Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 51 de 97Listas: as três chapas proporcionais do grupo de Dr. Pessoa para 2024
“Se todo mundo que esteve lá for candidato, a gente elege 15 [vereadores]”. Foi a análise feita por um parlamentar da base do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), ao comentar sobre a primeira reunião dos pré-candidatos proporcionais do grupo do Palácio da Cidade. A princípio, três chapas serão formadas (listas abaixo).
A coluna ouviu vereadores e secretários da base do prefeito e traz as listas de como está hoje a organização das chapas. A primeira delas, no Republicanos, vai abrigar gestores e vereadores de mandato com mais de quatro mil votos (com base na última eleição). A formação, avaliam os pré-candidatos, tem potencial para eleger até sete vereadores.
CHAPA REPUBLICANOS
- James Guerra
- Thanandra Sarapatinhas
- Samuel (filho do Jeová)
- Luís André
- Renato Berger
- Valdemir Virgino
- Neto do Angelim
- Thiago Duarte
- Roncalinho
- Juca Alves
- Gustavo Gayoso
- Gustavo de Carvalho
- Alan Cavalcante
- Caio Bucar
- Levino de Jesus
A segunda chapa vai abrigar vereadores com até quatro mil votos. Ela está sendo organizada pelos vereadores Markim Costa e Bruno Vilarinho. A previsão é eleger até cinco vereadores com essa segunda chapa, que também vai abrigar suplentes.
CHAPA PARTIDO 2
- Bruno Vilarinho
- Markim Costa
- Pollyana Rocha
- Alan Brandão
- Zé Filho
- Paulo da Iluminação
- Joninha
- Ximenes da Educação
- Graça Amorim
- Inácio Carvalho
- Carlos Ribeiro
- Camila da Eturb
- Luciana Sebim
- Aline da Semcaspi
- Urbano Eulálio
- Lucas Pereira
A terceira chapa, que vem sendo chamada de “grupo dos bodinhos”, é puxada pelo vereador capitão Roberval Queiroz. Vai abrigar nomes como Antônio José Lira e Sérgio Bandeira, hoje secretário executivo da Semcom.
Os vereadores Teresinha Medeiros (UB), Leonardo Eulalio (PL) e Joaquim Caldas (MDB) também entram no cálculo do Palácio da Cidade, mas ainda não há definição sobre quais legendas irão disputar.
Enquanto Franzé e Dr. Vinícius visitam a CMT, Enzo se reúne com Chico Lucas
Os deputados Franzé Silva (PT) e Dr. Vinícius (PT) estiveram na Câmara de Vereadores de Teresina, nesta terça-feira (06), participando da audiência pública para discutir melhorias e direitos dos profissionais que atuam com Atendimento Terapêutico.
AUSENTES
A audiência foi proposta pelos vereadores Deolindo Moura (PT) e Pollyana Rocha (PV). Contudo, a parlamentar acabou não participando da agenda.
No mesmo horário, Pollyana estava com o presidente da Câmara Enzo Samuel, em reunião com o secretário Chico Lucas, da Segurança.
ALINHADOS
Enzo e Chico Lucas estão cada dia mais alinhados. Além de contar com a simpatia do governador - dentre os pré-candidatos da base aliada do Karnak - Enzo é o “preferido do secretário”, aponta uma fonte da coluna.
Joseane Borges quer ser a primeira mulher trans na Câmara de Teresina
O Partido dos Trabalhadores vem reforçando sua chapa proporcional para a disputa em Teresina no ano que vem. Um dos nomes já confirmados é o da Diretora de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ do Governo do Piauí, Joseane Borges. Ela é a primeira mulher transexual a conquistar, no estado, o título de bacharel em Serviço Social.
O anúncio oficial da sua pré-candidatura deve ocorrer nos próximos dias. Ela quer ser a primeira mulher trans na Câmara de Teresina.
Nesta terça (06), ela posou ao lado da vereadora Pollyana Rocha (PV) e do presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel (PDT). Nas redes sociais, destacou os parlamentares como parceiros da luta contra o preconceito à população LGBTQIA+.
Joseane não ainda não anunciou apoio a nenhum dos pré-candidatos do PT à prefeitura de Teresina. Mas a apuração da coluna indica: a decisão já está tomada.
Esquecido em reunião no Karnak, Joaquim Caldas se reúne com Rafael Fonteles
“Esquecido” na reunião de Rafael Fonteles (PT) com os vereadores de Teresina, realizada no dia 15 de maio, Joaquim Caldas (MDB) teve nesta terça-feira (06) uma audiência particular com o governador no Palácio de Karnak. Na agenda ampla, quando foram chamados os parlamentares da base, o emedebista acabou não sendo convidado por uma falha da equipe de Rafael, que se comprometeu em receber Caldas num segundo momento.
“Falamos sobre as obras que estou querendo levar para Zona rural de Teresina, principalmente mobilidade e água”, afirmou Joaquim à coluna.
Segundo o vereador, Rafael autorizou o calçamento da comunidade Nova Alegria, conhecida como Mucuim. Os encaminhamentos serão dados pelo secretário de Governo, Marcelo Nolleto, que também participou do encontro. Caldas aproveitou ainda para presentear Rafael com um exemplar do livro ‘A construção do Brasil’, escrito pelo pai do vereador, Sílvio Caldas.
ELEIÇÕES
Joaquim disse que o tema eleições 2024 não entrou na pauta. O emedebista está hoje na base do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), mas já foi visto nesta pré-campanha em reunião do deputado estadual Dr. Vinícius (PT), apontado como “queridinho” de Rafael, dentre os petistas, na corrida pela PMT. Ele insiste que segue na base do Palácio da Cidade.
Eleição da Mesa: Franzé recua e garante cumprir acordo com o MDB
O deputado estadual Franzé Silva (PT) mudou o tom ao falar da possibilidade de nova eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, em consequência de um julgamento no Supremo Tribunal Federal que avalia a legalidade ou não da antecipação da escolha do presidente do Legislativo no Tocantins, para o segundo biênio da Legislatura.
Dois dias depois de convocar uma reunião da Mesa e admitir a anulação da votação que elegeu Severo Eulálio (MDB) para o biênio 2025/2026, mesmo sem que o caso do Piauí esteja em análise pela Corte, o presidente da Assembleia Legislativa diz agora que é preciso aguardar.
“A situação do Tocantins precisa ser revista lá no Tocantins. Nós vamos ter uma situação de julgamento agora no Pleno. Inclusive pode se desfazer o que foi decidido monocraticamente pelo ministro Dias Toffoli. Havendo uma jurisprudência, a Casa vai se reunir e encontrar o melhor caminho”, diz Franzé.
EMEDEBISTAS ATENTOS
O maior desconforto provocado pela fala de Franzé no início da semana foi, claro, com o MDB. Ontem, Severo reagiu e defendeu a manutenção do acordo dos partidos da base de Rafael Fonteles (PT), para que o MDB continue com a presidência no segundo biênio, mesmo que haja uma nova votação.
Hoje, Franzé deixou claro que pretende cumprir esse acordo. “O que não pode acontecer é desfazer um acordo que já foi firmado por essa Casa. O PT ter os dois primeiros biênios e o MDB conduzir os dois últimos biênios desta legislatura. Em relação a isso, não existe nenhum desconforto”, garante.
MOVIMENTO ERRADO
A avaliação de boa parte dos deputados ouvidos pela coluna é de que, ao cogitar nova eleição, sem que sequer o caso do Piauí estivesse em análise na Corte Suprema, Franzé acabou gerando desgaste desnecessário com os colegas. Problema que implicaria o próprio governador Rafael Fonteles (PT), que foi avalista do acordo lá em fevereiro, quando decidiu-se que os dois maiores partidos da base aliada “dividiram” o comando da Alepi nos quatro anos da Legislatura.
PDT confirma pré-candidatura de Enzo Samuel a prefeito de Teresina
Presidente estadual do PDT, o vereador Evandro Hidd confirmou que o partido terá candidato a prefeito de Teresina em 2024. O nome é o do presidente da Câmara Municipal, vereador Enzo Samuel.
A declaração vem após investidas de pré-candidatos do PT, como Dr. Vinícius e Franzé Silva, manifestando o desejo de ter Enzo na composição majoritária, mas com candidato a vice.
“A gente tem uma plena certeza: o PDT já tem o seu candidato a prefeito, trabalha uma candidatura que é a do presidente Enzo Samuel. Aqueles que queiram somar a essa candidatura, serão todos bem vindos”, afirma Evandro à coluna.
O dirigente partidário diz que a sigla vai continuar dialogando com outros grupos, mas avalia que no PT o caminho para uma candidatura já está sendo construído, mesmo que ainda não haja consenso em torno do nome.
Questionado sobre a declaração de Evandro, Enzo Samuel disse apenas que questões relativas à candidatura serão tratadas por ele somente em 2024. “Eu agradeço, sei que meu nome vem saindo bem nas pesquisas, mas acredito que neste momento meu foco maior é a gestão à frente da Câmara Municipal”, diz.
Rafael solicita à ALEPI autorização para viagem a cinco países da Europa
Foi lido no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí o pedido do governador Rafael Fonteles (PT) para viajar ao exterior, no próximo dia 8 de junho. O roteiro inclui Espanha, Alemanha, Suécia e Inglaterra. A Casa deve autorizar ainda a ausência de Rafael do país entre 27 e 30 de junho, neste caso para ir à Itália. Nos dois casos, o governador cumpre agenda oficial.
O recém empossado secretário de Comunicação da Prefeitura de Teresina, Thesco Silva, vai “bater ponto” às terças-feiras na Câmara de Vereadores. “Todas as terças se quiser me encontrar, vá no café da Câmara. Meu trabalho é conversar com a imprensa e com os vereadores”, avisa Thesco, que posou com o vereador Dudu (PT) na primeira destas visitas.
NA VIA CERTA
O superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar, e o líder do prefeito na Câmara de Vereadores, Antônio José Lira, visitaram na manhã desta terça-feira (30/05) as obras da Via Sul, no trecho do Povoado Alegria. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado, com previsão de entrega para dezembro deste ano.
MAIS TRABALHO
Além da Via Sul, outras obras de grande importância para a população serão tocadas nos próximos meses pela Saad. Jeová Alencar destacou a galeria do bairro São Pedro, que impacta diretamente em pelo menos dez bairros da região, e a galeria do Torquato Neto, obra esperada pelos moradores.
REAÇÃO EMEDEBISTA
Severo Eulálio (MDB), se manifestou sobre a possibilidade de anulação da eleição realizada em 1º de fevereiro deste ano, como repercussão de decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu a eleição antecipada da Mesa da Assembleia do Tocantins, para o segundo biênio da Legislatura.
CONTRASSENSO
“Todos nós respeitamos a justiça, somos cumpridores da Justiça, queremos é honrar o que a Justiça determina. Mas o que ela determina em relação ao Piauí. Nós não vamos cumprir uma decisão referente ao Tocantins, é um contrassenso”, argumenta o parlamentar.
Severo Eulálio se manifesta sobre chance de anulação de eleição da Mesa
Eleito para presidir a Assembleia Legislativa do Piauí no biênio 2025/2026, o deputado estadual Severo Eulálio (MDB), se manifestou sobre a possibilidade de anulação da eleição realizada em 1º de fevereiro deste ano, como repercussão de decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu a eleição antecipada da Mesa da Assembleia do Tocantins, para o segundo biênio da Legislatura.
"Tem que ter calma, tranquilidade, aguarda o próximo passo, as decisões do STF. Se for uma decisão que passe a valer para todo o Brasil, de acordo com a modulação, aí sim, podemos pensar em fazer alguma coisa, cumprir a decisão do STF, se for referente ao Piauí, não tem nem o que se discutir. Todos nós respeitamos a justiça, somos cumpridores da Justiça, queremos é honrar o que a Justiça determina. Mas o que ela determina em relação ao Piauí. Nós não vamos cumprir uma decisão referente ao Tocantins, é um contrassenso", afirmou Severo.
Severo argumenta ainda que, apesar das semelhaças entre os casos do Piauí e do Tocantins, há distinções. "Nossa eleição foi feita respeitando todos os critérios, toda a legislação vigente, nossa Constituição, o nosso regimento interno. Todos os pares votaram favoravelmente tanto às alterações, como na eleição. Foram 30 votos para o presidente Franzé, foram trinta votos para a gente como presidente. Apesar de ter algumas semelhanças, tem também várias diferenças", diz o deputado, lembrando que os eleitos no Piauí são de partidos diferentes e que a antecipação do pleito não acontece pela primeira vez, sustentando que não houve ilegalidade.
A possibilidade de anulação da eleição no Legislativo do Piauí foi levantada pelo atual presidente da Casa, Franzé Silva (PT). Em entrevista, disse que a Casa não seguiria na ilegalidade. Logo, via ato da Mesa, a eleição seria refeita caso o Plenário, na análise do mérito na ação direta de inconstitucionalidade relativa ao Tocantins, decidisse pela anulação.
ANULA UMA, ANULA OUTRA
Mas a questão não pode não ser tão simples. Deputados emedebistas e fontes do partido ouvidos pela coluna entendem que a decisão poderia implicar na eleição do próprio presidente Franzé Silva, já que o ato da Mesa que antecipou o pleito autorizou a eleição para os dois biênios na mesma sessão. E caso a eleição seja anulada, Severo avisa, vai concorrer novamente.
Via Sul será entregue em dezembro; obra segue em ritmo acelerado
O superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar, e o líder do prefeito na Câmara de Vereadores, Antônio José Lira, visitaram na manhã desta terça-feira (30/05) as obras da Via Sul, no trecho do Povoado Alegria. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado, com previsão de entrega para dezembro deste ano.
"Estamos aqui visitando e, ao mesmo tempo, fiscalizando, o prefeito pediu que a gente desse maior celeridade às obras, não só a Saad Sul, mas todas as Saads de Teresina. Então nós viemos aqui hoje, acompanhado dos nossos técnicos e do vereador Antônio José Lira para pedir maior agilidade com os empresários e dar suporte. É uma obra importante para Teresina, uma das maiores obras de mobilidade urbana, que liga a Zona Sul, a Zona Norte, a Zona Leste e a Zona Sudeste, e o prefeito quer entregar essa obra até dezembro", afirmou Jeová.
Para o vereador Antônio José Lira, a obra representa a realização de um sonho dos moradores da região. "Eu recebi essa missão de acompanhar de perto cada obra, cada superintendente, todas as obras oriundas do empréstimo e marcar firme. O sonho de 30 anos será realizado pelo prefeito Dr. Pessoa", ressalta Lira.
Além da Via Sul, outras obras de grande importância para a população serão tocadas nos próximos meses pela Saad. Jeová Alencar destacou a galeria do bairro São Pedro, que impacta diretamente em pelo menos dez bairros da região, e a galeria do Torquato Neto, obra esperada pelos moradores.
Com Bárbara liberada para disputar no PSDB, Luciano retira pré-candidatura?
O presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes, diz que mantém sua pré-candidatura a prefeito de Teresina, mesmo com a sinalização do Progressistas de liberar a deputada estadual Bárbara do Firmino para concorrer às eleições pela legenda tucana.
Em entrevista à coluna, Luciano diz que a questão ainda não foi debatida entre a deputada e o PSDB, mas diz que Bárbara seria bem vinda. Contudo, o dirigente partidário defende que a definição do candidato do grupo de oposição - que inclui PP, União Brasil e PSDB - aconteça apenas em 2024.
"Seria antecipar o jogo para os adversários. O PSDB tem pré-candidatura, mas não é uma questão fechada. Nós vamos discutir e defendo que essa discussão seja exaustiva", afirma Luciano.
Para ele, o PSDB tem "obrigação" de lançar um candidato no próximo ano. "Apresentar uma alternativa para Teresina, por tudo que representa as suas gestões ao longo deste tempo, por todas as políticas publicas que foram desenvolvidas, por todas as obras que foram executadas e pelo próprio reconhecimento da população", explica.
BÁRBARA NO PSDB
No fim de semana, o deputado federal Júlio Arcoverde (PP) confirmou ao jornalista Ari Carvalho que o Progressistas estaria disposto a liberar Bárbara do Firmino para concorrer em Teresina pela legenda na qual o pai, Firmino Filho, fez história. A posição foi reforçada pelo presidente do Progressistas no Piauí, Joel Rodrigues.