Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 51 de 104Franzé avisa a aliados que vai acatar decisão do PT sobre pré-candidatura
Em reunião na manhã desta terça-feira (29), com partidos aliados, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, disse que vai acatar a decisão das instâncias do Partido dos Trabalhadores a respeito da pré-candidatura em Teresina. No final da tarde de hoje, o diretório municipal petista vai se reunir e deve decidir pelo nome de Fábio Novo.
“Se a instância hoje determinar que o nome é o do deputado Fábio Novo, não vamos criar batalha interna”, avisa Franzé.
Mas o deputado disse que não vai ser "levado pelo beiço”, e sinalizou aos aliados que eles estão liberados para decidir sobre apoio ou não a Fábio.
“Enquanto estiver no PT, enquanto filiado, tenho que aceitar a decisão da instância, mas o time tem que ser ouvido e decidir aquilo que achar mais estratégico”, completa o parlamentar.
REUNIÃO DO DIRETÓRIO
Em entrevista à imprensa, Franzé afirmou que não vai participar da reunião do Diretório Municipal marcada para 18h desta terça-feira (29), na Câmara de Vereadores de Teresina. Cícero Magalhães, que preside o PT na capital, também não participa do encontro.
"Essa reunião que estão fazendo lá na Câmara, não [pode ser reconhecida]. Na verdade, o diretório municipal de Teresina está sob intervenção. Agora, na hora que a nacional tomar a decisão e dizer que o que nós fizemos é legal, aí sim o diretório poderá tomar sua decisão", alega Cícero, que acionou a executiva nacional petista para rever decisão do diretório estadual que anulou a mudança de dez membros da executiva em Teresina, num movimento que daria a Franzé maioria no diretório.
Em viagem para acompanhar tratamento do filho, Franzé Silva adia coletiva
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT), cancelou a entrevista coletiva que havia marcado para esta segunda-feira (28/08), quando iria se manifestar sobre a discussão no diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, a respeito da pré-candidatura à prefeitura de Teresina.
No fim de semana, Franzé comentou nas redes sociais que viajou para São Paulo, para acompanhar o filho Miguel. O garoto possui transtorno do espectro autista e teve reação a uma nova medicação.
A dois dias do prazo para definição do pré-candidato petista a prefeito da capital, a manifestação de Franzé é aguardada, principalmente após a fala do presidente municipal do partido, Cícero Magalhães, acusando Fábio Novo (PT) de intervir no diretório através da executiva estadual.
Franzé e Fábio tinham um acordo para decidir, entre eles, o nome do partido para concorrer à eleição. Mas mudanças na composição da executiva e "fake news" sobre a possibilidade de desistência do presidente da ALEPI causaram instabilidades no diálogo, levando Franzé a desistir do acordo.
Em comunicado, a assessoria do presidente da ALEPI informou que o deputado deve retornar ao Piauí amanhã (29). Porém, não há nova previsão para a coletiva.
Chama o bombeiro! Líderes querem ajuda de W.Dias para apagar incêndio no PT
Chegou o bombeiro! O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT) desembarcou em Teresina e deve passar o fim de semana na capital piauiense. Vem justo no momento em que a temperatura entre os deputados estaduais Franzé Silva (PT) e Fábio Novo (PT) chega a níveis preocupantes, e nem estamos oficialmente no b-r-o-bró. Coincidência? A maioria acha que não, afinal Lula (PT) vem aí. E com ele, vem a chance de lançar oficialmente uma pré-candidatura a prefeito com endosso do presidente da República. Seria um excelente "start".
Na última vez que se reuniu com os dois pré-candidatos, na casa de Rafael Fonteles (PT), com a presença de Regina Sousa (PT), Pedro Calisto (PT) e Cícero Magalhães (PT), tudo parecia estar na maior harmonia.
Mas nada é fixo, nada é permanente, e o caldo entornou. Acusações sobre pesquisas "contaminadas", fake news sobre desistência, vai e vem de membros no diretório municipal, gente falando em golpe, e vai piorando. Até que nesta quinta-feira (24), Franzé foi à imprensa dizer que não há mais acordo com Fábio Novo para definição da pré-candidatura com base em pesquisas de intenção de voto.
Eis que chega Wellington Dias, com a esperança do entendimento, da pacificação. E foi justamente o que pregou o ministro, quando questionado pela coluna sobre o momento por qual passa o PT. "Tudo que eu peço é que se tenha muito diálogo e pouca desavença. Isso é fundamental, a população acompanha, observa tudo", diz. Ao falar sobre prazo, pede que "quanto mais cedo resolver, melhor".
João de Deus, presidente do diretório estadual, até verbaliza o apelo ao bombeiro Wellington. "Acho que todo nosso esforço vai ser no sentido de retomar as negociações. Acho que a gente tem que aprender com os bons resultados com relação ao estado do Piauí", afirma o dirigente, lembrando que nos últimos anos nunca houve queda de braço na escolha dos candidatos majoritários da base aliada.
Conseguirá Wellington debelar as chamas?
Magalhães vê intervenção e quer adiar escolha até decisão do PT Nacional
O presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores em Teresina, Cícero Magalhães, afirmou que vai recorrer à executiva nacional para garantir a mudança de dez membros do diretório municipal. Nesta quinta-feira (24), a executiva estadual rejeitou, por 12 votos a 6, as mudanças propostas pelo grupo de Cícero, que dariam vantagem a Franzé Silva (PT) na disputa pela pré-candidatura a prefeito da capital.
À imprensa, o dirigente partidário disse ainda que o diretório está sob "intervenção" e que uma decisão só será tomada após a manifestação da instância superior do PT.
"O grupo do companheiro Fábio Novo fez, através do diretório estadual do partido, uma intervenção no diretório municipal, isso é lamentável. Ele não tinha o direito de fazer isso (...). Esse processo vai ser julgado na nacional e nós vamos derrubar esse absurdo que eles cometeram. Na hora que nós retomarmos o diretório nós desmancharemos qualquer absurdo que seja cometido", garantiu Magalhães.
Apoiador de Franzé Silva (PT), Cícero garante que a decisão do diretório - prevista para até o dia 30 de agosto - será adiada. Qualquer decisão, ele diz, só com a "derrubada da intervenção". "Interesse individual não pode perpassar e chegar a um absurdo desse", completa.
Enquanto Cícero concedia entrevista, na rampa de acesso ao Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT) - que preside a Casa - deixou o Palácio Petrônio Portella. Ele não quis falar com a imprensa e adiou a plenária marcada para a noite desta sexta-feira (25) com líderes que o apoiam. Deixou para falar na segunda-feira (28), às 11h, no Plenarinho da ALEPI. Até lá deve manter mistério.
O conselho de Regina Sousa aos meninos do PT
A ex-governadora e atual secretária da SASC, Regina Sousa, deu sua opinião no grupo de WhatsApp da executiva do Partido dos Trabalhadores, sobre o clima de disputa interna na sigla, que tem como combatentes os deputados estaduais Fábio Novo e Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, em busca da aclamação como pré-candidato do partido à prefeitura de Teresina.
Em resumo, pediu juízo aos dois. Ela está preocupada com o nível de desgaste do PT junto à opinião pública, com tanta troca de acusações entre os deputados e seus apoiadores, que preenche o noticiário e eventualmente pode levar a uma interpretação negativa dos fatos pelos teresinenses, que estão de olho mesmo em debater os problemas da cidade. Afinal, já tem gente falando em "golpe".
Regina participou de pelo menos duas das reuniões de dirigentes da sigla para tratar da pré-candidatura petista na capital. Na primeira delas, estavam presentes o governador Rafael Fonteles (PT) e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT). Noutra, com Cícero Magalhães, presidente da Executiva Municipal, e João de Deus, presidente estadual do PT, além de Fábio e Franzé. E foi neste segundo encontro que os dois acertaram o fim da disputa no voto dentro do diretório, prometendo pôr fim à peleja com base em pesquisas de intenção de voto.
E tudo parecia se encaminhar bem, até que Franzé começou a falar em quebra de acordo. Movimento que levou a mudanças na composição da executiva municipal - que serão analisadas pela estadual - tendo como efeito colateral a reação dos "novistas", que insistem na definição por consenso com base nos números.
"A última [reunião] que participei foi uma que eles combinaram de fazer as pesquisas, depois não participei mais. A Sasc tem me consumido muito. Mas ontem eu dei uns palpites lá na rede da executiva, para ver se esses meninos criam juízo", afirmou Regina à coluna.
Progressistas revida ao dizer que PT e MDB ajudaram a eleger Dr. Pessoa
Joel Rodrigues, presidente estadual do Progressistas, voltou a criticar as investidas de membros do PT e MDB em relação à deputada estadual Bárbara do Firmino, cotada pelo partido para a disputa majoritária em 2024. E foi mais longe, ao dizer que os dois partidos ajudaram Dr. Pessoa (Republicanos) a chegar ao poder.
Na avaliação do líder partidário, para além dos convites, adentrar nas questões partidárias é “querer desclassificar os critérios” estabelecidos pelo partido, e “colocar um dos nomes contra o outro” dentro do grupo.
“Mas não estão conseguindo, não vão conseguir, porque existe harmonia. Aqui não tem partido acima de Teresina e dos teresinenses”, diz.
Na porta do encontro que reuniu líderes do Progressistas, União Brasil, PSDB e o PL, ele apontou as siglas como a “verdadeira oposição” em Teresina. “A gestão que está aí foi construída com o PT, com o MDB. Os partidos que estão aqui, neste momento reunidos, são verdadeiramente os partidos que se colocaram na oposição”, completa Joel, que lembra na sequência da eleição majoritária de 2022.
Foi quando o Partido dos Trabalhadores fez um esforço para que Rafael Fonteles (PT) vencesse a eleição também na capital, contra Sílvio Mendes (UB). A vantagem para o ex-prefeito ficou em pouco mais de 20 mil votos. Mesmo comemorada, a expectativa era de que Teresina ajudasse a eleger Silvio governador. Não foi suficiente.
Em reunião da oposição, Elmano usa 'amarelo Pessoa' e senta no fundão
Sem muito avanço na pauta, o grupo de oposição ao Palácio da Cidade que reúne Progressistas, PSDB, União Brasil e o PL (em parte), teve um encontro nesta quarta-feira (23/08) com técnicos que integraram as gestões tucanas na Teresina. Joel Rodrigues, presidente do Progressistas no Piauí, continua colocando três nomes no páreo para a composição majoritária. Bárbara do Firmino (PP), Sílvio Mendes (UB) e Luciano Nunes (PSDB).
E mesmo que Sílvio queira esticar a corda e empurrar a decisão sobre a chapa para o fim do ano, quiçá para o início de 2024, na reunião teve gente defendendo uma definição o quanto antes. É que não basta a “cabeça”.
O vereador Édson Melo (PSDB), por exemplo, está preocupado com a composição proporcional. Afinal, são os pré-candidatos a vereador os responsáveis por replicar a mensagem e a estratégia majoritária.
OLHA O ZOOM
Ah, e não é só em evento do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) que o ex-senador Elmano Férrer (Progressistas) aparece. Ele esteve no encontro convocado pelo seu partido. Escolheu uma camisa “amarelo Pessoa” e preferiu sentar junto com a turma do fundão. Se a intenção era não aparecer nas fotos, a gente aplica o “zoom” e mostra.
Câmara de Teresina aprova concurso da Semec; mais de 1 mil vagas
A Câmara de Vereadores de Teresina aprovou nesta terça-feira (22/08), em regime de urgência especial, o Projeto de Lei Complementar de autoria do Executivo, que autoriza a realização de concurso com até 1.100 vagas no quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).
Das vagas previstas, cerca de 800 irão preencher postos hoje ocupados por professores substitutos. A previsão da prefeitura de Teresina é economizar mais de R$ 9,5 milhões por mês com a otimização do quadro de pessoal.
O vereador Antônio José Lira (Republicanos), líder do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) na Câmara, explica que a prefeitura planeja realizar o concurso ainda no ano de 2023, para convocação dos aprovados já para o ano letivo de 2024.
Também estão previstas vagas para assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, bibliotecário, estatístico educacional, cientista social, analista técnico-administrativo, analista jurídico, administrador, contador, engenheiro agrimensor, engenheiro civil, arquiteto e analista de sistema. Além de vagas para auxiliar educacional.
Kakay vê debate tímido sobre porte de droga e sugere “descriminalizar tudo”
O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, defendeu, em entrevista exclusiva para a Rede Meio Norte nesta terça-feira (22/08), que o Supremo Tribunal Federal precisa ampliar a discussão sobre a descriminalização do porte de droga para consumo próprio.
Sustentando que a criminalização “leva ao fortalecimento do tráfico” no Brasil, Kakay entende que o STF deveria “descriminalizar tudo”. E avalia como tímido, mas necessário, o debate sobre uma quantidade mínima que o indivíduo pode portar sem gerar implicações criminais.
“Se você pega uma quantia mínima de maconha com um filho de alguém poderoso, com um homem branco, numa boate do centro de Teresina, de Brasília, essa pessoa, se presa for, será presa como usuário. Mas se você pega a mesma quantidade de maconha com um menino negro, na periferia das cidades, numa favela, ou num baile funk, essa pessoa será presa como traficante”, analisa o advogado.
Assim, ele segue, o Brasil acaba colocando no sistema prisional jovens que não são “efetivamente criminosos” e acabam sendo cooptados para trabalhar com o “crime pesado”.
RETOMADA DO JULGAMENTO
E o STF retoma nesta quarta-feira (23) o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha. Desde 2015, quando o caso começou a ser analisado em plenário, quatro votos já foram colhidos, todos pela liberação. Como o tema tem repercussão geral, a decisão do supremo deverá ser seguida pelas demais instâncias da justiça.
Na sessão de amanhã, a expectativa é que o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, faça sugestões com base nas manifestações dos colegas. O último voto foi o do ministro Alexandre de Moraes, que defendeu a liberação do porte de até 25 a 60 gramas de maconha, ou seis plantas fêmeas.
Ciro Nogueira vai retirar tumor na coluna
O senador piauiense Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, será submetido, no início da tarde desta terça-feira (22/08), a uma cirurgia para retirada de um tumor benigno na coluna.
A informação foi confirmada pelo próprio congressista, em mensagem encaminhada pelo WhatsApp.
"Conto com as orações e boas vibrações de todos para que logo me recupere e possamos, mais um vez, estarmos juntos", escreveu o senador, ao comunicar seu afastamento da cena pública pelos próximos dias.
O procedimento será realizado em São Paulo, no hospital Sírio-Libanês. Em julho do ano passado, quando ocupava a chefia da Casa Civil de Jair Bolsonaro, Ciro foi submetido a um outro procedimento cirurgico no mesmo hospital, para a remoção da vesícula.