Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 35 de 97PL nega 'abrigo' a Dr. Pessoa; presidente da sigla explica o motivo
O presidente do PL em Teresina, vereador Leonardo Eulálio, descartou a possibilidade de a sigla receber o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), para que ele possa disputar a reeleição em outubro deste ano. À coluna, o parlamentar explicou que, na capital, o PL não embarcará em candidatura majoritária, lançando apenas uma chapa de candidatos a vereador.
Por orientação da executiva nacional, o PL pode coligar apenas com candidatos do Republicanos, União Brasil ou Progressistas. Se permanecer no Republicanos, o apoio do PL a Dr. Pessoa está garantido. Acontece que o prefeito vê poucas chances de seguir no partido de Marcos Pereira e tem buscado outras alternativas dentro da sua base.
OUTROS CENÁRIOS
A coluna apurou ainda que o PL assegura apoio a Dr. Pessoa caso ele se filie ao PRD. Se Jeová Alencar lançar seu nome pelo Republicanos, o apoio não é descartado. Assim como não é descartado o apoio Sílvio Mendes (UB).
Teresinha Medeiros fecha com Franzé Silva. Sinais?
A vereadora Teresinha Medeiros (União Brasil) fechou com o deputado estadual Franzé Silva (PT), que em 2026 vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Filiada ao partido do pré-candidato Sílvio Mendes (UB), a vereadora faz parte hoje da base de apoio ao prefeito Dr. Pessoa (Republicanos).
Mas Franzé tem como pré-candidato a prefeito na capital o seu companheiro de partido, Fábio Novo (PT). E ele não esconde que a construção para 2026 passa também pela eleição de 2024. Teresinha estaria dando "sinais"? A coluna entrou em contato com a vereadora e aguarda retorno para esclarecer esse "pequeno detalhe".
Em jantar com emedebistas, Robert Rios confirma pré-candidatura a vereador
Em jantar com emedebistas na noite desta quinta-feira (18), em sua residência, o vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, anunciou que irá disputar uma vaga na Câmara de Vereadores. Questionado pela coluna se disputará pelo MDB, Rios respondeu: "100%".
Estavam presentes o vice-governador Themistocles Filho, o médico Paulo Márcio - que é pré-candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Fábio Novo (PT) e o vereador Joaquim Caldas.
Dr.Pessoa sobre aliança com Jeová: “Eu quero, não sei se o outro lado quer”
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), fez um aceno ao superintendente da SAAD Sul, Jeová Alencar (Republicanos), que ensaia romper com o Palácio da Cidade. À imprensa, Pessoa disse que Alencar é um amigo e que tem interesse em manter a parceria política.
"Eu espero que tudo isso seja resolvido em menos de oito dias, como já passou uns dias, tem mais seis dias. Eu já disse, quero repetir, o Jeová Alencar é importante na nossa administração. Então, é deputado estadual, tem uma fatia significativa na nossa administração, mas a gente agradece a ele a participação, que ajuda muito a administração, ajuda muito (...) Nós somos dois amigos, só não vai pra frente se os dois não quiserem. Eu quero, eu não sei o outro lado", comentou o prefeito.
Questionado se ainda há clima para a permanência de Jeová - que ontem à coluna admitiu a relação conturbada com o gestor - Dr. Pessoa respondeu que quer continuar amigo de Jeová.
Fontes próximas ao deputado apontam que o anúncio do rompimento não demora muito. Mas têm afastado a possibilidade de composição, neste ponto do processo, com o ex-prefeito Sílvio Mendes (UB). E a possibilidade de que Jeová lance sua pré-candidatura a prefeito não é descartada.
Federação Republicanos, UB e PP | Nada definido, aponta Marcos Pereira
O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, disse à coluna nesta quinta-feira (18), em conversa pelo WhatsApp, que nada está definido a respeito da federação da sigla com o Progressistas e o União Brasil.
A coluna também questionou o dirigente partidário sobre pesquisas de intenção de voto para avaliar o desempenho de outros nomes do partido na capital, em razão da situação do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) até agora nos levantamentos.
Pereira respondeu apenas que não acompanha a política local com detalhes. A informação da cúpula do partido no estado é de que sondagens serão realizadas em Teresina com nomes como Jeová Alencar e Gessivaldo Isaías, por exemplo, para serem levadas à nacional.
Até porque o prefeito já dá sinais de que pretende sair do Republicanos, e busca alternativas como o Avante e o PRD, para assegurar sua candidatura à reeleição.
PRAZO
Para que tenham validade no pleito de outubro deste ano, novas federações precisam ser registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral até o dia 6 de abril, exatos seis meses antes da eleição, que coincide com o prazo para que os candidatos registrem filiação. Juntos, os três partidos teriam uma bancada no Congresso de mais de 160 deputados federais e 17 senadores.
Versão de Sílvio Mendes sobre conversa com Luciano irrita tucanos
Sílvio Mendes (UB) mais uma vez irritou os tucanos. Agora, com as declarações à imprensa sobre a sua conversa com Luciano Nunes (PSDB), ocorrida nesta quarta-feira (17).
Interlocutores do presidente estadual do PSDB negam que os dois tenham acertado os ponteiros e desmentem a informação de que um prazo tenha sido estipulado para que a oposição definisse uma candidatura única, como Sílvio chegou a declarar a veículos de imprensa.
"Começa que ele ligou para o Luciano dizendo que tinha sido orientado a procurá-lo. É como se ele quisesse deixar claro que foi instigado a fazer isso. E não tem essa de prazo, o PSDB segue com a sua pré-candidatura", diz um tucano à coluna.
Resultado: o tiro saiu pela culatra. E a conversa que deveria servir para aproximar Sílvio e Luciano, pelo contrário, aumentou ainda mais o desconforto do tucano, que não dá sinais de recuo na sua pré-candidatura em favor do ex-prefeito.
Rompimento iminente: Jeová não esconde relação conturbada com Dr. Pessoa
O deputado estadual licenciado e superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar já não esconde: a relação com o prefeito Dr. Pessoa não é mais a mesma. A crise na parceria começou ainda em outubro do ano passado, quando o orçamento para a Saad Sul começou a minguar.
De lá pra cá, são altos e baixos, com clima de desconfiança por parte do prefeito, em razão da proximidade de Jeová com Silvio Mendes.
Sinergia que quase fez o impossível acontecer: a união Sílvio e Dr. Pessoa, com a costura de Jeová. Mas o ex-prefeito foi à TV deixar claro que não tem interesse na composição, classificou como impossível. Resultado: Dr. Pessoa partiu para o ataque.
Em uma inauguração na Zona Sul, Pessoa disse poucas e boas direcionadas a Sílvio. E fez isso ao lado de Jeová, causando constrangimento ao deputado, que tende a culminar no efetivo rompimento com o comando do Palácio da Cidade.
Neste cenário, o caminho mais provável é que Jeová anuncie apoio a Sílvio e, consequentemente, seja indicado pré-candidato a vice em Teresina.
Paulo Márcio: “Me sinto bem recebido, governador me deu boas-vindas”
Na primeira agenda pública ao lado de Fábio Novo (PT), no Hospital Universitário da UFPI, nesta quarta-feira (17), o cardiologista Paulo Márcio (MDB) não quis gravar entrevista tratando de política. Mas à coluna, comentou brevemente sobre as impressões do seu nome junto ao Partido dos Trabalhadores. Ele negou rumores de resistência. Para ele, as palavras de Rafael Fonteles (PT) são a prova de que é bem-vindo na composição majoritária. "Me sinto bem recebido sim [pelo PT], governador me deu boas-vindas", afirma.
Após meses afastados, Sílvio Mendes e Luciano Nunes ficam frente a frente
Após quase três meses de afastamento, Luciano Nunes e Sílvio Mendes finalmente sentaram para conversar. O ex-prefeito de Teresina esteve, na manhã desta quarta-feira (17), no escritório do presidente estadual do PSDB, na zona Leste da capital.
Ajustaram os ponteiros? A coluna apurou que segue tudo na mesma: Sílvio reafirmou sua pré-candidatura a prefeito pelo União Brasil e Luciano mantém-se no páreo pelo PSDB. De tão "seca" que foi a conversa, sequer registro foi feito. Fica no máximo o gesto de Sílvio em procurar o tucano.
"Passa três meses pra ter uma conversa de botequim", comenta um interlocutor de Luciano Nunes, que pede reserva do nome.
São Félix do Piauí: vereadora Anabel reafirma pré-candidatura a prefeita
Em visita ao gabinete do deputado estadual Dr. Vinicius (PT), a vereadora Anabel Madeira reafirmou sua pré-candidatura a prefeita de São Félix do Piauí. Na visita, a vereadora apresentou ainda as demandas da população do município ao petista.
"Estamos trabalhando ativamente para que a gente consiga realmente montar o melhor formato para a cidade de São Félix", afirma o deputado, que apoia a pré-candidatura de Anabel. Ele destaca ainda o debate para levar ao município ações de transformação e de ampliação da oferta do ensino técnico.