Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 49 de 104Fábio Novo sobre impasse com Teresa: “Se for no voto, a gente ganha”
O deputado estadual Fábio Novo afirmou que irá tentar, mais uma vez, abrir o diálogo com a presidente estadual do Partido Verde, Teresa Britto, em busca de apoio à sua pré-candidatura a prefeito de Teresina. Ela mantém seu nome na disputa, dentro da federação que reúne PV, PCdoB e o próprio PT, e diz estar disposta a ir até as convenções com o seu nome.
"Vou procurar novamente a deputada Teresa, espero que ela me receba e vou, de forma muito serena, pontuar pra ela. Nós temos aqui um nome que tá posto, que aparece melhor posicionado nas pesquisas do que a própria deputada Teresa Brito, e aí é um ponto de argumentação que nós vamos colocar para a deputada", explica Fábio.
Teresa diz haver uma tentativa de "atropelamento" da sua pré-candidatura. O clima ficou pior após o anúncio da adesão de César Gustavo, vice-presidente do PV, ao nome de Novo. Fato que Teresa não reconhece.
"Primeiro assim, eu estou no meu escritório, recebo uma ligação do vice-presidente do PV, dizendo que deseja conversar comigo. Eu vou dizer que não recebo? Eu vou dizer que recebo. Eu converso com todo mundo, isso é natural do processo. É bom lembrar que o PV é um partido que está federado com o PT e com o PC do B. Hoje nós já conseguimos maioria dentro da federação", diz o deputado.
E ele não descarta levar a decisão para o voto, dentro da Federação. "Se a gente não conseguir convencer a deputada Teresa, o que nós temos que fazer? Resta uma situação que é da democracia. Quando eu não consigo o consenso, a gente vai pro voto. E se for pro voto a gente ganha", pontua.
Câmara aprova remanejamento de R$ 147 milhões para a saúde de Teresina
A Câmara de Vereadores de Teresina aprovou nesta terça-feira (26), em regime de urgência, pedido do Executivo para a abertura de crédito suplementar, no valor de R$ 147 milhões, para a Fundação Municipal de Saúde.
Os recursos são oriundos de dotações das mais diversas pastas da gestão, incluindo Eturb, Strans, Semduh, e de praticamente todas as SAADs.
Na justificativa da mensagem nº 37/2023, a prefeitura alega que as modificações no orçamento servirão para cobrir a folha de pagamento dos servidores, além de outras despesas correntes.
O município alega que vem sofrendo com a queda nos repasses constitucionais, em especial do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cujos critérios de distribuição foram modificados pelo Legislativo Estadual, penalizando a capital.
Em sua declaração de voto, o vereador Evandro Hidd (PDT) manifestou desejo de os recursos ajudem a resolver os problemas na FMS. “E espero que daqui a um mês chegue um novo pedido de remanejamento, por problemas orçamentários”, disse.
A matéria passou no Plenário por unanimidade, mas com muitas manifestações dos vereadores, sobre a real situação da saúde do município. O vereador Ismael Silva (PSD) sugeriu a realização de uma audiência pública para ser detalhada a aplicação dos recursos remanejados.
Segundo o líder do prefeito, vereador Antônio José Lira, boa parte dos recursos serão destinados às Unidades Básicas de Saúde, onde ele admite, há mais reclamações. “Tem que chegar o recurso na ponta”, ressalta.
Júlio César admite desejo de disputar vaga no Senado Federal em 2026
O deputado federal Júlio César vai reivindicar uma vaga na para o PSD na composição majoritária em 2026. Presidente da sigla no estado do Piauí, quer concorrer ao Senado Federal.
No seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados, diz à coluna que já teve "muita paciência" e cita os motivos pelos quais o partido deve ficar com a vaga.
"Pelo crescimento, pela credibilidade, pela força e pela fidelidade que nós temos com o grupo do governo", diz Júlio César, considerando ainda fatores como o resultado da eleição de 2024. Para ele, o tamanho dos partidos após o pleito municipal precisa ser levado em conta.
"O cargo majoritário é o nosso desejo", reforça o deputado.
Com Júlio disputando o Senado, a tendência é que o filho, deputado estadual Georgiano Neto (MDB), concorra a uma vaga na Câmara Federal. Neste caso, Julio César Filho, hoje Superintendente do Sebrae no Piauí, disputaria a cadeira na Assembleia Legislativa.
Rafael assina lei que premia alunos e professores das 50 melhores escolas
O governador Rafael Fonteles (PT) sancionou, na manhã desta segunda-feira (25), a lei de autoria do Executivo Estadual, que garante a premiação de professores e alunos das 50 melhores escolas do Piauí.
A premiação leva em conta o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí (IDEPI), no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nas Olimpíadas Brasileiras de Conhecimento das Escolas Públicas.
No ato da assinatura da lei, ao lado do secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, o governador explicou que os professores receberão, como prêmio, um 14º salário. Já os estudantes das turmas avaliadas irão receber até um salário mínimo de bonificação, valor que hoje é de R$ 1.320,00. Segundo Rafael, a lei exige que seja premiada pelo menos uma escola de cada um dos doze territórios de desenvolvimento do Piauí.
"Mais um incentivo, em nome da qualidade do ensino, para que os nossos alunos tenham cada vez mais oportunidades ao sair do ensino médio, da rede pública estadual. Piauí no rumo do primeiro lugar na educação básica", destaca Rafael.
"É um estímulo e um reconhecimento. Este prêmio incentiva os nossos alunos e alunas a se dedicarem ainda mais aos estudos. E às nossas escolas, a terem uma gestão administrativa e pedagógica, cada vez melhor, buscando sempre a excelência. Um reconhecimento pelo mérito, desempenho e pelos resultados de todos, profissionais e estudantes, como verdadeiras equipes", comemorou Bandeira.
Teresa Britto vai manter nome até a convenção: “Estão tentado sufocar”
O anúncio do lançamento da pré-candidatura de Fábio Novo a prefeito de Teresina, já marcado para o dia 7 de outubro, não intimida a ex-deputada estadual Teresa Britto (PV). À coluna, ela diz que segue com o projeto de concorrer na eleição majoritária do ano que vem, e que o governador Rafael Fonteles (PT) sabe bem dos seus planos.
“Não é nenhuma novidade pra ele”, ressalta. “Não estamos preocupados com datinha, pode botar a datinha que botar. Ninguém pode atropelar nosso trabalho, está acontecendo um grande atropelamento. Estão tentando sufocar de todo jeito”, reclama Teresa.
Hoje, o PV integra uma federação com o PT e o PCdoB. Logo, apenas um candidato deste grupo de partidos pode ser oficializado na campanha do ano que vem.
O limite da discussão é a convenção partidária, que só acontece em agosto de 2024. E a ex-deputada garante, se preciso for manterá seu nome até o prazo das convenções.
Em ritmo de pré-campanha, Bárbara do Firmino visita mercado do Parque Piauí
A deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) manteve a agenda de pré-campanha no fim de semana. No sábado (23), ela visitou o mercado do bairro Parque Piauí, onde foi cumprimentada por apoiadores.
“A recepção sempre calorosa dos comerciantes coloca um sorriso no rosto e dá forças para seguir nessa caminhada!”, diz a deputada.
Esteve também na Zona Norte da capital, para encontro com lideranças, acompanhada de pré-candidatos a vereador do grupo de oposição.
DEMANDAS DA CAPITAL
E na Assembleia Legislativa do Piauí, Bárbara apresentou requerimento ao Plenário, solicitando que seja enviado expediente ao presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ari Ricardo, solicitando informações sobre o fechamento da Unidade Básica de Saúde da Taboca do Pau Ferrado, na Zona Sudeste de Teresina. O requerimento foi lido e aprovado em Plenário.
Organizadores vistoriam obras no Parque de Exposição para a 72º Expoapi
As obras de manutenção e recuperação do Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, para a 72ª Edição da Expoapi, já começaram. Os organizadores do evento, que acontece entre os dias 3 e 10 de dezembro, visitaram o parque na última sexta-feira (22), para verificar o andamento dos trabalhos.
"Fiquei feliz de ver o compromisso e o empenho de toda equipe, para deixar tudo organizado para a maior feira agropecuária do Piauí. Com essa obra, vamos garantir que o evento seja um sucesso, gerando negócios e oportunidades para todos. Nosso objetivo é trazer conforto e segurança para todos", comemora o deputado estadual João Mádison, um dos organizadores da Expoapi.
Também participaram da visita o Secretário Estadual de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, o presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ) e coordenador geral da Expoapi, André Nogueira, o do Secretário de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural, Fábio Xavier e demais autoridades.
Em 2023, a expectativa é receber até 300 mil pessoas e movimentar até 40 milhões de reais em negócios.
Samuel Silveira será o próximo 'firminista' a declarar apoio a Fábio Novo
Mais um firminista deve anunciar apoio à pré-candidatura de Fábio Novo (PT) em Teresina. É o delegado Samuel Silveira, ex-vereador da capital, que está hoje filiado ao Progressistas.
O apoio vem sendo articulado há semanas pelo deputado estadual Dr. Vinícius (PT), um dos coordenadores da pré-campanha de Novo, que tem feito diálogo com nomes de partidos que estão fora da base de apoio do Palácio de Karnak.
A coluna apurou que Samuel pediu apenas uns dias para comunicar formalmente o senador Ciro Nogueira (PP).
A COLA QUE FALTAVA
A Dr. Vinícius cabe ainda a tarefa de passar “super-bonder” na aliança de Novo com o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT). No mundo político, são poucos os que acreditam na adesão integral do vereador ao pré-candidato petista.
Vinícius bota “panos quentes”, diz que Enzo está focado no seu papel como chefe do Poder Legislativo Municipal. Mas à coluna, o petista admite que vai intensificar o diálogo não só com Enzo, mas com Evandro Hidd (PT), para consolidar a unificação da estratégia.
E já começou. Nesta sexta-feira (22), esteve na Câmara, para a solenidade de um título de cidadania, e teve uma conversa pra lá de descontraída com Enzo, na sala da presidência, com as presenças de Evandro, Deolindo Moura (PT) e Joaquim Caldas (MDB).
Regina Sousa diz não perdoar Ciro Nogueira e revela desconforto na campanha
No 4º Episódio do PodJOGO, o podcast do Jogo do Poder, a secretária da Sasc, Regina Sousa (PT), revelou que não pretende perdoar o senador Ciro Nogueira (PP). Na conversa com os apresentadores Amadeu Campos, Ari Carvalho e Apoliana Oliveira, contou sobre o desconforto na campanha de 2018 e garantiu que não sobe mais no palanque ao lado do político.
A relação começou a conflitar justo à época do impeachment da presidente Dilma Rousseff, quando o Progressistas de Ciro Nogueira decidiu apoiar o impedimento da petista. E mesmo tendo aceitado ser vice de Wellington Dias em 2018, na composição majoritária que tinha Ciro candidato à reeleição para o Senado.
“Tenho algumas coisas que eu não perdoo. Claro que eu aceitei ser vice-governadora na chapa com ele, não foi fácil pra mim, não. Era muito difícil, principalmente quando a gente ia gravar juntos, não era uma coisa simples pra mim, doía aqui dentro”, afirma Regina.
Permaneceu em nome da “estratégia partidária” desenhada por Wellington. “A gente tinha mais era que seguir”, completa.
Na conversa, Regina conta que chegou a apelar para o seu ex-aluno do Santa Maria Goretti no discurso que fez no Senado Federal, em defesa de Dilma. Falou até o “beija-mão” de Ciro, nas agendas ao lado da então presidente, para evidenciar a mudança do senador.
“Sou católica, eu sei que tem perdão, não quero nem desejo mal a ele, mas não quero aproximação. Política de jeito nenhum. Não estarei num palanque em que o Ciro estiver”, ressalta Regina.
O novo episódio do PodJogo será exibido na noite desta quarta-feira (20) na Rede Meio Norte, e em seguida estará disponível na íntegra no canal Meio Norte Mais.
ALEPI envia ao Congresso moção de apoio à PEC do Diploma
O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, nesta terça-feira (19), uma moção de apoio à Proposta de Emenda à Constituição nº 206/2012, mais conhecida como PEC do Diploma. A moção, proposta pelo deputado estadual Dr. Vinicius (PT), segue para o Congresso Nacional, demonstrando apoio dos parlamentares piauienses à pauta.
A obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão de jornalista foi derrubada em 2009 pelo Supremo Tribunal Federal. A PEC, que restabelece a necessidade de curso superior específico para atuar na profissão, espera desde 2015 para ser votada pelos deputados do Congresso Nacional.
Para o deputado Dr. Vinicius, o diploma de graduação em jornalismo é importante para o exercício da profissão com seriedade.
“É uma luta do estado do Piauí para fortalecer a luta na câmara federal. Vamos continuar apoiando essa classe, classe que tem papel fundamental no exercício da democracia, na apuração da notícia e na fiscalização dos órgãos públicos”, explica.