós, a muitas mãos", ressalta o ex-prefeito de Teresina.
Na quinta-feira (14), o grupo dá prosseguimento à agenda com a visita a obras paradas da gestão Pessoa. Começam pela Ponte da Água Mineral, iniciada antes da pandemia, e que tem orçamento previsto em R$ 41 milhões. Recentemente, a empresa responsável acabou decretando falência, adiando a retomada da obra.
Magalhães tem derrota em análise de recurso pela nacional do PT
A Secretaria Nacional de Organização do Partido dos Trabalhadores analisou o recurso do presidente do diretório municipal da sigla em Teresina, Cícero Magalhães, contra decisão do Diretório Estadual que não reconheceu mudanças das composição de dirigentes. No ofício, encaminhado nesta tarde de quarta-feira (06), a secretaria reafirma a decisão da estadual do PT, anulando as quatro substituições promovidas por Magalhães.
"Diante do exposto a Secretaria Nacional de Organização, considerando que substituições nas composição da instância partidária somente podem ser realizadas por solicitação da maioria dos representantes registrados no momento da inscrição da chapa, reafirma a decisão do Diretório Estadual que anulou as substituição de dirigentes indicados pela chapa Em tempos de guerra, a esperança é vermelha", diz o documento assinado por Sônia Braga, secretária Nacional de Organização, que determina ainda a recondução Messias Neto, Lais dos Anjos, Gerusa Mendes e Francisco Milanez aos seus cargos no diretório.
A posição da Nacional era aguardada pelo ex-deputado, e pelo grupo de Franzé Silva, numa tentativa de reverter a escolha do PT em Teresina pelo nome de Fábio Novo para concorrer à prefeitura em 2024. Isso porque as mudanças promovidas por Magalhães, e por Gilberto Paixão, poderiam dar maioria a Franzé no diretório.
Ainda falta ser analisado o recurso de Gilberto Paixão, que também teve mudanças anuladas pelo Diretório Estadual* e recorreu à nacional. Contudo, a posição já tomada abre precedente, reduzindo as chances de que o recurso seja acatado.
A posição da nacional, claro, foi comemorada por aliados do deputado estadual Fabio Novo.
*Redação alterada às 20h17 para correção
Fábio Novo de mãos dadas com Lula, Rafael e W.Dias
“De mãos dadas”. É a legenda da foto publicada pelo deputado estadual Fábio Novo ao lado do presidente Lula, do governador Rafael Fonteles e também do ministro do desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.
Um recado claro de que o parlamentar tem oficialmente as bençãos do trio petista para seguir com a pre-candidatura a prefeito de Teresina.
O registro é publicado 24 horas depois da confirmação de Fábio pelo diretório petista, mesmo que com resistência de aliados do deputado estadual Franzé Silva, que ainda não digeriram a decisão do parlamentar em acatar o resultado da instância partidária.
A foto segue o roteiro escrito pelo próprio PT. O plano era definir o pré-candidato do partido até o dia de ontem, para aproveitar a passagem do presidente Lula por Teresina, a fim de garantir o registro.
Nas redes sociais, ao compartilhar a imagem, Fábio obviamente não escancarou o viés político do registro. Falou sobre a agenda do presidente, destacou os investimentos anunciados e do novo programa sob a gestão de Wellington, o Brasil sem Fome, lançado por Lula na capital.
Para esta colunista, é a prova cabal de que o Palácio de Karnak, o PT e o próprio Wellington Dias dão a discussão sobre o pré-candidato encerrada. A hora agora é de ampliar o debate com os demais partidos da base aliada.
Só mais um dia: PT adia decisão sobre pré-candidatura em Teresina
Não foi desta vez. O Partido dos Trabalhadores adiou em 24 horas a decisão sobre a pré-candidatura a prefeito de Teresina. Na reunião da noite desta quarta-feira (29), no Plenarinho da Câmara de Vereadores, o deputado estadual Fábio Novo (PT) informou que foi procurado pelo presidente do diretório municipal, Cícero Magalhães (PT), pedindo mais um dia de prazo para o anúncio, num esforço final para garantir o consenso com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Franzé Silva (PT).
Com a sinalização de que o diretório daria maioria para Fábio Novo, Franzé reuniu mais cedo os partidos e lideranças que endossam sua pré-candidatura para comunicar que acataria qualquer que fosse a decisão das instâncias do PT. Ainda assim, persistia o clima de acirramento, já que o presidente da ALEPI, e o próprio Cícero - que é team Franzé - comunicou que não participaria da reunião, como de fato ocorreu.
Mas as conversas seguiram ao longo da tarde com "bombeiros" atuando por todas as frentes. E para evitar que a tomada de decisão fosse permeada pelo conflito, Fábio e seus aliados aceitaram esperar por mais um dia.
"Eu vou mostrar para o diretório o resultado das três pesquisas. A política, ela é muito dinâmica, de meio-dia para cá, aliás, de meia-noite para cá, nós tivemos muitas conversas. E colocar para o diretório, que nós recebemos aqui uma proposta, pedindo mais um prazo até amanhã, para encontrar esse entendimento. Hoje é 29, amanhã é 30, estamos dentro do prazo. Então vamos fazer todo o esforço para que amanhã a gente consiga encerrar isso", afirmou Fábio à imprensa.
Assim, uma nova reunião, desta vez na sede do diretório estadual do PT, foi marcada para 18h desta quarta-feira (30). Havendo o entendimento, como é esperado, a promessa é de que Franzé se una a Fábio para o anúncio do pré-candidato petista. Até mesmo a presença do governador Rafael Fonteles (PT) é esperada, caso a pra finalmente prevaleça.
Franzé Silva deixaria o PT para concorrer em Teresina? Ele responde!
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Franzé Silva, descartou a possibilidade de deixar o Partido dos Trabalhadores para concorrer à prefeitura de Teresina em 2024.
“Permanecerei no PT”, respondeu objetivamente o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, ao ser indagado pela coluna após a reunião, na manhã desta terça-feira (29), com líderes de partidos e pré-candidatos a vereador aliados e que endossam seu nome para a disputa majoritária.
A mudança de partido é uma alternativa apontada até por apoiadores de Franzé, que rejeitam apoiar Fábio Novo (PT) como nome da base do governador Rafael Fonteles (PT) para na eleição da capital.
No hall do hotel onde Franzé se reuniu com as lideranças, a coluna foi procurada por alguns destes insatisfeitos, que endossaram a ideia de Franzé concorrer por outra sigla, já que está sendo preterido no PT.
Mas o presidente da ALEPI dá sinais de que não pretende comprar mais uma briga com o PT e seus líderes, já que ainda nutre a esperança de reverter sua situação em Teresina, com uma decisão do diretório nacional petista.
Cícero não vai! Presidente rejeita validar decisão do diretório petista
O presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, Cícero Magalhães antecipa: não vai reconhecer a reunião do fim da tarde desta terça-feira (29), que deve homologar o nome de Fábio Novo (PT) como pré-candidato a prefeito de Teresina.
À coluna, ele mantém a posição de que o diretório está sob intervenção e que irá aguardar resultado do recurso levado ao diretório nacional petista, à respeito da mudança na composição de membros da executiva do partido, que foi rejeitada na instância estadual do PT.
Cícero disse mais. Apoiador do nome de Franzé Silva (PT), sequer vai participar da reunião, que acontecerá na Câmara de Vereadores de Teresina.
"Essa reunião que estão fazendo lá na Câmara, não [pode ser reconhecida]. Na verdade, o diretório municipal de Teresina está sob intervenção. Agora, na hora que a nacional tomar a decisão e dizer que o que nós fizemos é legal, aí sim o diretório poderá tomar sua decisão", diz o dirigente partidário.
Na entrevista, ele alega ainda que o PT no Piauí sequer definiu o calendário eleitoral, que irá nortear a tomada de decisões a respeito do pleito municipal.
E Franzé faz eco às alegações de Cícero quando lembra aos jornalistas casos de pré-candidatos que tiveram seus nomes "barrados", mas conseguiram reverter. "Vou deixar que as instâncias resolvam", reforça, deixando claro que ainda espera por uma "virada de chave".