Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 34 de 97PL apresenta chapa, ganha SAAD, mas tem desafio com a direção nacional
A chapa proporcional do PL está desenhada. E nesta segunda-feira (29), o grupo saiu da casa do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), com mais uma indicação na gestão: o comando da SAAD Rural. Além de Leonardo Eulálio, presidente municipal do PL, estão certos na chapa os vereadores Valdemir Virgino (Semjuv), Neto do Angelim (FCMC), Teresinha Medeiros, Luis André (SEMAM) e o superintendente da SAAD Leste, Gustavo Gayoso.
Juntos, eles pretendem agora ir a Brasília para apresentar a chapa e debater com o presidente nacional, Valdemar da Costa Neto, sobre a possibilidade de coligação com o prefeito.
Entregar o partido a Dr. Pessoa já foi descartado pelo próprio Valdemar. Já Leonardo tem deixado claro que o PL não terá candidatura majoritária - nem a prefeito, nem a vice. Mas o partido, em coligação formal, poderia agregar tempo de propaganda na TV e no rádio e, na melhor das hipóteses, uma parcela boa de recursos do Fundo de Financiamento de Campanha.
Vão convencer Valdemar?
Lira e Roberval se entendem; DC pede mais espaços na gestão Pessoa
Roberval Queiroz e Antônio José Lira finalmente se entenderam. Nesta segunda-feira (29), o líder do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) na Câmara de Teresina confirmou que irá se filiar ao Democracia Cristã para disputar a reeleição.
Na avaliação de Roberval, que preside a sigla em Teresina, a chapa tem hoje viabilidade de eleger até três nomes. Mas o vereador - que indica o comando da Saad Sudeste I, onde a esposa Vani Queiroz é superintendente - cobra do prefeito mais espaço para o grupo na gestão. Ele reclama ainda do assédio de nomes da própria base do Palácio da Cidade e diz que Dr. Pessoa precisa se posicionar para evitar uma crise interna.
Além de Roberval e Lira, a chapa do DC reúne nomes como Sérgio Bandeira, Karla Berger - atual secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Carpejane, Socorro Ribeiro, Luciana Sebim, Bruno Pessoa, Rafael Pesqueirinho, dentre outros.
Para viabilizar candidatura, Teresa Britto não descarta deixar o PV
Presidente do Partido Verde no Piauí, a ex-deputada Teresa Britto não descarta deixar a sigla para garantir sua candidatura a prefeita de Teresina. Por força da federação que une o PV ao PT e ao PCdoB, ela encontra dificuldades de viabilizar seu nome, já que os outros dois partidos estão fechados no apoio a Fábio Novo (PT).
“Sou Rafael [Fonteles] a nível estadual, mas a nível municipal não sou Fábio [Novo]. Então, se eu tiver um partido com estrutura e que me dê garantias, monto uma chapa de vereadores e me coloco à disposição de Teresina”, afirmou Teresa à coluna.
Uma das alternativas seria o Podemos. Mas Teresa não admite tais conversas.
CONEXÃO DF
Enquanto isso, a vereadora Pollyana Rocha embarca para Brasília na próxima semana. Terá uma agenda com o comando do PV? A coluna aposta que sim!
Dr. Pessoa reage e nega investidas junto ao PL
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), negou que tenha procurado o Partido Liberal em busca do comando da sigla no Piauí. A informação foi repassada nesta sexta-feira (26) pelo secretário de Comunicação, Thesco Silva, ao quadro Bom Dia Política, do Bom Dia Meio Norte, com Ieldyson Vasconcelos.
Ontem, a coluna trouxe com exclusividade a negativa do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, ao gestor. "Para o prefeito de Teresina, em hipótese nenhuma", respondeu o dirigente partidário ao ser questionado da possibilidade de que Dr. Pessoa pudesse chefiar o diretório.
ALIADOS QUEREM
Porém, nas últimas semanas, fontes ligadas ao Palácio da Cidade apontaram o PL como alternativa para o prefeito, que luta para assegurar filiação em uma sigla a tempo de garantir sua candidatura à reeleição. Um esforço que parte também de pré-candidatos a vereador da base do prefeito, que querem uma sigla robusta para abrigar a chapa proporcional do grupo.
A situação de Dr. Pessoa ficou ainda mais incerta com o lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Jeová Alencar, pelo Republicanos. O prefeito diz ainda não ter desistido do partido, mas nos bastidores há o esforço para garantir um partido 100% comprometido com o projeto de Pessoa.
Valdemar sobre comando do PL com Dr. Pessoa: ‘Em hipótese nenhuma’
O presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto, afastou qualquer possibilidade de que o comando da sigla, no Piauí, fique com o grupo do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
“Para o prefeito de Teresina, em hipótese nenhuma”, respondeu o líder partidário em troca de mensagens com a coluna, nesta quinta-feira (25).
O partido foi apontado como uma alternativa ao gestor, que deve deixar o Republicanos diante da incerteza, agora que o deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) confirmou sua pré-candidatura.
A cada dia que passa, reduzem as opções de partido para o prefeito de Teresina. Ele corre contra o tempo para se firmar em uma sigla que lhe dê garantias para a candidatura a reeleição. Uma das condições de elegibilidade é justamente estar filiado a um partido político a pelo menos 6 meses da data da eleição.
Há poucos dias, o presidente municipal do PL, vereador Leonardo Eulálio - da base do prefeito, com indicações na gestão - sinalizou que o partido não tem planos de lançar candidatura majoritária na capital piauiense. A estratégia, segundo ele, inclui apenas candidaturas proporcionais.
POUCOS CAMINHOS
No PRD, outra alternativa, há resistência. O próprio presidente estadual, vereador Bruno Vilarinho - que é da base do prefeito - já deixou claro que abrirá diálogo com outras forças, como o próprio Jeová, além dos pré-candidatos Fábio Novo (PT) e Silvio Mendes (UB).
Restam Avante, Democracia Cristã e o PRTB. Contudo, são partidos com menor estrutura, considerando recursos do Fundo de Financiamento de Campanha e tempo de TV.
Saad Sul será dividida: Joninha terá uma parte e Juca Alves ainda é dúvida
Aprovada pela Câmara de Teresina ainda em maio do ano passado, a divisão da Saad Sul vai finalmente ser efetivada com a saída de Jeová Alencar do comando da pasta.
A princípio, uma parte da superintendência ficará sob o comando de um indicado pelo PRD. A outra parte será indicada pelo suplente de deputado estadual Joninha (Republicanos), que na manhã desta quinta-feira (24) esteve na sede da Saad para iniciar o processo de divisão dos cargos.
JUCA FICA?
A coluna ouviu fontes do PRD, que apontaram: o nome para o comando da Saad Sul ainda será deliberado em reunião do partido, que deve acontecer na tarde desta quinta.
Por enquanto, Juca Alves - que já foi superintendente por indicação do próprio Jeová - segue como superintendente interino.
Oeiras | Rafael Fonteles lança Ícaro Carvalho com recado para a base
A base do governador Rafael Fonteles (PT) - pelo menos a maior parte dela - se reuniu na noite desta terça-feira (23) para o lançamento oficial da pré-candidatura de Ícaro Carvalho (PT) a prefeito de Oeiras, cidade a 281 quilômetros de Teresina. Em seu discurso, Rafael não poderia ter sido mais claro. Afirmou com todas as letras que o “time de Lula” e o “time de Rafael” estão com Ícaro.
''Oeiras está pronta para começar a escrever uma nova história, com a força e a garra de uma juventude que cresceu vendo a luta por um Piauí melhor, mais justo e mais desenvolvido'', escreveu Fonteles nas redes sociais.
Atual superintendente do Incra no Piauí, Ícaro é filho do falecido deputado federal Assis Carvalho. E era justamente a imagem do pai que estava estampada na camisa que usou na noite de ontem, com a frase “essa estrela nunca se apaga”.
Foto: Isaías Macedo/Ascom
Entusiasta da pré-candidatura petista em Oeiras, o deputado estadual Dr. Vinicius (PT) destacou o engajamento da base no ato. “Conseguimos realizar um grandioso evento em Oeiras que reuniu centenas de pessoas de vários cantos do Piauí, principalmente daquele município e região para, juntas, iniciarem a construção do planejamento do Partido dos Trabalhadores para as eleições municipais de 2024”, afirmou.
Foto: Isaías Macedo/Ascom
No palanque de Ícaro, estavam ainda o senador Marcelo Castro, presidente do MDB no Piauí, o presidente do Partido dos Trabalhadores, João de Deus, o deputado federal Castro Neto (PSD), o deputado estadual Francisco Limma (PT), dentre outros.
Foto: Isaías Macedo/Ascom
UNIDADE
Mas para garantir 100% de unidade na base, Rafael Fonteles tem no caminho o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT), e o deputado estadual Evaldo Gomes (SDD), que mantém o apoio a Dr. Hailton Filho, pré-candidato pelo Solidariedade. Eles não dão sinais de recuo na estratégia. Mas o governador tem insistido que vai continuar trabalhando pela unidade do grupo.
Jeová Alencar rompe com Dr. Pessoa e confirma pré-candidatura a prefeito
Em entrevista coletiva no final da manhã desta terça-feira (23), o deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) confirmou o rompimento com a gestão do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). Ele confirmou ainda que seu nome está à disposição do partido como pré-candidato a prefeito de Teresina.
Jeová diz que, com sua saída da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Sul (Saad Sul), ele retorna ao mandato na Assembleia Legislativa do Piauí.
Ao justificar o rompimento, Jeová falou do engessamento das pastas na gestão municipal, dificultando a prestação de serviço para a população. “Está prejudicando não é o Jeová, é a população. E eu tenho compromisso com a cidade. Se é de eu ficar reclamando, falando mal, melhor sair”, explica.
O rompimento com a gestão Pessoa era aguardado. A relação do deputado com o prefeito de Teresina estava desgastado desde o ano passado.
SILVIO MENDES
Na coletiva, o deputado negou qualquer acordo com o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes, ou com o senador Ciro Nogueira, para a composição majoritária como vice-prefeito. A hipótese era cogitada nos bastidores em razão da parceria firmada entre Jeová e o grupo de Ciro nas eleições de 2022.
VEJA CARTA DIVULGADA POR JEOVÁ
Fábio Novo e Dr. Vinicius conhecem sistemas de hortas na Embrapa Meio-Norte
Os deputados estaduais Fábio Novo (PT) e Dr. Vinicius (PT) visitaram, nesta sexta-feira (19), a sede da Embrapa Meio-Norte, em Teresina. Eles foram recebidos pelo presidente do órgão, Anísio Ferreira Lima Neto. Durante a visita, eles foram apresentados a sistemas desenvolvidos na área de horticultura e fruticultura, que podem ser replicados na Zona Rural da capital.
De acordo com o deputado Dr. Vinicius, um dos coordenadores da pré-campanha de Fábio a prefeito de Teresina, a ideia é incluir no Plano de Governo do Partido dos Trabalhadores ações para implementação e fortalecimento de um cinturão verde, com foco em sistemas irrigados, com a devida assistência técnica e apoio no melhoramento genético.
"O Fábio tem esse projeto de implementação de hortas no cinturão verde de Teresina, que pode ter um grande impacto com o devido apoio técnico, e oferecendo estrutura para que esses produtores possam fazer a comercialização dos seus produtos", explica Vinícius.
Prego batido, ponta virada! Levino de Jesus assegura filiação ao PRD
De volta a Teresina após agenda em São Paulo, o presidente do PDR no Piauí, vereador Bruno Vilarinho, se reuniu nesta sexta-feira (18) com o vereador Levino de Jesus (Republicanos), que confirmou sua filiação à sigla recém criada, fruto da fusão do PTB e do Patriota. Além de uma agenda personalizada, Levino já recebeu a ficha de filiação ao PRD, que só poderá ser abonada no prazo da janela partidária, que começa dia 7 de março e vai até 5 de abril.
"Conversei longamente com o vereador, que assegurou sua filiação ao PRD. Ele estará conosco fortalecendo a sigla", comenta Bruno Vilarinho. Além de Levino, devem se filiar ao PRD os vereadores Zé Filho, Graça Amorim, Renato Berger e Inácio Carvalho.