Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 36 de 97Versão de Sílvio Mendes sobre conversa com Luciano irrita tucanos
Sílvio Mendes (UB) mais uma vez irritou os tucanos. Agora, com as declarações à imprensa sobre a sua conversa com Luciano Nunes (PSDB), ocorrida nesta quarta-feira (17).
Interlocutores do presidente estadual do PSDB negam que os dois tenham acertado os ponteiros e desmentem a informação de que um prazo tenha sido estipulado para que a oposição definisse uma candidatura única, como Sílvio chegou a declarar a veículos de imprensa.
"Começa que ele ligou para o Luciano dizendo que tinha sido orientado a procurá-lo. É como se ele quisesse deixar claro que foi instigado a fazer isso. E não tem essa de prazo, o PSDB segue com a sua pré-candidatura", diz um tucano à coluna.
Resultado: o tiro saiu pela culatra. E a conversa que deveria servir para aproximar Sílvio e Luciano, pelo contrário, aumentou ainda mais o desconforto do tucano, que não dá sinais de recuo na sua pré-candidatura em favor do ex-prefeito.
Rompimento iminente: Jeová não esconde relação conturbada com Dr. Pessoa
O deputado estadual licenciado e superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar já não esconde: a relação com o prefeito Dr. Pessoa não é mais a mesma. A crise na parceria começou ainda em outubro do ano passado, quando o orçamento para a Saad Sul começou a minguar.
De lá pra cá, são altos e baixos, com clima de desconfiança por parte do prefeito, em razão da proximidade de Jeová com Silvio Mendes.
Sinergia que quase fez o impossível acontecer: a união Sílvio e Dr. Pessoa, com a costura de Jeová. Mas o ex-prefeito foi à TV deixar claro que não tem interesse na composição, classificou como impossível. Resultado: Dr. Pessoa partiu para o ataque.
Em uma inauguração na Zona Sul, Pessoa disse poucas e boas direcionadas a Sílvio. E fez isso ao lado de Jeová, causando constrangimento ao deputado, que tende a culminar no efetivo rompimento com o comando do Palácio da Cidade.
Neste cenário, o caminho mais provável é que Jeová anuncie apoio a Sílvio e, consequentemente, seja indicado pré-candidato a vice em Teresina.
Paulo Márcio: “Me sinto bem recebido, governador me deu boas-vindas”
Na primeira agenda pública ao lado de Fábio Novo (PT), no Hospital Universitário da UFPI, nesta quarta-feira (17), o cardiologista Paulo Márcio (MDB) não quis gravar entrevista tratando de política. Mas à coluna, comentou brevemente sobre as impressões do seu nome junto ao Partido dos Trabalhadores. Ele negou rumores de resistência. Para ele, as palavras de Rafael Fonteles (PT) são a prova de que é bem-vindo na composição majoritária. "Me sinto bem recebido sim [pelo PT], governador me deu boas-vindas", afirma.
Após meses afastados, Sílvio Mendes e Luciano Nunes ficam frente a frente
Após quase três meses de afastamento, Luciano Nunes e Sílvio Mendes finalmente sentaram para conversar. O ex-prefeito de Teresina esteve, na manhã desta quarta-feira (17), no escritório do presidente estadual do PSDB, na zona Leste da capital.
Ajustaram os ponteiros? A coluna apurou que segue tudo na mesma: Sílvio reafirmou sua pré-candidatura a prefeito pelo União Brasil e Luciano mantém-se no páreo pelo PSDB. De tão "seca" que foi a conversa, sequer registro foi feito. Fica no máximo o gesto de Sílvio em procurar o tucano.
"Passa três meses pra ter uma conversa de botequim", comenta um interlocutor de Luciano Nunes, que pede reserva do nome.
São Félix do Piauí: vereadora Anabel reafirma pré-candidatura a prefeita
Em visita ao gabinete do deputado estadual Dr. Vinicius (PT), a vereadora Anabel Madeira reafirmou sua pré-candidatura a prefeita de São Félix do Piauí. Na visita, a vereadora apresentou ainda as demandas da população do município ao petista.
"Estamos trabalhando ativamente para que a gente consiga realmente montar o melhor formato para a cidade de São Félix", afirma o deputado, que apoia a pré-candidatura de Anabel. Ele destaca ainda o debate para levar ao município ações de transformação e de ampliação da oferta do ensino técnico.
Câmara e TCE/PI vão ouvir gestores da PMT em ato conjunto
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara de Vereadores de Teresina decidiu realizar a oitiva de gestores do município, para tratar sobre a crise na rede de saúde, em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
De acordo com o vereador Venâncio Cardoso, presidente da Comissão, a previsão é de que ainda em fevereiro sejam divulgados resultados preliminares da auditoria solicitada pelo Legislativo ao TCE, nas contas da Fundação Municipal de Saúde.
Ele avalia que, com base nas informações da equipe de fiscalização da Corte de Contas, a oitiva dos gestores terá maior embasamento técnico.
De acordo com o aprovado pela comissão, em sessão extraordinária realizada no dia 8 de janeiro, serão convocados o presidente da Fundação Municipal de Saúde, e os secretários de Governo e Administração da prefeitura.
Rafael Fonteles assegura reajuste aos professores acima do piso nacional
O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou nesta segunda-feira (15), em sua conta oficial no X, que irá conceder reajuste acima da inflação a todos os professores da rede estadual de ensino, sejam ativos ou inativos.
"Todos os professores efetivos do Estado do Piauí irão receber acima de R$ 4.630,00 (regime 40h)", escreveu Rafael.
Na mesma publicação, Rafael explica que "o percentual exato de reajuste será definido somente após a reunião de 18/01 da Mesa Permanente de Negociação com os Servidores, uma vez que iremos reajustar com o mesmo percentual o salário de todos os servidores estaduais efetivos (ativos e inativos) de todas as categorias do Estado".
Segundo ele, o projeto de lei que prevê o reajuste será enviado à Assembleia Legislativa do Piauí em fevereiro, com data-base para primeiro de maio. "Nos casos necessários, o complemento para o Piso Nacional do Magistério será garantido nos meses de janeiro a abril", explica.
Quanto aos professores temporários, o governador diz que a intenção é continuar com a política de aproximação gradativa dos vencimentos em relação aos efetivos. "Ou seja, novamente os professores temporários terão um reajuste maior em 2024, assim como ocorreu em 2023", conclui.
Fábio Novo comenta escolha do MDB pelo nome de Paulo Márcio
O deputado estadual Fábio Novo (PT) falou com a coluna, no início da tarde desta terça-feira (9), sobre a decisão do MDB em apoiá-lo na sua pré-candidatura a prefeito de Teresina.
“É um partido importante que a gente respeita. E nós vamos precisar de todas essas pessoas, esses líderes”, comentou Novo.
Ele falou ainda sobre a indicação de Paulo Márcio pelo partido, para a composição majoritária. Novo avalia que a experiência do emedebista, como médico e como gestor, contribui para um projeto de reconstrução de Teresina.
"Neste projeto, cabem as mais diversas forças politicas. Ele é médico, sabe que hoje o principal problema [de Teresina] é a saúde, por todo esse caos que se instalou, e acho que a experiência dele como médico, como gestor, pode ajudar neste projeto”, avalia o deputado.
A reunião do MDB que decidiu pelo apoio a novo aconteceu nesta terça-feira, na sede do partido, com a presença do vice-governador Themistocles Filho, do senador Marcelo Castro e da bancada emedebista na Câmara de Teresina e Assembleia Legislativa.
A reação de Paulo Márcio à decisão do MDB em compor com Fábio Novo
O cardiologista Paulo Márcio recebeu na manhã desta terça-feira (09), em sua residência, a cúpula do MDB, que foi comunicar a decisão do diretório em apoiar a pré-candidatura de Fábio Novo (PT), em Teresina, já no primeiro turno das eleições.
Até então, o partido tinha Paulo como o pré-candidato a prefeito, com o incentivo do vice-governador do Piauí, Themístocles Filho (MDB). Na conversa com a coluna, o médico não negou estar entristecido com a decisão. Ao mesmo tempo, se disse honrado com a escolha dos emedebistas.
Questionado se aceita o convite para compor a vice de Fábio, Paulo diz que quer primeiro discutir a questão com o deputado petista e apresentar os pontos do seu projeto para a cidade.
"Quero apresentar esse projeto para o Fábio, não apenas para ganhar a eleição, mas para reconstruir a cidade. Ideia é fazer a composição, mas não é só vice por vice. Sou pré-candidato que tem dez pontos e quero somar meu projeto ao do Fábio. Não sei perder nem par ou impar, então quero uma composição para ganhar a eleição", explica.
Paulo confessa ainda que nunca teve uma relação política com Novo. "Respeito muito grande e histórico pelo Fábio Novo. Ele me escolheu para operar o coração do pai dele dois anos atrás, mas politicamente a gente nunca conversou. E agora não é só sobre política, é sobre Teresina. E Teresina tem pressa. E eu estou convencido de que os problemas de Teresina são tão grandes e que as soluções para ele não estão apenas em Teresina. A solução passa por uma boa relação com o governo estadual e o governo federal", pontua.
MDB decide apoiar Fábio Novo e indica Paulo Márcio para a vice
O MDB confirmou que irá apoiar o Partido dos Trabalhadores na eleição de Teresina, já no primeiro turno. A reunião na sede do diretório da sigla, nesta terça-feira (9), definiu ainda pela indicação do médico Paulo Márcio na vaga de vice, dentro da composição majoritária com Fábio Novo (PT).
Após a reunião, Marcelo Castro, presidente estadual do MDB, disse que o partido sai unido após essa decisão. E que vai agora ouvir Paulo Márcio e saber se o cardiologista e superintendente do Hospital Universitário da UFPI aceita o convite.
"Chegamos a um denominador comum, que é o MDB apoiar, já no primeiro turno, a [pré]candidatura do Fábio Novo. Como está sendo oferecida ao MDB, essa vaga de vice, o MDB então vai compor a chapa do candidato do PT, indicando o vice na chapa. E a decisão que foi tomada hoje aqui é de que esse vice será oferecida a vaga para o Dr. Paulo Marcio", detalha Marcelo.
O vice-governador Themistocles Filho avalia que o médico está bem nas pesquisas de intenção de voto e que, com o apoio do MDB, o Partido dos Trabalhadores, com a base do governo Rafael Fonteles (PT), pode vencer já no primeiro turno das eleições de outubro.